Home Coronavírus é tema de aula inaugural e de entrevista com o vice-diretor de Serviços Clínicos do INI/Fiocruz
Voltar
Publicado em 10/03/2020
  • Aulas inaugurais
  • Destaques

Coronavírus é tema de aula inaugural e de entrevista com o vice-diretor de Serviços Clínicos do INI/Fiocruz

Autor(a): 
Campus Virtual Fiocruz, com informações de Antonio Fuchs (INI/Fiocruz)

O novo coronavírus foi tema da aula inaugural do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), que aconteceu no dia 2 de março. Quem ministrou a aula foi Estevão Portela Nunes, vice-diretor de Serviços Clínicos do INI. Em entrevista, Estevão falou sobre as medidas preventivas e os aspectos clínicos da doença.

A mesa de abertura do evento foi coordenada pela diretora do INI, Valdiléa Veloso, e contou com a participação da Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado, da Coordenadora Geral de Pós-Graduação da Fiocruz, Maria Cristina Guilam, e do Vice-diretor de Ensino do INI, Mauro Brandão. Na ocasião, os gestores da educação destacaram a capacidade da Fiocruz de atuar em situações de emergência, dada a integração de suas atividades de formação, pesquisa e assistência, entre outras (saiba mais sobre a aula inaugural).

Covid-19: riscos e desafios de uma virose emergente

Reportado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, o surto do coronavírus batizado como Covid-19 causa alarme entre as autoridades sanitárias de todo o mundo e foi declarado Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Autoridades e especialistas garantem que o país está preparado para enfrentar a situação. No Brasil, o Ministério da Saúde está à frente das ações de vigilância e controle da doença.

Além do trabalho de Vigilância, as autoridades governamentais anteciparam campanhas de vacinação e estão investindo em campanhas de prevenção enfatizando a importância de medidas básicas de higiene como: lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel que deve ser descartado no lixo logo após espirrar ou tossir.

"Os coronavírus são vírus conhecidos por causar infecções respiratórias e, em geral, provocam resfriados leves. Eles estão associados a um terço dos casos registrados no mundo nas épocas mais frias. É um vírus RNA com alta capacidade de mutação. Existem quatro gêneros deles: alfa, beta, delta e gama, sendo alfa e beta os únicos capazes de infectar seres humanos. Além do ser humano, o coronavírus pode infectar também diversas espécies de animais", explica Estevão.

Acesse a entrevista completa aqui. Além disso, saiba mais sobre a aula inaugural do INI.