curso

Home curso
Voltar
Publicado em 10/03/2026

Icict lança curso sobre comunicação e saúde em tempos de desinformação

Autor(a): 
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) abriu inscrições para a primeira edição do curso de atualização em Comunicação e Saúde em Tempos de Desinformação. Voltado a profissionais de comunicação vinculados ao Ministério da Saúde, o curso será oferecido pela primeira vez na Fiocruz Brasília. Com a iniciativa, o Icict reforça seu papel como protagonista do debate sobre o tema da desinformação, conectando diferentes campos de conhecimento. 

As inscrições estão abertas até 13 de março, neste link do Campus Virtual.

Com aulas presenciais, às sextas-feiras, o curso busca qualificar profissionais graduados que atuam com comunicação e saúde, com o objetivo de oferecer possibilidades de ação conjunta entre a academia e a sociedade sobre desinformação científica e saúde, para promover reflexões e estratégias para atuar em contextos de desinformação. 

Os temas abordados estão divididos em cinco módulos: 

  • Cenários e tendências de Comunicação e Saúde;
  • Desinformação Científica em Saúde;
  • Ética e integridade da informação em saúde;
  • Sistemas de dados e de informação
  • Estratégias de Comunicação 

O curso é coordenado pelos pesquisadores do Icict Wilson Borges e Izamara Bastos, ambos do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces).  

Acesso rápido

Mais informações sobre o curso aqui

Seminário sobre desinformação

Em julho de 2025, representantes do Icict participaram da primeira edição do seminário 'Educação, Informação, Comunicação e Saúde: Proteções contra a Desinformação', realizado pela Fiocruz Bahia e parceiros. O evento promoveu debates sobre os desafios relacionados à desinformação em ciência e saúde, além de premiar trabalhos com o Prêmio Igor Sacramento, em homenagem ao pesquisador e professor falecido em abril do ano passado. 

Por seu importante papel nos estudos e debates relacionados ao tema, o Icict receberá a segunda edição do seminário, em 2027. 

Publicação : 08/02/2023

Termo de Referência para cursos - Campus Virtual Fiocruz 2024

Termo de Referência para cadastro de novos cursos na plataforma do Campus Virtual Fiocruz - versão 2024

Categoria do documento:

Publicação : 15/07/2020

Câmara Técnica de Educação (jun/2020) - Apresentação - VPEIC - Eduarda Cesse - Curso Metodologia da Pesquisa Científica

No dia 29 de junho de 2020, Eduarda Cesse, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz,  apresentou detalhes do curso Metodologia da Pesquisa Científica à Câmara Técnica de Educação.

Categoria do documento:

Publicado em 15/04/2020

Fiocruz lança seu primeiro curso sobre Covid-19, online e gratuito, para profissionais de saúde*

Autor(a): 
Flávia Lobato (Campus Virtual Fiocruz)

Conhecimento: esta é a principal solução que os profissionais de saúde têm para enfrentar a pandemia de coronavírus. Liderando diversas ações no campo da ciência, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lança o curso Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus. A iniciativa é do Campus Virtual Fiocruz, que abre inscrições, online, nesta quarta-feira, dia 15 de abril (saiba como se inscrever aqui).

O curso é aberto, gratuito, autoinstrucional e oferecido à distância (EAD). Esse modelo considera uma ampla rede de trabalhadores que estão na linha de frente do combate à Covid-19: atualmente, o Brasil tem cerca de 3 milhões de profissionais de saúde. A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Vieira Machado, explica que a formação em escala é uma estratégia fundamental para responder à crise. “O novo curso é uma das muitas contribuições da Fiocruz/Ministério da Saúde para responder a essa emergência sanitária. Atuamos sempre com o compromisso de salvar vidas e fortalecer o Sistema Único de Saúde em sua capacidade de enfrentar esse e outros desafios relacionados à saúde da população brasileira”, afirma.

Fiocruz desenvolve curso próprio junto a seus especialistas

A coordenadora geral do curso e do Campus Virtual Fiocruz, Ana Furniel, diz que qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre coronavírus pode se inscrever. Mas ressalta que a qualificação foi concebida, especialmente, para trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), redes hospitalares, clínicas e consultórios. “Com isso, esperamos potencializar e multiplicar o conhecimento por todo o país”.

Quanto ao conteúdo, Ana comenta que o principal desafio é capacitar os trabalhadores na sua prática nos serviços de saúde, em um contexto de mudanças frequentes no conhecimento sobre Covid-19. Para apresentar as melhores estratégias para conter e enfrentar a doença, vários especialistas da Fiocruz foram mobilizados. “Esse é um diferencial importante do nosso curso: ser elaborado junto a pesquisadores e gestores diretamente envolvidos nas ações de vigilância e assistência, e que estão considerando o atual cenário. Eles contribuíram com textos, videoaulas, e com a revisão técnica de todo o material”, destaca.

O curso tem a coordenação acadêmica de Marília Santini, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), e de André Reynaldo Santos Perissé, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Marília destaca que, para conter a curva epidêmica, é fundamental qualificar quem vai enfrentar este período conturbado. “Na pandemia, os casos aumentam rapidamente, causando uma pressão maior sobre os profissionais dos serviços de saúde, assim como sua exposição a riscos. Por isso, o curso informa os participantes sobre medidas e usos de equipamento de proteção individual e coletiva, manejo clínico do paciente grave com base em outras doenças respiratórias agudas, e notificação de casos”, diz.

Saiba mais: novo curso é aberto, online, gratuito e dinâmico

Com uma linguagem simples, visual atraente e navegação dinâmica, o curso reúne textos curtos, videoaulas com especialistas, recursos abertos (como infográficos e minitestes) e uma série de fontes confiáveis e atualizadas, que são muito úteis para pesquisar e compreender melhor o tema. Há também uma seção de perguntas frequentes categorizada por interesse dos diferentes públicos, além de atividades e exercícios rápidos.

A qualificação está dividida em três módulos independentes, permitindo que cada aluno escolha em que ordem deseja fazer o curso. No fim de cada módulo, os conhecimentos são avaliados. Quem obtiver nota maior ou igual a 70, recebe um micro certificado com a carga horária correspondente. O aluno que acessar todos os módulos e concluir todas as avaliações com sucesso receberá um certificado com o total de carga horária do curso (30h).

A partir do dia 14 de abril, serão lançados os dois primeiros módulos:  Introdução e Manejo clínico nas UBS. Já o terceiro módulo é mais complexo e difícil, pois aborda o manejo de pacientes graves na rede de atenção especializada e rede hospitalar, explica a coordenadora Ana Furniel. “O conteúdo do módulo 3 tratará de questões que ainda estão sendo debatidas pela comunidade científica, como suporte e terapia farmacológica, uso de medicações experimentais. São questões mais complicados e, por isso, demandam mais tempo para serem elaboradas no formato de um curso”.

Mas ela conta que a espera dos interessados no último módulo será breve. “A equipe está trabalhando de forma bastante dedicada e a previsão é de que o terceiro módulo seja liberado já nos próximos 15 dias”, antecipa. Conheça os conteúdos de cada módulo:

Módulo 1 - Introdução: Conceitos e informações básicas (5 horas/aula)

  • Aula 1 - Novo coronavírus: conceitos básicos
  • Aula 2 - Transmissão, sintomas e prevenção
  • Aula 3 - O que fazer se estiver doente

>> Inscrições abertas aqui!

Módulo 2 - Manejo clínico: Atenção Básica (10 horas/aula)

  • Aula 1 - Organizando sua UBS para a pandemia
  • Aula 2 - Manejo clínico na APS
  • Aula 3 - Como conduzir isolamento domiciliar
  • Aula 4 - Protegendo os profissionais de saúde

>> Inscrições abertas aqui!

Módulo 3 - Manejo clínico da Covid-19 na atenção hospitalar (15 horas/aula) | Em breve

  • Aula 1 - Detecção precoce e classificação da severidade dos pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG)
  • Aula 2 - Manejo clínico inicial dos pacientes com síndrome respiratória aguda grave
  • Aula 3 - Investigação de imagem, laboratorial e diagnóstico diferencial da Covid-19
  • Aula 4 - Suporte farmacológico a pacientes com Covid-19
  • Aula 5 - Suporte respiratório a pacientes com Covid-19
  • Aula 6 - Manejo clínico da gestante no contexto da Covid-19
  • Aula 7 - Procedimentos de proteção e controle de infecção em ambiente hospitalar

O curso Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus é uma realização do Campus Virtual Fiocruz, vinculado à Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz.  A iniciativa conta com o apoio do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), da Fiocruz Brasília, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis), da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

Publicado em 02/01/2020

INI inscreve para especialização em Psicologia Hospitalar na Área da Infectologia

Autor(a): 
Juana Portugal (INI/Fiocruz) | Foto: Unsplash

A especialização em Psicologia Hospitalar na Área da Infectologia do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz) está com inscrições abertas, até o dia 29 de janeiro, para o processo seletivo da turma 2020. 

Coordenado por Eunes de Castro Milhomem e Tereza Cristina Coury Amin, o curso busca capacitar psicólogos críticos e reflexivos no atendimento clínico hospitalar aos pacientes portadores de doenças infecciosas e no acolhimento de seus familiares, sob a ótica interdisciplinar e interprofissional, de acordo com as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A especialização oferece seis vagas para profissionais graduados de nível superior de psicologia. O curso é presencial, tem carga horária total de 880 horas e duração de 12 meses. As aulas serão ministradas de 2 de março de 2020 a 1º de abril de 2021.

Inscreva-se já pelo Campus Virtual Fiocruz!

Publicado em 11/06/2019

Ensp recebe inscrições para o curso de qualificação sobre gestão das águas

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

Estão abertas, até 18 de junho, as inscrições para o Curso de Qualificação Profissional em nível de Atualização O nexo da água. O objetivo é oferecer subsídios técnicos aos profissionais que atuam na gestão de águas, a fim de discutir e analisar as relações de sinergia positiva e negativa e trade-off entre os principais setores que demandam água — consumo humano e saúde, produção de energia e produção de alimentos. Ao todo, são 30 vagas.

Oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), o curso é presencial e tem como base diálogos estruturados e dinâmicas de construção coletiva de propostas. Sob a coordenação do pesquisador Tatsuo Shubo, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Ensp, a qualificação estimula o desenvolvimento de competências, permitindo que seus participantes contextualizem um fato aparentemente isolado através de um fio condutor, no caso, o Nexo da Água.

Vinculado a este tema central, tendo como pano de fundo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a saúde, os alunos poderão incorporar novos conceitos a seus conhecimentos e experiências. A proposta é facilitar a identificação e articulação de cenários decorrentes de fatos dados, envolvendo os diversos setores da sociedade.

O curso se destina a profissionais de nível superior em qualquer área do conhecimento, que atuem ou tenham interesse em atuar nas áreas de planejamento, gestão e sustentabilidade dos recursos hídricos (membros de comitês de bacias, profissionais ligados à discussão política dos recursos hídricos, técnicos e gestores de empresas de saneamento, gestores ambientais etc.).

Confira o edital e inscreva-se através do Campus Virtual Fiocruz.

Publicado em 19/09/2018

Escola Nacional de Saúde Pública seleciona alunos para especialização em gestão em saúde

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) está selecionando 200 alunos para participar do seu curso de especialização gestão em saúde. As inscrições ocorrem até segunda-feira (24/9).

Seu objetivo é qualificar profissionais no processo de trabalho em saúde para planejar e programar ações, gerir recursos e avaliar sistemas e práticas de gestão em saúde.

Podem participar da seleção pessoas com ensino superior completo e habilidade para utilizar computadores e recursos ágeis de conectividade com internet, e-mail, fórum, chat, etc.

O curso será oferecido na a distância tem a carga horária total de 420 horas, com no máximo 12 meses de duração. 

As vagas serão distribuídas entre os seguintes polos: 

  • Blumenau (SC)
  • Novo Hamburgo (RS)
  • São Gonçalo do Amarante (CE)
  • Gravatá (PE)
  • Ipatinga (MG)
  • Breves (PA) 

 

Mais informações sobre o curso aqui no Campus Virtual Fiocruz!

 

Thaís Dantas (Campus Virtual Fiocruz) 

 

Publicado em 10/09/2018

Mestrado e doutorado em vigilância sanitária tem inscrições abertas até sexta-feira (14/9)

Termina nesta sexta-feira (14/9), o prazo para inscrições nos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em vigilância sanitária do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).

O Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) tem como objetivo formar mestres e doutores com habilidades para realizar atividades de ensino e pesquisa nos diversos campos de atuação da Vigilância Sanitária.

O INCQS disponibilizará dez vagas para o mestrado e cinco vagas para o doutorado. Podem participar do processo seletivo profissionais com o ensino superior completo, preferencialmente, nas áreas relacionadas a vigilância sanitária, como ciências biológicas, ciências da saúde, ciências exatas e ciências sociais.

Mais informações sobre os cursos aqui no Campus Virtual Fiocruz:

 

Thaís Dantas (Campus Virtual Fiocruz) | Foto: Pinterest

Publicado em 13/08/2018

Cursos de atualização do INCQS estão com inscrições abertas

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) está com inscrições abertas para seus cursos de atualização até o dia 16 de agosto. 

Voltados a profissionais de Instituições Públicas com nível superior completo, os cursos visam a promover a apresentação e a discussão sobre inovações técnico-científicas nas áreas de atuação Institucional. Conheça os cursos com inscrições abertas.

Preparo e controle da qualidade de meios de cultura utilizados em microbiologia 

O curso tem a finalidade promover o ensino acerca dos aspectos teóricos e práticos da preparação e esterilização e técnicas empregadas no controle da qualidade de meios de cultura e soluções. Mais informações aqui no Campus Virtual Fiocruz.   

Microbiologia de fármacos, fotofármacos, cosméticos, artigos de saúde e insumos de diálise

A atualização irá abordar diversos aspectos práticos e teóricos sobre ensaios executados na área, de acordo com a metodologia adotada no Brasil. Mais informações aqui no Campus Virtual Fiocruz

Controle de qualidade de saneantes

Seu objetivo é promover o ensino de controle de qualidade de saneantes nas áreas de toxicologia, química, microbiologia e rotulagem. Mais informações aqui no Campus Virtual Fiocruz

 

Thaís Dantas (Campus Virtual Fiocruz) | Foto: Pinterest

Publicado em 09/07/2018

Inscrições abertas para curso de atualização em ciência de animais de laboratório avançado

Estão abertas, até o dia 24 de julho, as inscrições para o curso de atualização em ciência de animais de laboratório avançado do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz). Com o total de 30 vagas, o curso de Educação Básica e Profissional é oferecido de forma gratuita e abordará temas relacionados ao manejo de biomodelos, aspectos éticos e legais, biossegurança, controle de qualidade e biotecnologias.

A atualização, que será realizada de 30 de julho a 24 de agosto, é voltada para profissionais das áreas de medicina veterinária, zootecnia, ciências biológicas e ciências da saúde (graduandos que estejam no fim da graduação, graduados e pós-graduados).

Saiba mais sobre o processo seletivo acessando o edital aqui.

 

Páginas

Subscrever RSS - curso