Home Educação Aberta é tema de novo curso online da Fiocruz. Inscreva-se já!
Voltar
Publicado em 13/08/2020
  • Cursos
  • Destaques
  • Educação a Distância
  • Portal Fiocruz

Educação Aberta é tema de novo curso online da Fiocruz. Inscreva-se já!

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Diálogo, produção colaborativa, conhecimento compartilhado, engajamento e diminuição de barreiras de acesso são alguns dos termos que permeiam os conceitos de Educação Aberta. A prática, cada vez mais urgente e necessária, especialmente neste momento de emergência sanitária global e imposição de isolamento social, é tema de uma nova formação desenvolvida pelo Campus Virtual Fiocruz. O curso faz parte da Formação Modular em Ciência Aberta, uma série de quatro microcursos online e gratuitos. As inscrições estão abertas! Confira a oportunidade! Na próxima semana, mais um microcurso será liberado: Recursos Educacionais Abertos, que completa a formação modular.

Esta última parte da formação trata de dois grandes temas: Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos, e é composto de oito aulas, quatro em cada um dos microcursos, totalizando 20h.

A coordenadora do Campus Virtual Fiocruz e uma das autoras da série, Ana Furniel, destaca a importância do tema para a educação, principalmente neste momento em que estão sendo discutidas formas inovadoras, integrativas e com processos colaborativos de trabalho e ensino remoto. “No atual contexto, precisamos nos potencializar com o uso de tecnologias educacionais e conhecer os movimentos na educação que muito contribuíram para falarmos sobre Educação a Distância, ensino híbrido, acesso aberto ao saber e outros", disse ela. Ana divide a responsabilidade da Série 4 com as analistas de sistemas e integrantes do Campus, Rosane Mendes e Ana Paula Mendonça.  É importante ressaltar também que o curso conta ainda com conteúdos remixados de parceiros do Campus, como a Iniciativa Educação Aberta, com várias ações e militância no campo do acesso aberto a recursos educacionais. 

Curso 1: Educação Aberta. Clique aqui e inscreva-se! O Curso 2: Recursos Educacionais Abertos será lançado na próxima semana. Acompanhe!

Confira os temas dos microcursos:

Curso 1: Educação Aberta - 10h

Seu objetivo é apresentar a Educação Aberta, detalhar seu compromisso com a democratização do acesso ao saber e sua importância para a Ciência e Cidadania.

  • Aula 1: Educação e Compromisso Social
  • Aula 2: Educação Aberta: O que significa 'aberto' em educação?
  • Aula 3: A Educação Aberta na Fiocruz
  • Aula 4: Educação Aberta e Educação a Distância: modelos, desafios e perspectivas

Conheça a Formação Modular em Ciência Aberta

A Formação Modular em Ciência Aberta é uma realização da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) por meio do Campus Virtual Fiocruz. É composta por quatro séries, com oito microcursos cada. A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Informação e Comunicação da Fiocruz, a Escola Corporativa Fiocruz, a Universidade do Minho (Portugal) e o Campus Virtual Fiocruz.

Todos os microcursos são oferecidos na modalidade de educação à distância (EAD).As aulas são online e gratuitas. Os microcursos são independentes entre si. Portanto, você pode cursar da maneira que lhe for mais conveniente. A cada curso realizado, os alunos passam por uma avaliação online e recebem certificados de conclusão de acordo com critérios de aprovação.

Séries e cursos já lançados:

  • Série 1: O que é ciência aberta? | Panorama histórico da ciência aberta
  • Série 2: Propriedade intelectual aplicada à ciência aberta | Direito de acesso à informação e proteção de dados pessoais
  • Série 3: Acesso aberto | Dados abertos