Presencial: 180
A distância: 345
Elaboração do TCC: 60
Carga horária total do Curso: 585
Aguarde Novas Inscrições
Sobre o curso
Geral
● Desenvolver competências e habilidades teórico-práticas nas atividades de cuidado, gestão da clínica, incluindo o monitoramento de desempenho e de investigação no que se refere a promoção, proteção, prevenção, tratamento e reabilitação no processo saúde-doença do recém-nascido de baixa, média e alta complexidade em um contexto familiar e social, incorporando os referenciais conceituais e organizacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Objetivos específicos
● Ampliar e fortalecer competências de enfermeiros que já atuam nos diferentes níveis do cuidado ao neonato, na perspectiva da integralidade da assistência ao recém-nascido e a sua família, a partir do conhecimento técnico-científico e epidemiológico baseado nas melhores evidências.
● Conhecer as bases legais e técnicas do cuidado neonatal respeitando os códigos éticos, políticos normativos da profissão e tê-los como base da sua prática.
● Compreender as premissas e diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) e das portarias relacionadas ao cuidado ao recém-nascido de risco (Portaria GM/MS 930/2012, Atenção ao Recém-Nascido de Baixo Peso - Método Canguru, e demais publicações da ANVISA no âmbito do cuidado neonatal) e sua aplicação em maternidades brasileiras.
● Compreender as estratégias para integrar ações técnico-científicas, instrumentais e gerenciais do enfermeiro na sistematização da assistência de enfermagem no âmbito hospitalar fundamentada em princípios científicos e éticos, incluindo ainda:
○ Aplicação das normas de segurança do paciente no cuidado neonatal;
○ Uso racional os recursos existentes, otimizando o gerenciamento de leitos de acordo com o cuidado progressivo.
○ Uso dos indicadores da unidade como fonte de melhoria das práticas clínicas.
● Ampliar a habilitação para a realização das intervenções de enfermagem a partir da dimensão necessidades do neonato e da família, dentre estas se destacam:
○ Boas práticas no parto e nascimento e os passos da Reanimação Neonatal;
○ Cuidados para a prevenção da hipotermia;
○ Princípios gerais da nutrição do recém-nascido pré-termo com ênfase na nutrição parenteral e enteral precoce e aleitamento materno.
○ Cuidado de enfermagem ao recém-nascido e a criança com distúrbio respiratório: monitorização hemodinâmica; monitorização das trocas gasosas, técnicas de oxigenoterapia e a prevenção da retinopatia da prematuridade.
○ Uso oportuno e adequado dos medicamentos, como as aminas vasoativas, os analgésicos e sedativos e as medidas não farmacológicas para o controle da dor.
○ Realizar procedimentos de admissão do recém-nascido, cuidados na transição (transferência e alta).
○ Realizar cuidado de enfermagem no transporte neonatal (intra e interhospitalar);
○ Realizar cuidados de enfermagem ao recém-nascido alterações com metabólicas, cardíacas, gastrointestinais, neurológicas, ortopédicas e dermatológicas.
○ Realizar cuidados de enfermagem no pré e pós-operatório.
● Conhecer e aplicar a Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso ? Método Canguru, promovendo o cuidado humanizado e individualizado, integrando a família e a equipe multiprofissional e adequando o ambiente ao plano de cuidado do RN;
● Fortalecer atividades de investigação científica de questões relativas ao cuidado neonatal
contato
Tel:(21) 2554-1832 e 1833
Email: selecao.enfqneo2021@iff.fiocruz.br