Cursos

Home Cursos
Voltar

Estudos aplicados da biologia da interação Trypanosoma cruzi - células hospedeiras - - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Instituto Oswaldo Cruz Telefone: Tel: (21) 2562-1200 / 1444 / 1401
C Capacitação/Cursos Livres
Presencial
Inscreva-se

Sobre o curso

O objetivo do curso é capacitar alunos no campo de Biologia Celular com ênfase na ativação de vias de sinalização disparadas no processo de invasão de T. cruzi em células hospedeiras.

Programa de Atividades de Extensão – Modalidade Cursos Livres em Laboratórios e demais setores do Instituto Oswaldo Cruz
1ª Chamada de Seleção (Janeiro a Abril )
 
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz, torna público o calendário e as normas para a seleção de candidatos aos Cursos Livres vinculados às atividades do IOC, conforme o regulamento do Programa.

O processo seletivo de que trata esta Chamada de Seleção Pública será realizado com a finalidade de selecionar e classificar os candidatos para ingresso de alunos na Modalidade Cursos Livres em Laboratórios e demais setores do Instituto Oswaldo Cruz, Programa de Atividades de Extensão.

Objetivos dos Cursos Livres
Os cursos Livres correspondem a uma modalidade de educação não-formal de duração variável, que tem como objetivo o enriquecimento curricular, a atualização e a qualificação profissional nas áreas de atuação do IOC.  São cursos teóricos e/ou práticos que visam atender demandas da sociedade, fazem parte das Atividades de Extensão do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e integram o Programa de Formação Permanente de Profissionais para Ciência, Tecnologia e Saúde da Fiocruz.

O Coordenador Didático é responsável pelo planejamento, programação, seleção, desenvolvimento, avaliação e pelo acompanhamento do orçamento, se houver.
 
 
Objetivo Geral
O objetivo do curso é capacitar alunos no campo de Biologia Celular com ênfase na ativação de vias de sinalização disparadas no processo de invasão de T. cruzi em células hospedeiras.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
Espera-se que ao final do curso o aluno esteja habilitado a realizar experimentos relacionados ao projeto desenvolvido com independência, desde o preparo de meios e soluções até as análises de resultados. Além de domínio teórico a partir de seminários e grupos de discussão no laboratório.

Metodologia
Neste programa, os alunos selecionados receberão treinamento em Biossegurança e gestão ambiental e qualidade em laboratório de pesquisa, aprenderão a manipular culturas de células de mamíferos (culturas primárias de células musculares cardíacas obtidas de embriões de camundongos suiços, macrófagos peritoneais e células de linhagem), atuarão em ensaios de interação parasito-célula, ensaios bioquímicos e interpretação/análise de resultados com intuito de iniciarem/progredirem na formação científica. Além disso, os alunos terão a oportunidade de serem treinados para apresentação de artigos ou resultados em seminários e discussão científica.

Avaliação
A avaliação será realizada através de análise dos relatórios de desenvolvimento do projeto e interpretação de resultados.


Critérios de seleção: CV Lattes, Carta de Interesse e Histórico Escolar
Pre-requisito: Graduação em andamento
Carga horária total: 320h
Carga horária semanal: 20h
Bolsa auxílio: Não
Local de Realização do Curso: Laboratório de Ultraestrutura Celular
Número de vagas: 04
Início e término do curso: 07/01/2020 a 30/04/2020
 As inscrições serão realizadas online por meio do sítio do curso, publicado no Campus Virtual Fiocruz, no endereço eletrônico www.campusvirtual.fiocruz.br onde os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição, informando OBRIGATORIAMENTE os dados pessoais, a carta de interesse e o link do CV Lattes.
 
1) Acessar o sítio www.campusvirtual.fiocruz.br ou o sítio do IOC no menu Programa de Atividades de Extensão
2) Clicar em inscrição;
3) Preencher o formulário online;
4) Encaminhar o formulário digitalizado preenchido para o endereço eletrônico cursoslivres@ioc.fiocruz.br com cópia para cursoslivresioc@gmail.com juntamente com toda documentação digitalizada.
 
Só serão aceitas inscrições realizadas por meio do Campus Virtual Fiocruz (www.campusvirtual.fiocruz.br).
 
Todos os campos do formulário de inscrição deverão ser OBRIGATORIAMENTE preenchidos e os documentos solicitados para a inscrição devem ser digitalizados e enviados para os endereços eletrônicos cursoslivres@ioc.fiocruz.br com cópia para cursoslivresioc@gmail.com, informando o curso e o número de inscrição no assunto da mensagem.
 
Caso o candidato encontre dificuldades no preenchimento do formulário, deverá entrar em contato com a Secretaria Acadêmica pelo telefone (21) 2562-1274 ou através do endereço eletrônico: cursoslivres@ioc.fiocruz.br.

Todos os candidatos receberão confirmação do recebimento da documentação por meio de mensagem eletrônica. É de exclusiva responsabilidade do candidato entrar em contato com a Secretaria Acadêmica em caso de não recebimento da confirmação da inscrição no prazo de 48 horas após o envio.

A inscrição implica no reconhecimento e na aceitação pelo candidato de todas as condições previstas nesta Chamada de Seleção Pública.
 

Todas as etapas do processo de seleção deverão ser acompanhadas obrigatoriamente através do Campus Virtual Fiocruz (www.campusvirtual.fiocruz.br) e alternativamente através do sítio do Instituto Oswaldo Cruz (www.ioc.fiocruz.br).
 Documentos necessários para a inscrição (digitalizados em PDF):
 
Formulário de inscrição preenchido - o formulário deverá informar OBRIGATORIAMENTE, a carta de interesse e o link do CV LatteS.


a) Cópia digitalizada de documento de identificação (carteira de identidade ou registro civil ou carteira de trabalho; se estrangeiro, cópia do passaporte ou do registro nacional de estrangeiro) e do cadastro de pessoas físicas (CPF);
 
b) Cópia digitalizada do documento comprobatório de nível de escolaridade, conforme exigência do curso: declaração de matrícula de curso de nível médio ou graduação, diploma de conclusão curso de nível médio, graduação e ou pós-graduação (mestrado ou doutorado);
 
c) Cópia digitalizada do histórico escolar, conforme exigência do curso.

A ausência de quaisquer dos documentos solicitados desqualificará a inscrição.
 Processo de SeleçãoHomologação da inscrição (eliminatória)
As inscrições serão homologadas após a conferência dos documentos nos termos da presente Chamada de Seleção Pública.

A ausência de quaisquer documentos solicitados implicará na não homologação da inscrição.
 É de inteira responsabilidade do candidato a conferência dos documentos antes do envio por correio eletrônico.

O resultado da homologação da inscrição será divulgado no Campus Virtual Fiocruz e no sítio do IOC (www.ioc.fiocruz.br)

Seleção (classificatória e eliminatória)


A seleção dos candidatos para participação nas Atividades de Extensão – Modalidade Cursos Livres é de total responsabilidade do Coordenador Didático, de acordo com os critérios de seleção de cada curso.

O resultado final será divulgado no Campus Virtual Fiocruz e no sítio do IOC (www.ioc.fiocruz.br), conforme calendário, podendo o candidato entrar com recurso por meio de carta entregue à Secretaria Acadêmica.