Apresentação

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem atuado, desde o início de 2020, em uma série de ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 nas áreas de educação, pesquisa, produção de testes diagnósticos e vacinas, controle de qualidade, assistência, informação e comunicação. Entre as ações educacionais, destaca-se a produção de cursos voltados aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuaram no enfrentamento dessa grave crise sanitária.

O curso de qualificação profissional “Vacinação para Covid-19: protocolos e procedimentos técnicos” - ofertado de forma gratuita, online e autoinstrucional -, tem como propósito principal a capacitação dos profissionais do SUS envolvidos na vacinação contra a Covid-19, especialmente os da Atenção Primária à Saúde. No entanto, podem se inscrever quaisquer profissionais do Brasil ou de outros países interessados na temática. 

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Campus Virtual Fiocruz, o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (Nescon/UFMG)  e o Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. As aulas foram produzidas por especialistas de diferentes unidades da Fiocruz e do Nescon, em estreita colaboração com a equipe do PNI.

Ao longo de cinco módulos são abordados: conceitos básicos e desafios relativos às vacinas e à vacinação; características das vacinas para Covid-19; planejamento e organização das salas de vacina; protocolos de vacinação; farmacovigilância pós-vacinação, entre outros.

Este curso foi atualizado com a declaração de fim da Covid-19 como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Esta declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que a circulação do vírus, o número de casos graves da doença e o percentual da população mundial vacinada alcançaram patamares satisfatórios dos pontos de vista social e epidemiológico. Cabe destacar, no entanto, que isso não significa que a Covid-19 acabou como uma ameaça à saúde global. Portanto, entre outras atualizações relevantes, a segunda edição do curso traz também novas orientações sobre o esquema vacinal contra o coronavírus a partir da inserção da vacina bivalente no Calendário Nacional.

Assim, esperamos que o curso contribua para a efetividade da campanha de vacinação no controle da Covid-19, bem como para a capacitação de profissionais envolvidos com ações de imunização, dado seu caráter estratégico para os sistemas públicos de saúde e a melhoria da situação de saúde das populações.