Home Fiocruz discute educação aberta no Fórum da Internet no Brasil
Voltar
Publicado em 30/09/2019
  • Destaques
  • Educação a Distância

Fiocruz discute educação aberta no Fórum da Internet no Brasil

Autor(a): 
Valentina Leite (Campus Virtual Fiocruz)

O Brasil tem 126,9 milhões de usuários de Internet, segundo pesquisa divulgada no segundo semestre deste ano pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). Um estudo específico sobre o campo da educação mostra que 76% dos docentes buscaram formas para desenvolver ou aprimorar seus conhecimentos sobre o uso de tecnologias digitais em processos de ensino e de aprendizagem. Diante do crescimento e da consolidação da internet no país, é importante debater como este movimento tem se dado. O tema está no centro das discussões do Fórum da Internet no Brasil, promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), desde 2011. Em 2019, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é preponente de um tema pela primeira vez* no Fórum, que acontece de 1º a 4 de outubro, em Manaus (AM).

A proposta foi apresentada por Ana Furniel, coordenadora do Campus Virtual Fiocruz, que integra a Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), e Rodrigo Murtinho, diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). A instituição será responsável pelo workshop Educação aberta: ampliando o acesso ao conhecimento em redes colaborativas. Este ano, o 9º Fórum da Internet no Brasil contará com três sessões principais e 27 workshops.

Para a coordenadora da mesa da Fiocruz, o Fórum é um evento importante para a educação, pois promove um amplo debate entre atores da sociedade e interessados no tema. "É uma oportunidade de aprofundamento dos modelos participativos e da governança da internet. Para isso, o Fórum congrega participantes dos setores governamental, empresarial, científico e tecnológico e do terceiro setor", diz Ana Furniel. E por que falar de educação aberta? “A escolha se deu pela necessidade de reforçar as políticas e práticas voltadas à educação aberta — uma diretriz institucional que fomente o debate com outras instituições, com universidades e que estimule a adesão da sociedade”, comenta.

O workshop da Fiocruz sobre educação aberta está marcado para o dia 3 de outubro, das 9h às 10h30, no Salão E do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (local do evento). Confira aqui a programação. E, para acompanhar à distância, acesse o link da transmissão ao vivo.

Diversidade, universalidade e inovação

Um dos principais objetivos do Fórum da Internet no Brasil é tratar de uma internet cada vez mais diversa, universal e inovadora no país. A iniciativa surgiu em 2011, criada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que é responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da internet no país. Em sua 9ª edição, o evento é uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), um encontro global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Este ano serão debatidos pontos como os princípios da liberdade, os direitos humanos e a privacidade. Tudo isso baseado nos Princípios para a Governança e Uso da Internet. Visite o site do Fórum e saiba mais: https://forumdainternet.cgi.br/.

Serviço
Workshop Educação aberta: ampliando o acesso ao conhecimento em redes colaborativas
Proponentes: Ana Furniel (VPEIC/Fiocruz) e Rodrigo Murtinho (Icict/Fiocruz)
Data: 3/10/2019
Horário: 9h às 10h30
Local: Salão E do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques – Manaus (AM)

 

*Atualizado em 1/10/2019.