Home Edição da Radis aborda como o SUS se prepara para enfrentar epidemias como a do novo coronavírus
Voltar
Publicado em 12/03/2020
  • Destaques
  • sem categoria

Edição da Radis aborda como o SUS se prepara para enfrentar epidemias como a do novo coronavírus

Autor(a): 
Radis

Emergência internacional: a nova edição da Radis, editada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), aborda a epidemia do novo coronavírus. Destaque no noticiário, o vírus ultrapassou as fronteiras da Ásia e foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como emergência de saúde pública de importância internacional, no fim de janeiro. A crise exigiu esforço conjunto de governos, pesquisadores e sociedade para a construção de uma resposta coordenada e eficaz que evite a propagação do vírus.

Antes de serem registrados os primeiros casos no Brasil, o subeditor da Radis Bruno Dominguez produziu uma reportagem de capa, que explica o que significa a classificação da OMS, reconstitui o histórico da epidemia, traz informações sobre como o SUS se preparou para enfrentar a ameaça no país, registra o trabalho de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na elaboração de protocolo de diagnóstico laboratorial para identificação do patógeno e fornece um glossário de termos que vão facilitar o entendimento sobre a epidemia — e evitar as fake news, comuns neste tipo de situação.

Também nesta edição: estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê 625 mil novos casos de câncer por ano até 2022; acervo de David Capistrano Filho é doado à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz); protótipos premiados no Hackathon Fiocruz estão em fase de desenvolvimento; CongrePICS discute inserção de práticas integrativas e complementares no SUS.

Acesse aqui a edição completa! E acompanhe o site da Radis para mais notícias.