O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) comemora, em agosto, 30 anos de existência e atuação voltada para a sociedade, com a missão de contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde das populações amazônicas, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico regional. A comemoração será marcada por três dias de eventos, programados para ocorrer em espaços diferentes e simbólicos para a cultura, política pública e a ciência da região. Eventos científicos, culturais, de popularização da ciência, difusão do conhecimento e homenagens marcarão as festividades, começando em 17 de agosto, com o Fiocruz Pra Você, de incentivo à vacinação, com apoio da Secretaria de Saúde de Manaus, em que a Fiocruz Amazônia abrirá as portas para a comunidade, com mostras científicas de laboratórios, atividades lúdicas para crianças e a possibilidade de atualização da caderneta de vacinação com aplicação de diversos tipos de imunizantes.
No dia 19 de agosto, data em que a Fiocruz Amazônia completa 30 anos, a programação será marcada por duas festividades solenes, uma interna com homenagens especiais a parlamentares que apoiam a instituição, na sede da unidade, pela manhã, e no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, iniciando às 19h. Já no dia 20, a partir das 10h30, a Assembleia Legislativa do Amazonas homenageará instituições colaboradoras da Fiocruz Amazônia e pessoas que fizeram e fazem a história da instituição, atendendo propositura da Comissão de Saúde e Previdência. À noite, a partir das 19h30, haverá a apresentação do espetáculo Folguedos, do Balé Folclórico do Amazonas, no Teatro Amazonas, tendo a Fiocruz Amazônia como convidada especial da Secretaria estadual de Cultura.
A diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, enfatiza a importância das parcerias com outras instituições, no cumprimento do papel fundamental da Fiocruz Amazônia na formação e na capacitação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde. “Desde a sua criação, em 1994, a Fiocruz Amazônia vem contando uma história de conquistas e avanços para a ciência e a população amazônica, cooperando com a elaboração de políticas públicas e na produção de conhecimento científico e tecnológico. Ao longo destes anos, crescemos e nos modernizamos, ao ponto de expandirmos nossa atuação nos mais diversos territórios da Amazônia, assegurando qualidade de vida para todos os povos que habitam essa região”, destaca.
A Fiocruz Amazônia conta hoje com uma comunidade estimada em 350 pessoas, entre pesquisadores, bolsistas, alunos de programas de pós-graduação e pessoal administrativo. Com sete laboratórios de pesquisa, tem ao todo sete programas educacionais: Programa de Vocação Científica (Provoc), Programa de Iniciação Científica (PIC-ILMD), Mestrado e Doutorado em Biologia Parasitária (PPGBIO-Interação), Mestrado em Saúde Coletiva (PPGVIDA), com turma fora da sede de Sanitaristas Indígenas e o Mestrado e Doutorado do Vigifronteiras, Doutorado em Saúde Coletiva (DASPAM) e Mestrado Profissional em Rede (PROFSAÚDE). Os laboratórios da instituição são Diagnóstico e Controle de Doenças Infecciosas (DCDIA), Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS), Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia (EDTA), História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA), Saúde de Populações Vulneráveis (SAGESPI), Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), Modelagem, Geoprocessamento e Epidemiologia (LEGEPI).
Ao todo, a Fiocruz Amazônia dispõe de seis plataformas tecnológicas (genômica, RT-PCR, Citometria de Fluxo, Bioensaios, Microscopia de Disecção e Laser e Bioprospecção, que integram a Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz), mais duas coleções biológicas (bactérias e fungos) e dois biobancos. Todas plataformas tecnológicas e coleções biológicas voltadas para melhor atender as necessidades e ajudar a enfrentar os desafios para ofertar saúde pública de qualidade às pessoas, com foco na redução de desigualdades sociais.
A Fiocruz Amazônia está presente nas periferias de Manaus, em municípios do interior, nas regiões de fronteira e comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, desenvolvendo projetos de pesquisa e programas de pós-graduação visando a formação de recursos humanos, com destaque para o primeiro curso de Mestrado em Saúde Coletiva, na modalidade Sala Estendida (realizado fora da sede da instituição) voltado exclusivamente para indígenas do Alto Solimões, numa turma de 15 vagas oferecidas nesta iniciativa inédita de formação strictu senso do Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA). O curso reúne tikunas, kambebas, kaikanas, marubos, kokamas e kanamaris, dos municipios de Tabatinga, Benjamim Constant, Atalaia do Norte, Amaturá e Santo Antônio do Içá, e é resultado de um esforço conjunto desenvolvido entre instituições de ensino e de fomento à pesquisa.
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realiza, em 5 de março, a partir das 14h30, a aula inaugural que marca a abertura das atividades do ano letivo de 2024, dos programas de pós-graduação da instituição, e também o IV Workshop da Pós-Graduação 2024. A palestra magna sobre o tema “O papel da pesquisa no fortalecimento dos direitos da mulher na saúde sexual e reprodutiva” será ministrada pela médica sanitarista Maria do Carmo Leal, pesquisadora visitante da Fiocruz Amazônia e da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), na sede do ILMD/Fiocruz Amazônia, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. A aula abrirá os trabalhos acadêmicos deste ano, e poderá ser acompanhada pelo canal do YouTube da instituição.
“Nessa aula inaugural, irei abordar a discussão acerca da translação do conhecimento científico, na relação do conhecimento científico da sociedade com os sistemas de saúde, essa ideia é muito bem aplicada no caso da saúde da mulher, dos direitos sexuais e reprodutivos”, comenta Maria do Carmo. Ela explica que historicamente, nos sistemas de saúde, uma série de práticas sobre a atenção ao parto ou mesmo atenção ao aborto ou a saúde da mulher nos aspectos da vida sexual e reprodutiva, deixa de repassar informações acerca dos direitos e sobre o que é a qualidade da atenção para as mulheres nesses aspectos
“A aula vai chamar a atenção para o aspecto de como as pesquisas que temos feito ao longo dos anos têm dado ênfase importante nesse conteúdo da translação do conhecimento, seja informando a sociedade, em particular as mulheres e famílias, sobre os seus direitos sobre a melhor assistência ao parto ou ao aborto, seja informando para os sistemas de saúde as falhas e problemas que estão sendo associados a resultados obstétricos e epidemiológicos”, salienta a pesquisadora, ressaltando a necessidade de se colocar essas ideias em prática na área da saúde da mulher, mostrando que as pesquisas podem e devem cumprir esse papel.
PROGRAMAÇÃO
Dando sequência às atividades da programação de abertura do ano letivo 2024, o IV Workshop da Pós-Graduação – edição 2024, no dia 6, das 9h às 16h, haverá a apresentação aos novos alunos dos serviços e ações oferecidos pela Vice-Diretoria de Educação, Informação e Comunicação (VDEIC); Secretaria Acadêmica; Posgrad (Pós-graduação); Biblioteca; Associação de Pós-Graduandos; NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) e Comissão de Biossegurança.
No dia 7, das 9h às 16h, haverá a interação dos alunos com a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) e do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-Interação).
Entre os dias 11 e 13/3, será realizada a “Oficina de Redação Científica”, ministrada pelo professor doutor Gilson Luiz Volpato, no salão Canoas, na sede da Fiocruz Amazônia.
Assista à transmissão da aula inaugural abaixo:
O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), retoma seu ciclo de palestras no dia 24 de março, às 10h (horário de Manaus) / 11h (horário de Brasília). As atividades do ano de 2023 terão início com a palestra: “O processo de produção de sínteses científicas para grandes problemas sistêmicos atuais: as Trajetórias bio-sócio-econômicas na Amazônia” a ser ministrada por Claudia T. Codeço, pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (PROCC/Fiocruz) e, Ana Rorato Vitor, colaboradora no Laboratório de investigações em Sistemas Socioambientais (LiSS) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A apresentação ocorrerá em formato online e, os interessados podem acessar o evento, através da plataforma Zoom, utilizando o ID (844 4116 5296) e senha (135552).
De acordo com Cláudia Codeço, os problemas complexos atuais demandam trocas cada vez maiores de saberes. São desafios postos pelas mudanças climáticas, perda de biodiversidade, vulnerabilidade social, pandemias, poluição, dentre outros. “Nesse seminário, vamos debater como lidar com essas questões a partir de projetos de Síntese Científica. Vamos exemplificar com a experiência do projeto Trajetórias (Sinbiose-CNPq), que articula saúde-ambiente-economia na Amazônia”, explica.
O objetivo geral do projeto Trajetórias é fornecer uma estrutura para o debate conjunto das dimensões econômica, ambiental e de saúde, buscando contribuir para o entendimento dos fatores que impactam a biodiversidade e a saúde humana na região. Para isso, o projeto produziu o dataset “Trajetorias” para monitoramento de saúde e ambiente, vinculado às trajetórias rurais tecnoprodutivas, que mediam a relação do homem com o meio ambiente.
A primeira edição terá como moderadora a Vice-Diretora de Pesquisa e Inovação do ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, que demonstrou entusiasmo pelo retorno das atividades. “É com grande prazer que a gente retoma as sessões do Centro de Estudos em 2023, ainda nesse formato online, que nos propicia as falas e palestras de diferentes pessoas. Nessa abertura, teremos o prazer de receber duas pesquisadoras que atuaram e foram desenvolvedoras do projeto Trajetórias, do edital Sinbiose do CNPq, no qual eles reuniram diferentes abordagens e, pesquisadores de diferentes áreas, para através dessa integração de diferentes saberes, podermos olhar e produzir uma base de dados que permita o desenvolvimento e a compreensão do que está acontecendo na Amazônia, em especial como pesquisadoras da Fiocruz, no que tange a saúde dessa população”, destaca.
SOBRE AS PALESTRANTES
Cláudia é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestra em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutora em Quantitative Biology – University of Texas at Arlington e possui pós-doutorado em Epidemiologia Teórica – Instituto Gulbenkian de Ciência. Atualmente é pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz, no Programa de Computação Científica (PROCC). Atua como docente na Pós Graduação de Epidemiologia em Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e na Medicina Tropical (IOC/Fiocruz).
Possui experiência na área de Dinâmica de Populações, com ênfase em Modelagem Matemática de Dinâmica de Doenças Transmissíveis, atuando principalmente nos seguintes temas: ecoepidemiologia de doenças transmitidas por vetores, biomatemática, dinâmica de processos transmissíveis e ecologia populacional de vetores, modelagem aplicada à vigilância. Coordenadora do Infodengue.
Ana Rorato é Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, mestra em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná, doutora em Ciência do Sistema Terrestre (CST) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde desenvolveu uma avaliação da vulnerabilidade ambiental das Terras Indígenas da Amazônia brasileira.
Atua nas seguintes áreas do conhecimento: ecologia, conservação ambiental, análise de mudanças no uso e cobertura da terra, avaliação de ameaças ambientais em Terras Indígenas da Amazônia, criação de indicadores socioambientais e de vulnerabilidade, avaliação da aplicação de políticas públicas e ambientais na Amazônia, uso de dados de sensoriamento remoto e geotecnologias.
SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS
O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.
Nesta temporada, as palestras passam a ser moderadas pelos laboratórios de pesquisa da Instituição. Ao todo, 16 sessões devem ocorrer durante o ano de 2023, comtemplando as áreas de biodiversidade e sociodiversidade.
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) vai realizar no dia 13 de março, às 9h (horário de Manaus) / 10h (horário de Brasília), a aula inaugural que marca a abertura do ano letivo dos programas de pós-graduação da Instituição. A abertura das atividades será marcada pela apresentação da palestra magna “Desafios de controle da malária na crise de saúde na Terra Indígena Yanomami”, ministrada por André Machado de Siqueira, pesquisador do Laboratório de Doenças Febris Agudas, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).
O evento acontecerá em formato híbrido e contará presencialmente com a participação dos alunos aprovados no último processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado ofertados pela Fiocruz Amazônia. A atividade terá transmissão pelo canal da Fiocruz Amazônia no Youtube e disponibilizará certificação de Atividade Curricular Complementar (ACC) para os participantes.
A diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken, destaca a importância da acolhida aos alunos como um momento em que todos passam a se sentir parte da instituição, inseridos no contexto dos programas de pós-graduação oferecidos pela unidade. “Ao contrário do ano passado, as atividades da abertura do ano letivo de 2023 acontecerão de modo híbrido, com a presença dos alunos e a aula magna online do médico infectologista André Siqueira, que muito nos honra e abordará a questão do controle da malária, no contexto da crise sanitária vivida no território indígena Yanomami. Estamos na Amazônia e somos parte desse processo de resgate da dignidade e da saúde dos povos indígenas, bem como das populações ribeirinhas e caboclas desse vasto território”, afirmou Benzaken, destacando a alegria de receber novas turmas dos programas de mestrado e doutorado.
O infectologista André Siqueira integra a missão do Ministério da Saúde na região Yanomami, território indígena que reúne mais de 30,4 mil habitantes, onde foram registrados casos de desnutrição grave na população de mais de 5 mil crianças, já acumulando 570 casos de óbito infantil, bem como quadros graves de malária, doenças diarreicas agudas e acidentes ofídicos. O convite partiu do escritório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), um dos parceiros do Governo Federal na ação.
Para Siqueira, os altos índices nos casos de malária necessitam de controle. Algumas dessas estratégias em desenvolvimento devem ser apresentadas e discutidas durante a palestra. “A crise de saúde que enfrenta a população Yanomami é complexa pela grandeza do território, dificuldade de acesso às comunidades, conflitos com os garimpeiros, levando à desnutrição e aumento expressivo no número de casos de malária e outras doenças. O controle da malária neste contexto é desafiante e necessita de estratégias inovadoras que serão discutidas”, explica.
SOBRE O PALESTRANTE
Natural de Brasília (DF), André Siqueira é graduado em Medicina pela Universidade de Brasília, realizou residência médica em Infectologia pela Universidade de São Paulo, é mestre em Epidemiologia pela London School of Hygiene & Tropical Medicine e é doutor em doenças tropicais pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)/Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado.
Atua como pesquisador, médico assistente, professor e consultor nos tópicos de doenças febris agudas, em âmbito nacional e internacional, conduzindo estudos epidemiológicos e ensaios clínicos de terapia e prevenção de malária, arboviroses, coronavirus e abordagem sindrômica. Possui estudos financiados por agências de fomento nacionais e internacionais. Além disso, coordena a Rede de Pesquisa Clínica e Aplicada em Chikungunya (Replick).
ENSINO
Os programas, cursos e atividades de ensinos desenvolvidos pela Fiocruz Amazônia visam qualificar profissionais para funções especializadas nos campos das ciências e tecnologias em saúde, necessários à sociedade, bem como aprofundar conhecimentos e habilidades, voltando-se prioritariamente para a área de Saúde Coletiva e afins, promovendo atualização sobre os avanços de conhecimentos nesse campo e a ampliação das competências profissionais dos discentes.
Atualmente, o Instituto conta com os seguintes cursos: Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação) – Mestrado e Doutorado; Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) – Mestrado; Doutorado em Saúde Pública na Amazônia; Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia (DASPAM); Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde).
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo de seleção pública de candidatos para ingresso no curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-Interação). Os interessados podem se inscrever por meio de formulário online até o dia 10 de novembro.
A chamada do programa oferece 16 vagas, distribuídas entre duas linhas de pesquisa: Eco epidemiologia das doenças transmissíveis; e Bioquímica, biologia celular e molecular de patógenos e seus vetores.
Linha de pesquisa 1: Eco epidemiologia das doenças transmissíveis
A linha abordará pesquisas que investiguem a influência das alterações antrópicas e ambientais no perfil epidemiológico das doenças transmissíveis. Ela também contemplará estudos que investiguem a biodiversidade dos insetos vetores de agentes patogênicos e a compreensão dos fatores ecológicos, biológicos e comportamentais que determinem as dinâmicas de transmissão dessas doenças. Ainda nesta linha, outros estudos abordarão os fatores clínicos e/ou biológicos associados à aplicação de métodos de prevenção e/ou controle das doenças transmissíveis, bem como a investigação de determinantes epidemiológicos e fisiopatológicos associados aos agravos das doenças infecto-parasitárias.
Linha de pesquisa 2: Bioquímica, biologia celular e molecular de patógenos e seus vetores
A linha abordará estudos que investiguem mecanismos celulares e moleculares associados na interação parasito-hospedeiro, o papel exercido pelos diferentes agentes patogênicos e sua virulência em humanos e modelos experimentais, tais como murinos e artrópodes vetores colonizados. A linha compreenderá estudos que utilizem metodologias tradicionais e de alto desempenho, como proteômica, transcriptômica e genômica visando compreender aspectos morfológicos da fisiopatologia das doenças. Esta linha abordará também pesquisas aplicadas para o desenvolvimento de metodologias de diagnóstico molecular de agentes infecciosos, bem como a busca de princípios ativos como potenciais agentes terapêuticos visando o desenvolvimento de novas estratégias para o controle das doenças.
Para se inscrever, o candidato deverá apresentar a documentação solicitada no Edital. A admissão no curso de mestrado será feita através de processo seletivo que é composto das seguintes etapas: Homologação das inscrições, Prova Escrita, Prova Oral e análise do currículo lattes. As 2ª e 3ª etapas do processo seletivo são eliminatórias.
O início das aulas está previsto para ocorrer no dia 13 de março de 2023.
SOBRE O PPGBIO-INTERAÇÃO
O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro é curso strictu sensu que tem como essência a dinâmica de transmissão das doenças e as interações moleculares e celulares da relação patógeno-hospedeiro no âmbito da maior biodiversidade mundial.
O PPGBIO-Interação se enquadra na grande área em Parasitologia devido a pesquisa e ensino terem ênfase na eco-epidemiologia e biodiversidade de micro-organismos e vetores; fatores de virulência, mecanismos fisiopatológicos e imunológicos associados na interação parasito-hospedeiro.
Estes diversos aspectos são os principais delineadores para escolha da área de concentração da Ciências Biológicas III, por esta ser uma área multidisciplinar e baseada no eixo bioquímica, genética, biológico, celular e molecular. Os alunos recebem uma formação em áreas estratégicas por sua importância e que precisam ser desenvolvidas no Estado.
Com o tema “Contribuições da pós-graduação na superação dos desafios em saúde pública na Amazônia”, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizará o IV Encontro da Pós-Graduação e o II Encontro dos Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva no Amazonas. O evento, que terá transmissão ao vivo pelo Youtube do ILMD Fiocruz Amazônia, acontecerá de 13 a 16 de setembro, das 9h às 17h, com inscrição gratuita e a participação de 35 pesquisadores renomados nacionalmente. A inscrição pode ser feita no Campus Virtual.
O encontro é aberto ao público em geral, porém possui assuntos de grande interesse para pesquisadores, alunos de pós-graduação e de iniciação científica, além de profissionais da saúde e de áreas afins. Os eventos visam discutir os avanços científicos e propor intervenções na saúde pública da região amazônica. Além disso, haverá a entrega de certificados de horas pela participação nos eventos.
Nos quatro dias de eventos acontecerão palestras, rodas de conversas, mesas de debate, atividades culturais e apresentações de trabalhos científicos. Além disso, os espectadores poderão interagir ao enviar suas mensagens no chat do canal do Youtube, que transmitirá os eventos em tempo real.
PROGRAMAÇÃO DO IV ENCONTRO
Uma das novidades deste ano é a realização do pré-evento no dia 12 de setembro, abordando o tema “Atividades Pré-evento: Estratégias para a qualificação da pós-graduação”.
A primeira palestra “Metodologias ativas no processo formativo discente na pós-graduação”, marcada para 9h, terá a participação da psicopedagoga e diretora do Inova Práticas Educacionais (IPE), Denia Falcão de Bittencourt, além do professor e pesquisador de educação da Universidade de São Paulo (USP), José Manuel Moran Costas.
A partir das 14h, o público poderá conferir o painel “Autoavaliação e planejamento estratégico dos programas de pós-graduação”, apresentado por Denise Balarine Cavalheiro Leite, avaliadora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O IV Encontro da Pós-Graduação inicia na terça-feira, 13 de setembro, das 9h às 9h50, com uma mesa de debate que terá a participação de cinco pesquisadores. Entre eles, o coordenador do evento, Dr. Fernando José Herkrath.
Das 10h às 11h30, acontecerá o debate sobre “A importância da popularização e da divulgação científica”. Das 14h às 16h, entra a roda de conversa “Prioridades de pesquisa para as políticas públicas de saúde”.
No segundo dia, 14 de setembro, das 9h às 11h30, a programação começa com a sessão “Uso de tecnologias e metodologias emergentes em pesquisa científica”. A partir das 14h, acontece a segunda roda de conversa: “Estudos com populações das regiões de fronteira”.
O terceiro dia, 15 de setembro, inicia com a sessão “Pesquisas envolvendo saúde de populações amazônicas, conhecimento tradicional, ambiente e biodiversidade”, e, das 14h às 16h, o público confere a roda de conversa “Desafios para o controle dos agravos em saúde na região Norte”.
Encerrando o IV Encontro, no dia 16 de setembro, das 9h às 11h30, a instituição promove a terceira sessão temática: “Lições aprendidas com a pandemia de COVID-19”. Já às 15h, a palestra “A contribuição da pós-graduação em saúde pública/saúde coletiva para a consolidação do SUS” entra em cena. Além disso, às 16h, o público confere a última mesa de debates, com a premiação dos trabalhos científicos e uma apresentação cultural. A programação completa dos dois eventos está disponível no Campus Virtual.
A Universidade Nacional da Colômbia (Unal/Sede Amazônia) sediou o 2º Encontro de Pesquisadores em Saúde da Tríplice fronteira (Brasil-Colômbia-Peru). O Encontro, organizado pelos pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia), José Joaquín Carvajal Cortés e Adele Schwartz Benzaken, diretora da unidade regional da Fundação, visa fortalecer os programas de pós-graduação, por meio de cooperações entre universidades e instituições do Alto Solimões.
“O objetivo do encontro foi congregar as universidades e instituições de pesquisa que atuam na área de fronteira do Alto Solimões, no sentido de alinhar esforços de cooperação internacional e criar uma agenda de trabalho conjunto, fortalecendo os programas de pós-graduação programados pela Fiocruz Amazônia numa visão transfronteiriça”, explicou Benzaken.
Além de representantes da Unal e Fiocruz Amazônia, participaram da atividade pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Projeto LMI Sentinela, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Universidade do Estado do Amazonas (UEA/Campus Tabatinga), Universidade Federal do Amazonas (Ufam/ Campus Benjamin Constant), Laboratorio Departamental de Saúde Pública (LSDP – Amazonas/Colômbia), Universidad Nacional de la Amazonía Peruana (Unap) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas – Sub-regional Sudamérica).
O intuito da atividade, ocorridas nos dias 12 e 13 de agosto, foi promover um encontro acadêmico-científico e inter-institucional em saúde, visando alinhar esforços conjuntos de cooperação internacional contemplando principalmente a zona fronteiriça entre Brasil, Colômbia e Peru. A partir disso, os pesquisadores pretendem realizar um trabalho colaborativo para o intercâmbio de conhecimento nas áreas de saúde e fronteira, partindo de um olhar interdisciplinar e intercultural.
As temáticas abordadas durante encontro visam discutir possibilidades de articulação e futuros acordos interinstitucionais, além da elaboração de planos de trabalho conjuntos entre as instituições: Unal, Fiocruz e Unap. Na oportunidade, os pesquisadores realizaram uma apresentação sucinta de projetos sobre saúde em andamento na tríplice fronteira.