O curso “InfoDengue e InfoGripe: Vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis” busca promover a compreensão de conceitos teóricos do monitoramento de doenças transmissíveis com o objetivo de proporcionar aos profissionais da vigilância em saúde que trabalham em Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, conhecimentos e instrumentos que auxiliem na tomada de decisão em salas de situação dedicadas à vigilância de arboviroses urbanas (dengue, Zika e chikungunya) e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Os módulos compreendem textos, vídeos e áudios, organizados com bastante dinamismo e interação. Por meio de todos esses recursos, aliado ao fórum permanente, pretendemos proporcionar um ambiente agradável e rico para o estudo e a compreensão de conceitos teóricos e práticos aplicados ao monitoramento de doenças transmissíveis, incluindo número reprodutivo, receptividade ambiental, limiares epidêmicos, e nowcasting. Esse conhecimento permitirá identificar cenários de risco e a leitura-interpretação dos boletins dos sistemas InfoDengue e Infogripe em diferentes contextos. O curso é dividido entre o módulo base de epidemiologia e vigilância e o módulo aplicado sobre Vigilância e Sistemas de Informação (práticas específicas dos sistemas). Ainda é possível o aluno se aprofundar nos aspectos mais técnicos das metodologias analíticas desenvolvidas e adaptadas para a geração de alertas epidemiológicos para arboviroses e SRAG implementadas no Infodengue e Infogripe pelo e-book “ Métodos analíticos dos sistemas Infodengue e Infogripe”.
O Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC) trabalha em favor do desenvolvimento e da aplicação de métodos matemáticos e estatísticos inovadores em pesquisas no campo das biociências, prioritariamente as desenvolvidas na Fundação.
O curso " InfoDengue e Infogripe: Vigilância de doenças transmissíveis" proporciona capacitação em metodologias de análise de situação de transmissão de arboviroses e de síndromes gripais agudas graves utilizadas nos sistemas Infodengue e Infogripe.
Espera-se com o curso, prover aos profissionais da vigilância em saúde instrumentos que auxiliem na tomada de decisão em salas de situação em saúde municipais e estaduais.
Para isso, no módulo base, é feita uma apresentação das doenças como problema de saúde pública e sua epidemiologia no país, seguido de uma introdução ao processo de coleta e organização de dados feitos pelas Secretarias de Saúde. Em seguida, apresentamos alguns conceitos teóricos do monitoramento de doenças transmissíveis, a ver, os conceitos de número reprodutivo, receptividade ambiental, conceitos de limiares epidêmicos e diagramas de controle, nowcasting e forecasting. O módulo aplicado cobre os métodos e práticas específicos do Infodengue e do Infogripe. Serão apresentados os modelos subjacentes aos sistemas, e a leitura-interpretação dos boletins em diferentes contextos.