Cursos

Home Cursos
Voltar

Vacinação para COVID-19: protocolos e procedimentos Técnicos - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação Email: vpeic@fiocruz.br
C Capacitação/Cursos Livres
À distância
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem atuado desde o início de 2020 em uma série de ações de enfrentamento da pandemia de COVID-19, nas áreas de educação, pesquisa, produção de testes diagnósticos e vacinas, controle de qualidade, assistência, informação e comunicação. Entre as ações educacionais, destaque-se a produção de cursos para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), voltados ao enfrentamento dessa grave crise sanitária. O curso de qualificação profissional “Vacinação para COVID-19: protocolos e procedimentos Técnicos”, ofertado de forma gratuita, on-line e autoinstrucional, tem como propósito principal a capacitação dos profissionais do SUS envolvidos na vacinação para a COVID-19, especialmente na Atenção Primária à Saúde, mas podem se inscrever quaisquer profissionais do Brasil ou de outros países. A iniciativa resulta de parceria entre o Campus Virtual Fiocruz, o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON) da Universidade Federal de Minas Gerais e o Programa Nacional de Imunizações (PNI), da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. As aulas foram produzidas por especialistas de diferentes unidades da Fiocruz e do NESCON, em estreita colaboração com a equipe do PNI. Ao longo de cinco módulos são abordados: conceitos básicos e desafios relativos às vacinas e à vacinação; características das vacinas para COVID-19; planejamento e organização das salas de vacina; protocolos de vacinação; e farmacovigilância pós-vacinação, entre outros. Esperamos que o curso contribua para a efetividade da campanha de vacinação no controle da pandemia de COVID-19, bem como para a capacitação de profissionais envolvidos com ações de imunização, dado seu caráter estratégico para os sistemas públicos de saúde e a melhoria da situação de saúde das populações.



A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem atuado desde o início de 2020 em uma série de ações de enfrentamento da pandemia de COVID-19, nas áreas de educação, pesquisa, produção de testes diagnósticos e vacinas, controle de qualidade, assistência, informação e comunicação. Entre as ações educacionais, destaque-se a produção de cursos para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), voltados ao enfrentamento dessa grave crise sanitária. 

     O curso de qualificação profissional “Vacinação para COVID-19: protocolos e procedimentos técnicos”, ofertado de forma gratuita, on-line e autoinstrucional, tem como propósito principal a capacitação dos profissionais do SUS envolvidos na vacinação para a COVID-19, especialmente na Atenção Primária à Saúde, mas podem se inscrever quaisquer profissionais do Brasil ou de outros países.  

     A iniciativa resulta de parceria entre o Campus Virtual Fiocruz, o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON) da Universidade Federal de Minas Gerais e o Programa Nacional de Imunizações (PNI), da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. As aulas foram produzidas por especialistas de diferentes unidades da Fiocruz e do NESCON, em estreita colaboração com a equipe do PNI.

     Ao longo de cinco módulos são abordados: conceitos básicos e desafios relativos às vacinas e à vacinação; características das vacinas para COVID-19; planejamento e organização das salas de vacina; protocolos de vacinação; e farmacovigilância pós-vacinação, entre outros.

     Esperamos que o curso contribua para a efetividade da campanha de vacinação no controle da pandemia de COVID-19, bem como para a capacitação de profissionais envolvidos com ações de imunização, dado seu caráter estratégico para os sistemas públicos de saúde e a melhoria da situação de saúde das populações.