Com objetivo de ampliar a presença da bioética em sua agenda institucional, a Fiocruz promove, em 12 de maio, o evento Cooperação entre a Fiocruz e a Global Health Bioethics Network (GHBN): desafios para a cooperação internacional. O encontro será realizado das 9h às 12h e terá transmissão ao vivo e tradução simultânea.
A iniciativa marca um novo momento na inserção da América Latina em redes globais de bioética, a partir da parceria entre a Fiocruz e a GHBN, coordenada pela Universidade de Oxford. Além de apresentações institucionais, a programação inclui o lançamento público da participação da Fiocruz na Global Health Bioethics Network e visa fortalecer a colaboração institucional e intensificar a integração da GHBN com a rede latino-americana.
Com a presença de representantes da Fundação, da Universidade de Oxford e de integrantes da rede internacional, a atividade será voltada a estudantes, pesquisadores e coordenadores de ensaios clínicos. Após a abertura, a programação seguirá com visitas às instalações históricas e à fábrica de vacinas da Fiocruz.
Consolidada com a entrada da instituição na rede em 2024, por meio do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva e do Núcleo Interdisciplinar em Emergências em Saúde em Saúde Publica (Niesp/CEE), a cooperação tem como foco o fortalecimento de pesquisas lideradas por países de baixa e média renda e o enfrentamento de dilemas éticos em saúde global, especialmente nos contextos da África, Ásia e América Latina.
Serviço
Cooperação entre a Fiocruz e a Global Health Bioethics Network (GHBN): desafios para a cooperação internacional
Local: auditório de Bio-Manguinhos, campus da Fiocruz em Manguinhos (Avenida Brasil 4.365)
Data: 12/05/2026
Horário: 9h às 12h
#ParaTodosVerem Banner com fundo branco e azul escuro, no topo há uma fotografia em close do Castelo Mourisco da Fiocruz, com faixas coloridas e com o título ao lado: Cooperação entre a Fiocruz e a Global Healthy Bioethics network (GHBN), desafios para a cooperação internacional. Reserve a data, será no dia 12/05 no auditório de Bio-Manguinhos, de 9h às 12h. O objetivo do encontro será fortalecer a colaboração, promover a bioética na agenda da Fiocruz e integrar a GHBN com a rede da América Latina, o público-alvo são estudantes, pesquisadores e coordenadores de ensaios clínicos da Fiocruz, a transmissão será no Canal da Fiocruz no Youtube.
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) participará do 2º Encontro Internacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (II Eictis), que será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, na Universidade de Lisboa (ULisboa). O evento reúne pesquisadores, gestores e representantes de instituições científicas do Brasil e de Portugal para fortalecer parcerias estratégicas e discutir temas de fronteira em saúde global.
Com transmissão ao vivo pelo canal do IOC no YouTube, a programação inclui mesas-redondas, workshops e palestras sobre saúde planetária, mudanças climáticas, vigilância epidemiológica, inovação e cooperação internacional. A abertura contará com a participação da diretora do IOC, Tania Araujo-Jorge, e do vice-presidente adjunto de Saúde Global e Relações Internacionais da Fiocruz, Marcelo Pelajo.
Entre os destaques, a mesa ‘Saúde Planetária – Mudanças Climáticas e Saúde’ reunirá especialistas como a chefe do Laboratório Interdisciplinar de Vigilância Entomológica em Diptera e Hemiptera do IOC, Elizabeth Rangel, e o professor da Faculdade de Ciências da ULisboa, Ricardo Machado Trigo.
Outra sessão abordará o projeto Mosaic, iniciativa de cooperação científica entre América Latina, Europa e África, com participação do diretor de Laboratórios de Referência, Ambulatórios e Coleções Biológicas Eduardo Volotão.
O evento também contará com a participação do coordenador e dos assessores internacionais da nova Coordenação de Relações Internacionais do IOC — Carlos Eduardo Rocha, Cecília Siliansky de Andreazzi e José Cordeiro.
No dia 12, a transmissão tem início às 6h30 (horário de Brasília).
No dia 13, a programação começa às 7h (horário de Brasília).
O II Eictis é uma realização conjunta da Plataforma Internacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PICTIS) e do Instituto Oswaldo Cruz, com apoio da Fiocruz Ceará, da Universidade de Lisboa e da Universidade de Aveiro. A atividade integra as comemorações pelos 125 anos do IOC.
Edição:
Vinicius Ferreira
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação/Instituto Oswaldo Cruz)
Três pesquisadoras apresentarão seus trabalhos na oitava e última edição do primeiro semestre do Encontro às Quintas. Giulia Engel Accorsi (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), Letícia Pumar (Universidade Paris 1) e Rachel Viana (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) debaterão o tema "Cooperação internacional, ciências e civilização" no dia 20 de junho, às 10h, em evento presencial no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ). Não é necessária a inscrição prévia.
Doutora em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Giulia Engel Accorsi apresentará o tema de seu livro Sífilis, loucura e civilização: psiquiatria e ciência na Primeira República (Editora Hucitec, 2023), em que aborda as visões de mundo que orientaram a edificação do conhecimento médico-científico sobre as relações entre sífilis, loucura e civilização.
Com pós-doutorado na Universidade Paris 1, Letícia Pumar debaterá o livro A ciência e seus fins: Miguel Ozório de Almeida e a cooperação intelectual na primeira metade do século XX (Editora Hucitec, 2023), resultado de sua pesquisa de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/COC/Fiocruz), em 2015.
Pesquisadora de pós-doutorado do PPGHCS da Casa de Oswaldo Cruz e professora da rede pública estadual do Rio de Janeiro, Rachel Viana discutirá a obra A antropologia encontra a favela: Anthony e Elizabeth Leeds no Jacarezinho (Editora Fiocruz, 2023), que resultou de sua pesquisa de doutorado no PPGHCS e conquistou o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses em 2020.
A debatedora será a pesquisadora e professora da COC Tamara Rangel Vieira, autora, entre outros, de Médicos do sertão – ciência, saúde e doenças em Goiás (1947-1960) (Editora Fiocruz, 2022).
O Encontro às Quintas é uma iniciativa do PPGHCS, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio.
Encontro às Quintas
Cooperação internacional, ciências e civilização
Sífilis, loucura e civilização: psiquiatria e ciência na Primeira República
Expositora: Giulia Engel Accorsi (MCTI)
A ciência e seus fins: Miguel Ozório de Almeida e a cooperação intelectual na primeira metade do século 20
Expositora: Letícia Pumar (Universidade Paris 1)
A antropologia encontra a favela. Anthony e Elizabeth Leeds no Jacarezinho
Expositora: Rachel Viana (COC/Fiocruz)
Debatedora: Tamara Rangel (COC/Fiocruz)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: 20/6/2024
Horário: 10h
Evento presencial
Local: Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)
Diretor do Instituto de Medicina Tropical da Antuérpia (ITM) na Bélgica, Marc-Alain Widdowson visitou a Fiocruz, em 8/8, para falar sobre a possiblidade de cooperação internacional entre as instituições. Após uma visita aos monumentos arquitetônicos da Fundação, Marc-Alain se reuniu com a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz), Cristiani Machado, e com o vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), Rodrigo Correa, para entender que temas interessam às possíveis parcerias.
Bactérias e viroses: temas de estudo
Na reunião, Marc-Alain apresentou o instituto que representa e falou sobre o interesse que o ITM tem em trabalhar com a Fiocruz em áreas de pesquisa e educação relacionadas a microbactérias (como tuberculose e hanseníase,), doença de Chagas, viroses e sistemas de saúde.
Rodrigo explicou que a Fundação tem pesquisas importantes para a cooperação internacional. Um exemplo dado foi o grupo de estudos em hanseníase do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) liderado por Euzenir Sarno e Milton Moraes.
Ele também citou a Rede Genômica Fiocruz, que começou com a vigilância do vírus Sars-CoV-2, da Covid-19. “A ideia é que a gente amplie esta atividade da Rede Genômica. No Rio de Janeiro, temos um laboratório muito forte em doenças respiratórias e estamos começando a utilizar a rede para o mapeamento de monkeypox. Dengue e chikungunya a gente também tem realizado monitoramento”, esclareceu o pesquisador. Rodrigo informou que a Fundação tem trabalhos relacionados a doenças bacterianas, inclusive os ligados à tuberculose.
Acordo de cooperação internacional
Para o diretor do ITM, uma possibilidade inicial de parceria é a criação de um projeto em que os dois lados entrem com 50% de investimento e desenvolvam um projeto piloto. “Existe um instrumento para colaborar que se chama de Pump Priming Project”. Rodrigo explicou que este é um modelo de parceria muito útil e que já existe na Fundação, chamado de acordo de cooperação bipartite.
Outros temas discutidos durante o encontro foram sobre projetos de controle de clima, os estudos de saúde pública e temas ligados à ciência de dados. Cristiani falou sobre a participação da Fiocruz em um hub de inteligência epidemiológica em Berlim pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A OMS está organizando e quer ter também um hub na América Latina. Está se discutindo como a Fiocruz vai colaborar neste projeto”, complementou a vice-presidente.
Modelos de editais e possibilidades em educação
Cristiani sugeriu a Marc-Alain que as instituições celebrem o que a Fiocruz chama de Memorando de Entendimento (MOU). "O MOU será feito entre as partes com o apoio das equipes do nosso Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e da equipe do ITM, com as linhas possíveis de cooperação em Educação e Pesquisa", comentou a vice-presidente.
Nesse sentido, alguns exemplos foram a mobilidade de estudantes e docentes entre as instituições, por meio de doutorado sanduíche ou estágios de pesquisadores visitantes. Também foi apontado o aproveitamento recíproco de créditos por disciplinas cursadas nas instituições. Outro ponto citado foi a realização de webinários e seminários acadêmicos, além de possiblidade de oferta de disciplinas ou cursos feitos em parceria, como cursos internacionais de inverno/verão.
O diretor do ITM falou que também é possível trazer pessoas para desenvolver projetos na Fiocruz. “Outra possibilidade é trazer pessoas para desenvolver um projeto aqui, com um objetivo bem definido, claro”, complementou o diretor.
Reunião com outros pesquisadores nacionais
Após a reunião, a vice-presidente da Fiocruz e o diretor do Instituto da Antuérpia se reuniram com os coordenadores do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt/Capes) do qual a Fundação participa. Marc-Alain fez uma apresentação sobre o ITM-Antuérpia e os coordenadores identificaram interesses comuns (assim como possibilidades de cooperação entre as instituições) e propuseram a realização futura de um seminário conjunto.
Para finalizar o ciclo 2021, o Programa de Internacionalização da Fiocruz (Capes PrInt- Fiocruz) vai realizar um encontro para debater as ações de mobilidade, o estabelecimento de cooperação a partir do projeto, a publicação de artigos e outras iniciativas promovidas em seu âmbito. O encontro, marcado para o dia 13 de dezembro, às 14h, será transmitido pelo canal da VideoSaúde Distribuidora no Youtube.
O evento será em formato de bate-papo, conduzido pelo apresentador do Canal Saúde, Renato Farias, com a participação de Gilberto Hochman, pesquisador da COC e coordenador de projeto do PrInt-Fiocruz, de Vanessa Salete, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e atual bolsista do PrInt como pesquisadora visitante na Agência Internacional de Pesquisa em Câncer na França (Iarc, na sigla em inglês) e da coordenadora-geral de Educação da Fiocruz, Cristina Guilam.
No evento serão compartilhadas experiências de bolsistas que estão no exterior e os que já passaram por lá, além de ser um espaço aberto para os interessados fazerem comentários e tirarem dúvidas, interagindo com os diferentes atores envolvidos nesse projeto.
As discussões são voltadas a discentes e docentes que buscam saber mais sobre os ganhos desse programa, mas sobretudo aos coordenadores de pós-graduação, que também poderão conhecer melhor as ações do PrInt. Além do bate-papo, os participantes assistirão vídeos enviados por bolsistas que estão em outros países contanto suas experiências.
Ao longo dos últimos anos, o Programa vem promovendo uma série de encontros entre pesquisadores da Fiocruz e demais instituições parceiras, com temática diversificada, para tratar da internacionalização da educação na Fundação. Todos voltados a estudantes de pós-graduação e com foco em despertar o interesse pela formação científica e cultural associada a outros países.
Todos disponíveis para acesso (em inglês e em português) no canal da Fiocruz no Youtube. Acesse!
O Programa de Internacionalização da Fiocruz
A Fiocruz é tradicionalmente reconhecida por sua importância para a saúde, compreendida em uma perspectiva global. Assim, o Capes PrInt Fiocruz vem trabalhando de forma intensa, a partir da perspectiva de integração em redes, para a produção de conhecimento em saúde por meio da educação e pesquisa.
O Projeto foi concebido em 2018 buscando potencializar a já destacada internacionalização da instituição, aproveitando o recurso concedido pela Capes para financiar a mobilidade internacional de discentes e docentes e fortalecer as redes de cooperação com instituições renomadas em outros países. Nesse sentido, o PrInt permite à Fiocruz consolidar o trabalho que vem sendo desenvolvido como política institucional.
O PrInt Fiocruz-Capes está estruturado em três Redes Integrativas Temáticas, cada uma delas com três projetos, que abarcam 16 Programas de Pós-Graduação de nove diferentes unidades, localizadas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
Acompanhe a transmissão no dia 13/12, às 14h:
Troca de conhecimento ao redor do mundo! A Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) acaba de lançar a terceira e a quarta chamada do PrInt Fiocruz-Capes: uma é para professores visitantes no exterior – níveis júnior e sênior – e a outra é voltada a professores visitantes no Brasil, para estadia de curta duração. Acesse pelos links abaixo e saiba mais:
Chamada nº 3/2020 - Professor(a) Visitante no Exterior Júnior/Sênior (PVEJS)*: para professores inseridos na pesquisa nacional e internacional, com reconhecida produtividade científica e tecnológica na sua área do conhecimento. O candidato vai concorrer a uma bolsa no exterior para estudos avançados. Para concorrer, é preciso ter doutorado, vínculo empregatício com a Fiocruz e ser orientador nos Programas de Pós-Graduação que participam do PrInt. [Anexos]
Chamada nº 4/2020 - Professor Visitante no Brasil: destinada a docentes de renome atuantes e residentes no exterior. Os selecionadores virão ao Brasil para participar de cursos, treinamentos, palestras ou seminários, por um período entre 15 e 30 dias. O objetivo é atrair lideranças internacionais no campo da saúde para contribuir com a inovação da pós-graduação e a excelência do ensino na Fiocruz. [Anexos]
Com as chamadas, o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt Fiocruz-Capes) quer fortalecer a cooperação e o intercâmbio entre instituições e redes de pesquisa. Para mais informações, acesse os documentos aqui ou pelo site do PrInt.
Acompanhe o Campus Virtual Fiocruz para mais notícias sobre as seleções.
*Notícia atualizada em 6/2/2020 (errata publicada)
A Fiocruz passará a ter um espaço virtual próprio na plataforma internacional The Global Health Network, a partir de 3 de dezembro. O ambiente virtual, que pode ser acessado aqui, será um espaço de compartilhamento de conhecimento, que tem como objetivo fortalecer redes e aumentar a presença internacional da Fiocruz, contribuindo para melhorar as capacidades de pesquisa em saúde pública regional e globalmente. O lançamento será realizado na próxima terça-feira (3/12) às 10h, durante o Seminário Internacional do Programa de Internacionalização da Fiocruz (Print – Fiocruz/Capes): o evento poderá ser acompanhado online.
O espaço virtual da Fiocruz é fruto de uma parceria firmada em julho entre a Fundação e a Universidade de Oxford, responsável pela Global Health Network. A rede existe há oito anos e busca utilizar a cultura digital para facilitar e acelerar as pesquisas em saúde, fazendo com que seus benefícios cheguem a mais pessoas. Para isso, a TGHN aposta em uma plataforma colaborativa e de acesso aberto para o compartilhamento de experiências, conhecimentos, ferramentas, recursos e métodos entre profissionais, estudantes e pesquisadores da área.
No espaço da Fiocruz, estarão disponibilizados cursos online, que contam com a expertise do Campus Virtual Fiocruz e já qualificaram mais de 1,8 milhão de profissionais de saúde brasileiros. Entre os cursos oferecidos, destaca-se o de febre amarela, uma das áreas de excelência da Fiocruz, que terá versões adaptadas aos parâmetros internacionais em inglês, espanhol e português. O espaço também será atualizado com publicações com resultados das pesquisas mais recentes, além de informações e notícias sobre a Fiocruz.
Está disponível o resultado da Chamada nº7/2019 do Programa Institucional de Internacionalização da Fiocruz (PrInt Fiocruz-Capes), que se destina a missões acadêmico-científicas no exterior.
Duas pessoas foram aprovadas e poderão contar com apoio para itens financiáveis, como: auxílio deslocamento para despesas de viagem, diárias internacionais durante a missão, seguro-saúde, dentre outros.
De acordo com o novo calendário da chamada, é possível solicitar recursos no dia 17 de setembro.
Fique de olho! A Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) acaba de divulgar algumas alterações de datas para a Chamada nº7/2019, que se destina a missões acadêmico-científicas no exterior.
Foi divulgado um novo calendário, agora com outras datas para o resultado da avaliação, o período para recursos e o resultado final. Acesse aqui o novo calendário.
Trata-se de mais uma das ações do Programa Institucional de Internacionalização da Fiocruz (PrInt Fiocruz-Capes). O objetivo da sétima chamada é promover interações com grupos de excelência fora do Brasil, visando o desenvolvimento de pesquisas em conjunto, discussões sobre acordos, convênios, parcerias, redes e outras iniciativas.
Acompanhe todas as etapas da chamada aqui pelo Campus Virtual Fiocruz.
Está no ar a lista de candidatos homologados, após recursos*, para a Chamada nº7/2019, que se destina a missões acadêmico-científicas no exterior.
Esta é mais uma das ações do Programa Institucional de Internacionalização da Fiocruz (PrInt Fiocruz-Capes). O objetivo da chamada é promover interações com grupos de excelência fora do Brasil, visando o desenvolvimento de pesquisas em conjunto, discussões sobre acordos, convênios, parcerias, redes e outras iniciativas.
Acesse aqui a lista final de candidaturas homologadas.
* Atualizado em 4/9/2019.