Descrição: O mundo enfrenta a pandemia da doença do novo Coronavírus (COVID-19), causada pelo vírus Severe Acute Respiratory Syndrome, CoronaVirus 2 (SARS-CoV-2) e, concomitantemente, o sistema prisional enfrenta há décadas uma superlotação, com o encarceramento em condições inapropriadas e grupos populacionais mais vulneráveis da sociedade. Este ambiente, devido às suas características, pode se tornar um “epicentro” de transmissão de doenças respiratórias no âmbito intra-prisional e na comunidade, podendo acarretar elevada mortalidade, como vem se observando no Brasil e no mundo. A fim de contribuir com a redução das iniquidades nesse cenário, ofertamos esse curso de atualização, na modalidade autoinstrucional. O curso está organizado com conteúdo sucinto e objetivo, que garante informação necessária e de qualidade, sendo utilizados recursos educacionais variados.
Objetivo Geral: Reconhecer o direito à vida e à saúde como direitos essenciais da população privada de liberdade e dos trabalhadores do sistema prisional, no enfrentamento da pandemia; Entender a composição da população carcerária e a organização do sistema prisional brasileiro; Compreender o comportamento das doenças respiratórias no ambiente prisional. Reconhecer a importância das ações de vigilância para prevenção e controle de síndromes gripais e respiratórias no sistema prisional; Entender as boas práticas relacionadas à investigação de surtos epidêmicos. Compreender as medidas de biossegurança e sanitárias para o enfrentamento da COVID-19 no ambiente prisional.
Atualizar os profissionais de saúde e trabalhadores do sistema prisional quanto às ações de prevenção e assistência no enfrentamento da COVID-19.