Fiocruz dá início à oferta de disciplinas transversais para seus cursos de pós-graduação. A primeira a ser liberada para adesão é ‘Metodologia Científica’. As disciplinas transversais (DT) são desenhadas a partir de temas comuns à formação na área das ciências da saúde e permitem maior integração e troca de experiências entre os programas, alunos e docentes. A iniciativa, que tem início em 31/8 – e está sob a responsabilidade da Coordenação Geral de Educação, ligada à Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (CGE/VPEIC) –, vem sendo debatida há algum tempo na Fundação e teve seu processo acelerado devido às medidas de isolamento social causadas pela Covid-19. A previsão é que em 15 de setembro as disciplinas ‘Biossegurança’, ‘Divulgação Científica’ e ‘Ciência Aberta’ também sejam liberadas para adesão.
A coordenadora-geral adjunta de Educação, Eduarda Cesse, lembrou que essa iniciativa foi construída a partir de um rico debate na Câmara Técnica de Educação (CTE) ao longo dos últimos anos. Ela apontou ainda que a oferta a distância permitirá maior adesão de PPG de unidades de outros estados, além do Rio de Janeiro, oportunizando, assim, o ensino remoto emergencial na instituição.
O processo de adesão das DT deve ser feito diretamente pelos programas de pós-graduação. A oferta de disciplinas no modelo transversal deve seguir um fluxo de registro na CGE e um fluxo de adesão dos programas, que particularmente definem o número de vagas a serem oferecidas, obedecendo cronograma a ser pactuado pela CGE e o Campus Virtual Fiocruz.
A trajetória das disciplinas transversais na Fiocruz
As discussões sobre disciplinas transversais na Fiocruz tiveram início em 2015, na ocasião da oferta do curso de Introdução à Ética e Integridade em Pesquisa, na modalidade à distância, para diferentes programas de pós-graduação da Fiocruz. Em 2016, de maneira inédita, aconteceu a oferta da disciplina Bioinformática Integrada, a primeira elaborada de forma compartilhada por diferentes programas de pós-graduação da Fiocruz. A ação possibilitou aos alunos maior leque de conhecimentos, pois a disciplina reunia a expertise de pesquisadores de várias unidades. À época, Nísia Trindade Lima, que ocupava o cargo de vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação (Vpeic), salientou que a diversidade é um dos grandes diferenciais da Fiocruz e, no ensino, a Fundação tem por objetivo promover cada vez mais essa integração, de forma a beneficiar os alunos. As atividades eram ministradas por meio de videoconferência ou webconferência, com o suporte de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Em 2017, a Câmara Técnica de Educação passou a discutir de forma sistematizada essas experiências de oferta de disciplinas integradas. Em 2018, o Planejamento Integrado da Educação na Fiocruz (Pief) reforçou a importância de iniciativas integradas entre as unidades em torno de temas transversais estratégicos, tais como, Divulgação Científica, Ciência Aberta, Metodologia Científica, Biossegurança, Ética e Integridade em Pesquisa, História da Saúde Pública no Brasil, e Sistema Único de Saúde: História e Desafios do Presente.
Ainda em 2018, teve início a disciplina Introdução à Divulgação Científica, que alcançou 90 inscritos, de 11 PPG da Fiocruz. E, em 2019, teve início a oferta do curso de Metodologia Científica, na turma especial de doutorado acadêmico para o Complexo Econômico e Industrial da Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia, da Fiocruz Paraná. Mais recentemente, a disciplina vem sendo oferecida para o doutorado profissional de Farmaguinhos. Essas duas ofertas - Dibulgação Científica e Metodologia Científica - inauguraram o fluxo de inserção das Disciplinas Transversais na Fiocruz. Em 2020, foi desenvolvida a disciplina Biossegurança e estão em elaboração para oferta no formato transversal: Ciência Aberta; Ética e Integridade em Pesquisa; História da Saúde Pública no Brasil; e Sistema de Saúde no Brasil: História e Desafios do Presente.
O processo de criação de disciplinas transversais
São critérios orientadores para a oferta de disciplinas transversais a escolha de temas que sejam de relevância e interesse para um número expressivo de alunos de programas de pós-graduação stricto sensu e também cursos lato sensu da Fiocruz; a existência de professores com alta expertise no tema para a formulação e coordenação geral da disciplina; a produção em formatos híbridos: possibilidade de articular conteúdos EAD com atividades de interação (momentos presenciais, oficinas, seminários, fórum de debates, tutoria descentralizada) e elaboração de avaliação final (a ser definida em cada caso).
Os PPG da Fiocruz poderão aderir às ofertas das disciplinas por meio do preenchimento do formulário, disponível na "Área Logada" do Campus Virtual Fiocruz. No formulário, os responsáveis devem fornecer um conjunto de dados fundamentais para efetivar a oferta através do Ambiente Virtual do CVF e considerar o seguinte calendário:
Para o cadastro e oferta das disciplinas transversais, o responsável pelo seu desenvolvimento nos programas ou cursos deve manifestar à CGE o interesse em oferecer tal disciplina e seguir um fluxo pré-estabelecido. As inscrições de alunos nas novas disciplinas também seguem um caminho definido pela CGE, com adequações às normatizações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para os programas de pós-graduação.
Veja, abaixo, a linha do tempo das disciplinas transversais na Fiocruz: