Home Ensp oferece 40 vagas de mestrado e doutorado em chamada emergencial para combater a Covid-19
Voltar
Publicado em 12/05/2020
  • Agências (Cnpq, Faperj, Capes)
  • Cursos
  • Destaques

Ensp oferece 40 vagas de mestrado e doutorado em chamada emergencial para combater a Covid-19

Autor(a): 
Informe Ensp

Até o dia 20 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) seleciona candidatos aos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos dos programas de pós-graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, e Epidemiologia em Saúde Pública (2020.1). Trata-se de uma chamada extraordinária, que visa atender ao Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é selecionar candidatos para desenvolver projetos que induzam a geração de conhecimento relacionados, especialmente, à prevenção e ao combate da atual pandemia de Covid-19.

São oferecidas 40 vagas, distribuídas entre os programas de pós-graduação. Os candidatos devem ter diploma de graduação, em cursos reconhecidos pelo MEC, que atendam às exigências da instituição de ensino. Para os candidatos ao doutorado, pede-se que sejam, preferencialmente, portadores do título de mestre e possuam produção científica consolidada e relevante a ser avaliada pela Comissão de Seleção. Os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição no SIGA e enviá-lo, em PDF, junto com os demais documentos exigidos. Saiba mais e acesse a chamada dos cursos através dos links em cada programa, a seguir.

O programa da Capes e a chamada emergencial da Ensp

Com esta iniciativa, a Capes apoia projetos de pesquisa e formação de recursos humanos altamente qualificados, no âmbito dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu, voltados ao enfrentamento da Covid-19 e em temas relacionados a endemias e epidemias típicas do Brasil. O programa está estruturado em duas dimensões: Ações estratégicas emergenciais imediatas e Ações estratégicas emergenciais induzidas em áreas específicas.

  • Pós-graduação em Saúde Pública: a coordenadora desse programa na Ensp, Marly Cruz, comenta o caráter emergencial da chamada. "O programa da Capes tem a finalidade de selecionar projetos que visem a produção de conhecimento e inovações cientificas e tecnológicas no campo da saúde pública, relacionados especialmente à prevenção e ao combate da atual pandemia do coronavírus". O Programa de Saúde Pública oferecerá dez vagas para o mestrado e quatro para o doutorado. "O edital está aberto para que todos possam ter acesso às exigências para participação da seleção. Muita atenção aos prazos", destaca. Acesse a chamada nas áreas de cada curso: mestrado e doutorado.
     
  • Pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente: a coordenadora deste programa, Andréa Sobral, destaca o importante papel dos programas de pós-graduação no enfrentamento da Covid-19, por meio do desenvolvimento de pesquisas em várias áreas. Ela lembra que iniciativas como esta auxiliam no avanço do conhecimento sobre esta e também outras doenças relevantes para a saúde pública. “Há um déficit de saberes referente a aspectos cruciais para uma compreensão integrada no enfrentamento de emergências em saúde pública. Neste sentido, a produção do conhecimento científico a partir da formação de recursos humanos é fundamental para compreender essa pandemia e outras epidemias, no contexto do complexo panorama sanitário do país”. Acesse a chamada nas áreas de cada curso: mestrado e doutorado.
     
  • Pós-graduação em Epidemiologia em Saúde Pública: a chamada conjunta para alunos de mestrado e doutorado é uma importante contribuição no campo da educação em saúde, destaca a a coordenadora do programa, Enirtes Caetano. "Nós, pesquisadores de programas da área de saúde coletiva, mantemos nosso compromisso com a geração solidária de conhecimento. Nossos programas têm muito a contribuir em relação ao entendimento da doença em seus diversos aspectos. Esta chamada é uma das muitas ações colaborativas na comunidade acadêmico-científica da Ensp, que se soma a inúmeros esforços empreendidos na Fiocruz”, afirma. Acesse a chamada nas áreas de cada curso: mestrado e doutorado.

Processo seletivo será feito remotamente

Devido à pandemia de Covid-19, a seleção será realizada remotamente, por meio da plataforma Zoom. A Vice-direção de Ensino da Ensp recomenda que o candidato não deixe para se inscrever e enviar a documentação no último dia.

Todos os candidatos deverão enviar o formulário de inscrição, junto com a documentação exigida, para o e-mail do programa e curso escolhidos, que está disponível na chamada. A documentação deverá ser digitalizada e encaminhada em formato PDF. O limite total dos arquivos é 10 megabytes. Recomenda-se que os candidatos identifiquem os arquivos com o nome do candidato e dos respectivos documentos. O candidato receberá a confirmação da inscrição por e-mail.