Home OBSMA: prorrogadas as inscrições para chamada para doutorandos da Fiocruz*
Voltar
Publicado em 24/08/2021
  • Cooperação
  • Cursos
  • Destaques
  • Editais
  • Educação a Distância
  • Portal Fiocruz

OBSMA: prorrogadas as inscrições para chamada para doutorandos da Fiocruz*

Autor(a): 
Obsma

Estimular ações, projetos e atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país, que contribuam para a educação de qualidade para todos, inclusiva e com mais oportunidades de novas aprendizagens. Esse é um dos objetivos da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) da Fiocruz, que acaba de lançar chamada voltada à participação de doutorandos dos programas de todas as unidades técnico-científicas e escritórios regionais da Fiocruz em atividades pedagógicas. Os interessados podem concorrer a oito vagas em três modalidades: Oficinas pedagógicas Saúde e Meio Ambiente nas escolas; Recursos Educacionais Abertos para a Educação Básica, e Midiateca Saúde e Meio Ambiente na Educação Básica. As inscrições foram prorrogadas até 31 de agosto.

Essa é a segunda vez que a Olimpíada, programa com mais de 20 anos de atuação, seleciona doutorandos. Um dos resultados da primeira chamada, realizada em 2020, foi a publicação do e-book Triathlon da Sustentabilidade, com a participação da doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde (EBS), do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), a bióloga Amanda Séllos. A produção também contou com autoria de Cristina Araripe, pesquisadora da Fiocruz e coordenadora nacional da Obsma, além de Carlos Saldanha Machado, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e integrante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nas áreas das Ciências Ambientais.

As modalidades de participação de doutorandos foram construídas com base na importância da educação e da divulgação científica para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país, na ampliação de seu impacto na sociedade, assim como na necessidade da formação de novos pesquisadores comprometidos com a educação básica.

Confira mais detalhes sobre as modalidades de participação:

Modalidade 1: Oficinas Pedagógicas Saúde e Meio Ambiente nas Escolas

Possibilitar aos doutorandos a participação em oficinas pedagógicas ou outras atividades da Obsma, objetivando formar profissionais da educação básica nos temas de saúde e meio ambiente. O estudante poderá contribuir para a construção de novas práticas pedagógicas, a serem abordadas nas Oficinas Pedagógicas Online, que acontecem até o final do ano.

Modalidade 2: Recursos Educacionais Abertos para a Educação Básica

Estimular a participação no processo de desenvolvimento de materiais de informação, educação e comunicação com foco na promoção da saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino nas áreas de saúde e meio ambiente.  

Modalidade 3: Midiateca Saúde e Meio Ambiente na Educação Básica

Incentivar a contribuição dos doutorandos na reformulação e (re)construção da Midiateca Obsma, atuando na criação de um espaço de diálogo, reflexões, troca de experiências e compartilhamentos de conteúdos e de referenciais teóricos em saúde e meio ambiente. Com o objetivo de ampliar e consolidar esse espaço, espera-se que os estudantes selecionados possam desenvolver estratégias de interação que tornem o acesso aos conteúdos mais dinâmico.

Os candidatos e candidatas serão selecionados levando em consideração os seguintes critérios: experiência acadêmica e profissional, especialmente, nas interfaces entre as áreas de conhecimentos e a educação e divulgação científica; justificativa do interesse pelo projeto e disponibilidade de tempo. O resultado será divulgado no dia 30 de agosto de 2021.

De acordo com as orientações estabelecidas pelo Plano de Contingência da Fiocruz para manutenção de um ambiente institucional seguro e saudável no contexto da Covid-19, as atividades acadêmicas acontecerão de forma inteiramente remota.

Acesse a chamada e confira todos os detalhes da seleção.

Acesse a prorrogação da chamada e confira todos os detalhes da seleção.

*matéria publicada em 4 de agosto e atualizada em 23 de agosto com a prorrogação das inscrições