A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um dos pilares do Programa de Extensão da Pós-Graduação (Proext-PG), uma nova modalidade de chamada implementada pela Fiocruz em 2025, que envolve estudantes de pós-graduação e graduação em atividades de extensão acadêmica desenvolvidas no âmbito de programas de pós-graduação da Fundação. A iniciativa está em sua primeira edição, e, tal qual a publicação da chamada, inova à medida em que implementa uma comissão de avaliação composta não somente por pares acadêmicos, mas também por pessoas que atuam nos territórios. A chamada selecionou um total de 12 projetos para apoio financeiro e 8 bolsas de iniciação à extensão (IEXT).
O Proext-PG Fiocruz é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem como objetivo a formação plural e inclusiva do estudante nas suas mais diversas dimensões, com foco ainda no fortalecimento da interação entre a Fiocruz e a sociedade, gerando resultados que impactem positivamente o território no qual as pesquisas serão desenvolvidas.
Nesta primeira edição, foram selecionados projetos ligados aos Programas de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia); Políticas Públicas em Saúde (mestrado profissional - Profsaúde) da Fiocruz Brasília; Ciências da Saúde do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas); Biociências e Biotecnologia em Saúde do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco); Biologia Parasitária, Biologia Celular e Molecular, e Biodiversidade e Saúde, todos os três ligados ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz); Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz); História das Ciências e da Saúde, e Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, ambos oferecidos pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz); Saúde da Família (mestrado profissional - Profsaúde) da Fiocruz Mato Grosso do Sul; e Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos).
A Política de Extensão Acadêmica da Fundação — um texto ainda em elaboração interna — baseia-se nos mesmos alicerces da Política Nacional de Extensão Universitária, considerando a realidade da Fundação, mas tendo como diretrizes a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade; a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; o impacto na formação das pessoas que estudam na Fiocruz; e o impacto e transformação social.
Quebra de paradigmas e transformação social
A Coordenadora Adjunta do Lato Sensu da Coordenação-Geral de Educação (CGE/VPEIC), Mariana de Souza — responsável pela elaboração e execução da nova chamada —, descreveu a iniciativa como um feito histórico para a área. De acordo com ela, o Proext-PG trouxe duas grandes mudanças em relação ao que tradicionalmente é feito: “A primeira foi a obrigatoriedade de inserção, como membros da equipe, de pessoas do território no qual os projetos acontecerão, deixando de aparecerem somente como objetos de estudo. A segunda diz respeito à forma de avaliação. Desde a sua elaboração, o edital previu a participação de pessoas que atuam nos territórios, pois entendemos que, se uma ação vai interferir em determinado local, ninguém melhor do que quem atua no território para avaliar a pertinência de um projeto”, detalhou Mariana.
Além do grupo de condução da CGE/VPEIC, uma representante do Comitê Gestor do Proext-PG, Márcia Lenzi, e três pessoas convidadas — uma acadêmica, Edla Herculano; e duas pessoas com inserção em territórios: Emmanuele Costa, historiadora de favelas que atua no Dicionário de Favelas Marielle Franco, e Fernando Gonçalves, que, entre outras atividades, atua no Pré-Vestibular Popular Construção, ambos projetos que tem interface com a Fiocruz —, fizeram parte da equipe de avaliação e integraram a banca de seleção da chamada. De maneira complementar, todos demonstraram entusiasmo com a abordagem e inserção da perspectiva territorial no processo e fizeram destaques.
Edla Herculano falou sobre a participação dos territórios como parceiros e não meros receptores de atividades. Para ela, sem dúvidas um avanço no qual instituição, estudantes e sociedade saem ganhando. Já Emmanuelle Torres Costa rememorou antigos esforços para "quebrar", de maneira imaginária, os muros que cercam a Fiocruz, salientando que pensar atividades extensionistas intimamente relacionadas com os territórios e que convoquem os mesmos para atuarem em colaboração é sinal de transformação social. "Precisamos, cada vez mais, que pessoas de favelas, periferias, aldeias e quilombos sejam reconhecidas como produtoras de conhecimento e tenham destaque na produção de ciência. A extensão é um pequeno passo no oceano de possibilidades de construção coletiva que temos dentro da Fiocruz", comentou.
Marcia Lenzi falou da alegria em participar das diversas etapas da iniciativa e acompanhar de perto seus frutos, sempre buscando parcerias com instituições diversas distribuídas pelo país. "Projetos de extensão são como pontes fundamentais entre o conhecimento acadêmico e as demandas reais das comunidades, especialmente em territórios historicamente marginalizados, como favelas, periferias urbanas e regiões interioranas", disse Fernando Caldeira Gonçalves, defendendo que a troca de saberes promove a cidadania e contribui para a transformação social. Para ele, projetos de extensão são ferramentas poderosas para a justiça social, pois são capazes de conectar a Fundação aos territórios que mais precisam de apoio, transformando realidades e também desafiando a própria instituição a repensar seu lugar na sociedade. Investir nesses programas é investir na construção de um futuro mais inclusivo, onde o conhecimento sirva, de fato, à emancipação social.
Encontros Virtuais e Câmara Técnica de Educação
Essa temática já vem sendo estudada e debatida pela comunidade educacional da Fiocruz. Em setembro de 2024, a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) organizou uma edição do Encontros Virtuais da Educação, e recebeu a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ivana Bentes para o debate. A ideia foi fomentar o desenvolvimento da política interna de extensão, pensando suas bases e questões estratégicas e essenciais para sua concepção.
De maneira mais recente, o Programa de Extensão da Pós-Graduação (Proext-PG Fiocruz) também foi pauta de apresentação e discussão na Câmara Técnica de Educação. O encontro realizado em 8 de julho marcou o fim das contribuições ao texto da Política de Extensão da Fiocruz. A partir disso, todos as propostas recebidas serão avaliadas e consolidadas, e o texto seguirá para aprovação do Conselho Deliberativo (CD Fiocruz). Na ocasião, Mariana Souza também teve a oportunidade de dividir com a comunidade educacional da Fiocruz os resultados da experiência da chamada interna.
Quer transformar a trajetória de um jovem e ainda fortalecer a ciência? A Rede Provoc Luiz Fernando Rocha Ferreira da Silva da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Rede Provoc/EPSJV/Fiocruz) prorrogou o prazo para inscrições como orientador e orientadora até 15 de julho!
O objetivo é despertar nos estudantes o interesse pela pesquisa científica, contribuindo para que façam uma escolha profissional mais consciente e possibilitar a participação destes estudantes na pesquisa científica através da vivência em um ambiente de pesquisa, estabelecendo um confronto teórico-prático e estimular a aprendizagem dos conhecimentos técnicos e científicos a partir da experimentação de práticas de pesquisa.
A inscrição para as novas vagas refere-se à etapa Iniciação do Provoc, com duração de doze meses, de agosto de 2025 a junho de 2026.
Essa é a sua chance de receber estudantes do ensino médio na Etapa Iniciação 2025/2026 da Rede Provoc da Fiocruz:
Ser orientador no Provoc é mais do que ensinar: é abrir portas, inspirar futuros cientistas e construir ciência com inclusão e propósito.
Acesse o edital e o manual de inscrição e confira mais informações!
#ParaTodosVerem Foto de quatro pessoas em uma sala, há uma cadeira no centro e uma bancada perto da parede com uma garrafa de vidro com água, há três pessoas em pé, dois homens brancos com blusa de manga comprida, um deles está no canto esquerdo da foto, o outro está no centro atrás da cadeira, com o braço esquerdo levantado apontando para frente, ao lado dele, no lado direito da foto há uma mulher branca com um top azul, na cadeira no centro há uma menina branca sentada, ela está com as pernas cruzadas e sorrindo. Por cima da foto está escrito: Seja orientador do PROVOC, última chamada, inscrições prorrogadas até 15 de julho, você pode mudar o futuro de um jovem com a ciência.
O “II Ciclo de Webinários 2025 - Transformações tecnológicas na Saúde” tem como objetivo compreender as perspectivas e desafios colocados pelas transformações digitais, além de possibilitar a disseminação das informações e trocas de experiências entre os participantes.
Neste segundo encontro, vamos falar sobre "Os dados sensíveis na saúde e a segurança do cidadão", uma questão fundamental a ser discutida no cenário atual de crescente digitalização do Estado diz respeito à segurança dos dados, e como o Estado brasileiro vem aprimorando sua estrutura tecnológica para receber os dados produzidos a partir das transformações digitais, com a participação dos especialistas Yuri Ichirahara (Cidacs/Fiocruz) e Fabio Tozi (UFMG).
Acompanhe ao vivo no canal da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) no Youtube:
#ParaTodosVerem Banner com fundo claro, no topo está escrito: 2° Ciclo de Webinários - 2025, Transformações Tecnológicas na Saúde. Será no dia 10 de julho (quinta-feira), das 16 horas às 18 horas, com o tema: Os dados sensíveis na saúde e a segurança do cidadão. Na parte inferior do banner está a foto de Yury Ichihara (Cidacs/Fiocruz), uma mulher branca com cabelos escuros, blazer escuro e um colar banco, ao lado da foto dela a foto de Fabio Tozi (UFMG), um homem branco, com óculos, uma camisa de gola, barba e cabelos claros, e por último a foto do mediador Reinaldo Lopes (EPSJV/Fiocruz), um homem branco com cabelos grisalhos.
Farmanguinhos convidou a tecnologista em Desenvolvimento do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (Cibs/Farmanguinhos), Tatiane Barbé, para falar sobre as boas práticas no cultivo agroecológico de plantas medicinais!
O encontro "Boas práticas no cultivo agroecológico de plantas medicinais, aromáticas e condimentares" acontecerá no contêiner de Farmanguinhos, em Manguinhos, com transmissão pelo canal oficial da instituição no YouTube, no dia 9 de julho, às 10h.
A emissão de certificado será realizada a partir do preenchimento da lista de presença repassada no chat, ao vivo, durante evento. Não é necessária a inscrição prévia.
Participe do evento!
#ParaTodosVerem Banner com fundo verde água, nele há informações sobre a palestra de boas práticas no cultivo agroecológico de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, será no dia 09 de julho às 10 horas, com transmissão pelo canal de Farmanguinhos, será realizada no Auditório do Contêiner de Farmanguinhos, rua Sizenando Nabuco, 100 - Manguinhos. No centro do banner uma foto de Tatiane da Costa Barbé, tecnologista em desenvolvimento do Centro em Inovação em Biodiversidade e Saúde, uma mulher branca, com cabelos lisos e claros, está com um óculos de sol na cabeça.
Na próxima quinta-feira, 10 de julho, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe Gabriela de Lima Gomes, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); e Yacy Ara Froner, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); para a mesa redonda Gestão de risco em acervos científicos nas universidades. O evento será realizado presencialmente no Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), às 9h30, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. A transmissão ao vivo será pelo canal da Casa no YouTube. Para participar não é necessário se inscrever previamente.
Na ocasião, Gabriela de Lima Gomes apresentará o tema ‘Protocolos de gestão de risco em acervos científicos nas universidades’, e Yacy Ara Froner abordará a ‘Revitalização da infraestrutura de preservação, exposição e acesso às Coleções Científicas nos espaços de ciência e cultura da Rede de Museus da UFMG: Desenvolvimento de Protocolos Integrados’. O evento é uma iniciativa do Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT), no âmbito da disciplina Conservação preventiva de bens móveis, imóveis e integrados, ministrada pela professora Carla Coelho.
Assista ao vivo:
#ParaTodosVerem Banner com fundo roxo escuro sobre Gestão de Risco em Acervos Científicos nas Universidades, o evento acontecerá no dia 10 de julho às 9h30, com Yacy Ara Froner (UFMG) e Gabriela de Lima Gomes (Ufop) no salão de conferência Luiz Fernando Ferreira - CDHS, no Campus Fiocruz Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ. Transmissão será via Youtube.
Em maio de 2025, a Fiocruz completou 125 anos. Uma jornada que se confunde com a própria história da saúde no Brasil. Por isso, em sua terceira edição, o Concurso Portinho Livre de Literatura Infantojuvenil convida estudantes brasileiros a responderem à pergunta: "O que é saúde coletiva para você?".
Podem participar alunos de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil, que tenham entre 13 e 16 anos no momento da inscrição. Eles devem responder à pergunta com textos dissertativos ou narrativos. Ou seja: valem ensaios, crônicas, dissertações ou contos. Os 30 melhores trabalhos vão integrar um livro, a ser publicado pelo selo Portinho Livre, da Fiocruz. E os 3 melhores ganham também um cartão presente no valor de R$ 1 mil. Além disso, o primeiro colocado será convidado a visitar o campus central da Fiocruz, no Rio de Janeiro, para receber a premiação, em outubro.
Nesta edição, o concurso traz uma novidade: os professores também serão premiados. No ato da inscrição, o candidato deve indicar o professor que o estimulou a participar. O livro que vai reunir os 30 textos premiados vai apresentar o nome desses professores, prestando homenagem ao seu trabalho. Os mestres indicados pelos 3 primeiros colocados também vão ganhar vales presente no valor de R$ 1 mil. E aquele referente ao grande vencedor será convidado a visitar a Fiocruz, também em outubro. Caso aluno e professor residam em outra cidade, terão sua viagem custeada pelo concurso.
As inscrições estão abertas até 18 de julho no site da Portinho Livre.
"Nas primeiras duas edições do concurso, percebemos como os professores têm papel fundamental na participação dos jovens", explica a jornalista Juliana Krapp, coordenadora da Portinho Livre. "São eles que incentivam o debate em sala de aula, que estimulam a escrita dos textos e que avançam nas nuances de cada tema. Nada mais justo do que reconhecer a participação deles. Por isso, neste ano, também serão premiados e terão seus nomes relacionados aos trabalhos vencedores."
Veja resultado da 2ª edição do concurso
Ao indagar aos adolescentes brasileiros “O que é saúde coletiva para você?”, o selo Portinho Livre quer incentivar o debate, nas salas de aula, sobre como o direito à saúde está relacionado diretamente à cidadania, à democracia e ao enfrentamento das desigualdades. Em como “saúde” não é só a ausência de doenças, mas sim uma ideia que tem a ver também com direito ao lazer, ao trabalho, à comunicação e à informação, à moradia digna, ao bem-estar em geral. E em como esses direitos, assegurados pela Constituição Cidadã e pela própria criação do Sistema Único de Saúde (SUS), são fruto de lutas históricas.
O concurso Portinho Livre teve sua primeira edição em 2023, quando os estudantes foram convidados a escreverem sobre o tema “O bonde da vacina: cuidar de si para cuidar do outro”. Em 2024, 160 jovens atenderam ao chamado para escrever sobre o tema “O Brasil que resiste: ideias para adiar o fim do mundo”. Para saber mais, visite a plataforma: https://portolivre.fiocruz.br/portinho_livre.
Portinho Livre, além de um selo editorial, também é uma plataforma de livros infantojuvenis em acesso aberto. Coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), reúne obras que usam o poder da literatura para instigar o interesse pela ciência, pela saúde pública e pela cidadania. O 3º Concurso Portinho Livre tem patrocínio da Fundação de Apoio à Fiocruz (Fiotec).
Leia também:
Concurso Portinho Livre de Literatura divulga os estudantes vencedores
Baixe aqui o livro "O Bonde da Vacina - cuidar de si para cuidar do outro"
Estão abertas as inscrições para o XXVIII Seminário Laveran & Deane sobre Malária, que será realizado entre os dias 8 e 12 de setembro de 2025, na Ilha de Itacuruçá, na Costa Verde fluminense.
O Seminário tem como objetivo promover discussões sobre projetos de teses de mestrandos e doutorandos e conferências sem malariologia.
O evento é organizado pelo Centro de Pesquisa, Diagnóstico e Treinamento em Malária (CPD-Mal), sediado no Laboratório de Pesquisa em Malária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
Podem se inscrever estudantes de mestrado e doutorado que estejam desenvolvendo projetos de pesquisas sobre malária. As inscrições devem ser realizadas até 21 de julho de 2025 pelo site do evento: www.ioc.fiocruz.br/laverandeane
#ParaTodosVerem Banner com fundo verde e azul com informações sobre o 28º Seminário Laveran e Deane sobre Malária, há uma xilogravura de um mosquito no canto esquerdo do banner.
Estão abertas até 11 de julho as inscrições para o Curso de capacitação em Preservação do Patrimônio: Madeiras e metais. A iniciativa visa desenvolver aptidões, novos conhecimentos, práticas e técnicas relacionadas à execução e à conservação de elementos construtivos e decorativos em madeiras e metais.
Realizado presencialmente no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro, de 5 de agosto a 28 de novembro de 2025, a capacitação oferece 30 vagas – 15 para a turma de madeira e 15 para a turma de metais – e certificado para quem tiver 75% de frequência. A iniciativa conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde(PPGPAT).
O curso é destinado exclusivamente:
- Moradores dos territórios da Maré, Manguinhos, Rocinha, Cidade de Deus e Rio das Pedras;
- Ter a partir de 18 anos;
- Cursando ou com o ensino médio concluído na modalidade Regular ou de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O curso de capacitação profissional tem o objetivo desenvolver aptidões, novos conhecimentos, práticas e técnicas relacionadas à execução e à conservação de elementos construtivos e decorativos em madeiras e metais. Será composto por duas turmas, uma exclusivamente para madeiras e outra para metais.
Ao ser aprovado no curso o aluno receberá o Certificado de Conclusão de Capacitação em Preservação do Patrimônio”.
Inscreva-se até 11 de julho através do Formulário de Inscrição!
Mais informações: oem@fiocruz.br
+Confira a Chamada Pública aqui!
Saiba mais: coc.fiocruz.br/cursos/cursos-livres
#ParaTodosVerem Banner com fundo rosa e a imagem de uma porta de ferro com detalhes de losangos, nesse banner está escrito: Curso de capacitação em preservação do patrimônio madeiras e metais com Roseni Cordeiro e Gelson Cordeiro, inscrições de 30 de junho a 11 de julho de 2025, aulas do dia 05 de agosto a 28 de novembro, no Campus Fiocruz Manguinhos.
O Sextas de Poesia desta semana traz o "Beijo", de Mia Couto. O poema integra o livro "Tradutor de Chuvas", e aborda a intensidade do momento que antecede o beijo, buscando a essência do desejo e da expectativa antes do contato físico de fato. O autor fala sobre o "instante antes", e explora a tensão e o tremor que precedem o beijo, mais do que no ato em si.
Nascido em 7 de julho de 1955, o poeta africano Mia Couto recebeu inúmeros prêmios literários ao longo de sua carreira. Entre eles o Prêmio Neustadt, em 2014, tido como o Nobel Americano, e o Prêmio Camões, em 2013. O poeta também foi homenageado com a criação do Prêmio Literário Mia Couto, pela Cornelder de Moçambique e a Associação Kulemba. A iniciativa pretende estimular a produção literária de qualidade em Moçambique, distinguindo as melhores obras publicadas anualmente no país.
#ParaTodosVerem Foto de dois lábios muito próximos, quase se beijando, há um contorno de luz no queixo das duas pessoas. No lado direito da foto um poema de Mia Couto, "Tradutor de chuvas":
Beijo
Não quero o
primeiro beijo:
basta-me
o instante antes do beijo.
Quero-me
corpo ante o abismo,
terra no rasgão
do sismo.
O lábio ardendo
entre tremor e temor,
o escurecer da luz
no desaguar dos corpos:
o amor
não tem depois.
Quero o vulcão
que na terra não toca:
o beijo antes de ser na boca.
A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em parceria com o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), a Universidade de Antioquia e a Universidade Nacional da Colômbia, promoverá o curso Diálogos Latino-Americanos em Saúde, Ciência e Ambiente, de 4 de agosto a 2 de dezembro de 2025. A atividade é oferecida como curso livre, aberto ao público, e como disciplina de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/COC/Fiocruz) e das universidades parceiras, com carga horária de 60 horas.
Inscreva-se já pelo Campus Virtual Fiocruz.
Alunos do PPGHCS e de outros programas de pós-graduação que cursarem integralmente a disciplina e forem aprovados receberão 4 créditos acadêmicos. Além dos alunos regulares, há 30 vagas para participantes externos, que terão direito a certificado de curso livre mediante cumprimento da carga horária exigida. Com aulas em português e espanhol, o curso reúne docentes e pesquisadores da Fiocruz, da Universidade de São Paulo, de universidades parceiras na Colômbia e de outras instituições internacionais, como o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS).
O objetivo é promover um entendimento crítico sobre as relações entre políticas de saúde, meio ambiente e ciência na América Latina apartir de uma abordagem transnacional. O curso abordará temas como as assimetrias na produção do saber, as interseções entre ciência, saúde, meio ambiente e doença, bem como a relação entre gênero e ciência. Também serão debatidos os discursos médicos e as representações sociais das doenças, a atuação das instituições de saúde e a assistência médica às populações rurais.
Serão estudadas ainda as reformas sanitárias nos países latino-americanos, além do papel da ciência na construção de políticas públicas e no enfrentamento a doenças como febre amarela, leishmanioses e dengue, entre outras. Além disso, inclui dilemas contemporâneos como doenças emergentes, mudanças climáticas e movimentos antivacina. Serão Nos encontros também serão examinadas fontes documentais e uma vasta bibliografia para proporcionar uma compreensão aprofundada dos desafios históricos e atuais da saúde pública na região.
Curso livre e disciplina Diálogos Latino-Americanos em Saúde, Ciência e Ambiente
Período: de 4/8 a 2/12/2025
Dias e horários: Segundas e terças-feiras, das 8h às 10h (hora Bogotá); 9h às 11h (hora Manaus) e 10h às 12h (Rio de Janeiro)
Modalidade: seminários online (com atividades presenciais para alunos de pós graduação)
Inscrições: até 20/7/2025 pelo Campus Virtual Fiocruz.
#ParaTodosVerem Banner com fundo bege sobre diálogos latino-americanos em saúde, ciência e ambiente, inscrições até 20 de julho, período do curso é de 04/08 a 12/12, o curso é híbrido, no topo há cinco fotografias, primeiro de um homem com chapéu mexendo em um equipamento, há outros homens com chapéu também atrás dele, na segunda imagem uma xilogravura, na outra imagem há pessoas em cima de um palanque, na outra há crianças com as mãos na cabeça, e por último uma imagem de estatuas antigas.