Home Pelo mundo: Fiocruz lança site do seu Programa Institucional de Internacionalização (PrInt)
Voltar
Publicado em 08/05/2019
  • Bolsas
  • Cooperação
  • Cursos
  • Destaques
  • Editais
  • Educação a Distância
  • PrInt
  • PrInt Capes-Fiocruz

Pelo mundo: Fiocruz lança site do seu Programa Institucional de Internacionalização (PrInt)

Autor(a): 
Valentina Leite (Campus Virtual Fiocruz)

Fortalecendo sua Política de Internacionalização e ampliando a formação de redes internacionais, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lança o site do seu Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). Neste espaço, estudantes, professores, pesquisadores e coordenadores de curso e outros interessados terão acesso a editais, redes temáticas e conteúdos ligados ao PrInt Fiocruz.

O Programa fomenta os planos estratégicos de internacionalização da Fiocruz, a fim de: formar redes de pesquisa internacionais, fortalecer  a cooperação, promover a mobilidade e aprimorar a qualidade da produção acadêmica da pós-graduação.

Na Fiocruz, o PrInt está sob a responsabilidade da coordenadora geral de Educação da Fiocruz, de Cristina Guilam, no âmbito da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz).

Uma construção coletiva

O projeto foi criado em 2018, para concorrer ao edital nº41/2017 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e foi aprovado com os programas da Fiocruz que apresentaram notas 5, 6 e 7 na avaliação da agência.  

Desde a sua concepção, o PrInt foi um processo colaborativo, que envolveu o trabalho conjunto de diversas unidades da Fundação e parcerias com instituições internacionais. Neste sentido, foi criado um Grupo de Trabalho, que definiu a estrutura, os objetivos e os coordenadores das redes internacionais. Também foram realizadas oficinas com coordenadores de programas e representantes de ensino. Hoje, o PrInt funciona ativamente e já concedeu bolsas de doutorado sanduíche a estudantes da Fiocruz.

Clique aqui para conhecer o novo site do PrInt. E viva a internacionalização!