Home Acessibilidade: Fiocruz abre inscrições para curso online
Voltar
Publicado em 24/06/2020
  • Cursos
  • Destaques
  • Educação a Distância
  • Portal Fiocruz

Acessibilidade: Fiocruz abre inscrições para curso online

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Acessibilidade, deficiência, direitos e a relação com Sistema Único de Saúde são as bases que deram origem ao curso on-line Acessibilidade e os princípios do SUS: formação básica para trabalhadores da saúde. A formação – online, gratuita e autoinstrucional – reúne uma série de recursos educacionais e visa formar trabalhadores da área de saúde para um atendimento mais inclusivo e acessível a pessoas com deficiência, notadamente a pessoas surdas ou com deficiência auditiva. É importante que os profissionais estejam qualificados, em especial neste momento de pandemia de Covid-19, para o pleno atendimento dessa parcela da população. O curso foi organizado pelo Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e as inscrições podem ser feitas no Campus Virtual Fiocruz.

Inscreva-se já! 

Esta é a segunda oferta do curso, que é composto de sete módulos organizados em sequência, porém independentes entre si, permitindo que os participantes conduzam o processo de aprendizagem com autonomia. Segundo a coordenadora do Campus Virtual Fiocruz, Ana Furniel, neste contexto de enfrentamento à pandemia que estamos vivendo, é absolutamente relevante pensar em formas de garantir o direito das pessoas com deficiência, e rever modelos e conceitos em busca de soluções e alternativas para o atendimento no SUS a essa parcela da população.

O conteúdo do curso abrange questões como O SUS e o direito das pessoas com deficiência; Deficiências e saúde - revendo modelos e conceitos; Acessibilidade - barreiras e soluções; Tecnologia assistiva; Orientações para acessibilidade na produção de materiais educativos em saúde; Introdução à surdez e Libras no contexto da saúde; e ainda um estudo de caso. Sua carga horária total é de 72 horas/aula.

A formação conta com uma diversidade de conteúdos e professores de diferentes trajetórias e campos do conhecimento, contribuindo para a construção de uma formação interdisciplinar pelos direitos das pessoas com deficiência. Ele é voltado especialmente a profissionais da área de saúde, mas é aberto a todos interessados em saber mais sobre acessibilidade e práticas inclusivas.

Confira outras iniciativas da Fiocruz voltadas aos recursos de acessibilidade

Tradução para língua brasileira de sinais (Libras), legendagem e áudio estão entre as medidas já adotadas pela Fiocruz em seus materiais audiovisuais sobre o novo coronavírus para ampliar a garantia de informação qualificada e orientações à população. Cerca de 70 vídeos já contam com recursos de acessibilidade e a produção das unidades está crescente. Todo o conteúdo pode ser acessado na área especial sobre o tema, Portal Fiocruz.

Desse modo, a Fundação fortalece suas práticas informacionais e comunicacionais para serem mais inclusivas, em acordo com a política institucional para acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência e a política de comunicação adotadas. A iniciativa é do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência. 

Confira mais informações sobre os materiais: Fiocruz disponibiliza vídeos institucionais sobre Covid-19 com recursos de acessibilidade.