Home Com números de casos em alta, Campus Virtual Fiocruz amplia ofertas de cursos sobre Covid-19
Voltar
Publicado em 19/11/2020
  • Cooperação
  • Cursos
  • Destaques
  • Educação a Distância
  • Portal Fiocruz

Com números de casos em alta, Campus Virtual Fiocruz amplia ofertas de cursos sobre Covid-19

Nas duas últimas semanas, informações de diferentes regiões do país sobre o aumento do número de casos, de mortes e de abertura de leitos de UTI em hospitais para Covid-19 voltaram a ser manchete de jornal. A ideia é alertar a população, que mudou seu comportamento e parece ter perdido o medo dessa doença, que é altamente letal. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 18 de novembro, apontam que o Brasil teve, nas últimas 24 horas, o registro de 756 novas mortes por coronavírus e mais de 34 mil novos casos da doença. O número total de mortes em consequência da pandemia chegou a 167 mil, sem contar os dados subnotificados. O Campus Virtual Fiocruz segue ofertando inúmeros cursos, on-line e gratuitas, sobre a Covid-19 pra profissionais de saúde e outros interessados na temática. A capacitação é uma ferramenta estratégica para o enfrentamento dessa doença! Acesse e conheça nossos cursos!

Curso online sobre o manejo da infecção causada pelo novo coronavírus

Em um esforço para contribuir com a formação de profissionais de saúde, o Campus Virtual Fiocruz lançou o curso online “Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus”. Para responder à demanda dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento, o conteúdo foi produzido e publicado em caráter de urgência, ratificando o aspecto inovador, dinâmico e responsável da formação. Ele é aberto, gratuito, autoinstrucional e oferecido à distância (EAD), permitindo que qualquer pessoa interessada se inscreva. A qualificação é dirigida especialmente a trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), redes hospitalares, clínicas e consultórios, mas pode ser cursado por todos os interessados.

Ele é composto de três módulos, que são independentes e podem ser cursados conforme necessidade do aluno, conferindo autonomia ao processo de formação: Introdução: Conceitos e informações básicas (5 horas); Manejo clínico: Atenção Básica (10 horas); e Manejo clínico: casos graves (30 horas)

Oferta permanente em 2020

Curso online sobre Covid-19 e saúde no sistema prisional

Para atualizar profissionais e capacitá-los quanto às ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus entre a população privada de liberdade, o Campus Virtual Fiocruz e a Fiocruz Mato Grosso do Sul lançaram o curso autoinstrucional para o Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional.  

A formação é oferecida na modalidade à distância e voltada a gestores, profissionais de saúde, policiais penais, trabalhadores dos estabelecimentos prisionais, membros dos conselhos penitenciários e demais interessados na área. Ela integra o rol de cursos disponíveis no CVF que tratam das questões relacionadas ao coronavírus.

Oferta permanente em 2020

Curso online sobre o combate a vetores da dengue, zika, chikungunya e febre amarela

Em tempos de coronavírus e suas milhares de mortes diárias, é difícil pensar em outras doenças. No entanto, o Brasil sofre, continuamente, com a incidência de arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes Aegypti: dengue, zika e chikungunya. Além disso, o quadro clínico dessas doenças é muito parecido com o da Covid-19. Portanto, os profissionais precisam estar preparados. O curso de aperfeiçoamento Mosquitos - Bases da Vigilância e Controle – online e gratuito – é voltado a agentes municipais de endemias, gestores e outros profissionais que trabalham com o controle de vetores.

Oferta permanente em 2020

Curso online sobre planejamento escolar e gestores educacionais

A pandemia de Covid-19 vem impactando a vida e a rotina das populações de todo o mundo, e a área da educação e uma das grandes afetadas. Para tanto, a Fiocruz, juntamente com outros parceiros, lançou o curso “Planejamento escolar local na transpandemia”. A formação busca apoiar gestores e comunidades escolares a realizar o enfrentamento dessa situação e construir um planejamento local para tomadas de decisão, bem como para a reorganização do planejamento das escolas no período trans e pós-pandemia, fortalecendo o debate sobre os princípios norteadores dessa tarefa e qualificando seu protagonismo nas necessárias transformações da escola no contexto atual. Essa é uma formação online e gratuita voltada a gestores de redes e escolas. 

Curso online sobre doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo a Covid-19

Os coronavírus são uma grande família de vírus que causam doenças que variam desde o resfriado comum até doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). Um novo coronavírus (Covid-19) foi identificado em 2019 em Wuhan, China. O objetivo deste curso é apresentar uma introdução geral sobre a Covid-19 e outros vírus respiratórios emergentes.

Oferta permanente em 2020

Inscrições até 30 de novembro

Curso online sobre educação remota para docentes e profissionais da educação

"Caminhos e conexões no ensino remoto" é o tema de um novo curso da Fiocruz voltado a docentes e profissionais da área de educação. O objetivo do curso é compartilhar um conjunto de orientações básicas, ferramentas tecnológicas e atividades que subsidiem professores e outros profissionais da área na realização de disciplinas ou ações educacionais na modalidade de educação remota emergencial.

A formação, que é autoinstrucional, online e gratuita, está aberta a todos os interessados. Ela é uma iniciativa da Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação e está alinhada às ações de apoio aos professores para a continuidade do ensino frente à necessidade de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19.

Inscrições até 30 de novembro

 

*imagem: Freepik