Home Fiocruz promove 2ª Oficina do PROFSAÚDE e reúne cerca de 150 profissionais de todo o Brasil
Voltar
Publicado em 31/03/2017
  • Cooperação
  • Cursos
  • Destaques
  • Educação a Distância

Fiocruz promove 2ª Oficina do PROFSAÚDE e reúne cerca de 150 profissionais de todo o Brasil

Nos dias 27/3 e 28/3, autores e professores do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) participaram de uma Oficina, organizada pela Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O encontro foi realizado na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), no Rio de Janeiro, e reuniu cerca de 150 pessoas: responsáveis nacionais, autores dos cursos, professores das 18 instituições associadas ao PROFSAÚDE, incluindo o corpo docente da Fiocruz em todo o país, e coordenadores locais da iniciativa.

À frente da Coordenação Acadêmica Nacional, Maria Cristina Guilam comenta o objetivo da Oficina. “O PROFSAÚDE será todo à distância. Então, buscamos ter este momento de integração entre os colaboradores para que eles possam perceber que fazem parte de um corpo único”.

Na primeira parte do encontro, autores e professores das disciplinas tiveram a oportunidade de conhecer a concepção pedagógica, a estrutura do curso e o papel do regente. Num segundo momento, foram formados grupos de trabalho que discutiram a integração e a organização de disciplinas. A professora Vera Lucia Kodjaoglanian, da Fiocruz Mato Grosso do Sul, mostrou-se satisfeita com a troca de experiências, que considera fundamental diante de um grande projeto como o PROFSAÚDE. "Graças ao envolvimento de todos os atores que trabalharam para elaborar a disciplina, desenvolvemos o sentido de pertencimento ao grupo. Também foi uma oportunidade para ampliar nossa visão do conteúdo interno a ser trabalhado e tirar dúvidas. Como havia regentes das mais diversas regiões do Brasil, pudemos conhecer outras estratégias, considerando os diferentes contextos apresentados. Compartilhamos saberes e fazeres, e ajustamos, coletivamente, o plano de ensino", afirmou.

O encontro foi encerrado com uma mesa para alinhamento dos encontros presenciais.

As aulas do PROFSAÚDE estão previstas para começar no dia 5/5.

Sobre o Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE)

Com a chancela da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e da Fiocruz, trata-se de uma proposta de curso em rede nacional, que reúne 18 instituições de ensino e pesquisa que atuam no Brasil.

O objetivo do mestrado é formar profissionais de saúde que atuam na Saúde da Família/Atenção Básica nos diversos municípios brasileiros. O PROFSAÚDE também tem o papel de estimular a produção de novos conhecimentos e inovações na atenção básica no país, considerando as diversidades regionais e locais, ao integrar instituições acadêmicas e gestores da saúde pública. Com isso, espera-se contribuir para iniciativas defensoras do Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando os valores constitucionais de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social.

À frente da Coordenação Acadêmica Nacional estão Luiz Augusto Facchini (Abrasco), Maria Cristina Rodrigues Guilam e Carla Pacheco Teixeira (ambas da Fiocruz). O programa visa favorecer a superação de obstáculos estruturais, para consolidar a Estratégia de Saúde da Família como política pública efetiva e que também está alinhado aos objetivos do Programa Mais Médicos.

O Mestrado Profissional em Saúde da Família tem duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, com carga horária total de 960 horas. São 42 créditos distribuídos entre 32 créditos para as disciplinas obrigatórias (480 horas) e 10 créditos para disciplinas eletivas (150 horas) e 22 créditos para dissertação (330 horas).

O curso é semipresencial: do total de 960 horas, 832 horas são desenvolvidas em trabalho online e 128 horas para desenvolver trabalhos em encontro físico-presencial com os participantes de cada uma das universidades.

As atividades EAD serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Open Source Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning – Objeto Modular Orientado ao Ensino a Distância), por ser um software livre de ambiente colaborativo de aprendizagem, que possibilita ações educativas compartilhadas através da utilização de tecnologia, onde todos sujeitos envolvidos podem atuar simultaneamente. Este software pode ser utilizado em qualquer sistema operacional, além de ter as características da adaptabilidade e usabilidade.