Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz)

Home Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz)
Voltar
Publicado em 08/05/2023

Rede de Pesquisa em Saúde do Trabalhador será tema de debate

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

Na próxima sexta-feira, 12 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) vai realizar mais uma edição do 'Encontros de Cesteh'. O debate terá como tema "Rede de Pesquisa em Saúde do Trabalhador: construção de conhecimento e intervenção entre trabalhadores, profissionais dos serviços, estudantes e pesquisadores" e será apresentado pelo pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp), José Augusto Pina.

A atividade será realizada na sala 32 do prédio do Cesteh, na rua Leopoldo Bulhões, 1.480, Manguinhos/RJ.

Não necessita de inscrição prévia e é aberta aos interessados.

Participe!

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo azul, no centro os dizeres: Encontros do Cesteh, Rede de Pesquisa em Saúde do Trabalhador: construção de conhecimento e intervenção entre trabalhadores, profissionais dos serviços, estudantes e pesquisadores. O encontro será dia 12 de maio às 9 horas na sala 32 do Cesteh, o palestrante será José Augusto Pina, pesquisador Cesteh/ Ensp/ Fiocruz.

Publicado em 20/04/2023

Vagas abertas para curso de especialização em Epidemiologia em Saúde Pública

Autor(a): 
Informe Ensp

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Epidemiologia em Saúde Pública 2023. A atividade se destina a profissionais graduados, em especial atuantes nas diferentes esferas do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso tem como objetivo a formação científica, assim como a qualificação de profissionais para atuação no sistema público de saúde na compreensão dos principais fundamentos e métodos da Epidemiologia e sua aplicação no desenvolvimento de ações no âmbito da Saúde Pública. Interessados podem se inscrever até o dia 11 de maio.

Inscreva-se já!

O procedimento de inscrição requer dois momentos: primeiro, o preenchimento do formulário eletrônico e, posteriormente, o envio de toda a documentação exigida, que pode ser verificada no item 7.2 do Edital.

São ofertadas 18 vagas, das quais 30% são reservadas para Ações Afirmativas, sendo 20% (vinte por cento) das vagas serão destinadas aos candidatos que se autodeclararem negros e pardos, 7% (sete por cento) das vagas para pessoas com deficiência (PcD) e 3% (três por cento) das vagas para candidato indígena.

O curso tem carga horária total de 540 (quinhentos e quarenta) horas, distribuídas da seguinte forma: 450h para participação nas Unidades de Aprendizagem e 90h para elaboração do TCC.

O resultado do processo seletivo está previsto para 7 de julho, e as aulas vão iniciar em 2 de agosto.

Confira mais informações no edital.

Publicado em 11/04/2023

Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva recebe inscrições

Autor(a): 
Lucas Leal*

Estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), fruto da parceria entre as instituições Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Interessados podem se inscrever até às 10h do dia 30 de abril, através do e-mail selecaoppgbios@gmail.com.

O programa tem como objetivo o desenvolvimento do campo, que inclui a formação de professores/pesquisadores, a pesquisa científica e a inserção social e profissional dos seus egressos. O programa reúne um conjunto de atividades e disciplinas marcados pela pluralidade de abordagens teóricas e perspectivas metodológicas, além de acolher diversas preocupações morais que se inscrevem nos mais diferentes âmbitos de produção da vida, desde questões relativas ao cuidado individual e à justiça social até problemas ligados às políticas e intervenções ambientais. 

Confira os editais de mestrado e doutorado

Mestrado

São oferecidas 20 vagas para o mestrado, com 7% (sete por cento) das vagas destinadas a candidatos autodeclarados pessoas com deficiência e 20% (vinte por cento) para autodeclarados negros (pretos e pardos) ou indígenas.

Serão ofertadas também vagas adicionais, sem prejuízo às vagas destinadas às cotas, para candidatos autodeclarados quilombolas e pessoas trans (ou travesti), conforme as políticas afirmativas de cada instituição.

Para mais informações sobre o processo seletivo, confira o edital do mestrado.

Doutorado

São oferecidas 26 vagas para o doutorado, com 7% (sete por cento) das vagas destinadas a candidatos autodeclarados pessoas com deficiência e 20% (vinte por cento) para autodeclarados negros (pretos e pardos) ou indígenas.

Serão ofertadas também vagas adicionais, sem prejuízo às vagas destinadas às cotas, para candidatos autodeclarados quilombolas e pessoas trans (ou travesti), conforme as políticas afirmativas de cada instituição.

Para maiores informações sobre o processo seletivo, confira o edital do doutorado.

 

*Lucas Leal é estagiário sob supervisão de Isabela Schincariol.

*Com informações do Informe Ensp.

#ParaTodosVerem: banner com fundo branco sobre processo seletivo para o programa de pós-graduação. Inscrições das 10 horas do dia 1° de Abril de 2023 até às 10 horas do dia 30 de Abril de 2023.

Publicado em 28/03/2023

Especialização em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade está com inscrições abertas até 30/3

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

Estão abertas, até 30 de março, as inscrições para a especialização em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade 2023. Organizado pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), o curso tem por objetivo promover a abordagem reflexiva sobre as relações de gêneros e questões relativas às desigualdades sociais marcadas especificamente pelo viés de gênero e sexualidade, abrangendo recortes de raça e classe social, entre outros. Ao todo, 20 vagas estão disponíveis.

Inscreva-se já!

O curso é coordenado pelas pesquisadoras do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/Ensp),  Angélica Baptista Silva, Jaqueline Gomes de Jesus e Patricia da Silva Von Der Way. Segundo elas, a temática de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade - tão em voga nos dias atuais - como fortalecimento de movimentos sociais e a consolidação da democracia no Brasil, implica em um maior diálogo entre sociedade civil e Estado, uma vez que atravessa todos os âmbitos da vida social. "Desta forma, o curso busca colaborar com o processo de educação, formação e aperfeiçoamento de profissionais das mais diversas áreas de atuação que se interessam ou que lidam com questões relativas a Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade no seu dia a dia profissional ou de ativismo/militância política", destacaram as coordenadoras.

Com carga horário de 480 horas, o curso é destinado a profissionais de nível superior das mais diversas áreas de atuação, entre elas: Ciências Sociais, Direito, Saúde, Gestão Pública, Psicologia, inclusive movimentos sociais, que em suas atividades necessitem ampliar a compreensão sobre as questões relativas aos Direitos  Humanos, Gênero e Sexualidade.

Acesse aqui o edital do curso.

Publicado em 21/03/2023

Conheça novo guia com orientações para ingressantes de todos os cursos da ENSP

Autor(a): 
Informe ENSP

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) lançou nesta segunda-feira (20/3) o guia 'Orientações aos discentes', voltado para os ingressantes de todos os seus cursos, de todas as modalidades. A iniciativa da Vice-Direção de Ensino busca oferecer um panorama geral aos alunos da Ensp num único documento. Reinaldo Souza dos Santos, da Vice-Direção de Ensino, conta que o guia surgiu da necessidade de atualizar o antigo 'Caderno do Discente', que atendia apenas aos estudantes que chegavam para os cursos stricto sensu e, portanto, não englobava os cursos do Lato Sensu e Qualificação Profissional ou à Educação à Distância.

"Existiam instruções fragmentadas sobre esses cursos. Percebemos a necessidade de unir as informações num único documento. Este guia está disponível num formato que pode ser editado com facilidade, é flexível para a atualização das informações", disse Reinaldo. Ele acrescentou ainda que uma das ideias é justamente que todos os atores envolvidos em todos cursos da Ensp, caso identifiquem informações que precisem ser incluídas, excluídas ou modificadas, possam entrar em contato para que seja realizada a adequação. 

Confira o guia!

"A ideia foi integrar em um mesmo material orientações que dessem aos nossos alunos um norte sobre os processos relacionados ao ensino da Escola como um todo, representando de alguma forma nossa totalidade, complexidade e diversidade na formação. Só que para isso funcionar bem, a arquitetura de informação desse material tinha que dar conta de (1) não sobrecarregar os alunos com informações que eles não precisassem necessariamente saber, como é o caso de especificidades dos diferentes níveis, e (2) possibilitasse o retorno e a consulta fácil dos itens. Por exemplo: o aluno que quer saber sobre o comitê de ética em pesquisa, ou sobre matrículas e disciplinas, consegue acesso direto a essas informações pelo menu, pois ele foi estruturado pensando em agilizar essas consultas", explicou Ana Paula Abreu-Fialho, coordenadora da equipe de Criação e Desenvolvimento de Processos Educativos da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação à Distância (CDEAD/Ensp), que ficou responsável pelo desenvolvimento da plataforma com o guia. 'Além disso, e como fazemos sempre nos materiais que produzimos na CDEAD, nossa ideia é apresentar um material 'limpo', cuja aparência favoreça a apreensão do que ele informa, que possa ser acessado de diferentes dispositivos e lido por leitores de tela que atendem a pessoas com deficiência visual", completou.

Ao acessar o guia, o aluno encontra uma mensagem de boas-vindas: "Há quase 70 anos, a Ensp vem buscando formar recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para o sistema de ciência e tecnologia, atendendo às necessidades sociais na formação de profissionais de saúde. Com isso, contribuímos de forma estratégica para um SUS vivo, diverso, atuante e ousado em suas concepções e propostas. A cada ano, a chegada de novos alunos potencializa essa missão e nos renova na esperança de que com a formação de profissionais como você podemos contribuir para a construção de nova realidade de saúde para o nosso país", diz o texto. 

O guia possui um menu, acessível ao clicar no botão no canto superior esquerdo da tela. A partir do menu, o aluno poderá selecionar as seguintes opções para obter informações: 1) Organização do ensino e secretarias, informações acadêmicas, bolsa de estudos, Comitê de Ética em Pesquisa da Ensp, suporte ao desenvolvimento dos projetos de pesquisa, representação e colegiado discente, infraestrutura e informações adicionais. 

 

Publicado em 02/03/2023

Ensp promove 1ª Jornada Acadêmica dos Cursos de Lato Sensu e Qualificação Profissional

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

Nos dias 8 e 9 de março, a Vice-Direção de Ensino da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (VDE/Ensp) promoverá a 1ª Jornada dos Cursos de Lato Sensu e Qualificação Profissional. A atividade tem foco nas produções discentes elaboradas nos últimos quatro anos e busca fortalecer o ensino profissional, considerando sua importância na formação de quadros para o Sistema Único de Saúde (SUS). O evento é presencial e aberto a todos os interessados, e poderá ser acompanhado também de forma remota pelo canal da Ensp no Youtube. Não é necessário inscrição prévia.

Acompanhe aqui!

A Jornada é organizada pela Comissão de Lato Sensu e Qualificação Profissional (CLSQP) de forma coletiva, e contará com atividades científicas, culturais e artísticas. Haverá tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com o coordenador de Lato Sensu da VDE, Gideon Borges, a ideia de realizar uma jornada acadêmica foi uma decisão coletiva da CLSQP, que propôs um levantamento junto aos Centros e Departamentos da Ensp para identificar fragilidades e alternativas de enfrentamento aos problemas que afetam diretamente a realização plena dos cursos LSQP.

“A indicação pela jornada acadêmica foi consenso. Esse evento é parte da agenda de prioridades da Vice-Direção de Ensino da Ensp, que busca fortalecer esse nível de ensino, dada a sua importância para a formação de profissionais que atuam no sistema de saúde brasileiro”, destacou ele.

Atenção Primária e os desafios para a formação profissional

A Atenção Primária em Saúde e os desafios para a formação Lato Sensu e Qualificação Profissional foi o tema escolhido pelo Grupo de Trabalho indicado pela CLSQP, que ficou responsável por planejar, desenvolver e avaliar todas as atividades envolvidas na Jornada Acadêmica.

Os objetivos da Jornada Acadêmica da Ensp são divulgar a produção discente dos cursos da Escola; promover o diálogo com os serviços de saúde e parceiros; fortalecer a relação da Ensp com atores da prática; além de identificar elementos comuns para construção de uma agenda de diretrizes para o fortalecimento profissional no cumprimento da sua vocação: a formação para os serviços de saúde.

Nesta perspectiva, a atividade contará com a participação de pesquisadores, docentes, e discentes matriculados e egressos dos mais diversos cursos da Ensp e da Fiocruz, alunos de outras instituições de ensino e pesquisa, gestores dos serviços de saúde das três esferas, profissionais de saúde e movimentos sociais da sociedade civil.

“Será uma oportunidade para discutirmos o projeto de ensino da Ensp com o debate de temas como a Atenção Primária em Saúde e os desafios para a formação Lato Sensu e Qualificação Profissional; o atendimento a grupos vulnerabilizados na Atenção Básica e o papel da formação em saúde; além de temas como Cuidado, Violência, Educação, Informação e Comunicação em Saúde. Convidamos a todos para participar da 1ª Jornada Acadêmica da Ensp, que será realizada em quatro turnos, nos dias 8 e 9 de março, conforme a programação”.

A programação completa da atividade será divulgada, em breve, nos canais de comunicação da Ensp. Acesse o Informe Ensp e siga a Escola nas redes sociais.

A Ensp fica localizada na Rua Leopoldo Bulhões, 1.480, Manguinhos, Rio de Janeiro.

Facebook: https://www.facebook.com/fiocruz.ensp 

Instagram: @ensp_fiocruz

YouTube: https://www.youtube.com/user/enspcci/ 

Twitter: @ensp

Publicado em 06/03/2023

Ensp realiza aula inaugural com presença da ministra Anielle Franco em 16/3

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) realizará, no dia 16 de março, a aula inaugural de 2023, que tem como tema 'O legado das mulheres negras'. Este ano, a aula será ministrada por Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, uma das fundadoras do Instituto Marielle Franco. A pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Ensp, Marly Marques da Cruz, será a moderadora do evento. A aula será no auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, às 14h. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da Ensp no Youtube e tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A vice-diretora de Ensino da Ensp, Enirtes Caetano, afirma que a presença da ministra Anielle Franco na aula inaugural marca valores de uma agenda institucional que deverá avançar na luta antirracista, pela equidade de gênero, por acessibilidade e diversidade. Como exemplo, a Escola adotou a Política de Cotas Raciais em todos os seus cursos e destacou em seus objetivos estratégicos ações de acompanhamento e apoio aos discentes cotistas como forma de lhes garantir a conclusão do estudos com êxito. "Anielle Franco tem sua trajetória alinhada às questões de raça e gênero no Brasil e seus desdobramentos. Nossa ministra destaca a necessidade de um trabalho colaborativo entre todos os ministérios a fim de que políticas públicas sejam capazes de impulsionar a construção das bases da igualdade racial. Nossa instituição está comprometida com a construção do Brasil do futuro e com a necessidade de estabelecermos pontes que aproximem realidades que expõem e superem as profundas iniquidades sociais brasileiras. Anielle está comprometida com a ampliação e aprofundamento do debate sobre desigualdade e a diversidade étnico-racial e de gênero. E este é um dos nossos compromissos institucionais", explica.

Novo ano letivo, novos desafios

Enirtes Caetano diz ainda que este novo ano letivo começa com uma série de desafios de reconstrução. “A Educação na Ensp conforma extensa rede colaborativa e mantém seu compromisso com um saber e pensar éticos, com qualidade e aliados aos princípios do SUS”, destaca a vice-diretora. Além disso, ela lembra das adaptações das atividades nos momentos mais agudos da crise sanitária da Covid-19 e reafirma a missão da Escola: “No auge da pandemia, todos os cursos e programas da Escola se adaptaram e flexibilizaram a modalidade de oferta para preservar vidas. A adoção do ensino remoto emergencial foi necessária e sua reversão na Ensp tem se dado de forma gradativa e planejada desde o segundo semestre de 2021”. Ainda de acordo com a vice-diretora de Ensino, os bons resultados obtidos pelos cursos de Lato Sensu e Qualificação Profissional da Escola, assim como os da avaliação quadrienal do Stricto Sensu, refletem a excelência do corpo docente e discente.

“Mantemos e respeitamos a unidade na diversidade de temas e abordagens que configuram o campo da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, combinando tradição, inserção e ousadia”, conclui Enirtes Caetano.

Publicado em 07/06/2022

Escola Nacional de Saúde Pública oferece cursos de inverno

Autor(a): 
Isabela Schincariol

Estão abertas as inscrições para as disciplinas de inverno oferecidas pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) – 2022.2, no âmbito de seus três programas de pós-graduação: Saúde Pública, Epidemiologia em Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente. Vale ressaltar que essas disciplinas são eletivas e voltadas a alunos matriculados nos Programas de Pós da Ensp, em Programas da Fiocruz e de outras instituições de ensino superior públicas ou privadas, bem como a pesquisadores (visitantes, pós-doc), tutores, professores e demais servidores da Fiocruz; além de graduados. Ao todo, estão disponíveis 17 disciplinas, algumas oferecidas online, possibilitando a participação de estudantes de outros estados. As inscrições vão até 17 de junho. Leia atentamente a ementa dos cursos de inverno, pois cada um traz especificidades sobre seleção e número de vagas!

As inscrições devem ser feitas na plataforma Siga Stricto Sensu (SigaSS) Acesse https//www.sigass.fiocruz.br: click em Programas > clique no programa de interesse > Disciplinas > Disciplinas de Inverno – 2022

Serão fornecidas declaração de conclusão somente a alunos que não estejam matriculados em um dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Ensp. 

No ano de 2022, algumas das disciplinas dos cursos de inverno da Ensp serão oferecidas de maneira remota. A iniciativa amplia as possibilidades de participação de alunos de outros estados. Serão 13 as disciplinas online: 1 do Programas de Pós-graduação em Saúde Pública; 10 do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública; e 2 de Saúde Pública e Meio Ambiente.

As disciplinas oferecidas na edição 2022.2 são:

Programa de Saúde Pública: 

Programa de Epidemiologia em Saúde Pública:

Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente:

Publicado em 20/09/2021

Inscrições abertas para mestrado e doutorado 2022 da Ensp

Autor(a): 
Comunicação da Ensp

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) está com inscrições abertas para o processo seletivo 2022 dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública (mestrado e doutorado). Os candidatos interessados tem até o dia 8 de outubro para se inscrever. Todos os programas de pós-graduação possuem 29% de vagas reservadas para ações afirmativas (cotas) e 71% para ampla concorrência. Confira os editais e faça sua inscrição.

Para as turmas de mestrado acadêmico, serão oferecidas 87 vagas no total, sendo 59 para ampla concorrência; 17 destinadas a negros e pardos; 6 para pessoas com deficiência; e 5 para indígenas, distribuídas entre os Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública (confira a divisão das vagas no edital de cada programa). 

Para o doutorado, serão 66 vagas, sendo 45 para ampla concorrência; 13 destinadas a negros e pardos; 5 para pessoas com deficiência; e 3 para indígenas, distribuídas entre os três programas de pós-graduação (Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública – confira a divisão das vagas no edital de cada programa).

A pesquisadora Enirtes Caetano Prates Melo, vice-diretora de Ensino da Ensp, informa que, inicialmente, as atividades acadêmicas seguem na modalidade remota (on-line). Somente quando houver a determinação do fim do isolamento social na instituição, as aulas serão ministradas na modalidade presencial. O início do ano letivo está previsto para março de 2022.

Coordenador-Geral do Stricto Sensu na Ensp, o pesquisador Reinaldo Souza dos Santos afirmou que mesmo com a pandemia de Covid-19, a pós-graduação segue com um bom desempenho. Ele lembra que em 2020 foram mais de 600 inscritos e destaca o esforço de todo corpo docente e dos discentes para oferta de diferentes atividades remotas, além das aulas, para consolidar a formação. Em relação ao processo seletivo 2022, o cenário também é de otimismo. “Para as novas turmas que se iniciarão em 2022, a expectativa é que consigamos ofertar, dependendo do cenário epidemiológico, disciplinas presenciais, permitindo que os alunos tenham melhor acesso ao diversificado ambiente acadêmico da Ensp. A Escola é uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz, instituição voltada para a pesquisa e ensino. Nossas disciplinas são ministradas por pesquisadores envolvidos em diferentes áreas que compõe a saúde coletiva, conferindo grande proximidade com os conteúdos ministrados em sala de aula”, afirmou.

Programa de Pós-graduação em Saúde Pública

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, criado em 1977 e credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, tem por objetivo formar profissionais em Saúde Coletiva, com base no conhecimento interdisciplinar, para o exercício das atividades de pesquisa, docência e atuação em serviços de saúde, tendo em vista o desenvolvimento de compreensão crítica sobre: a complexidade dos processos saúde-doença; as relações entre Estado e sociedade na construção de políticas públicas de saúde; a organização e o funcionamento de sistemas, serviços e práticas de saúde.

Coordenação: Rondineli Mendes da Silva e Vera Lucia Luiza 

Acesse o edital e faça sua inscrição

Programa de Pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente, credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação em 2005, com início em 2006 dos seus cursos de mestrado e doutorado, tem por objetivo a capacitação de docentes, pesquisadores e gestores em saúde e ambiente, numa perspectiva interdisciplinar, multiprofissional e interinstitucional, para a análise e proposição de soluções sobre os efeitos decorrentes das exposições ambientais na saúde humana.

Coordenação: Enrico Mendes Saggioro e Paulo Rubens Guimarães Barrocas

Acesse o edital e faça sua inscrição

Programa de Pós-graduação em Epidemiologia em Saúde Pública

O Programa de Pós-graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP (PPGEPI/Ensp), credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, é ministrado em dois níveis – Mestrado e Doutorado e tem por objetivo a formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa, de magistério de ensino superior e profissionais no campo da epidemiologia e suas interfaces com a Saúde Pública. Aprovado pela Capes em 2007, teve seus cursos de mestrado e doutorado iniciados em 2008.

Coordenação: Maria de Jesus Mendes da Fonseca e Daniel Antunes Maciel Villela

Acesse o edital e faça sua inscrição

Publicado em 07/07/2021

Inscrições abertas para doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Estão abertas as inscrições para o doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). O programa de pós-graduação  visa a formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa, de magistério de ensino superior e profissionais no campo da Epidemiologia e suas interfaces com a saúde pública. Ao todo, estão disponíveis 21 vagas, sendo 6 delas reservadas a ações afirmativas. As inscrições e envio de documentação devem ser efetuadas impreterivelmente até as 16h (horário de Brasília) do dia 23 de julho de 2021.

Inscreva-se já! 

Os candidatos brasileiros devem apresentar diploma de graduação, reconhecido pelo MEC, que atenda às exigências da instituição de ensino. Já os candidatos estrangeiros, com graduação realizada no exterior, deverão apresentar diploma devidamente revalidado por universidade brasileira. Além disso, as vagas são, preferencialmente, para portadores do título de mestre e possuam produção científica consolidada e relevante a ser avaliada pela Comissão de Seleção.

O curso será realizado em período integral, com duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses.

O procedimento de inscrição se dará em duas etapas. Primeiro, o preenchimento do formulário eletrônico disponível na Plataforma SIGA e, posteriormente, o envio de toda a documentação exigida via sistema de recebimento de documentos de inscrição para os cursos da Ensp.

O Programa de Pós-graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP (PPGEPI/ENSP), é credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MS). Ele foi aprovado em 2007 e iniciou seus cursos de mestrado e doutorado em 2008.

Confira aqui todos os detalhes da chamada de seleção.

Páginas

Subscrever RSS - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz)