Descrição: Considerando a elevação dos índices de morte materna e neonatal no Brasil, o aumento de pré-natal precário ou inadequado, condições inseguras para o parto, morbidade e mortalidade materna ou neonatal, após a instalação da pandemia de Covid-19,o Fundo de População das Nações Unidas uniu esforços com a Fiocruz e o Statera Cursos e Consultoria na realização de um curso autoinstrucional à distância para profissionais de saúde visando atualização para a melhoria da assistência ao pré-natal, assistência ao parto e urgências e emergências. Capacitando assim os profissionais para que atuem em prol do diagnóstico precoce de comorbidades e redução da razão de mortalidade materna e neonatal.
Objetivo Geral: - Atualizar profissionais de saúde no diagnóstico precoce de comorbidades durante a gestação e manejo adequado dessas mulheres para assim evitar a morbimortalidade materna e os agravos ao concepto; - Atualizar profissionais de saúde para a assistência humanizada ao parto baseada nas evidências científicas mais recentes. - Atualizar profissionais de saúde nos sinais de alerta das principais situações de urgências e emergência, bem como nas melhores formas de manejo das mesmas para assim evitar a morbidade materna e os agravos ao concepto. - Atualizar profissionais de saúde sobre o manejo de gestantes com COVID-19 no trabalho e UTI.
Justificativa: Considerando a elevação dos índices de morte materna e neonatal no Brasil, o aumento de pré-natal precário ou inadequado, condições inseguras para o parto, morbidade e mortalidade materna ou neonatal, após a instalação da pandemia de Covid-19. O Fundo de População das Nações Unidas uniu esforços com a Fiocruz e o Statera Cursos e Consultoria na realização de um curso autoinstrucional à distância para profissionais de saúde visando atualização para a melhoria da assistência ao pré-natal, assistência ao parto e urgências e emergências. Capacitando assim os profissionais para que atuem em prol do diagnóstico precoce de comorbidades e redução da razão de mortalidade materna e neonatal.
Fortalecer profissionais do setor saúde com vistas à redução da mortalidade materna.