Home No Dia do Idoso, CVF evidencia importância de ações específicas e destaca formações na área
Voltar
Publicado em 01/10/2021
  • Cooperação
  • Cursos
  • Destaques
  • Educação a Distância
  • Portal Fiocruz

No Dia do Idoso, CVF evidencia importância de ações específicas e destaca formações na área

Autor(a): 
Isabela Schincariol

Os idosos, pessoas com 60 anos ou mais, são quase 38 milhões de brasileiros, segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), representando cerca de 20% da nossa população. Essa é uma média que vem crescendo ano a ano, apontando, assim, a urgência de políticas e ações específicas para essa parcela da sociedade. A Covid-19 expos ainda mais as fragilidades inerentes ao envelhecimento, e agora essa preocupação volta à tona mais uma vez com o aumento do número de mortes e internações entre os idosos por coronavírus. Neste 1° de outubro – Dia Internacional do Idoso – o Campus Virtual Fiocruz destaca os cursos, online e gratuitos, lançados no âmbito da pandemia, que visam atualizar aqueles que atuam no cuidado a pessoas idosas em ambiente domiciliar, em Instituições de Longa Permanência e demais interessados no tema.

+ curso Cuidado de Saúde e Segurança nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no contexto da Covid-19 - Inscreva-se já!

+curso Pessoa idosa e a Covid-19: prevenção e cuidados em domicílio - Inscreva-se já!

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional do Idoso em 1991 com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar dessa população. Os direitos dos idosos são garantidos na Constituição Federal, artigo 230, o qual define que família, sociedade e Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando a sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, promovendo seu bem-estar e garantindo o direito à vida. Outro instrumento para garantia desses direitos é o Estatuto do Idoso, que foi criado em 2003, e assegura, de forma permanente, direitos fundamentais, medidas de proteção, política de atendimento, acesso à Justiça e proteção judicial.

Envelhecimento saudável

Estimulados pelo fato de as pessoas estarem vivendo mais, e isso estar causando mudanças demográficas, bem como uma transição epidemiológica, OMS estabeleceu diferentes diretrizes para apoiar ações de construção de uma sociedade para todas as idades. Intitulada ‘Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030’, a iniciativa é a principal estratégia para alcançar esse objetivo, com base na Estratégia Global da OMS sobre Envelhecimento e Saúde, no Plano de Ação Internacional das Nações Unidas para o Envelhecimento e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda das Nações Unidas 2030. A Organização lançou ainda, em 2020, o primeiro portal que reúne em um só lugar dados sobre indicadores globais para monitoramento da saúde e do bem-estar de pessoas com 60 anos ou maisdisponível apenas em inglês.  

Iniciativas do Campus Virtual Fiocruz

Com a chegada da Covid-19, há quase dois anos, a preocupação com essa parcela da população mais uma vez ficou em evidência por ter se mostrado uma doença de maior letalidade entre os idosos. Buscando abordar as especificidades do novo coronavírus e sua relação com as vulnerabilidades desse grupo de risco, o Campus Virtual Fiocruz lançou dois cursos voltados à cuidadores, familiares e profissionais que atuam com a saúde da pessoa idosa e a segurança do paciente: Cuidado de Saúde e Segurança nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no contexto da Covid-19 e Pessoa idosa e a Covid-19: prevenção e cuidados em domicílio.

Cuidado de Saúde e Segurança nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no contexto da Covid-19

A formação – oferecida pelo CVF e desenvolvida em uma parceria entre o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) e o Comitê de Saúde da Pessoa Idosa, ambos ligados Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) –, é composta de seis aulas, com um total de 12h de carga horária.

O curso é gratuito, online e autoinstrucional (sem tutoria). Entre os temas abordados nas aulas estão: medidas de prevenção e controle da disseminação de doenças; cuidados em áreas comuns; fragilidade e violência; vacinação para proteção da Covid-19 nas ILPIs; contatos sociais em tempos de isolamento; estratégias de comunicação para garantir o contato da pessoa idosa com a sua família ou comunidade; recomendações para a comunicação de notícias difíceis; entre outros.

Inscreva-se já!

Pessoa idosa e a Covid-19: prevenção e cuidados em domicílio

A formação – oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) – tem como objetivo atualizar as pessoas envolvidas no cuidado de pessoas idosas em ambiente domiciliar e demais interessados nessa temática.

O curso, online e gratuito, tem carga horária de 20h e está organizada em sete aulas. A ideia é que, ao final do curso, os participantes sejam capazes de compreender e realizar as medidas sanitárias preconizadas para a prevenção e controle da infecção por Covid-19 no contato com pessoas idosas que necessitam de apoio ou auxílio para a realização de suas atividades cotidianas. Também é objetivo do curso que os alunos conheçam os serviços de saúde no território que prestam atendimento em casos de suspeita e/ou confirmação de infecção por Covid-19. Além do conteúdo programático, os alunos terão acesso à bibliografia utilizada no curso, a materiais complementares e a um conjunto de Perguntas e Respostas sobre o tema (FAQ).

Inscreva-se já!

Confira outras iniciativas do Campus Virtual Fiocruz lançadas no âmbito da pandemia de Covid-19

+Vacinação avança, mas Covid-19 ainda requer atenção: confira formações gratuitas sobre o tema
+Fiocruz e UNFPA lançam curso sobre o impacto da Covid-19 em gestantes de comunidades indígenas e tradicionais

 

 

 

Imagem: Freepik