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ESTRATÉGIAS PARA TERRITORIALIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM FAVELAS - 2º Oferta (já encerrada as inscrições - apenas par

Unidade/ofertante: Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação Email: vpeic@fiocruz.br
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Sobre o curso

Descrição: A Cooperação Social da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a partir de um acúmulo de experiências em diálogo, assessoramento, fomento e cooperação com organizações de base sócio comunitárias, situadas em territórios vulnerabilizados, elaborou um projeto de capacitação composto por diversas inciativas, dentre as quais o Curso Livre de Estratégias para territorialização de políticas públicas em Favelas. Seu Objetivo se aloca em contribuir no processo de formação de ativistas sociais junto à organizações de base sócio comunitárias (ONGs, Associações de Moradores, Coletivos de Mulheres, Grupos Culturais etc.), seja pelo debate ampliado em torno dos limites e possibilidades do exercício de uma governança, de base territorial, fundamentada na equidade, sustentabilidade, cidadania e valores democráticos e/ou na concepção, redação e organização de projetos sócio comunitários articulados com as redes existentes num dado território.



Objetivo Geral: Ao final do curso espera-se que o aluno possa: I. Compreender a recente história, com protagonismos dos movimentos sociais, da institucionalização do SUS; II. Identificar as instâncias formais de Participação Social no âmbito do SUS de modo que possa estabelecer junto à organização/movimento pela qual se filia estratégias políticas para o exercício democrático do controle social da política pública; III. Conceber suas estratégias de atuação na esfera pública, inclusive de base territorial, considerando os limites e possibilidades de cada uma destas. IV. Contribuir na organização ou movimento social, em que atua, na formulação de estratégias para territorialização das políticas públicas. V. Utilizar ferramentas metodológicas e conceituais para proposição, acompanhamento, e controle social de políticas públicas para/ a partir de territórios sócio ambientalmente vulnerabilizados;



Metodologia: O curso se organiza em encontros presenciais, conjugando aulas expositivas com a utilização de recursos audiovisuais. O debate sempre será estimulado, respeitando os saberes e práticas dos discentes, norteado por situações problema previamente estruturadas.



Justificativa: O curso em questão se caracteriza pela promoção da reflexão crítica com os discentes em torno da importância da organização comunitária à partir do território, sinalizando os impactos reais na esfera pública/política. Buscar-se-á também abordar temáticas e produzir conhecimentos sobre as formas de organização e fundamentos das políticas públicas que afetam o cotidiano dos educandos, especialmente da construção de estratégias para sua territorialização. Serão incluídas discussões relativas ao conceito ampliado de saúde, o processo de luta por cidadania e democratização no Brasil, história e organização do SUS, os novos modelos de gestão, e a intersetorialidade como fator de promoção da saúde. À partir dos debates conceituais e teóricos, espera-se que o aluno seja capaz de contribuir – à partir de sua organização ou movimento social – para a conformação de dinâmicas de governança territorial, de bases democráticas ampliadas.



Avaliação: 75% de frequência, participação nas aulas, realização de trabalhos práticos, estruturação de um projeto de base sócio-comunitária ao final do curso.

O curso em questão objetiva contribuir no processo de formação de pessoas vinculadas às organizações de base sócio comunitárias (ONGs, Associações de Moradores, Coletivos de Mulheres, Grupos Culturais etc.) para atuação na esfera pública/política em torno da territorialização das políticas públicas, e para tal, concebe-se como estratégico a condução de um debate ampliado em torno dos limites e possibilidades do exercício de uma governança, de base territorial, fundamentada na equidade, sustentabilidade, cidadania e valores democráticos. A construção de projetos sócio comunitários descortina-se assim como importante componente neste processo, ocupando os debates no 2º módulo do curso.