Home Fiocruz inaugura Centro de Apoio ao Discente
Voltar
Publicado em 30/11/2017
  • Cooperação
  • Destaques

Fiocruz inaugura Centro de Apoio ao Discente

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) abriu hoje, às 11h, as portas de mais um espaço dedicado à valorização dos seus estudantes: o Centro de Apoio ao Discente. A iniciativa tem como base o trabalho de acolhimento de alunos de fora do Rio de Janeiro e o Programa de Excelência do Ensino, duas experiências bem-sucedidas promovidas pela Coordenação Geral de Educação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (CGE/VPEIC).

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, prestigiou a inauguração do Centro, concebido quando ela ainda conduzia a VPEIC. A coordenadora geral de Educação, Cristina Guilam, destacou que o novo espaço também abriga as atividades relacionadas ao Mestrado Profissional em Saúde (ProfSaúde) e a Associação dos Pós-graduandos (APG-Fiocruz). Antes de descerrar a placa, Nísia disse que este compartilhamento do ambiente é também uma forma de promover a integração entre as diversas instâncias de representação da comunidade acadêmica. "A ideia é acolher aqui as boas ideias dos estudantes, favorecendo a integração de diversas iniciativas. Trabalhando juntos, neste exercício de compartilhar um espaço, nós avançamos bastante", afirmou a presidente.

Novo Centro potencializa interlocução e fortalece a gestão democrática

O objetivo do novo Centro é acompanhar os estudantes na instituição, fortalecendo a escuta das diversas vozes e a gestão democrática da Fiocruz, acredita o Vice-presidente Manoel Barral. "Os estudantes representam um segmento muito importante da comunidade da Fiocruz. O Centro de Apoio ao Discente concretiza a preocupação da Presidência com o acolhimento dos alunos e sua integração, numa perspectiva mais ampla. É um espaço de valorização dos discentes e de interlocução. Neste sentido, será o catalizador de várias atividades voltadas aos nossos estudantes, tanto os do Rio quanto os de fora do Estado e do país".

Ideias e soluções compartilhadas

Durante a inauguração, o coordenador da Associação de Pós-graduandos da Fiocruz, Jefferson de Matos Campos, disse estar feliz pela formalização e reconhecimento deste espaço voltado aos alunos. "Também acho fundamental que a associação tenha esta afinidade e proximidade com o CAD, o que contribuirá muito para coordenar os processos de uma forma mais fluida, estruturada e estruturante". Ele também comentou a oportunidade de trabalhar em parceria com os profissionais do Centro de Apoio ao Discente e da Comissão que atua contra o assédio na Fiocruz para melhor encaminhar as situações relacionadas à saúde mental dos alunos.  

A coordenadora técnica do Centro, Márcia Silveira, também destacou a integração de instâncias com papéis diversos, o que possibilitará o equacionamento de situações individuais e coletivas que influenciem o bem-estar, o desempenho acadêmico e o desenvolvimento profissional dos estudantes. "É muito importante ver a união de tantas pessoas diferentes aqui, essa é a visão da Presidência: a de uma Fiocruz integrada. O CAD é um espaço institucional de escuta não só acadêmica, porque acreditamos numa educação que contempla mais do que o cognitivo, mas que é centrada em gente".

Ela lembra que o CAD é fruto do trabalho de acolhimento dos estudantes, que permitiu maior compreensão da sua realidade, das dificuldades e fatores que infleunciam sua adaptação e  desempenho. "Percebemos também o impacto de questões não acadêmicas, de caráter social ou emocional, no desempenho estudantil, e o sofrimento mental causado pelo estresse do pesquisador em formação". Márcia lembra, ainda, que o Centro contará com um posto da Associação de Pós-graduandos da Fiocruz (APG-Fiocruz), mas atenderá todos os alunos da Fundação, independentemente do nível de ensino.

O CAD fica no prédio da Expansão da Fiocruz, na Avenida Brasil, 4036/Sala 910 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ.

Por Flávia Lobato (Campus Virtual Fiocruz)