Cursos

Home Cursos
Voltar

Enfrentamento da COVID-19 no contexto dos povos indígenas - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação Email: vpeic@fiocruz.br
D Desenvolvimento
À distância
Saiba mais Inscreva-se

Sobre o curso

Descrição: O curso é uma contribuição para o campo da Saúde dos Povos indígenas no Brasil de modo a reduzir a Vulnerabilidade dos povos indígenas apresentando questões conceituais básicas e a organização do trabalho e da assistência no subsistema de saúde no campo da Vigilância da Covid-19 em comunidades indígenas.



Objetivo Geral: Ao final do curso, os alunos serão capazes de: ● Conhecer a situação dos povos indígenas e a sua relação com o Estado. ● Conhecer as características demográficas e de diversidade sociocultural. ● Compreender a diversidade de sistemas médicos nos territórios indígenas ● Explicar a organização do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, com destaque para o princípio da atenção diferenciada. ● Identificar as múltiplas vulnerabilidades dos povos indígenas no contexto da pandemia da COVID-19. ● Explicar o perfil epidemiológico dos povos indígenas. ● Identificar dados disponíveis sobre o impacto da COVID-19 nos povos indígenas. ● Conhecer a organização do trabalho das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) no contexto da pandemia. ● Operacionalizar manejo clínico de casos no contexto da Saúde Indígena. ● Operacionalizar a Vigilância da Síndrome Respiratória Aguda, sua notificação e a produção das informações sobre a pandemia da Covid-19. ● Compreender as ações de educação e comunicação em saúde para a prevenção da COVID-19 no contexto indígena. ● Analisar a importância e os desafios da vigilância da COVID-19 no contexto indígena, sua importância e seus desafios.



Justificativa: No enfrentamento à pandemia, devemos ressaltar que os povos indígenas são um dos grupos populacionais mais vulneráveis ao avanço do novo coronavírus. Ademais, o reconhecimento do Estado brasileiros dos direitos socioculturais e territoriais dos povos indígenas, justificou a criação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena no âmbito do Sistema Único de Saúde (SASI-SUS), responsável pela atenção primária em territórios indígenas e, que, na conjuntura atual, deve ser fortalecido.



Assim, o objetivo desse curso é apresentar os conceitos e conteúdos fundamentais para pensar o enfrentamento à COVID-19 no contexto dos povos indígenas, bem como capacitar, técnica e operacionalmente, as equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena para a prevenção, vigilância e assistência à COVID-19 , respeitando os aspectos socioculturais dessa população.