O surto de febre amarela silvestre enfrentado pelo Brasil colocou especialistas e a população em estado de alerta. Mas a quantidade de notícias desencontradas, manchetes sensacionalistas e a disseminação de boatos e desinformação também levaram as pessoas a ficarem com medos desnecessários e a fazer filas em postos de saúde para receber a vacina, muitas vezes, sem que houvesse urgência.
Até às 13h do dia 7/2, o Ministério da Saúde (MS) havia divulgado 1.048 casos notificados da doença (894 deles em Minas Gerais). Do total, 777 estavam em investigação, 195 haviam sido confirmados e 76 descartados. Até aquele momento 69 mortes pela doença tinham sido confirmadas, segundo o MS.
O Ministério tem enviado doses extras da vacina contra febre amarela aos estados e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) bateu recorde na produção do imunizante, que é fabricado no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz). Neste momento, o MS recomenda a vacinação para pessoas que moram nas áreas atingidas pela doença, quem mora próximo dessas regiões e aqueles que vão viajar para as áreas de risco ou regiões próximas.
Para tirar dúvidas sobre a febre amarela e a vacinação e discutir a questão em maior profundidade, o Sala de Convidados reúne especialistas na próxima terça-feira (14/2). O programa vai ao ar, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde e conta com a participação dos telespectadores, que podem mandar perguntas por telefone ou pela internet. Não perca e participe!
Sobre o programa
O Sala de Convidados é um programa ao vivo, apresentado por Renato Farias, inédito toda terça-feira, das 11h às 12h. Em geral, o debate é em torno de temas factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde. A participação do espectador pode ser antecipada ou acontecer no dia. As perguntas são enviadas através do número 0800 701 81 22 , pela fan page do Canal Saúde , pelo e-mail canal@fiocruz.br e pelo chat (apenas durante o programa) no site da TV.
Como assistir
Televisão: canal 2.4 , no Rio de Janeiro e em Brasília e 3.4 , em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690).
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).
Fonte: Canal Saúde