Home Atenção primária: mestrado profissional realiza aula aberta com especialista português. Assista!
Voltar
Publicado em 12/11/2021
  • Aulas inaugurais
  • Cooperação
  • Cursos
  • Destaques
  • Portal Fiocruz

Atenção primária: mestrado profissional realiza aula aberta com especialista português. Assista!

Autor(a): 
Informe Ensp*

O mestrado profissional em Atenção Primária à Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Família acaba de iniciar sua quinta turma. A aula inaugural foi proferida pelo médico, especialista na área e representante do Ministério da Saúde de Portugal Luis Pisco, que falou sobre as lições aprendidas com a pandemia de Covid-19 e os cuidados de saúde primários em seu país. O curso é desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMSRJ). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Oitics no Youtube. Assista abaixo.

A cerimônia contou com a participação do secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz; da vice-diretora de Ensino da Ensp, Enirtes Caetano Prates Melo; e das coordenadoras do Mestrado Profissional, Elyne Engstron e Adriana Coser, que também é coordenadora adjunta das Residências em Saúde da Fiocruz. 

APS e Covid-19

Em sua apresentação, Pisco destacou que a pandemia de Covid-19 prejudicou física, mental, econômica e socialmente a vida de muitas pessoas e colocou uma pressão intensa nos sistemas de saúde. “Para enfrentar com eficiência esses desafios, a política de saúde não pode concentrar-se apenas em vírus e hospitais. Muito foco foi colocado na ampliação das capacidades hospitalares. No entanto, a pandemia também afeta profundamente a saúde das pessoas que não estão infectadas”, ponderou Pisco.

Ele lembrou ainda da necessidade dos sistemas de saúde continuarem se adaptando para lidar com esta pandemia, além da importância de adotar uma estratégia abrangente para lidar com todas as necessidades de saúde física, mental e social das populações afetadas direta ou indiretamente pela Covid-19.

Segundo Pisco, a crise de Covid-19 demonstra a importância de colocar a Atenção Primária à Saúde no centro dos sistemas de saúde, tanto para gerir um aumento inesperado da procura, como para manter a continuidade dos cuidados para todos. "Um forte atendimento na APS - organizado em equipes multidisciplinares e com funções inovadoras para profissionais de saúde, integrado com serviços de saúde comunitários, equipados com tecnologia digital e trabalhando com incentivos bem planejados - ajuda a fornecer uma resposta bem-sucedida do sistema”, detalhou ele. 

Pisco traçou o cenário português durante a pandemia de Covid-19, e comentou a suspensão, retomada e incentivo ao retorno das atividades no país. "A vacinação em Portugal começou em dezembro de 2020 e atualmente está com 85% da população completamente vacinada contra a Covid-19. Em setembro deste ano o país retomou as atividades presenciais nas Escolas e comemora que os casos da doença em jovens continuam diminuindo, mesmo após mais de um mês do início das aulas. 

 

*com informações de Isabela Schincariol