A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) está com inscrições abertas para o processo seletivo de candidatos para o Curso de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal e atuação em Comitês de Mortalidade. Serão ofertadas 950 vagas e o prazo para inscrições vai até o dia 9 de março. O curso de Qualificação Profissional em nível de Formação Continuada terá configuração de Educação à Distância (EaD). O objetivo da formação é qualificar profissionais no contexto de redução da mortalidade materna, infantil e fetal, além da atuação em comitês de mortalidade em hospitais estaduais, regionais e municipais. Candidatos podem se inscrever pelo Campus Virtual Fiocruz.
Os candidatos deverão ter formação de nível médio ou superior e experiência em uma das seguintes áreas:
1) Vigilância do óbito materno, infantil e fetal;
2) comitês de mortalidade materna, infantil e fetal.
Pelo menos 60% das vagas (570) se destinam a candidatos indicados pelas secretarias de saúde dos estados, representada pela área responsável pela política de saúde das mulheres em articulação com a política de saúde da criança, política de vigilância em saúde e política hospitalar. Serão dedicadas 29% das vagas (280) à livre demanda.
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: pseletivoead.ensp@fiocruz.br
Confira o edital e inscreva-se!
O curso é oferecido pela Fundação Oswaldo Cruz no âmbito da parceria com o Ministério da Saúde. A coordenação é comporta de Sonia Duarte de Azevedo Bittencourt, Mayumi Duarte Wakimoto e Marcos Augusto Bastos Dias.
Confira as informações da Aula Inaugural da Fiocruz e de suas unidades. A relação foi elaborada pela Coordenação de Comunicação Social da Fiocruz (CCS), em parceria com a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) e as assessorias de comunicação das unidades.
4 de março
Unidade: Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
Horário: 9h
Palestra: Perspectivas da Educação Superior Brasileira e sua inserção internacional
Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ - Av. Rui Barbosa, 762 - Flamengo (ao lado do IFF/Fiocruz)
Palestrante: Denise Pires de Carvalho, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), integrante titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ)
Unidade: Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos)
Horário: 9h30
Palestra: Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis) no país da reconstrução
Local: Salão de Conferência (4º andar) do Prédio do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS/COC), no Campus Manguinhos
Palestrante: Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde (SECTICS/MS)
+ Confira mais informações sobre a aula inaugural
5 de março
Unidade: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)
Horário: 9h
Palestra: Políticas públicas para o enfrentamento à invisibilidade do trabalho do cuidado realizado pelas mulheres no Brasil
Local: EPSJV
Palestrante: Talíria Petrone, deputada federal (PSOL-RJ)
Transmissão: canal da EPSJV no YouTube
+ Confira mais informações sobre a aula inaugural
Unidade: Fiocruz Amazônia
Horário: 14h30
Palestra: O papel da pesquisa no fortalecimento dos direitos da mulher na saúde sexual e reprodutiva
Local: Salão Canoas - Fiocruz Amazônia
Transmissão: canal da Fiocruz Amazônia no YouTube
Palestrante: Maria do Carmo Leal, pesquisadora da Fiocruz
6 de março
Unidade: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz)
Horário: 9h
Palestra: Os desafios das Políticas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Local: auditório térreo da Ensp
Transmissão: canal da Ensp no YouTube
Palestrante: Isabela Cardoso de Matos Pinto, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde (SGTES/MS)
+ Confira mais informações sobre a aula inaugural
8 de março
Unidade: Fiocruz Minas
Horário: 14h
Palestra: "Inteligências" Artificiais: oportunidades, desafios e perigos
Local: Auditório da Fiocruz Minas
Palestrante: Anderson de Resende Rocha, professor da Unicamp
18 de março
Unidade: Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz)
Horário: 14h
Palestra: Experiência da Capes na área da Medicina Veterinária
Transmissão via Zoom
Palestrante: Vanessa Peripolli, coordenadora-adjunta de área dos Programas de Pós-graduação profissionais em Medicina Veterinária na Capes
20 de março
Aula Inaugural Fiocruz
Horário: 9h30
Local: auditório térreo da Ensp
Palestra: C&T e educação: desafios do SUS e da sociedade brasileira
Transmissão pelo canal da Fiocruz no YouTube
Palestrante: Gulnar Azevedo e Silva, reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
+ Confira mais informações sobre a aula inaugural
26 de março
Unidade: Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz)
Horário: 14h
Tema: Inteligência Artificial na educação, pesquisa e divulgação científica
Local: auditório Sérgio Arouca do INCQS
Palestrante: André Pimentel, professor do Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
5 de abril
Unidade: Fiocruz Pernambuco
Horário: 9h
Palestra: "Inteligências" Artificiais: oportunidades, desafios e perigos
Local: Auditório do IAM/Fiocruz Pernambuco
Palestrante: Anderson Resende Rocha, professor de Inteligência Artificial e Forense Digital da Unicamp
8 de abril
Unidade: Fiocruz Paraná
Horário: 10h30
Tema: Da dengue ao oroupuche: chegaremos a 50 anos de negligência social?
Local: auditório da Fiocruz Paraná
Transmissão pelo canal do PPGBB no YouTube
Palestrante: Rivaldo Venâncio, pesquisador da Fiocruz
O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz), realizará entre os dias 4 e 8 de março de 2024 a sua Semana de Abertura, que tem como tema "O direito à saúde: os lugares para a informação e a comunicação".
Já no primeiro dia, será realizada uma homenagem à Ilma Noronha, que foi diretora do Icict de 2000 a 2008. Formada em Biblioteconomia, Ilma teve atuação marcante nas áreas de informação da Fiocruz e foi uma das idealizadoras do Ensino do Icict. Ela, juntamente com o seu esposo Rômulo Noronha, também foi uma incansável lutadora e militante pela democracia, os direitos humanos e contra a repressão e todas as formas de violência institucionalizada, sendo agraciada com a 30ª Medalha Chico Mendes de Resistência, em 2018, pelo Grupo Tortura Nunca Mais.
Na parte da tarde, a partir das 14 horas, haverá o debate "O PPGICS e a interdisciplinaridade: a informação e a comunicação como direitos à saúde", com os pesquisadores do Icict e professores do PPGICS, Viviane Veiga, Ricardo Dantas e Wilson Borges, com moderação de Igor Sacramento, coordenador do programa de pós-graduação. Veja a programação completa aqui
Os novos e antigos discentes, além do público interessado, terão oficinas e passeio pelo campus Manguinhos, além de mesas redondas, seguidas de apresentações de livros de professores e ex-alunos do Programa.
2º dia – terça-feira – 05/03
Desinformação e covid-19: desafios contemporâneos na comunicação e saúde. Organizadores: Cláudia Malinverni, Jacqueline I. Machado Brigagão, Janine Cardoso, Edlaine Faria Moura Villela, Carlos Roberto Z. Bugueño. São Paulo: Instituto de Saúde, 2023.
Entre medo e solidariedade: mídia, política e alteridade na covid-19. Organizadores: Kátia Lerner, Cristina Teixeira e Paulo Vaz. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023.
3º dia – quarta-feira – 06/03
Mudanças climáticas, desastres e saúde. Organizadores: Christovam Barcellos, Carlos Corvalán, Eliane Lima e Silva. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2022.
4º dia – quinta-feira – 07/03
Boas práticas de saúde pública no Instagram: estudo comparado entre Portugal e Brasil. Autora: Pâmela Araujo Pinto. Aveiro: UA Editora Universidade de Aveiro Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, 2023.
Autocuidado em Saúde e Literacia para a Saúde. Coordenação técnica: Ana Luiza Braz Pavão. Brasília: Ministério da Saúde, 2023.
5º dia – sexta-feira – 08/03
A infecção e suas memórias: o testemunho e a exposição do viver com HIV no YouTube. Autores: Igor Sacramento e J. Antônio Cirino. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023.
Inscrições
Para se inscrever para o passeio e oficinas oferecidas durante a semana, os interessados devem preencher a ficha de inscrição.
Estarão disponíveis apenas 20 (vinte) vagas para as oficinas, que serão confirmadas por ordem de inscrição. Todas as atividades são presenciais e serão realizadas no campus Maré Fiocruz - Av. Brasil, 4036 - Manguinhos, Rio de Janeiro, onde está localizado o PPGICS, no quarto andar - as mesas ocorrerão nas salas 401 e 402 e as oficinas, no Laboratório de Informática, sala 408.
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) abre suas portas para o início do seu Ano Acadêmico que ocorrerá entre os dias 11 e 15 de março, em sua sede no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Intitulado INI de Portas Abertas, o evento é organizado pela vice-direção de Ensino e comemora sua terceira edição, juntamente com a realização do III Seminário Internacional Acadêmico. Além de atividades presenciais haverá atividades remotas com transmissão ao vivo pelo canal oficial do INI no Youtube.
Para participar, inscreva-se aqui. Haverá certificado para quem participar das atividades do evento.
A programação conta com a participação dos docentes e alunos do INI, e de professores convidados de universidades nacionais e estrangeiras, com transmissão ao vivo.
“O evento tem o objetivo de promover a troca de experiência e, ao mesmo tempo, apresentar à comunidade e a potenciais alunos os conhecimentos que produzimos aqui”, afirma Cláudia Valete, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do INI e coordenadora geral do evento. Cláudia explica que a programação será divulgada nos próximos dias, mas os interessados já podem fazer a sua inscrição.
O INI possui dois programas de pós-graduação: Stricto sensu (Mestrado Acadêmico e Profissional; Doutorado e Pós-doutorado); e o Lato sensu com especialização em infectologia para diversas áreas como Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia entre outros; contando também com programas de Residência Médica em Infectologia e Multiprofissional.
Para conhecer todos os cursos oferecidos nos programas de pós-graduação do INI, clique aqui.
A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe, dia 1º de abril, às 10h, o historiador Rodrigo Patto Sá Motta para a aula inaugural '1964: história e historiografia de um projeto modernizador-autoritário', sobre o golpe civil-militar ocorrido no Brasil há 60 anos e seus desdobramentos. O evento abre o ano letivo dos cursos de pós-graduação das áreas de história, patrimônio cultural e divulgação científica da instituição.
Aberta ao público, a atividade contará com moderação do pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz Gilberto Hochman e será realizada no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo canal da Casa de Oswaldo Cruz no YouTube e tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), Motta é professor titular do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Especialista nas áreas de História do Brasil República e História Contemporânea, com ênfase no campo da História Política, ele tem vasta produção científica sobre golpe de 1964, ditadura militar, anticomunismo e memória e política universitária, temas que abordou em livros como Passados presentes – O golpe de 1964 e a ditadura militar (Zahar, 2021); Em guarda contra o perigo vermelho: o anticomunismo no Brasil (Eduff, 2020); Jango e o golpe de 1964 na caricatura (Zahar, 2006) e As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária (Zahar, 2014).
Motta realizou estudos de pós-doutorado e atuou como professor-pesquisador visitante na Universidade de Maryland (2006-2007) e como Professor visitante na Universidad de Santiago de Chile (2009), na Universidad Nacional de Colombia (2015), no IHEAL da Universidade de Paris III (Cátedra Simón Bolivar, 2016), na Universidad Nacional de Rosario (2017), na Universidad Nacional de General Sarmiento (2018) e na Universidad Nacional de San Martín (2019). Ele prestou assessoria à Comissão da Verdade em Minas Gerais e, entre 2013 e 2015, foi presidente da Associação Nacional de História (ANPUH).
Aula de abertura da Casa de Oswaldo Cruz
Tema: 1964: história e historiografia de um projeto modernizador-autoritário
Convidado: Rodrigo Patto Sá Motta (UFMG – CNPq)
Dia: 1º de abril de 2024
Horário: 10h
Local: Salão de Conferência do CDHS (Manguinhos/RJ)
O Brasil registrou 1 milhão de casos prováveis de infecção da dengue nos dois primeiros meses de 2024, segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. O aumento de casos preocupa profissionais da saúde e pesquisadores, que alertam para a necessidade de um esforço coletivo da população e do poder público no combate à doença. Nesse cenário, a Fiocruz está mobilizada em diversas frentes e unidades, produzindo materiais educacionais e informação de qualidade com especialistas da instituição. O Campus Virtual Fiocruz oferta dois cursos na temática da dengue e são voltados aos profissionais de saúde: InfoDengue e InfoGripe: Vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis e Estratégia de Disseminação de Larvicida para combate ao mosquito Aedes, que seguem com inscrições abertas! Os conteúdos são, em sua maioria, gratuitos e estão disponíveis em acesso aberto, visando a conscientização e educação da população.
Confira algumas das iniciativas:
Publicações em acesso aberto abordam a dengue e outras arboviroses
A Editora Fiocruz disponibiliza alguns títulos sobre a dengue e outras arboviroses em acesso aberto, visando a divulgação científica e conscientização da população. São eles:
Outras publicações estão disponíveis para aquisição: Aedes de A a Z, de Denise Valle, Raquel Aguiar, Denise Nacif Pimenta e Vinicius Ferreira; Dengue: teorias e práticas, de Denise Valle, Denise Nacif Pimenta e Rivaldo Venâncio da Cunha; e Zika no Brasil: história recente de uma epidemia, de Ilana Löwy.
Série de vídeos alerta para a importância da prevenção
A Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Fiocruz lançou uma série de vídeos sobre a prevenção ao Aedes aegypti. As produções estão em linguagem simples e foram disponibilizadas nas redes sociais da Fundação e no canal da instituição no YouTube, com tradução para a Língua brasileira de sinais (Libras) e áudio e legenda em português.
A série aborda temas importantes, como os locais utilizados e ações para eliminar possíveis criadouros do mosquito e a importância da manutenção das ações de controle e prevenção ao Aedes.
Portal Fiocruz inaugura página temática sobre a Dengue
O Portal Fiocruz lançou uma página temática que reúne informações, notícias e serviços da Fundação acerca da dengue. É possível entender os sintomas e as formas de prevenção, conhecer projetos e ações institucionais no enfrentamento à doença e solicitar atendimentos especializados em arboviroses.
Projeto da Fiocruz é base para campanha do Governo Federal contra dengue
Idealizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o projeto 10 Minutos Contra o Aedes está na base da nova campanha do Governo Federal contra a dengue. O projeto propõe à população dedicar 10 minutos por semana para combater os focos do mosquito Aedes aegytpi. Para orientar a população no combate ao inseto, os especialistas elaboraram um guia de checagem que aponta criadouros comuns no ambiente doméstico, que podem ser vistoriados em apenas 10 minutos.
Radis aborda vacina contra a dengue
A edição 257 da Revista Radis, de fevereiro de 2024, traz como um dos destaques a incorporação da vacina contra a dengue no sistema público de saúde brasileiro, um dos primeiros a oferecer a imunização de forma universal e gratuita. A edição aborda a primeira etapa da vacinação, que prioriza as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e apresenta um panorama nacional das infecções por dengue.
Fiocruz oferece cursos de combate à dengue
O Campus Virtual Fiocruz relembra dois cursos que tratam da temática da dengue e são voltados a profissionais de saúde: Estratégia de Disseminação de Larvicida para combate ao mosquito Aedes e InfoDengue e InfoGripe: Vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis, ambos online e gratuitos. Conheça e inscreva-se!
InfoDengue e InfoGripe: Vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis
O curso é voltado a profissionais da vigilância em saúde que atuam nas secretarias municipais e estaduais de Saúde, e é aberto também a interessados no tema.
O objetivo é promover a compreensão de conceitos teóricos do monitoramento de doenças transmissíveis e proporcionar aos profissionais conhecimentos e instrumentos para auxiliar na tomada de decisão em situações dedicadas à vigilância de arboviroses urbanas (dengue, Zika e chikungunya) e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG).
A carga horária é de até 40h, divididas em dois módulos: módulo base e módulo aplicado, em que o aluno pode optar por estudar um dos sistemas (InfoDengue e InfoGripe) ou ambos. Os módulos trazem apresentações das doenças como problemas de saúde pública e sua epidemiologia no país, seguido de uma introdução ao processo de coleta e organização de dados feitos pelas secretarias de saúde.
Os alunos serão apresentados a conceitos teóricos do monitoramento de doenças transmissíveis, métodos e práticas específicos do Infodengue e do Infogripe, para que sejam capazes de atuar em cenários de risco e a leitura-interpretação dos boletins em diferentes contextos.
A formação é totalmente online, gratuita e autoinstrucional.
Confira aqui como estão divididos os módulos e inscreva-se!
Estratégia de Disseminação de Larvicida para combate ao mosquito Aedes
O curso tem foco numa tática muito promissora no combate aos mosquitos, que é a disseminação de larvicidas pelos próprios mosquitos. A Estratégia de Disseminação de Larvicida (EDL) é diferenciada, pois algumas espécies de mosquitos Aedes usam, de forma frequente, criadouros crípticos, ou seja, de difícil acesso, situados em locais inacessíveis ou ainda visualmente indetectáveis até pelos agentes de combate às endemias (ACE).
O objetivo do curso, que é composto de 2 módulos, 10 aulas e 40h de carga horária, é oferecer um conjunto de conhecimentos, além da prática na gestão e operacionalização dos procedimentos de montagem, impregnação, instalação, e manutenção das Estações Disseminadoras de larvicida (ED’s) para o controle de arboviroses através da dispersão de larvicida por mosquitos urbanos nos diferentes contextos e realidades do Brasil.
A formação é online, gratuita e autoinstrucional e busca qualificar agentes de saúde, estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde que atuam ou pretendem atuar no combate aos mosquitos Aedes.
Confira aqui a divisão dos módulos e inscreva-se!
*Com informações da Coordenação de Comunicação Social (CCS) e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)
*Lucas Leal é estagiário sob supervisão de Isabela Schincariol
Estão abertas as inscrições para o curso presencial de atualização em Microbiologia de fármacos, fitofármacos, cosméticos, artigos e insumos de diálise, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz). Com aulas teóricas e práticas, o curso aborda temas relacionados a microbiologia de produtos não estéreis (medicamentos, fitoterápicos, cosméticos, água para hemodiálise, solução de diálise, artigos para saúde) e matérias-primas de uso em suas fabricações. Interessados podem se inscrever até 6 de março pelo Campus Virtual Fiocruz.
O objetivo é a atualização dos profissionais na área de microbiologia de fármacos e fitofármacos, cosméticos, artigos e insumos de diálise e concentrado polieletrolítico, abordando a legislação vigente, aspectos teóricos e práticos para os diversos ensaios executados, de acordo com a metodologia oficialmente adotada no Brasil. É direcionado a profissionais de instituições públicas, preferencialmente, dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens), com nível superior que atuem na área de microbiologia de produtos.
São ofertadas 12 vagas. O curso será realizado no período de 15 a 19 de abril de 2024, das 9 às 17 horas, com carga horária total de 40 horas, presencialmente, no INCQS/Fiocruz, localizado na Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ.
O conteúdo programático é dividido em quatro módulos:
Bloco 1: Pré-ensaios (carga horária: 8 horas)
Bloco 2: Água para hemodiálise (carga horária: 8 horas)
Bloco 3: Produtos farmacêuticos (medicamentos e fitoterápicos) (carga horária: 11 horas)
Bloco 4: Cosméticos (carga horária: 8 horas)
Confira o Edital e inscreva-se até 6 de março!
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) está oferecendo vagas para discentes externos em disciplinas eletivas para o primeiro semestre de 2024. A Seleção está aberta a interessados(as) portadores de diplomas de graduação (na modalidade "Aluno Especial") ou vinculados a outros Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (na modalidade "Disciplina Isolada"). Interessados podem se inscrever até 27 de fevereiro.
Para o primeiro semestre de 2024 serão disponibilizadas vagas para as disciplinas "Sistemas universais de saúde no centro e na periferia do capital: origem, trajetória e crise do Serviço Nacional de Saúde (Portugal) e do SUS (Brasil), em análise comparada", oferecida pelo Professor Dr. André Vianna Dantas, e "Introdução a educação profissional inclusiva: contextos, diálogos e perspectivas", oferecida pelo Prof. Dr. Anderson Teixeira Boanafina.
As inscrições estão disponíveis até 27 de fevereiro pelo e-mail da Coordenação do Programa. As informações do Processo Seletivo podem ser visualizadas na Chamada Pública disponível na aba Processos Seletivos do site da Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde.
+ Confira o edital do processo seletivo de disciplinas isoladas
INFORMAÇÕES
Disciplina: "Sistemas universais de saúde no centro e na periferia do capital: origem, trajetória e crise do Serviço Nacional de Saúde (Portugal) e do SUS (Brasil), em análise comparada"
Professor: André Vianna Dantas
Carga Horária: 60h
Créditos: 4
Dias e Horários: Quintas-feiras, de 13h30min às 17h30min (Presencial)
Disciplina: "Introdução a educação profissional inclusiva: contextos, diálogos e perspectivas"
Professor: Anderson Teixeira Boanafina
Carga Horária: 30h
Créditos: 3
Dias e Horários: Terças-feiras, de 08h30min às 12h30min (Presencial)
Estão abertas, até 15 de março, as inscrições para o curso de especialização em Gestão Urbana e Saúde. O curso destina-se a profissionais de nível superior de todas as áreas em busca de especialização para atuar em projetos de intervenções urbanas e territoriais na sua relação com a saúde coletiva. A formação é uma parceria do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (DSSA/Ensp/Fiocruz) com a Prefeitura do Rio. São disponibilizadas 30 vagas, das quais nove são reservadas para cotistas e cinco para funcionários da Prefeitura. Para se inscrever, acesse o Campus Virtual Fiocruz.
O curso tem como objetivo desenvolver uma visão crítica e estratégica sobre as políticas, planos e programas que têm determinado, historicamente, a expansão territorial urbana de uma cidade ou metrópole, fortalecendo e ampliando a pauta da saúde coletiva na agenda e nas práticas de gestão e planejamento urbanos do país. Também busca estudar os diversos campos de conhecimento relacionados à análise e construção de políticas e indicadores de qualidade de vida dos seus habitantes, destacando a sustentabilidade do ambiente das metrópoles dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essa abordagem será trabalhada a partir do conceito de determinantes urbanos da saúde coletiva e da diretriz de políticas de saúde em todas as políticas setoriais.
Com carga horária de 444 horas, o curso terá início em 21 de maio. As aulas serão presenciais, às terças e quintas, das 10h às 17h, no Auditório Carlos Nelson Ferreira dos Santos do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, localizado na rua Gago Coutinho, nº 52, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro/RJ.
Após as inscrições, haverá seleção dos candidatos em duas etapas: análise documental e entrevista. Os critérios de avaliação estão descritos no edital. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail pseletivo.ensp@fiocruz.br.
Acesse o edital e inscreva-se já!
De 4 a 8 de março, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) vai realizar a Semana de Abertura do Ano Letivo 2024, com diversas atividades para os novos alunos e abertas ao público em geral. Na programação, organizada pela Vice-Direção de Ensino, além da aula inaugural, que abordará 'Os desafios das Políticas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde' no dia 6 de março, serão debatidos temas como: mudanças climáticas, saúde mental e lutas feministas. Todas as mesas acontecerão no Auditório Térreo da Escola e serão transmitidas, ao vivo, pelo canal da Ensp no Youtube. Participe! Veja, abaixo, a programação completa da semana.
Semana de abertura do ano letivo 2024 na Ensp
As atividades para os novos alunos começarão na segunda-feira, dia 4 de março, e seguem até sexta-feira, 8 de março. Nesse primeiro dia, na parte da manhã, os alunos serão recebidos pela direção da Ensp para uma mesa institucional, composta com a presença do diretor da Escola, Marco Menezes, da vice-diretora de Ensino, Enirtes Caetano, e dos coordenadores das modalidades stricto sensu, lato sensu e Educação à Distância, Joviana Avanci, Gideon Borges, e Mauricio de Seta, respectivamente.
Além disso, a mesa terá a participação de Bruno Dias, como representante discente, e Léa Amaral, representando a Associação de Pós-Graduandos (APG). Haverá, ainda, a apresentação do vídeo Institucional da Fiocruz, dos coordenadores de Programa e Residência, da Gestão do Ensino na Ensp, dos vídeos do Guia Discente e de Acessibilidade. No período da tarde, os alunos serão encaminhados para encontros específicos com as respectivas coordenações dos cursos. Acesse a programação completa do dia 4/3.
Na terça-feira, 5 de março, a Escola receberá o cientista Paulo Artaxo, que falará sobre ‘Mudanças Climáticas’. Artaxo é pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Referência internacional quando o assunto é clima, recentemente, ele foi apontado como um dos pesquisadores mais influentes do mundo. A mesa será moderada pelo pesquisador da Fiocruz e docente da Ensp, Cristovam Barcellos. Na tarde de terça-feira, os alunos participarão de visita guiada ao Museu da Vida e de momentos de integração com as coordenações. Acesse a programação completa do dia 5/3.
Já na quarta-feira, 6 de março, pela manhã, será realizada a aula inaugural da Escola com a palestra da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto, que falará sobre ‘Os desafios das Políticas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde’. À tarde, os alunos serão convidados para um debate a respeito da ‘Saúde Mental Global: conflitos armados e intervenções’, com a participação de Liliana de Abreu, Fernanda Serpeloni e Glaucia Mayara Niedermeyer. A moderação da atividade ficará a cargo da coordenadora da modalidade stricto sensu da Ensp, Joviana Avanci. Acesse a programação completa do dia 6/3.
Ainda na temática da saúde mental, na quinta-feira, 7 de março, o pesquisador sênior da Fiocruz, Paulo Amarante, referência nacional e internacional no campo da Saúde Mental, estará com os alunos para um debate sobre ‘Saúde Mental e Educação’. A mesa contará com a participação de Sabrina Ferigato e Etinete Nascimento, do Centro de Apoio ao Discente (CAD/Fiocruz). Na parte da tarde, os alunos participarão de visita guiada ao Museu da Vida. Acesse a programação completa do dia 7/3.
Encerrando a Semana de Abertura do Ano Letivo 2024 na Ensp, na sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Escola marcará a data discutindo as ‘Lutas Feministas’. Para a atividade, receberá a antropóloga referência em debate sobre igualdade de gênero e saúde pública no Brasil, Debora Diniz, além da apresentação cultural da poetisa Carla Pepe. A mesa será coordenada pela pesquisadora do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/Ensp), Vera Marques. Acesse a programação completa do dia 8/3.
Todas as mesas acontecerão no Auditório Térreo da Escola e serão transmitidas, ao vivo, pelo canal da Ensp no Youtube. Os debates serão abertos à participação de todos os interessados. Já as atividades denominadas momentos de encontro com a coordenação e visitas guiadas serão voltadas exclusivamente aos alunos dos Programas de Pós-Graduação da Ensp.
'Espaço de Alimentação e Cultura' na Abertura do Ano Letivo 2024
Ao longo da Semana de Abertura do Ano Letivo, a Escola contará com a oferta de alimentação agroecológica e receitas inspiradas na culinária afro-brasileira, além de outras atividades, no Espaço de Alimentação e Cultura, localizado no pátio da Ensp. Confira a programação completa e participe!
Haverá a abertura do ‘Espaço Ensp: Onde a vida acontece’, na segunda-feira, 4 de março, no segundo andar do prédio da Escola, às 16h. Na terça-feira, 5 de março, será realizada a 2ª edição da Feira Preta. Já a tradicional Feira Agroecológica Josué de Castro, acontecerá na quinta-feira, 7 de março. Além disso, vão acontecer duas ações do projeto Livro em Movimento, uma no dia 5, e outra no dia 8. O Serviço de Gestão da Sustentabilidade da Escola, que organiza o Espaço de Alimentação e Cultura, solicita que o público leve sua caneca para beber café e água durante a atividade. A ação atende as diretrizes da Agenda Ambiental da Ensp.
Venha visitar o Espaço de Alimentação e cultura!