Home Alunos da Fiocruz são contemplados em Prêmio Capes de Teses 2020
Voltar
Publicado em 02/10/2020
  • Agências (Cnpq, Faperj, Capes)
  • Cursos
  • Defesas
  • Destaques
  • Portal Fiocruz
  • Prêmios
  • Vídeos

Alunos da Fiocruz são contemplados em Prêmio Capes de Teses 2020

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)*

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior anunciou nesta quarta-feira, 1º de outubro, o resultado do 15º Prêmio Capes de Tese. Entre os contemplados estão quatro alunos da Fiocruz, que receberam premiação e menção honrosa na edição de 2020: Jaqueline Goes de Jesus, Isabela Tiemy Pereira, Filipe Vieira Santos de Abreu e Kayo Cesar Bianco Fernandes. “Ter alunos da Fiocruz entre os agraciados muito nos orgulha, pois, entre outras questões, a premiação revela a qualidade da nossa oferta educacional”, disse a coordenadora-geral adjunta de Educação da Fundação, Eduarda Cesse, exaltando a conquista.

O Prêmio reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com critérios de originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Premiação valoriza e estimula os alunos, assim como engrandece e dá visibilidade à instituição

O trabalho premiado foi “Vigilância genômica em tempo real de arbovírus emergentes e re-emergentes”, por Jaqueline de Jesus, do Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana e Experimental, desenvolvido em associação ampla entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Fiocruz, por intermédio do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia). Cabe ressaltar que Jaqueline é uma das coordenadoras da equipe de pesquisadores que realizou o primeiro sequenciamento do genoma do coronavírus circulante na América Latina – apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil –, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Oxford.

Já os trabalhos que receberam menção honrosa foram: “Caracterização molecular da regulação pós-transcricional durante a diferenciação cardiomiogênica, por Isabela Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia, do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná); “Febre amarela e malária: Investigação de dois surtos zoonóticos no Sudeste brasileiro”, por Filipe Abreu, do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ); e Poluentes químicos e biológicos em ambientes aquáticos e seus impactos na estrutura e no resistoma móvel de comunidades microbianas, por Kayo Fernandes, do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária, ligado ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).

Para Eduarda, a premiação valoriza e estimula os alunos, assim como engrandece e dá visibilidade à instituição na qual o discente cursou seu doutorado. “Isso nos faz perceber que nossos esforços por uma educação de excelência estão sendo atestados”, confirmou ela. A coordenadora-geral adjunta de Educação lembrou ainda que o aluno Kayo Fernandes conquistou, com o mesmo trabalho, menção honrosa ao Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2019. “É uma feliz coincidência , posto que o trabalho foi destacado como merecedor da menção por duas diferentes comissões avaliadoras”, explicou Eduarda.

Alunos serão homenageados em 15 de outubro. Prêmio Oswaldo Cruz de Teses da Fiocruz será entregue na mesma ocasião 

A homenagem da Fiocruz aos premiados pela Capes será realizada no dia 15 de outubro, às 10h, e acontecerá juntamente à entrega do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2020. A iniciativa, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, contemplou 3 ganhadores neste ano, um em cada área: 'Ciências Biológicas Aplicadas, Biomedicina', 'Saúde Coletiva' e ‘Ciências Humanas e Sociais’. Além disso, mais 4 alunos recebem Menção Honrosa nesta premiação: 2 na área 'Ciências Biológicas Aplicadas, Biomedicina e Medicina' e 2 na área 'Ciências Humanas e Sociais'.

O Prêmio Oswaldo Cruz de Teses foi instituído como parte das comemorações do Ano Oswaldo Cruz, tendo em 2017 sua primeira edição. Ele visa distinguir trabalhos de elevado valor para o avanço do campo da saúde nas diversas áreas temáticas de atuação da Fundação e está dividida em quatro áreas: Medicina; Saúde Coletiva; Ciências Sociais e Humanas; e Ciências Biológicas Aplicadas a Saúde e Biomedicina.

Confira os trabalhos agraciados no 15º Prêmio Capes de Tese – 2020

Vigilância genômica em tempo real de arbovírus emergentes e re-emergentes

Aluna: Jaqueline Goes de Jesus – orientador: Luiz Carlos Alcântara Junior, trabalho desenvolvido na Ufba e Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia)

A pesquisa parte do pressuposto de que as altas taxas de incidência do vírus Zika (ZIKV), que está associado à síndrome de Guillain-Barré, preocupa os setores de saúde pública. Em adição ao cenário causado pela emergência do CHIKV e ZIKV, o Brasil experimentou um surto excepcional, causado pelo vírus da febre amarela (YFV) entre o final de 2016 e meados de 2017. No contexto nacional, sabe-se que há co-circulação desses arbovírus, que são transmitidos principalmente, pelas mesmas espécies de mosquitos, em áreas urbanizadas,  amplamente distribuídos em regiões tropicais e subtropicais. Nas Américas, incluindo assim o Brasil, onde a epidemia causada pelo ZIKV é concorrente às causadas por CHIKV, a rápida identificação do vírus e o conhecimento do genoma tornaram-se cruciais para o monitoramento da diversidade viral.

Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi compreender a origem, os eventos de introdução e dispersão viral, bem como a identificação de cepas ou genótipos com maior potencial epidêmico relacionados aos arbovírus emergentes e re-emergentes. O trabalho de pesquisa de Jaqueline foi desenvolvido nos laboratórios do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia). Seus resultados dão suporte às autoridades em saúde pública nas medidas de prevenção em áreas com alto risco da introdução ou incidência prevista de arbovírus emergentes e re-emergentes, corroborando com a necessidade do estabelecimento de uma rede conjunta de laboratórios e pesquisadores para o manejo correto e fornecimento de rápidas respostas ao surgimento de epidemias.

Caracterização molecular da regulação pós-transcricional durante a diferenciação cardiomiogênica

Aluna: Isabela Tiemy Pereira – orientador: Bruno Dallagiovanna Muñiz, trabalho desenvolvido no Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná)

O trabalho avaliou as especificações do destino das células cardíacas, que ocorrem por meio de etapas progressivas e reuniu dados que forneceram uma ferramenta poderosa para investigar genes potencialmente controlados por mecanismos pós-transcricionais durante a diferenciação cardíaca de hESC. Além disso, ele pode prospectar ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas e de pesquisa.

Febre amarela e malária: Investigação de dois surtos zoonóticos no Sudeste brasileiro

Aluno: Filipe Vieira Santos de Abreu – orientador: Ricardo Lourenço de Oliveira, trabalho desenvolvido no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

O trabalho apontou que tem-se observado expansão territorial da febre amarela silvestre da área endêmica (Amazônia e parte do Centro-oeste) para o sul e leste no Brasil. Paralelamente, a região serrana do Rio de Janeiro, onde a malária foi erradicada há décadas, registrava casos humanos autóctones de terçã benigna onde o caso índice não era identificado, sendo a hipótese de origem simiana do parasito aventada por pesquisadores. Entre 2015-2017, o RJ registrou surto de malária e a reemergência do vírus amarílico (YFV), este último se alastrando na Mata Atlântica, considerada indene por quase 80 anos. Com isso, registrou-se o maior surto silvestre do YFV no país.

Estas situações sanitárias estimularam a realização do estudo, no qual buscou-se esclarecer aspectos da transmissão desses agravos a partir de amostragens em primatas não-humanos (PNHs) e mosquitos. O trabalho aponta que, em conjunto, os resultados alargam o conhecimento acerca da epidemiologia destas duas zoonoses na Mata Atlântica, confirmam o papel central dos bugios na epidemiologia destes dois agravos e contribuem com informações originais úteis na otimização de processos para vigilância e controle.

Poluentes químicos e biológicos em ambientes aquáticos e seus impactos na estrutura e no resistoma móvel de comunidades microbianas

Aluno: Kayo Cesar Bianco Fernandes – Orientadora: Maysa Beatriz Mandetta Clementino, trabalho desenvolvido no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz)

O trabalho partiu do principio que o ecossistema aquático é um dos mais ameaçados pela poluição e, consequentemente, sua qualidade vem sendo mais afetada do que os ecossistemas terrestres. No texto, Kayo aponta que apesar de ser geralmente reconhecida a importância da manutenção da qualidade da água, na prática, ocorrem inúmeras descargas de efluentes potencialmente poluidores. Além disso, antimicrobianos em sistemas aquáticos são frequentemente degradados rapidamente por meio de vias fotolíticas e outros. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar as possíveis alterações na diversidade microbiana, na composição do resistoma microbiano móvel e nos mecanismos de co-seleção, frente à presença de metais traço e antimicrobianos em recursos hídricos destinados ao tratamento e abastecimento público no Rio de Janeiro.

Foram coletadas amostras de água de duas bacias destinadas ao abastecimento (Guandu e São João) e de água potável. Os resultados revelaram altos níveis de poluição nas águas destinadas ao abastecimento público no Rio de Janeiro, o que compromete sua qualidade. Embora o tratamento das águas tenha sido considerado satisfatório, microrganismos multidroga resistentes e genes de resistência aos antimicrobianos e metais foram encontrados na água potável. O trabalho aponta que os dados encontrados poderão contribuir para incentivar discussões a respeito do aprimoramento de políticas ambientais mais eficazes, em relação ao saneamento básico e o monitoramento da qualidade dessas águas.

Assista ao programa do Canal Saúde 'Bate Papo na Saúde' sobre o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2020

O programa foi publicado em 28 de setembro e na edição foram entrevistados Eduarda Cesse e o ganhador do Prêmio na categoria Saúde Coletiva, Rodolfo Paolucci Pimenta.
 

* com informações do semanário online da Ufba Edgardigital