Cursos

Home Cursos
Voltar

II Curso de Férias de Biologia Molecular Aplicada à Leishmaniose - 2º Oferta

Unidade/ofertante: Fiocruz Rondônia Telefone: (69) 3219-6000 Email: rondonia@fiocruz.br
C Capacitação/Cursos Livres
Presencial
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

O Curso de Férias de Biologia Molecular Aplicada à Leishmaniose tem o objetivo de oportunizar a experiência em laboratório de pesquisa, priorizando alunos de cidades do interior de Rondônia ou da capital do estado (mas que ainda sem experiência em laboratório), além de capacitar alunos em fundamentos da biologia molecular, com ênfase em análise por PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), Eletroforese e Sequenciamento, aplicados ao estudo das leishmanioses. Serão ministradas aulas teóricas e práticas sobre a preparação e controle de qualidade das amostras, extração de DNA, PCR e eletroforese englobando o funcionamento dos equipamentos envolvidos e preparo de todas as reações e tampões necessários e análise dos resultados, além de análise de sequências de DNA.


II Curso de Férias de Biologia Molecular Aplicada à Leishmaniose é destinado a alunos de graduação nas áreas de ciências da saúde, preferencialmente com conhecimentos básicos sobre biologia molecular.

O curso será ofertado do dia 20 ao dia 24 de janeiro de 2020, sendo presencial e com aulas teóricas e práticas.

As aulas ocorrerão no Laboratório de Epidemiologia Genética da Fiocruz Rondônia.

Os critérios de seleção para o curso são:

  • Ser aluno de graduação devidamente matriculado;
  • Avaliação da carta de intenção (breve texto indicando qual o interesse no curso);
  • Avaliação do aproveitamento escolar através da análise do histórico da graduação (que deve ser anexado no ato da inscrição);
  • Ter cursado as disciplinas afins ao curso (Biologia molecular, principalmente);

Habilidades a serem desenvolvidas:
  • Aprendizado sobre os fundamentos e aplicações da técnica de PCR, com ênfase em identificação molecular das espécies de Leishmania presentes em amostras de pacientes com suspeita clínica de leishmaniose.
  • Preparação e controle de qualidade das amostras, funcionamento do equipamento de PCR, desenho de ensaios, análise dos resultados. 
  • Aulas práticas de extração e controle de qualidade de ácidos nucleicos, PCR, eletroforese e análise de sequências.