Home Fiocruz na SNCT 2021: reunião preparatória define diretrizes para evento anual
Voltar
Publicado em 28/07/2021
  • Destaques
  • Portal Fiocruz

Fiocruz na SNCT 2021: reunião preparatória define diretrizes para evento anual

Autor(a): 
Valentina Leite

A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta é o tema da tão esperada Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2021. Para garantir a tradicional presença da comunidade Fiocruz no evento anual, foi realizada uma reunião preparatória online, no último dia 21 de julho. O encontro, promovido pela Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz através da plataforma Zoom, contou com a presença de mais de 120 participantes.

A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, celebrou o encontro e a ampla participação da comunidade. “É gratificante ver a reunião tão cheia, principalmente neste cenário difícil em que estamos vivendo”, comentou. Ela relembrou como a alternativa de um evento virtual possibilita, por um lado, a presença de um maior número de unidades regionais da Fundação. “Mais um ano em que temos a oportunidade de dialogar com a sociedade, discutir ciência com diferentes grupos e atrair jovens para o debate da divulgação científica”, pontuou.

O evento também contou com a presença do vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz, Marco Krieguer, que lembrou da importância de apresentar, na SNCT, os esforços realizados pela instituição no enfrentamento à pandemia. A coordenadora de Divulgação Científica na Fiocruz, Cristina Araripe, reforçou a chamada interna de apoio às unidades e aos escritórios regionais da Fundação, aberta até o dia 30 de julho.

Este ano, os eixos temáticos sugeridos pelo GT SNCT, vinculado ao Fórum de Divulgação Científica da Fiocruz, foram o enfrentamento da Covid-19, as vacinas e o ambiente e a saúde. As atividades voltadas para o público infantojuvenil são consideradas fundamentais pela Fiocruz, que dará atenção especial à programação para essas faixas etárias.

Da comissão executiva, Miliana Fernandes foi a responsável pela apresentação das diretrizes gerais de organização, durante a reunião preparatória. Dentre as propostas de atividades, alguns formatos foram sugeridos: criação de exposições, mostras e visitas virtuais, incluindo “portas abertas” (apresentações de espaços físicos da Fiocruz) e oficinas e experimentos científicos interativos, podcasts e intervenções artísticas. Clique aqui para acessar o Manual de Atividades.

Uma histórico de sucesso

Com presença marcada em todas as edições, desde 2004, a Fiocruz participa ativamente da proposta da Semana e tem contribuído com ações nacionais e regionais de divulgação e popularização da ciência. “Aqui na Fundação, quem participa costuma voltar: é quase uma experiência viciante esse contato com a divulgação científica”, disse Diego Bevilaqua, coordenador do grupo de trabalho e das ações relacionadas à SNCT na Fiocruz.

Em 2021, a transversalidade é a palavra-chave do tema proposto para a 18ª edição do evento. De acordo com o site do CNPq/MCTI, a proposta “visa problematizar questões que ultrapassam fronteiras, como o enfrentamento do desafio sanitário e humanitário da pandemia de Covid-19, em busca de construção e execução de ações e políticas cooperadas, integradas e convergentes”. São muitas as possibilidades de gerar diálogos instigantes com a sociedade.

As inscrições para a SNCT Fiocruz estarão abertas a partir do dia 4 de agosto. Após essa data, estão previstas atividades preparatórias, como uma oficina de linguagem criativa (11 de agosto) e uma live de dúvidas (22 de setembro). Esta edição acontecerá de maneira totalmente virtual entre os dias 4 e 8 de outubro, com uma grade de atividades que se estenderá durante todo o mês de outubro.

Para dúvidas e mais informações, é possível escrever para o endereço de e-mail: snct.2021@fiocruz.br.