Home Vacina sim! Campus Virtual Fiocruz lança novo curso online sobre vacinação da Covid-19
Voltar
Publicado em 04/03/2021
  • Cooperação
  • Cursos
  • Destaques
  • Educação a Distância
  • Portal Fiocruz
  • Vídeos

Vacina sim! Campus Virtual Fiocruz lança novo curso online sobre vacinação da Covid-19

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Tudo ficou diferente com a chegada do novo coronavírus. Distanciamento social físico, uso de máscaras, milhões de pessoas contaminadas, crise nos sistemas de saúde e números de mortes crescendo a cada dia. Em tempo recorde, foram produzidas diversas vacinas, que representam a expertise de pesquisadores de todos os cantos do mundo aliada a décadas de pesquisas e inovação tecnológica. A expectativa pelo início da imunização de cada grupo traz também esperança. Para atualizar e capacitar, técnica e operacionalmente, as equipes profissionais envolvidas na cadeia de vacinação da Covid-19, bem como outros profissionais de saúde, da comunicação e demais interessados no tema, o Campus Virtual Fiocruz – em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG) e com o apoio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da saúde (PNI) – lança hoje o curso Vacinação: protocolos e procedimentos técnicos.

Inscreva-se já!

O curso é composto de 5 módulos e 19 aulas, distribuídos em uma carga horária de 50h. A formação é online, gratuita, autoinstrucional (não conta com tutoria) e pode ser cursada conforme a necessidade do participante. Além das aulas, o participante tem acesso à bibliografia utilizada no curso, materiais complementares e a um conjunto de perguntas e respostas frequentes (FAQ). Vale ressaltar que para obter o certificado, o aluno deve fazer cumprir a carga horária do curso e atingir 70% de pontuação na avaliação final.

Entre outras questões, ao final da formação, espera-se que o participante seja capaz de contextualizar a importância das vacinas; conheça a cadeia de desenvolvimento, produção e distribuição e seus conceitos básicos; entenda as necessidades específicas de cadeia de frio para transporte, armazenamento e conservação; tenha conhecimento das especificidades da organização e dos procedimentos da sala de vacinação para Covid-19; e ainda possa orientar a implantação de uma sala de vacina para Covid-19 no contexto dos povos indígenas, população privada de liberdade, residentes em Instituições de Longa Permanência e população de rua.

Profissionais de saúde devem estar seguros quanto aos protocolos e procedimentos da imunização

Até 4 de março, mais de 7,5 milhões de doses já foram aplicadas no país, o que representa cerca de 4,6% da população brasileira, segundo dados do MonitoraCovid19, da Fiocruz. Os números explicitam que, devido as dimensões continentais de nosso país, ainda há muito trabalho. Portanto, faz-se necessário um grande esforço por parte dos gestores, além de ser extremamente importante que os profissionais de saúde envolvidos na cadeia de vacinação estejam seguros quanto aos protocolos e procedimentos da imunização.

Para o diretor e professor titular do Nescon, ligado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Nescon/FM/UFMG), e analista em C&T da Fiocruz, Francisco Campos, com essa iniciativa, a Fundação, por meio do seu Campus Virtual e em parceria com instituições do porte da UFMG, cumpre, em mais uma frente, seu compromisso com a saúde e com a vida. Segundo ele, o fruto de todo o esforço é uma formação moderna, atraente, de navegação fácil e atualizada pelas normas do Ministério da Saúde, que apoiou a sua execução.

“O curso é resultado de um hercúleo trabalho para certificar mais de 100 mil profissionais de saúde que atuam nas quase 40 mil salas de vacina de todo o país, e para onde acorrem, ansiosamente, nossos concidadãos. Dessa forma, alia à produção de vacinas, ao desenvolvimento de testes e às pesquisas clínicas e de saúde pública uma contribuição educacional que poderá ser relevante para esses milhares de profissionais que estão com a “mão na massa”, assegurou Campos.

Curso integra conjunto de iniciativas educacionais da Fiocruz no combate à pandemia

A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, destacou que o curso integra um conjunto de iniciativas educacionais que a Fiocruz vem promovendo para a qualificação dos profissionais do SUS no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Segundo Cristiani, são diversas as linhas de enfrentamento da pandemia promovidas pela Fundação, sendo as ações educacionais transversais a todas elas. Portanto, apontou, “essa atualização é fundamental para a efetividade da campanha de vacinação e o controle da doença. É importante ressaltar que, além da disponibilidade de vacinas para todos, precisamos de profissionais qualificados na Atenção Primária à Saúde nos diferentes municípios do país. O curso é resultante de uma grande parceria e sua elaboração contou com a participação de profissionais de várias unidades da Fiocruz”, comentou.  

 “Nosso curso oferece um conteúdo extremamente relevante e atual, com recursos educacionais que promovem maior interação com os alunos, como infográficos, animações em 3D, podcasts, vídeos, entre outros”, adiantou a coordenadora do Campus Virtual Fiocruz, Ana Furniel. Ela revelou ainda que o processo de desenvolvimento da formação representou um desafio enorme: “Queríamos compartilhar conhecimento o mais rápido possível para os profissionais e a população, mas as vacinas ainda estavam em testes, algumas na fase 3, e tínhamos que garantir a informação segura, comprovada e em constante validação”.

A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Carissa Etienne, segue reiterando, em diferentes debates com representantes e líderes mundiais, que o acesso às vacinas nas Américas seja uma “prioridade global”. Recentemente, ela destacou que a região foi mais atingida pela pandemia do que qualquer outra e milhões continuam vulneráveis à infecção e à morte. “O poder de salvar vidas das vacinas não deve ser um privilégio de poucos, mas um direito de todos – especialmente dos países em maior risco como os das Américas, que continua sendo o epicentro da pandemia. Estamos no início de uma das maiores campanhas de imunização de nossa vida - um esforço ambicioso que exige que os profissionais de saúde e outros setores trabalhem juntos”, declarou ela.

Conheça os assuntos abordados e a estrutura do curso

O objetivo do curso é atualizar e capacitar, técnica e operacionalmente, as equipes profissionais de saúde envolvidas na cadeia de vacinação para Covid-19 no atual contexto da pandemia. Ao final do curso, espera-se que o aluno seja capaz de conhecer os aspectos gerais da Covid-19 no Brasil e no mundo; os aspectos e particularidades da vacina - composição; organização e distribuição; conservação e armazenamento; sistemas de registros; informações sobre segurança; além de conhecer os protocolos específicos de vacinação.

Módulo 1 - Introdução às vacinas: conceitos, desafios e desenvolvimento

  • Aula 1 - Introdução às Vacinas e Vacinação: conceitos, importância e histórico
  • Aula 2 - Os desafios da vacinação
  • Aula 3 - Cobertura vacinal: panorama, desafios e estratégias
  • Aula 4 - Desenvolvimento e Produção de vacinas

Módulo 2- Vacinas Covid19: produção, transporte, conservação e armazenamento

  • Aula 1 - Vacinas Covid‑19
  • Aula 2 - Conservação, armazenamento e transporte
  • Aula 3 - Resíduos dos serviços de saúde
  • Aula 4 - Evidências científicas das vacinas Covid‑19: resultados dos estudos clínicos - eficácia, segurança

Módulo 3 - Sala de Vacina Covid19: organização e procedimentos

  • Aula 1 - Planejamento e organização do processo de vacinação
  • Aula 2 - Monitoramento e controle do processo de conservação da vacina
  • Aula 3 - Procedimentos para vacinação

Módulo 4 - Sala de Vacina Covid19: organização e procedimentos para populações vulnerabilizadas

  • Aula 1 - Vacinação no contexto da população indígena
  • Aula 2 - Vacinação no contexto da população de rua
  • Aula 3 - Vacinação no contexto da população privada de liberdade
  • Aula 4 - Vacinação no contexto dos residentes em Instituições de Longa Permanência
  • Aula 5 - Vacinação no contexto das populações ribeirinhas

Módulo 5 - Vacinas e vigilância

  • Aula 1 - Fundamentos da Farmacovigilância
  • Aula 2 - Farmacovigilância de vacinas
  • Aula 3 - Vigilância de Eventos Adversos pós-vacinação - vacinas Covid‑19

Assista ao vídeo de divulgação do novo curso