Com uma trajetória dedicada à ciência e à saúde pública no Brasil, a Fiocruz completa 126 anos de história em 2026. Para celebrar o aniversário, uma programação especial será realizada entre os dias 25 e 27 de maio na Praça Pasteur, no campus Manguinhos, no Rio de Janeiro. O evento reúne atividades institucionais, culturais, homenagens, e iniciativas voltadas para a promoção da saúde.
No dia 25 de maio, data da fundação da Fiocruz, a programação começa às 9h30 com transmissão ao vivo pelo YouTube da instituição. O evento marca o encerramento das celebrações pelos 125 anos da Fundação e a abertura dos seus 126 anos. A cerimônia será conduzida pelo presidente da Fiocruz, Mario Moreira, destacando marcos históricos, anúncios institucionais e conquistas ao longo dos anos.
A agenda da manhã inclui a cerimônia Bodas da Saúde, com homenagem aos trabalhadores com mais de 50 anos de dedicação à Fiocruz. No período da tarde, as homenagens reconhecem os profissionais com 30 anos de atividades na Fundação. O momento também será marcado pelo tradicional bolo de aniversário.
No dia 27 de maio, acontece a tradicional corrida comemorativa, que reforça o compromisso da Fiocruz com a promoção da saúde e da qualidade de vida. Durante os três dias de evento, o público poderá participar da Feira Fiocruz Saudável, na Praça Pasteur, com atividades de vacinação, bem-estar, massoterapia e feira de artesanato.
+Confira aqui a programação completa!
#ParaTodosVerem Banner com fundo claro e as bordas colorias, no centro a seguinte informação: Fiocruz 126 anos de ciência e saúde pela vida, nos dias 25, 26 e 27 de maio na Praça Pasteur - Campus Manguinhos, transmissão pelo youtube no canal da Fiocruz, reserve sua agenda.
A forma como os saberes ancestrais e as ciências indígenas podem transformar as práticas de pesquisa, saúde e comunicação científica no Brasil e a urgência de ampliar a presença Indígena na produção, circulação e divulgação do conhecimento científico, estiveram na pauta do 16º Encontro Virtual de Divulgação Científica (EVDC) da Fiocruz. Em parceria com o Fórum de Divulgação Científica da Fiocruz, o encontro integrou as atividades promovidas pela Fiocruz dentro da programação do Abril Indígena.
Esta edição foi mediada por Diádiney Helena de Almeida e contou com a participação de Ana Lucia de Moura Pontes e Raquel Paiva Dias Scopel. As pesquisadoras reforçaram que é mais do que hora de os Povos Indígenas passarem a ser referenciados como autores e produtores de conhecimento, e não apenas como objetos de pesquisa e fontes de informação.
Diádiney Helena de Almeida, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), primeira pesquisadora Indígena concursada da instituição, afirmou que “os desafios do diálogo entre as ciências Indígenas e a ciência moderna representam um convite à reflexão sobre o acesso e as condições de formação de cientistas Indígenas em um contexto marcado pelo racismo”. Segundo a pesquisadora, é preciso “reconhecer as barreiras ainda presentes na produção científica e discutir caminhos para ampliar o protagonismo desses sujeitos nos espaços de pesquisa e de construção do conhecimento”.
Diádiney pontuou que os Povos Indígenas historicamente foram tratados mais como objetos de pesquisa do que como sujeitos e autores ou autoras de suas próprias investigações. Para ela, é necessário refletir criticamente sobre as condições de comunicação e divulgação dos resultados dessas pesquisas a fim de compreender quem produz conhecimento, para quem ele é comunicado e de que forma essas narrativas são construídas.
“Não é só disseminação de informação, é uma prática de disputa e política. Ao hierarquizar saberes, o conhecimento científico ocidental deslegitimou os conhecimentos Indígenas. É preciso pensar o protagonismo de forma ampla a fim de combater o racismo, os silenciamentos de autorias Indígenas e garantir que as pesquisas estejam comprometidas com o bem viver dos Povos Indígenas”, reforçou.
A valorização das ciências e medicinas indígenas a ampliação da presença de pesquisadores indígenas nos espaços acadêmicos e a necessidade de transformar a comunicação científica foram destacadas por Ana Lúcia Pontes, pesquisadora da Ensp. Coordenadora do Centro de Operações da Emergência Yanomami, entre janeiro e julho de 2023, Ana Lúcia falou sobre os desafios da produção, disseminação e comunicação da informação na agenda de saúde dos Povos Indígenas. Ela destacou que as ações afirmativas na graduação e na pós-graduação específica para os povos Indígenas devem ser fortalecidas com estratégias na divulgação, ampliação do acesso aos editais e fortalecimento da comunicação. “Temos que reconhecer também a falta de representatividade indígena nas instituições acadêmicas”, afirmou.
Tomando como base os filmes produzidos no âmbito da pesquisa que está desenvolvendo sobre saúde, sustentabilidade e controle social, focada nas experiências de participação social, a pesquisadora Raquel Scopel, que atua no escritório da Fiocruz Mato Grosso do Sul, destacou a importância do cinema no contexto da saúde dos Povos Indígenas. “O cinema é luta, seja para denunciar os processos que afetam a vida, a saúde e os direitos desses povos, seja para denunciar os conflitos territoriais. Mas, esse não é o único sentido da produção do cinema indígena. Além de ser produzido para fora, ele também tem o objetivo de falar para quem está dentro das aldeias”, ressaltou.
#ParaTodosVerem Banner com fundo verde escuro e verde claro, no topo está escrito: 16º Encontro Virtual de Divulgação Científica, Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/FIOCRUZ) convida: Saberes indígenas e Divulgação Científica, no canto inferior direito há uma figura ilustrativa do castelo da Fiocruz e três fotos de mulheres, a mediadora será Diádiney Helena de Almeida (ENSP), uma mulher branca, de cabelos lisos escuros e óculos de armação quadrada, Ana Lucia Pontes (Ensp) também irá participar, uma mulher branca com cabelos escuros e óculos de armação quadrada, a outra participante é Raquel Paiva Dias Scopel (Fiocruz MS), uma mulher branca com cabelos escuros presos e blusa preta.
Nos dias 11 e 12 de maio de 2026, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CRPHF/Ensp/Fiocruz) realizou o curso presencial “Assistência de enfermagem a pessoa com tuberculose: Protocolos e Diretrizes Atuais”, no Rio de Janeiro, em alusão às comemorações da Semana Internacional da Enfermagem. Com carga horária de 20 horas, a iniciativa teve como objetivo atualizar profissionais de enfermagem sobre o cuidado à pessoa com tuberculose, com base nos protocolos, diretrizes e estratégias atuais do Sistema Único de Saúde.
Entre os temas trabalhados, estiveram o cenário epidemiológico da tuberculose no Brasil e no Rio de Janeiro, consulta de enfermagem, cuidado à tuberculose sensível e drogarresistente, populações vulneráveis, acesso ao diagnóstico na Rede de Atenção à Saúde, identificação do sintomático respiratório, tratamento e adesão, biossegurança, prevenção, avaliação de contatos, tratamento preventivo da tuberculose, vigilância dos dados e vigilância do óbito por TB.
Para o coordenador do curso, Paulo Victor Viana, pesquisador do CRPHF/Ensp/Fiocruz, a atividade representou mais do que uma atualização técnica: foi também uma ação de reconhecimento da enfermagem como eixo estruturante do cuidado às pessoas acometidas pela tuberculose: “Este curso reafirma o papel estratégico da enfermagem no controle da tuberculose. Enfermeiros estão na linha de frente do SUS, identificando precocemente os casos, acompanhando o tratamento, promovendo adesão, investigando contatos e garantindo cuidado humanizado às pessoas afetadas pela doença. Portanto, valorizar a enfermagem é fortalecer a capacidade do sistema de saúde de responder à tuberculose com qualidade, vínculo e compromisso com os territórios”.
A realização do curso durante a Semana Internacional da Enfermagem reforçou o reconhecimento da categoria como protagonista na organização do cuidado, na vigilância ativa, na prevenção da doença e no acompanhamento das pessoas em tratamento. Ao promover a atualização de profissionais que atuam diretamente nos serviços de saúde, o CRPHF/Ensp/Fiocruz reafirma seu compromisso com a qualificação do SUS, a valorização da enfermagem e o fortalecimento das ações de controle da tuberculose nos territórios.
A atividade contou com facilitadores do CRPHF/Ensp, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, da Coordenação-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias do Ministério da Saúde e do ICICT/Fiocruz, e o apoio do Campus Virtual Fiocruz, fortalecendo a integração entre ensino, serviço, gestão, vigilância e pesquisa.
#ParaTodosVerem Banner com uma colagem de cinco imagens, no topo há quatro pessoas em um auditório, duas mulheres e dois homens, eles estão em pé no palco segurando microfones, há pessoas sentadas nas cadeiras assistindo. A imagem que está no lado esquerdo são diversas pessoas em pé posando para a foto em uma escadaria, homens e mulheres, a terceria foto que está do lado direito é uma mulher branca, com cabelos escuros e roupas pretas apontando para um quadro ao seu lado, a foto que está no lado esquerdo inferior é de um homem branco, com blusa social de cores claras, ele segura um microfone em frente a uma televisão e a última foto é de um grupo em pé em uma escadaria posando para a foto, há homens e mulheres.
Nesta terça-feira, 19 de maio, a edição do Centro de Estudos FMA|VPAAPS - Fiocruz Mata Atlântica| Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde trará temática referente aos Povos e Comunidades de Matrizes Africanas. A convidada é Joana Bahia, Professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Com Doutorado em Antropologia PPGAS/Museu Nacional, seus principais tópicos de pesquisa são transnacionalização religiosa, mediunidade, religiões afro-brasileiras (Umbanda, Candomblé, quimbanda), religião e espaço público e identidades étnicas e raciais.
Palestra: Comida como modo de vida: oferendas e formas de alimentar o mundo
Convidada: Joana Bahia – Uerj
Data: 19/4 (terça-feira)
Horário: 10h
Local: campus Fiocruz Mata Atlântica
Endereço: Fiocruz Mata Atlântica- R. Sampaio Corrêa, s/n - Jacarepaguá. Transmissão pelo Canal do Youtube.
#ParaTodosVerem Banner com fundo azul e as seguintes informações: Semana da ancestralidade dos povos e comunidades de matrizes africanas, comida como modo de vida: oferendas e formas de alimentar o mundo, será no dia 19/06 às 13h30, no Campus Fiocruz Mata Atlântica, transmissão pelo youtube. Na parte inferior uma foto da palestrante Joana Bahia(UERJ), uma mulher branca com cabelos escuros cacheados, sorri para a foto.
O Sextas de hoje traz o poema Quase, de Mário de Sá-Carneiro, que traduz de forma intensa o sentimento de incompletude diante da vida e das relações humanas. O autor fala sobre estar sempre muito próximo de alcançar aquilo que desejava — o amor, a realização, a felicidade ou até mesmo o reconhecimento —, mas permaneceu preso ao “quase”, ao que não se concretiza plenamente. Essa sensação conversa com a percepção constante de desencontro, refletindo ainda sobre os limites entre desejo, realização e os grandes vazios existenciais.
Mário de Sá-Carneiro foi um dos principais nomes do modernismo português e integrante da chamada Geração de Orpheu, ao lado grandes figuras como Fernando Pessoa. Nascido em Lisboa, em 1890, destacou-se por uma escrita marcada pela intensidade emocional, pelo conflito existencial e pela busca de identidade, temas que permeiam grande parte de sua obra. Além de poesias, Sá-Carneiro escreveu contos e novelas em obras importantes como "Dispersão" e "A Confissão de Lúcio". Vivendo entre Portugal e Paris, o autor enfrentou profundas crises emocionais que influenciaram diretamente sua escrita melancólica e introspectiva. Sua trajetória foi interrompida precocemente em 1916, quando morreu aos 25 anos, deixando uma obra curta, mas de enorme relevância para a literatura em língua portuguesa.
#ParaTodosVerem Fotografia do céu, no centro uma nuvem com formato de asas de anjo, na parte inferior o céu está amarelado, com brilho do Sol, por cima da imagem um trecho do poema "Quase" de Mario Sá-Carneiro:
Um pouco mais de sol-
eu era brasa,
Um pouco mais de azul -
eu era além.
Para atingir, faltou-me
um golpe de asa...
Se ao menos eu
permanecesse aquém...
De tudo houve um começo...
e tudo errou...
-Ai a dor de ser - quase,
dor sem fim...
Eu falhei-me entre os mais,
falhei em mim,
Asa que se elançou
mas não voou...
O Programa de Pós-graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) está com inscrições abertas até o dia 21 de maio para o curso de atualização “Introdução à Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos”, que será realizado presencialmente entre os dias 6 e 10 de julho, nas dependências do instituto, no Rio de Janeiro. As inscrições devem ser realizadas pela plataforma Campus Virtual Fiocruz, por meio do cadastro UNA-SUS ou Acesso Fiocruz.
O curso é promovido pelo Laboratório de Resíduos de Agrotóxicos, vinculado ao Departamento de Química (DQ) do INCQS, com coordenação de Maria Helena Wohlers Morelli Cardoso, do Setor de Resíduos, e Lucia Helena Pinto Bastos, chefe do Setor de Resíduos/ Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos.
De acordo com Lucia Helena Pinto Bastos, a iniciativa tem como objetivo gerar conhecimentos teóricos e práticos sobre a análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos, abordando desde os requisitos necessários para a estruturação de laboratórios especializados até as etapas envolvidas na realização das análises.
"O monitoramento de resíduos de agrotóxicos é considerado estratégico para o controle das boas práticas agrícolas e para a promoção da segurança alimentar, especialmente diante do impacto desses resíduos na saúde pública. Com carga horária de 40 horas, o curso será destinado a profissionais de instituições públicas, preferencialmente dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs), além de bolsistas e alunos de pós-graduação que atuem ou tenham interesse na área", explica.
Ao todo, serão ofertadas 15 vagas, com formação de banco de reserva para eventuais convocações em caso de desistência.
Mais informações e inscrições, acesse: https://cursosqualificacao.campusvirtual.fiocruz.br/hotsite/agrotoxicosemalimentos/13378
Foram prorrogadas até dia 17 de maio as inscrições para a chamada interna que selecionará atividades de divulgação e popularização da ciência para o Espaço Fiocruz na SBPC Jovem 2026. Podem ser inscritas propostas criativas, dinâmicas e interativas voltadas especialmente ao público jovem e aos estudantes da educação básica.
A SBPC Jovem integra a 78ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 26 de julho a 1º de agosto, no Campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ). “Este evento é um dos principais espaços de aproximação entre ciência e sociedade no país e reúne milhares de visitantes em atividades de experimentação, diálogo e troca de conhecimentos”, afirma Cristina Araripe, coordenadora de Divulgação Científica, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (CDC/VPEIC), unidade que organiza a participação institucional no Espaço Fiocruz.
As propostas devem ser enviadas por meio do formulário interno, com a descrição da atividade e de recursos necessários para sua realização. A ideia é fortalecer a presença institucional da Fiocruz no evento e ampliar o alcance das ações de divulgação científica desenvolvidas em diferentes áreas da Fundação. A CDC/VPEIC será responsável pelo credenciamento dos participantes e pelo apoio técnico e logístico durante o evento.
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail forum.divulgacao@fiocruz.br.
#ParaTodosVerem Banner na cor laranja com os dizeres: SBPC JOVEM 2026
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) torna pública a Chamada para os Cursos de Férias - Edição Inverno 2026. Entre 20 e 27 de julho de 2026, os cursos serão realizados presencialmente no Campus Manguinhos (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ) ou de forma remota ao vivo. Os Cursos de Férias do IOC são oferecidos para estudantes regularmente matriculados em curso de graduação durante a realização dos cursos. Os interessados poderão se inscrever entre 25 e 29 de maio, preenchendo o formulário eletrônico que será disponibilizado nas páginas do Campus Virtual Fiocruz de cada curso (links abaixo), com atenção aos campos especificados, incluindo a carta de interesse. Para concorrer ao processo seletivo, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30 (trinta reais). O candidato poderá se inscrever em apenas um dos cursos. A inscrição em mais de um curso acarretará, automaticamente, a eliminação do candidato da seleção da Temporada Inverno 2026.
Serão oferecidas 157 vagas distribuídas nos 11 cursos ofertados. Os estudantes terão a oportunidade de entrar em contato com a realidade técnico-científica do Instituto e aprofundar conhecimentos nas metodologias empregadas em pesquisa básica e aplicada, assim como compreender conceitos e contextos relevantes para o cenário da pesquisa em saúde no Brasil.
+Confira o edital da temporada Inverno 2026.
Nesta edição, será oferecido um curso online:
• Entre Elétrons e Amostras: Métodos em Microscopia Eletrônica
15 vagas | 20 a 24/07 (Manhã e Tarde) | Carga horária: 40h
Público-alvo: Estudantes de graduação das áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, com interesse em microscopia e técnicas de caracterização ultraestrutural.
E dez cursos presenciais:
• Diagnóstico das leishmanioses: da coleta de amostras às metodologias laboratoriais
12 vagas | 20 a 24/07 (Manhã e Tarde) | Carga horária: 40h
Público-alvo: Estudantes de graduação em Ciências Biológicas e áreas afins, com interesse em diagnóstico laboratorial e doenças infecciosas.
• Do campo ao laboratório: Explorando os tripanossomatídeos, seus hospedeiros e vetores
15 vagas | 20 a 24/07 (Manhã e Tarde) | Carga horária: 40h
Público-alvo: Estudantes de graduação das áreas de Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Ciências da Saúde, com interesse na temática do curso.
• Do esporo ao antifúngico: uma jornada na pesquisa científica
10 vagas | 20 a 24/07 (Manhã e Tarde) | Carga horária: 25h
Público-alvo: Estudantes de graduação das áreas de Ciências da Saúde, incluindo Ciências Biológicas, Biomedicina, Microbiologia, Farmácia, Medicina Veterinária e áreas afins.
• Entre variantes e fenótipos: a linguagem da genética humana
18 vagas | 20 a 24/07 (Manhã e Tarde) | Carga horária: 40h
Público-alvo: Estudantes de graduação das áreas de Ciências da Saúde, com interesse em Genética Molecular Humana.
• Oncovirus: Como os vírus Causam Câncer e Geram Novas Terapias?
15 vagas | 20 a 24/07 (Manhã e Tarde) | Carga horária: 40h
Público-alvo: Estudantes de graduação das áreas de Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia, Medicina e áreas afins da Saúde, com interesse em virologia, oncologia e biologia molecular, e suas aplicações em pesquisa e diagnóstico.
• Da Pesquisa ao Público: Práticas de Divulgação Científica em Saúde
20 vagas | 20 a 24/07 (Manhã e Tarde) | Carga horária: 23h
Público-alvo: Estudantes de graduação das áreas de Comunicação, Artes e Ciências da Saúde, incluindo Ciências Biológicas, Enfermagem e áreas afins, com interesse em divulgação científica.
• Terapias do futuro: da célula ao fármaco
12 vagas | 20 a 27/07 (Manhã e Tarde) | Carga horária: 48h
Público-alvo: Estudantes de graduação das áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, com interesse em terapias para diferentes tipos de doenças, infecciosas ou não.
• Clonagem e expressão de proteínas recombinantes em sistemas procarióticos
10 vagas | 20 a 27/07 (Manhã e Tarde) | Carga horária: 48h
Público-alvo: Estudantes de graduação das áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, com interesse na aplicação dessas tecnologias em pesquisa científica.
• Interação Parasito-Hospedeiro na Leishmaniose
15 vagas | 20 a 24/07 (Manhã e Tarde) | Carga horária: 40h
Público-alvo: Estudantes de graduação das áreas de Ciências da Saúde.
• Interação Tripartite Mosquito, Microbiota e Patógeno
15 vagas | 20 a 24/07 (Manhã e Tarde) | Carga horária: 28h
Público-alvo: Estudantes de graduação das áreas de Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia, Medicina Veterinária e áreas afins.
Os alunos que obtiverem frequência mínima de 75%, cumprirem os requisitos de avaliação estabelecidos pelo curso no qual estão matriculados e preencherem o formulário de avaliação do Curso de Férias IOC — Edição Inverno 2026, estarão aptos a receber o certificado.
Comissão dos Cursos de Férias:
cursosdeferiasioc@ioc.fiocruz.br
(21) 2562-1274 - Secretaria Acadêmica
Pav. Arthur Neiva — Térreo Av. Brasil, 4.365 — Manguinhos — Rio de Janeiro–RJ, CEP 21040-900
#ParaTodosVerem Banner com o título Cursos de Férias do Instituto Oswaldo Cruz - edição de inverno de 2026, há uma colagem de fotos com atividades laboratoriais, pipetagem, placas de Petri e e pesquisadores trabalhando em laboratório. O Público-alvo são estudantes de graduação de todo o país, o período das aulas é de 20/07 a 27/07/2026 (dependendo do curso escolhido), inscrições de 25 a 29/05/2026 - valor: R$30.
Cursos oferecidos:
Diagnóstico das leishmanioses: da coleta de amostras às metodologias laboratoriais
Do campo ao laboratório: explorando os tripanossomatídeos, seus hospedeiros e vetores
Do esporo ao antifúngico: uma jornada na pesquisa científica
Entre variantes e fenótipos: a linguagem da genética humana
Oncovírus: como os vírus causam câncer e geram novas terapias?
Da pesquisa ao público: práticas de divulgação científica em saúde
Terapias do futuro: da célula ao fármaco
Clonagem e expressão de proteínas recombinantes em sistemas procarióticos
Interação parasito-hospedeiro na leishmaniose
Interação tripartite mosquito, microbiota e patógeno
O Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) promoverá, nos dias 14 e 15 de maio, às 10h, uma série de programações científicas.
Na quinta-feira, 14 de maio, acontecerá a Sessão Extraordinária com o tema "UNLOCKING NEW FRONTIERS IN MOSQUITO VIRUS CONTROL: ANTIVIRAL APPROACHES VIA VECTORS & SKIN MICROBES", apresentada pela professora da KU Leuven, Leen Delang. A mediação será do pesquisador do Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos do IOC, Fernando Genta, em um evento híbrido, presencial no auditório Maria Deane, no Pavilhão Leonidas Deane, com transmissão ao vivo pelo canal do IOC no Youtube.
Na sexta-feira, 15 de maio, será realizada a Sessão Integrada ao Jubileu de 50 anos da Pós-Graduação em Biologia Parasitária. O encontro terá como título "MEMÓRIAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA PARASITÁRIA DO IOC: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM BIOLOGIA" e contará com a palestrante Maria de Nazaré Soeiro, do laboratório de Biologia Celular do IOC. A mediação deste debate será feita por Carlos Roberto Alves, do laboratório de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas do IOC. Esta atividade também será um evento híbrido, presencial no auditório Maria Deane, no Pavilhão Leonidas Deane, com transmissão ao vivo pelo canal do IOC no Youtube.
#ParaTodosVerem Banner com fundo branco, é um cartaz institucional de divulgação de eventos acadêmicos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), No topo aparece o título: CENTRO DE ESTUDOS – INSTITUTO OSWALDO CRUZ, ao lado direito há um quadro destacando: 14 e 15 MAIO, horário às 10H, o cartaz divulga dois eventos híbridos, um em cada dia. Dia 14 de maio haverá SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, com o título UNLOCKING NEW FRONTIERS IN MOSQUITO VIRUS CONTROL: ANTIVIRAL APPROACHES VIA VECTORS & SKIN MICROBES, com Leen Delang, professora da KU Leuven, uma mulher branca, com cabelos escuros curtos, cm uma foto ao ar livre, com mediação de Fernando Genta, pesquisador do Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos do IOC, será um evento híbrido, transmissão ao vivo pelo YouTube local presencial será no Pav. Leonidas Deane – Aud. Maria Deane. No dia 15 de maio o evento terá o título MEMÓRIAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA PARASITÁRIA DO IOC: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM BIOLOGIA, a palestrante é uma mulher branca com cabelos castanho, sorrindo em frente a uma estante de livros, seu nome é Maria de Nazaré Soeiro, a mediação será com Carlos Roberto Alves - laboratório de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas do IOC, transmissão ao vivo pelo YouTube, local presencial no Pav. Arthur Neiva – Aud. Emmanuel Dias.
O Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) promove, na próxima sexta-feira, 15 de maio, às 14h, a sessão online com o tema “Emergências e (in)visibilidades da comunicação e da saúde na construção de territorialidades”.
O encontro propõe refletir sobre os cenários da Comunicação e da Saúde em comunidades ribeirinhas da Amazônia, a partir das vivências de uma pesquisa desenvolvida na região do Baixo Rio Madeira, entre Rondônia e Amazonas, em territórios impactados pelas alterações ambientais provocadas pelo garimpo.
A palestra será ministrada por José Gadelha da Silva Junior, doutor em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict/Fiocruz), jornalista da Fiocruz Rondônia e pesquisador das dinâmicas sociais e territoriais da Amazônia.
O debate contará ainda com a participação de Inesita de Araújo e Arthur Serra Massuda, pesquisadores do PPGICS/Icict/Fiocruz, que trarão reflexões sobre desigualdade, territorialidades, comunicação e saúde na região amazônica.
A transmissão ao vivo será pelo canal da VideoSaúde no Youtube.
#ParaTodosVerem Banner de um cartaz institucional de divulgação de um seminário promovido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz). O design utiliza tons de bege, no topo está escrito: Seminário - Emergências e (in)visibilidades da comunicação e da saúde na construção de territorialidades. Será no dia 15 de MAI/26 às 14h, palestrante principal será José Gadelha Jr (Fiocruz Rondônia), um homem branco com cabelos escuros e terno azul, há dois debatedores, um homem branco com cabelos e barba escura, Arthur Massuda (PPGICS/ICICT/Fiocruz e Instituto Zé Cláudio e Maria), a outra debatedora será Inesita Soares de Araujo, uma mulher branca, com cabelos grisalhos compridos (PGICS/ICICT/Fiocruz), transmissão será ao vivo.