Home Fundação oferece apoio à publicação de artigos em periódicos científicos de acesso aberto
Voltar
Publicado em 23/01/2020
  • Agências (Cnpq, Faperj, Capes)
  • Destaques
  • Editais
  • PrInt
  • PrInt Capes-Fiocruz

Fundação oferece apoio à publicação de artigos em periódicos científicos de acesso aberto

Autor(a): 
Campus Virtual Fiocruz

Ensino, pesquisa e publicação científica de excelência: como incentivo à internacionalização da produção acadêmica, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) abriu uma chamada interna para auxílio à publicação de artigos científicos em periódicos de acesso aberto*.

Serão aceitos artigos de autoria de professores ou em autoria conjunta de alunos e professores de Programas de Pós-graduação inseridos no Programa Institucional de Internacionalização (PrInt Fiocruz-Capes). Para receber o auxílio, é necessário que os artigos já tenham sido aceitos para publicação em revista científica com avaliação igual ou superior a Qualis B1, conforme avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O financiamento só será concedido a publicação em periódicos científicos que atendam à Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz.

Os resultados da pesquisa devem estar vinculados a uma ou mais redes do PrInt Fiocruz-Capes (Ricei, Ricroni, Rides), além de serem publicados em inglês em revistas internacionais ou nacionais. No caso de periódicos científicos nacionais, somente serão aceitas publicações em que pelo menos um coautor seja afiliado a instituição no exterior.

No total, serão concedidos R$ 300 mil em recursos para esta finalidade ao longo de 2020. O auxílio é uma iniciativa da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), por meio da Coordenação Geral de Educação (CGE).

Acesse a chamada*, saiba mais sobre os critérios para receber o auxílio e inscreva-se!

*Notícia atualizada em 26/3/2020 (errata2 publicada).