Home Seminário em homenagem ao sanitarista Antonio Ivo de Carvalho discute as perspectivas da saúde no Brasil frente às transformações demográfica e epidemiológica
Voltar
Publicado em 09/06/2026
  • Centro de Estudos/Sessões científicas
  • Destaques
  • Portal Fiocruz

Seminário em homenagem ao sanitarista Antonio Ivo de Carvalho discute as perspectivas da saúde no Brasil frente às transformações demográfica e epidemiológica

Autor(a): 
Eliane Bardanachvili (CEE/Fiocruz)

As transformações demográfica e epidemiológica e os desafios que se impõem ao sistema de saúde brasileiro estarão em debate no seminário Antonio Ivo de Carvalho – Perspectivas da Saúde no Brasil, que o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz realizará no dia 10 de junho de 2026. O evento, presencial, com transmissão ao vivo, trará os olhares de três especialistas que terão suas exposições comentadas pelo presidente da Fiocruz, Mario Moreira. A proposta é contribuir para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à equidade e à sustentabilidade do Sistema Único de Saúde no cenário contemporâneo e ressaltar o papel estratégico da Fiocruz nesse processo. O seminário prestará homenagem ao legado do sanitarista Antonio Ivo de Carvalho (1950-2021), cuja biografia foi marcada pelo protagonismo na luta pela democracia e pelo direito universal à saúde. No dia do evento, completam-se cinco anos de sua morte. Antonio Ivo de Carvalho foi responsável pela criação do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz e seu primeiro coordenador. Antônio Ivo também esteve nove anos à frente da Direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp, onde enfrentou vários desafios no âmbito da saúde nacional e internacional, das críticas ao SUS e das mudanças políticas no cenário global. Deixou importante legado intelectual e institucional para a saúde coletiva brasileira.

O demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, professor titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE), abordará o tema Desafios e oportunidades da economia da longevidade no Brasil, tratando dos impactos do acelerado envelhecimento populacional (dados do IBGE apontam que, em 2029, o país contará com 40,1 milhões de idosos, superando os 39,2 milhões de jovens com menos de 15 anos) e das possibilidades econômicas, de inovação e de reorganização social que se abrem em um cenário que, conforme defende, está longe de ser tomado como adverso, podendo ser, sim, fonte de prosperidade.

A pesquisadora Deborah Carvalho Malta, professora titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da UFMG), falará sobre Carga de doença: fatores de risco, incapacidade e mortalidade no Brasil (1990–2023), apresentando a evolução do perfil epidemiológico da população brasileira, entre 1990 e 2023, e observando que o Brasil apresentou avanços importantes nos indicadores de saúde nas últimas décadas, associados à expansão do SUS, da Atenção Primária à Saúde e das políticas sociais. Entretanto, destacará, persistem desafios relacionados ao envelhecimento populacional, à crescente carga das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), aos transtornos mentais, à obesidade e às desigualdades regionais em saúde.

O pesquisador José Gomes Temporão, ex-ministro da saúde e um dos coordenadores do grupo de pesquisa Doenças Crônicas e Tecnologias de Saúde, do CEE-Fiocruz, discutirá os desafios do cenário exposto para o Sistema Único de Saúde, considerando aspectos como financiamento, acesso, gestão e a capacidade de resposta diante da transição pela qual passa a sociedade brasileira.

Seminário Antonio Ivo de Carvalho – Perspectivas da Saúde no Brasil

Data: 10 de junho de 2026

Horário: 14h às 16h30

Local: Auditório térreo da Ensp/Fiocruz (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro-RJ)

PROGRAMAÇÃO

13:30 – Brunch de boas vindas

14:00 – Abertura

• Rômulo Paes de Sousa – coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz)

14:10 – Homenagem a Antonio Ivo de Carvalho

• Maria Helena Mendonça (Ensp/CEE-Fiocruz) e familiares

14:30 – Apresentações

• Exibição de vídeo

• José Eustáquio Diniz Alves – professor titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE)

Desafios e oportunidades da economia da longevidade no Brasil

• Deborah Carvalho Malta – professora titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública (UFMG)

Carga de doença: fatores de risco, incapacidade e mortalidade no Brasil (1990–2023)

• José Gomes Temporão – pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz)

Transição demográfica e epidemiológica e os desafios para o Sistema Único de Saúde

Debatedor
• Mario Moreira –presidte da Fundação Oswaldo Cruz