A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) está oferecendo vagas em cursos livres sobre divulgação da ciência. As oportunidades são destinadas, preferencialmente, a profissionais graduados e estudantes de graduação das áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas e ciências da saúde.
Para participar é necessário encaminhar uma carta de intenção, relatando os motivos que o levaram a escolher o curso, e seu currículo. Os candidatos selecionados devem fazer a matrícula no Centro de Documentação e História da Saúde (Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro), onde as aulas serão ministradas. Veja os cursos com inscrições abertas:
Divulgação da ciência e da tecnologia em meios de comunicação de massa
Os meios de comunicação de massa são apontados, em diferentes estudos e levantamentos realizados no Brasil e no exterior, como uma das principais vias de acesso da população em geral aos temas de ciência, tecnologia e inovação. É por meio da imprensa, da internet e das redes sociais e até do cinema que a sociedade forma um imaginário relacionado ao fazer científico. A disciplina apresenta diferentes aspectos das relações entre mídia, sociedade e ciência e tecnologia, este importante campo da divulgação científica. O jornalismo em ciência, linguagens, temas polêmicos e emergentes, audiovisual e rádio, documentários e redes sociais estão entre os principais conteúdos apresentados para discussão e reflexão. Há cinco vagas.
Inscrições: até 1º de agosto. Mais informações aqui no Campus Virtual Fiocruz.
Artes e ciência: diálogos possíveis com a divulgação científica
O curso apresenta as relações entre artes e ciências e suas possíveis ações de divulgação científica, principalmente, por meio de: leitura de peças teatrais, estudo de textos teóricos; exibição de filmes e debates acerca da temática em questão.
Inscrições: até 22 de agosto. Mais informações aqui no Campus Virtual Fiocruz.
Thaís Dantas (Campus Virtual Fiocruz) | Foto: Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)
Nesta semana (21/6), o Encontros às Quintas, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), irá abordar o tema A era digital, o neodocumentalismo e o desafio às humanidades digitais: perspectivas em torno do fazer científico histórico e sociológico.
Para o pesquisador Ricardo M. Pimenta, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), sua apresentação, que acontecerá no dia 21/6, às 10h, no Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS), abordará o crescimento contínuo do interesse sobre "humanidades digitais" (HD) no cenário internacional e nacional aponta para uma acentuação da tendência tecnológica nas práxis das pesquisas em humanidades.
Outro ponto importante de sua reflexão é o papel do documento e as diversas compreensões da informação que um mesmo documento carrega atualmente. De acordo com o pesquisador do IBICT, “ao historiador do futuro a crítica ao documento passará pela linguagem computacional e pelo espetáculo das visualizações da informação cerzida por ferramentas digitais”.
Por COC/Fiocruz