Destaques

Home Destaques
Voltar
Publicado em 01/04/2026

Centro de Estudos debaterá avanços e desafios da Estratégia Saúde da Família

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

O próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos (Ceensp) acontecerá no dia 1º  de abril, às 14h, com o tema ’30 anos de avanços e desafios da Estratégia Saúde da Família: Por que precisamos de uma nova Política Nacional de Atenção Básica?”. A atividade será transmitida pelo canal da Escola no Youtube. Haverá tradução para libras. 

O encontro contará com a presença de Rosana Aquino, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luiz Augusto Facchini, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Anya Vieira, da Fiocruz Ceará, Eduardo Melo, vice-diretor de Escola de Governo em Saúde (VDEGS) e coordenador do Observatório do SUS, e Felipe Proenço, Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. A atividade será coordenada por Ligia Giovanella, pesquisadora da ENSP. 

+ ASSISTA AO VIVO

Haverá o lançamento do número temático especial da Revista Ciência & Saúde Coletiva, iniciativa da Rede de Pesquisa em APS e Observatório do SUS.

 

Publicado em 16/03/2026

Fiocruz abre inscrições para o processo seletivo de Pós-Doutorado em Pesquisa Clínica

Autor(a): 
Karina Burini (INI/Fiocruz)

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) informa que estão abertas, até o dia 18 de março de 2026, as inscrições para a seleção de candidatos ao Pós-Doutorado em Pesquisa Clínica.

O objetivo do programa é elevar o nível de excelência dos candidatos e proporcionar o aprofundamento em áreas de especialização, contribuindo para a formação de recursos humanos de alto nível voltados à pesquisa clínica e à inovação no país.

O curso possui natureza multiprofissional na área da saúde, sendo exigido dos candidatos que o projeto de pós-doutorado a ser apresentado seja na seguinte linha de pesquisa do programa: “Pesquisa Clínica em seres humanos ou animais”. 

As informações detalhadas e o edital estão sendo divulgados atravésda Plataforma SIGASS, com o envio obrigatório da documentação digitalizada para o e-mail: selecao.strictosensu@ini.fiocruz.br.

Publicado em 30/03/2026

1º WebRede debaterá efetividade da vacina contra Covid-19 em profissionais da saúde

Autor(a): 
Bio-Manguinhos

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) promove nesta segunda-feira, dia 30 de março, às 14h, a primeira edição do WebRede: Efetividade e segurança da vacina contra a Covid-19 em profissionais da saúde e a tecnologia de RNA mensageiro. A atividade é realizada em parceria com a Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica e dá início a uma série de webinários programados para este ano.

O evento, promovido pelo Departamento de Assuntos Médicos, Estudos Clínicos e Vigilância Pós-Registro e do Escritório de Projetos de Desenvolvimento Tecnológico, apresentará a Rede de Estudos Observacionais (Rede Covid-19) e os resultados do Eixo 2 do estudo, que avalia a efetividade e segurança das vacinas Covid-19, com foco nas vacinas distribuídas pelo Programa Nacional de Imunizações em profissionais da saúde, além da tecnologia de RNA mensageiro. Haverá participação do Escritório de Projetos de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos e do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh).

O webinário é voltado para profissionais da saúde, pesquisadores, pós-graduandos, gestores, participantes de pesquisas e demais interessados na temática. As inscrições devem ser realizadas pela plataforma Even3. Haverá transmissão pelo Teams, com acesso pela plataforma Even 3.

Publicado em 16/03/2026

Seminário internacional discute produção de dados em territórios marcados pela violência

Autor(a): 
COC/Fiocruz

O seminário internacional Produzindo dados, tornando experiências visíveis: práticas de quantificação e intercâmbios metodológicos Sul-Norte reunirá pesquisadores, órgãos públicos e lideranças comunitárias nos dias 26 e 27 de março, na Fiocruz. As inscrições podem ser feitas até 25 de março. O objetivo é discutir a produção de dados em contextos de violência e analisar como práticas de quantificação podem tanto visibilizar conflitos e fortalecer a luta por direitos quanto reforçar desigualdades e estigmas. O debate será feito a partir de experiências desenvolvidas por organizações comunitárias e redes cívicas como a Pawa254, no Quênia; We Are Not Numbers, na Palestina; Cormepaz, na Colômbia; e Afrozensus, na Alemanha, entre outras iniciativas em países do sul e do norte globais, como Uganda, Portugal e Estados Unidos.

Serão debatidos temas como a relação entre a produção de dados de cima para baixo e a geração horizontal de dados; os ativismos e a produção de dados étnico-raciais; a violência de Estado e a geração cidadã de dados; a dimensão política da técnica e o papel dos números nas disputas públicas; e as estratégias de resistência e de produção de evidências em contextos marcados pela violência. A iniciativa resulta da parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz); o projeto InfoCitizen, da Universidade de Antuérpia, na Bélgica, que investiga como organizações territoriais utilizam a produção de dados como estratégia de resistência; o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos, da Universidade Federal Fluminense (Geni/UFF), que produz conhecimento e dados sobre mercados informais, violência, segurança pública e encarceramento para subsidiar políticas públicas; e a Redes da Maré, organização comunitária do Conjunto de Favelas da Maré que atua na garantia de direitos e desenvolve metodologias próprias de produção de dados sobre violência e operações policiais.

De acordo com o pesquisador da COC/Fiocruz Alexandre Paiva Rio Camargo, integrante do projeto InfoCitizen e um dos organizadores do seminário, trata-se de um evento inédito e inovador, que parte da constatação de que está em curso uma nova forma de produção horizontal de dados, em contextos marcados pela escassez de registros oficiais do Estado. “Trata-se de um diálogo entre representantes de institutos de estatística, movimentos sociais e organizações não-governamentais de diferentes países para entender quais são as experiências mais marcantes e o que se pode aprender com elas”. Segundo o pesquisador, esses dados também são importantes para instituições públicas, como a Fiocruz, pois ajudam a compreender melhor as condições de vida da população e a formular políticas mais precisas, seja na área da saúde ou da segurança pública.  

Confira a programação completa.

Publicado em 17/03/2026

Antropóloga Debora Diniz ministra aula inaugural da Casa de Oswaldo Cruz

Autor(a): 
COC/Fiocruz

As atividades acadêmicas de 2026 da Casa de Oswaldo Cruz serão abertas pela antropóloga Debora Diniz, que ministrará uma aula sobre o tema Ciência como testemunho: ética, engajamento e mundo em disputa. O evento ocorrerá no dia 19 de março, às 14h, no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da Casa de Oswaldo Cruz no YouTube e tradução em Libras.

Professora da Universidade de Brasília (UnB) e docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), parceria da Fiocruz com as universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Federal Fluminense (UFF), Debora é uma cientista reconhecida no Brasil e internacionalmente pela defesa dos direitos reprodutivos, da igualdade de gênero e da justiça social. É autora de mais de 30 livros — O que é bioética (2022), Aborto por anomalia fetal (2004), Cadeia: relatos sobre mulheres (2015), Esperança feminista (2022), Carta de uma orientadora: sobre pesquisa e escrita acadêmicas (2024), entre outros — e membro do High-Level Advisory Group para o Gender and Health Hub, coordenado pelo Instituto Internacional de Saúde Global da Universidade das Nações Unidas (UNU-IIGH).

Por seu trabalho como pesquisadora, escritora, documentarista e por sua atuação em defesa de direitos humanos, recebeu dezenas de prêmios, entre os quais, o Jabuti na categoria Ciências da Saúde pelo livro Zika: do sertão brasileiro à ameaça global, em 2017; o Prêmio Dan David, pelo conjunto de sua obra em prol da justiça de gênero, em 2023; e Prêmio Mulheres e Ciência (2025), concedido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por seu trabalho em bioética, direitos humanos e gênero.

 

 

Publicado em 13/03/2026

Aula inaugural da especialização em Dados e Sistemas de Informação para o SUS recebe Ana Estela Haddad

Autor(a): 
Isabela Schincariol

Na próxima segunda-feira, 16/3, a partir das 18h30, o Campus Virtual e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), no âmbito do Programa de Formação em Ciência de Dados e Informações em Saúde para o SUS, vão promover a aula inaugural do curso de especialização em Dados e Sistemas de Informação para o Sistema Único de Saúde – Turma 2026. A palestra será proferida pela secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad. O debate sobre saúde digital e a transformação digital do SUS será aberto a todos os interessados, com transmissão ao vivo pelo canal do Campus Virtual no Youtube

O objetivo da aula, além de promover a integração entre os 100 novos alunos da especialização, é reforçar a discussão deste eixo estratégico da política de saúde no Brasil, que é a saúde digital. De acordo com o Ministério da Saúde, essa agenda busca promover a transformação digital do sistema público de saúde, ampliando o acesso da população aos serviços, qualificando a gestão e fortalecendo a tomada de decisão baseada em dados. 

Há alguns anos, os dados em saúde passaram a ser um elemento central para a organização dos sistemas contemporâneos. No caso do SUS, a qualificação da informação permite aprimorar a vigilância epidemiológica, orientar a alocação de recursos, apoiar a gestão das redes de atenção e fortalecer a capacidade de resposta a emergências sanitárias. Ao mesmo tempo, essa área traz desafios importantes, como garantir a segurança e a privacidade dos dados, promover a inclusão digital e assegurar que as tecnologias sejam utilizadas de forma equitativa em todo o território nacional.

O curso de especialização é promovido pelo Campus Virtual Fiocruz e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) no âmbito do Programa de Formação em Ciência de Dados e Informações em Saúde para o SUS, que é desenvolvido pela Fiocruz — sob a coordenação da Vice-Presidência de Educação,  Informação e Comunicação (VPEIC), através do Campus Virtual — e o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (Seidigi/DataSUS/MS).

O curso, que está em sua primeira edição, tem como objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades analíticas para uso da informação em saúde, com vistas ao aprimoramento das políticas públicas e da gestão em saúde. Ele aborda temas centrais como sistemas de informação em saúde, análise e interpretação de dados, indicadores, ciência de dados aplicada, saúde digital e gestão orientada por evidências, conectando teoria e prática para qualificar a tomada de decisão no SUS e ampliar sua capacidade de resposta às demandas da população.

 

Publicado em 13/03/2026

Sextas traz a jovem poesia de Thiago Camelo

Autor(a): 
Ana Furniel

O Sextas traz hoje o poema "Caminho", parte do livro 'Verão em Botafogo' do autor Thiago Camelo. A publicação apresenta versos curtos que resumem o que apreende um olhar, o universo contido num modo de dizer.

Thiago é um jovem poeta carioca, nascido em 1983 e formado em jornalismo e cinema pela PUC-Rio. Publicou dois livros de poesia: Verão em Botafogo, em 2010 (7Letras) e A ilha é ela mesma, em 2015) (Moça Editora). Ele também é autor de 'Descalço nos trópicos sobre pedras portuguesas', em 2017 (Editora Nós) e 'Dia um', que foi seu primeiro romance. 

Além de poeta, Thiago Camelo é letrista. Em 2015, a canção ‘Espelho d’água’, autoria sua em parceria com seu irmão Marcelo Camelo, foi gravada por Gal Costa no disco Estratosférica.

 

 

*com informações de Escamandro 

Publicado em 10/03/2026

Teresa Cristina é a convidada para a aula inaugural Fiocruz 2026

Autor(a): 
Isabela Schincariol

No dia 19 de março, a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz vai realizar sua tradicional aula inaugural. Em 2026, o tema abordado é 'Educação, cultura e diversidade' e terá a cantora e compositora Teresa Cristina como palestrante. Muito mais do que entretenimento e diversão, a música, especialmente o samba, ocupa um lugar importante na construção da identidade cultural, no fortalecimento de vínculos sociais e luta pela igualdade racial no Brasil. Na ocasião, ela falará sobre sua trajetória na valorização do samba tradicional, sua atuação artística e o compromisso com a preservação da memória cultural do país. A aula acontecerá na Tenda da Ciência Virginia Schall, a partir das 8h30 da manhã e também será transmitida ao vivo pelo canal da Fiocruz no Youtube.

Teresa Cristina — que é nascida e criada no bairro da Penha, no Rio de Janeiro e começou a cantar aos 27 anos — é considerada uma das responsáveis por reavivar o interesse pelas obras de compositores clássicos e expoentes máximos da nobreza do samba, como Candeia, Cartola e Noel Rosa, contribuindo para manter viva uma parte fundamental do patrimônio cultural brasileiro. Nesse contexto, a atuação de Teresa Cristina dialoga diretamente com temas caros ao campo da saúde coletiva, como o bem-estar, a cultura como um importante determinante social da saúde e o direito à cidadania e à dignidade, conectando-se de maneira profunda com dimensões sociais e simbólicas da vida. 

+Acompanhe aqui a aula inaugural

 

Publicado em 09/03/2026

Fiocruz promove seminário "Gestão da Atenção Especializada no SUS: desafios e perspectivas"

Autor(a): 
EPSJV/Fiocruz

Nos dias 10 e 11 de março de 2026, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) recebe o Seminário "Gestão da Atenção Especializada no SUS: desafios e perspectivas", um espaço para pensar os rumos da atenção especializada no país. O evento é aberto ao público e marca o início dos Cursos de Especialização Lato Sensu e Especialização Técnica em Política, Planejamento e Gestão, bem como do Curso de Qualificação Profissional em Gestão Hospitalar.

A mesa de abertura acontece no dia 10, das 8h30 às 9h30. Ainda no dia 10, das 9h30 às 12h, a programação segue com a mesa Política Nacional de Atenção Especializada e o programa Agora Tem Especialistas: potências e desafios, dedicada a discutir diretrizes, disputas e caminhos possíveis para a consolidação da atenção especializada no SUS.

No Dia 11, a conversa continua em dois momentos: pela manhã, das 8h30 às 12h, com a mesa Modelos de organização da atenção especializada e dilemas contemporâneos da regionalização; e à tarde, das 13h30 às 16h30, com Financiamento e relações público-privadas na atenção especializada.

+Confira aqui a programação completa!

O Seminário será realizado na Poli, na Av. Brasil, 4.365, Manguinhos/RJ, com transmissão ao vivo pelo Youtube:

1º dia do Seminário "Gestão da Atenção Especializada no SUS: desafios e perspectivas"

2º dia do Seminário "Gestão da Atenção Especializada no SUS: desafios e perspectivas"

Publicado em 09/03/2026

Aula Inaugural debate soberania em saúde

Autor(a): 
Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) realiza, no próximo dia 10 de março, das 14h às 16h, a Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS), com o tema “Desafios do Complexo Econômico-Industrial da Saúde e da Soberania em Saúde”. A atividade ocorre no Auditório Sérgio Arouca, na sede do instituto. O evento terá transmissão através do canal do youtube do INCQS.

A aula será ministrada pelo Dr. Carlos Gadelha, coordenador da Rede Ceis e líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Sustentável, CT&I e Ceis (GPCeis/CEE-Ensp/Fiocruz). A proposta é promover uma reflexão estratégica sobre o papel do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis) no fortalecimento da soberania sanitária nacional, especialmente diante dos desafios contemporâneos relacionados à inovação, à produção local e à redução de vulnerabilidades estruturais no setor.

A aula inaugural marca o início das atividades acadêmicas do PPGVS em 2026 e reafirma o compromisso do Programa e do INCQS/Fiocruz com a formação qualificada, a produção de conhecimento e o fortalecimento da Vigilância Sanitária no país.

+Acesse aqui a transmissão ao vivo:

 

Páginas

Subscrever RSS - Destaques