Portal Fiocruz

Home Portal Fiocruz
Voltar
Publicado em 11/09/2023

69 anos da Escola Nacional de Saúde Pública: confira a lista de atividades comemorativas da semana

Autor(a): 
Informe Ensp

As atividades comemorativas ao aniversário de 69 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) seguem a todo o vapor! Nesta semana, o debate será em torno dos temas Educação à Distância e Comunicação.

Em 12 de setembro, às 9h, será realizada uma mesa sobre a Educação à Distância na Ensp, que terá como participantes o diretor da Escola, Marco Menezes, o coordenador de Educação à Distância da Ensp, Maurício de Seta, a ex-coordenadora de Educação à Distância da Escola, Lúcia Dupret, além de Ricardo Ceccim, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estella Haddad, e Laíse Rezende de Andrade, diretora de Programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/Ministério da Saúde). A mesa será coordenada pela doutora em Educação Milta Torrez e terá participação de Joviana Avanci, coordenadora geral do Stricto Sensu da Ensp, e Gideon Borges, coordenador geral do Lato Sensu e Qualificação Profissional da Ensp.

Já no dia 13 de setembro, às 9h30, acontecerá a mesa intitulada 'Ecos da 17ª: a comunicação na Conferência', da qual participarão a coordenadora da VídeoSaúde Distribuidora da Fiocruz, Daniela Muzi, a superintendente do Canal Saúde, Márcia Correa e Castro, o coordenador da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI) da Ensp, Filipe Leonel, a jornalista da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Érika Farias, e o doutorando da Ensp, Bruno Cesar Dias. A coordenação da mesa ficará por conta do coordenador do Programa Radis, Rogério Lannes, que também atuará como palestrante na atividade.

As duas mesas serão realizadas no auditório térreo da Ensp e transmitidas ao vivo pelo canal da Escola no Youtube. O evento contará com tradução para a Lingua Brasileira de Sinais (Libras).

+Confira, mais detalhes da programação do aniversário da Escola!

Publicado em 08/09/2023

Sextas fala sobre encontro de corpos e troca de verdades

Autor(a): 
Ana Furniel

O Sextas de Poesia apresenta Laura Erber, escritora, editora, artista visual e poeta. O intenso e eletrizante encontro de corpos “sôfregos”, que trocam verdades numa dimensão descarnada, abstrata, emerge em cadência ritmada na inédita obra poética “as palavras trocadas” de Laura Erber. O poema segue na permanente trilha de um novo começo: “As coisas não terminam no fim, não terminam quando acabam. O poema está sempre em direção, não ao fim, mas do começo".

O livro inaugura a coleção Arco, voltada à ficção brasileira (prosa e poesia), da Editora Âyiné, que há cinco anos dedica-se a autores estrangeiros.

Nascida no Rio de Janeiro, Laura coordena o programa de pós-doutorado do International Institute for Asian Studies (IIAS), na Holanda, onde, assim como no Brasil, também vive e trabalha. Publicou os livros de poemas “Os corpos e os dias”, pela Editora de Cultura, em 2008; “A retornada”, pela Relicário, em 2016; e As palavras trocadas, pela Editora Âyiné, em 2023.

Com informações do jornal Estado de Minas

Publicado em 06/09/2023

Campus Virtual comemora 7 anos debatendo avanços e desafios das tecnologias digitais na educação

Autor(a): 
Isabela Schincariol

Todos os dias somos atravessados por novas tecnologias e recursos; e inundados por diferentes formas de comunicar, trabalhar, acessar, postar e de aprender. Mas esses avanços tecnológicos estão ao alcance de todos? Em setembro de 2023, o Campus Virtual Fiocruz vai comemorar seus 7 anos de existência discutindo o papel das tecnologias digitais na educação, tendo como pano de fundo questões contemporâneas e absolutamente balizadoras, como a inclusão digital, a educação digital e as tecnologias abertas, além da inteligência artificial na educação. O encontro acontecerá em 28 de setembro, às 9h, no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), no Rio de Janeiro. A mesa Educação: da inclusão digital à inteligência artificial será proferida pelos especialistas da área Nelson Pretto (Ufba) e Mariano Pimentel (UNIRIO). A palestra é aberta a educadores, estudantes, profissionais de tecnologia e todos os interessados em explorar o futuro das tecnologias educacionais. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Campus Virtual Fiocruz no Youtube. Reserve a data e participe conosco deste momento especial!

A programação do aniversário inclui ainda oficinas sobre Construção e desenvolvimento de cursos online autoinstrucionais e Educação Inclusiva e tecnologias assistivas, que estão com inscrições abertas e as vagas são limitadas. Leia mais aqui!

Inscreva-se já! 

Educação: da inclusão digital à inteligência artificial

As tecnologias digitais avançam rapidamente e ocupam cada vez mais espaço na educação ao passo que aumentam, dia após dia, as desigualdades sociais no país, agravando a disparidade de acesso à tecnologia e à educação de qualidade, o que traz esse paradoxo a todos que lidam de alguma forma com a área da educação. Na mesa Educação: da inclusão digital à inteligência artificial, os convidados abordarão questões que se contrapõem e, ao mesmo tempo, estão imbricadas e são determinantes para o futuro do cenário educacional brasileiro. O evento é aberto aos interessados no tema, não sendo necessário inscrição para participação. 

Para falar sobre Educação digital aberta com tecnologias livres e a forma como essas impactam a forma de aprender e ensinar, nosso convidado é Nelson Pretto, pesquisador e docente da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e especialista na área de educação, tecnologia e cultura. Pretto foi diretor da Faculdade de Educação da Ufba e é pioneiro em estudos sobre o uso de tecnologias na educação. Já sobre o ChatGPT e as potencialidades e riscos da inteligência artificial para a educação, o palestrante será Mariano Pimentel, pesquisador e docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Ele falará sobre os desafios da era da Inteligência Artificial (IA) e sua relação com os sistemas tradicionais de avaliação educacional. 

Oficinas sobre desenvolvimento de cursos autoinstrucionais e Educação Inclusiva

No âmbito das comemorações do nosso aniversário, o Campus Virtual promoverá duas oficinas voltadas especificamente a profissionais da área da educação da Fiocruz interessados nas temáticas. Ambas acontecerão na tarde do dia 28/9, a partir das 14h. As atividades contam com inscrições e acontecerão de forma presencial, nas salas 501 e 410 da Ensp, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Inscreva-se já! 

A oficina Construção e desenvolvimento de cursos online autoinstrucionais em formato Mooc terá 30 vagas e abordará conceitos, ferramentas e modelos autoinstrucionais de experiências de aprendizagem online, reiterando os papéis e responsabilidades da equipe transdisciplinar no desenvolvimento de cursos para EAD, com ênfase no formato Mooc. Serão evidenciadas metodologias para a produção e organização de conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem a serem aplicadas em um curso online autoinstrucional. 

A oficina Inclusão e pós-graduação - Ranços e avanços: da Declaração de Salamanca ao período pandêmico também oferece 30 vagas e trará a legislação vigente sobre inclusão em educação, propostas de educação inclusiva com ênfase na pós-graduação, assim como recursos, estratégias e metodologias de Tecnologia Assistiva (TA). Seu objetivo é discutir criticamente o processo de inclusão de estudantes com as mais variadas necessidades específicas, nas modalidades presencial e EAD, desde a publicação da Declaração de Salamanca até o período pandêmico causado pela Covid-19, assim como vivenciar a aplicabilidade de alguns recursos educacionais. Esta oficina oferecerá apoio técnico para acesso aos equipamentos, e tradutor de libras em caso de cursista surdo. A atividade está sob a responsabilidade de Cláudia Reis, pedagoga do CVF.

Acompanhe ao vivo:

 

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo rosa e lilás, no topo está escrito: Campus Virtual Fiocruz, 7 anos - Dia 28 de Setembro, 9 horas. No centro do banner o tema do evento "Educação: da inclusão digital à inteligência artificial", abaixo o nome dos pesquisadores, Nelson Pretto (docente na Ufba) e Mariano Pimentel (docente da UNIRIO)

Publicado em 05/09/2023

Auxílio à permanência de estudantes de pós-graduação de baixa renda 2023: confira listagem de classificados na segunda chamada

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Presidência da Fiocruz, por intermédio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), divulga nesta terça-feira, 5 de setembro, a listagem com os 50 estudantes classificados na segunda chamada 2023 para receber o auxílio à permanência. A iniciativa visa promover a permanência de estudantes de baixa renda da Fiocruz, em situação de vulnerabilidade social, ligados aos programas de mestrado e doutorado acadêmicos da instituição, favorecendo a continuidade de seus estudos e desempenho acadêmico, e, assim, contribuir para a redução das desigualdades na educação de pós-graduação e na ciência em nosso país. Confira aqui os 50 estudantes classificados!

+Acesse aqui a segunda chamada 2023 do Auxílio à Permanência do Estudante na Pós-Graduação (APE-PG)

A divulgação da listagem é pelo número do CPF dos candidatos. Se o seu CPF não figura entre os que constam na lista, é sinal de que não foi classificado. Conforme a Chamada Interna 2023.2, o primeiro item de desempate é o critério menor renda, isso implica dizer que, apesar de o candidato ter renda familiar compatível com o que está preconizado na chamada, todos os estudantes aptos foram colocados em uma escala comparativa, por meio da qual foi dada prevalência aos que têm menores rendas entre todos os demais, conforme o TÍTULO X – Dos Critérios de Classificação.

O recebimento do Auxílio acontecerá por até 12 (doze) meses consecutivos, enquanto o estudante estiver em situação de matrícula ativa e dentro dos prazos regimentais de conclusão do curso em questão, com duração máxima equivalente ao período do curso (até o 24º mês no mestrado e até o 48º mês no doutorado), e desde que mantidas ao longo de todo o período as condições de elegibilidade ao recebimento do auxílio. Além disso, a qualquer momento, caso o aluno supere a situação de vulnerabilidade que o levou ao recebimento do auxílio ou passe a exercer atividade remunerada, ele deverá solicitar à coordenação do Programa, em sua unidade, a suspensão do benefício.

Publicado em 05/09/2023

Formação Internacional: Residentes da Fiocruz participarão de estágio em Cuba

Autor(a): 
Tatiane Vargas (Ensp/Fiocruz)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi contemplada com residentes dos programas de residências da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) e do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) selecionados para participar do estágio internacional em Cuba. A oferta de intercâmbio é fruto da parceria entre a Ensp, a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), a Escuela Nacional de Salud Publica de Cuba (Ensap), e o Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia y Microbiologia do país (Inhen). 

No dia 31 de agosto, a Ensp organizou uma oficina com os selecionados. O coordenador de Lato Sensu da Vice-Direção de Ensino da Ensp, Gideon Borges, explicou que o objetivo da oficina foi preparar os residentes para imersão técnica e cultural que vivenciarão no país. Para ele, a atividade foi fundamental, pois eles entrarão em contato direto com um sistema politico, econômico e social bastante diferente do Brasil. “Essa experiência para os alunos da Ensp é muito enriquecedora, pois eles estarão em contato com um sistema de saúde que pode oferecer pistas importantes para o aperfeiçoamento do nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou.

Na oficina preparatória foram discutidos temas considerados importantes para o melhor aproveitamento do estágio, como a análise comparada de sistema de saúde com foco na Atenção Primária e a observação participante, além de características do sistema politico econômico e social cubano. Segundo Gideon, a expectativa é os residentes, após retornarem, organizem um seminário para relatar as experiências vivenciadas na formação. 

No total, 14 residentes da Fiocruz participarão do estágio em Cuba, sendo: dois do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (RMFC); dois do Programa de Residência em Saúde do Trabalhador (RST); seis do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) – estes três programas da Ensp; e quatro alunos do IFF.

 

 

 

ParaTodosVerem: foto da oficina em um auditório com o palestrante e o público sentado em cadeiras.

*Fotos: Ensp Fiocruz.

Publicado em 06/09/2023

Curso online em Métodos Diagnósticos Aplicados aos Biomodelos recebe inscrições

Autor(a): 
ICTB/Fiocruz

O Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) está com inscrições abertas para o curso de atualização em Métodos Diagnósticos Aplicados aos Biomodelos. A formação destina-se a graduados e pós-graduados em medicina veterinária, ciências biológicas, biomedicina ou ciências da saúde que atuem ou desejam aprofundar seus conhecimentos em controle da qualidade de animais de laboratório. As inscrições devem ser realizadas através do Campus Virtual Fiocruz até 15 de setembro.

Inscreva-se já!

O curso é gratuito e abordará temas relacionados à qualidade sanitária e genética em biomodelos animais; biossegurança; importância do status sanitário em instalações animais; técnicas de diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas e outros assuntos relacionados. As aulas acontecem de 25 de setembro a 6 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h, e serão ministradas online, ao vivo, via Zoom, totalizando 35 horas de carga horária.

Serão 50 vagas disponíveis. O resultado do processo seletivo será divulgado em 20 de setembro, via e-mail e por lista publicada na área logada da plataforma virtual de ensino.

Consulte o edital do curso para mais informações

Publicado em 04/09/2023

Escola Nacional de Saúde Pública celebra 69 anos debatendo temas centrais da 17ª Conferência Nacional de Saúde

Autor(a): 
Barbara Souza (Ensp/Fiocruz)

Comemorar é preciso! O mês de setembro chegou e com ele o aniversário de 69 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). "O mês de setembro está repleto de atividades organizadas por um coletivo que foi deliberado pelo nosso Conselho Deliberativo e terá em destaque temas centrais no nosso país hoje, como a discussão dos direitos humanos, passando também por debates fundamentais como comunicação pública, a comunicação em saúde, algo também muito discutido na 17ª Conferência Nacional de Saúde. É, então, um mês de intensa mobilização na nossa Escola. Esperamos fazer um diálogo amplo com a sociedade em torno dos temas que estamos apresentando na programação. Teremos também atividades culturais, para as quais também estão todos convidados. Vamos todas, todos e todes, juntos, construir um novo momento nesse país, que seja mais justo e democrático", afirmou o diretor da Ensp, Marco Menezes, ao fazer o convite oficial para as celebrações.

O seminário Financiamento do SUS: Equidade, Acesso e Qualidade, realizado pelo Observatório do SUS da Ensp e pela Abrasco, abriu as celebrações na sexta-feira, 1º de setembro. Na segunda-feira, 4 de setembro, a programação terá a mesa Percepção indígena das mudanças climáticas e Saúde, às 14h. Com a coordenação da pesquisadora da Ensp Sandra Hacon, a abertura terá a participação de Sandra Padilha Fraga, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), de Hermano Albuquerque de Castro, Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), de Marco Menezes, Diretor da Ensp, e de Akari Waura, historiador, cacique de Topepeweke – TIX. Toda a programação será realizada no Auditório Térreo da Ensp, com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e transmissão pelo Canal da Ensp no Youtube.

Ainda na tarde de segunda-feira, às 14h30, será realizado o painel Saúde indígena e clima. A pesquisadora biomédica da Universidade Federal do Pará Putira Sacuema falará sobre A saúde a partir dos Territórios Indígenas no Brasil. Na sequência, a mesa Lágrimas do Xingu terá o historiador Akari Waura, o cientista tradicional da Aldeia Topepeweke-TIX, Ayakanukala Waura, e o cineasta e professor Aldeia Topepeweke-TIX, Pirata Waura. O dia será encerrado com música e dança Wanja. 

Na terça-feira, 5 de setembro, às 8h30, também no auditório, será realizada a abertura oficial dos 69 anos da Ensp, com a presença do Presidente da Fiocruz, Mário Moreira, do Diretor da Ensp/Fiocruz, Marco Menezes, da Presidente da Associação dos Servidores da Fundação Oswaldo Cruz – Sindicato Nacional (Asfoc-SN), Mychelle Alves, da representante dos Trabalhadores e Trabalhadoras no CD Ensp/Fiocruz, Janete Romeiro, e do representante dos Discentes no CD Ensp/Fiocruz, Bruno Dias. A seguir, a mesa ‘Direitos Humanos, Participação Social e Diversidade’ terá como palestrantes: Lúcia Souto, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MS, Andréa Pachá, desembargadora TJ/RJ e escritora, André Brito, juiz do Projeto Justiça Itinerante RJ e presidente do Fórum Permanente Antidiscriminação da Diversidade Social. A coordenação será de Marcos Besserman, Coordenador do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/Ensp/Fiocruz). 

Para fechar a primeira semana de atividades alusivas ao aniversário de 69 anos da Ensp, na quarta-feira, 6 de setembro, serão realizadas as formaturas da Pós-Graduação Stricto Sensu, pela manhã, e Lato Sensu, à tarde, da Escola. Paralelamente, nos três dias, também haverá atividades culturais e sociais, concentradas no pátio da escola, como oficinas de arte, artesanato e pintura indígena, aula de yoga na cadeira, meditação e atendimento de auriculoterapia, oficina de chás e de medicina matrimilenar natural. Além disso, o projeto Livro em Movimento também estará presente com mais uma ação de doação de livros. E ainda: o hall dos elevadores da Ensp vai receber a exposição Percepção indígena das mudanças climáticas e saúde

Baixe aqui a programação dos dias 4, 5 e 6 de setembro
Confira as atividades culturais previstas
Saiba mais sobre as formaturas do dia 6/9

Ao longo de quase sete décadas, formou mais de 21 mil profissionais nos cursos presenciais e mais de 70 mil nos cursos à distância, voltados para o aperfeiçoamento dos serviços de saúde do país. Orgulhosa da trajetória e ávida por mais realizações, neste mês a Ensp vai realizar uma série de atividades alusivas ao seu aniversário cujo o tema é “O amanhã é hoje: construção de um país justo e democrático”. 

Os vice-diretores da Escola, Enirtes Caetano, Fátima Rocha, Luciana Dias de Lima, Eduardo Melo e Alex Molinaro, compartilharam com o Informe Ensp suas reflexões sobre essa temática, tão potente e simbólica no contexto brasileiro atual. “Estamos comprometidos com a construção de um país mais justo e democrático e com um projeto de formação conectado às necessidades da sociedade e do SUS. A Ensp também pauta seriamente sua gestão e desenvolvimento institucional na perspectiva da inclusão social e do enfrentamento das desigualdades, de maneira transversal, em todos os níveis e em todas as suas atividades e ações, buscando parcerias internas e com a sociedade, para continuidade dos seus projetos e programas de maneira sustentável, criativa e inovadora”, afirmou a vice-diretora de Ensino, Enirtes Caetano.

À frente da Vice-direção de Pesquisa e Inovação, Luciana Dias de Lima destacou que a temática do aniversário também direciona a olhar para os dias atuais de forma posicionada e crítica. “O caminho é longo, e ainda há muitos obstáculos a superar e muito por fazer para alcançarmos o ideal de uma sociedade mais justa e menos desigual”, disse. Ela sublinha ainda o fato de o tema destes 69 anos da Escola fazer “lembrar da esperança e da luta por um futuro melhor que nos permitiu atravessar um período de muita turbulência e dificuldades em nosso país, e nos guiou até aqui”. A superação de crises também foi destacada por Enirtes, que acredita que o momento é propício não apenas para reconstruir projetos e políticas, mas também para dar passos mais além. “Ao longo últimos três anos, fomos atravessados por grandes desafios. Tempo pandêmico; tempo de retrocessos; tempo que nos exigiu grande sabedoria; um tempo, que não deve ser esquecido. Assim, para nós o amanhã é hoje! Tempo de tecer novas histórias coletivas, tempo de retirar compromissos do papel, tempo de avançar.” 

Vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão, Alex Molinaro cultiva “as melhores expectativas possíveis” para as comemorações. “Depois de atravessarmos um período sombrio da nossa história, com um governo negacionista e ao mesmo tempo uma pandemia que levou a vida de quase 700 mil pessoas no nosso país, estamos num novo momento que é de esperança, mas também de muita luta e trabalho, para consolidar o SUS, defender a democracia e a vida. Então, estamos diante de grandes e bons desafios e por isso, ‘o amanhã é hoje’, não temos tempo a perder”, sintetizou.

Para a vice-diretora de Ambulatórios e Laboratórios, Fátima Rocha, discussões sobre gestão participativa e sobre a presença dos movimentos sociais nos espaços como os de organização das conferências de saúde, por exemplo, serão destaque nas atividades de setembro. “Há espaços vitais para a construção de um país mais justo, mais equânime. Por isso, é fundamental essa conexão com a sociedade. A construção da ciência tem que ser articulada em diálogos amplos, com a divulgação científica e translação de conhecimento nessa dinâmica”, resumiu Fátima. 

O avanço em direção a uma relação mais estreita com a realidade brasileira é o que guia a Ensp, que tem sido responsável pela formação de profissionais para atuar na pesquisa, no ensino e em serviços de saúde pública. Por isso, entre as prioridades para a educação na Escola estão as seguintes diretrizes, conforme listado pela vice-diretora Enirtes Caetano: a ampliação de ofertas educacionais de maneira mais integrada e sinérgica; a articulação interdisciplinar e multidisciplinar entre cursos e programas; o fortalecimento e ampliação as experiências e práticas de educação a distância; o fortalecimento dos direitos humanos nas ações educacionais respeitando princípios de igualdade, não discriminação, transparência e participação social, dentre outros; a atuação na formação dos trabalhadores do SUS, ministério público e movimento sociais em todos os níveis educacionais.

“O momento é de comemoração e de responsabilidade com o presente e futuro. Comemoração pelo momento de reconstrução democrática do Brasil e pela importância e atuação histórica da Ensp. Mas essa comemoração é feita junto com reflexões e debates sobre elementos que buscam incidir sobre as desigualdades que fazem da injustiça uma marca infeliz do nosso país. Nesse sentido, a defesa da vida, do SUS e de outras políticas públicas, da formação cidadã, da democracia e da sustentabilidade do próprio planeta são mais que urgentes e necessárias, para hoje e para as gerações futuras. Esse mês de aniversário será importante para nos fortalecer e renovar  sonhos e compromissos históricos", reforçou Eduardo Melo, vice-diretor da Escola de Governo em Saúde.

A vice-diretora Fátima Rocha sente que o aniversário da Escola é um momento revigorante para toda a comunidade escolar. Inspirada pela data e pelo tema escolhido, ela lembrou da canção ‘Gente’, do cantor e compositor Caetano Veloso. “Tanta coisa importante é simbolizada nesse lema da construção do país, com todos os desafios que temos nesse percurso no qual precisamos contar com muita gente”, refletiu ao citar o seguinte trecho da música:

Gente lavando roupa, amassando pão
Gente pobre arrancando a vida com a mão
No coração da mata, gente quer prosseguir
Quer durar, quer crescer, gente quer luzir

“Uma referência importante na história brasileira, seja nas lutas sociais e por justiça nesse país, Betinho dizia uma coisa muito importante que tem a ver com a construção que está na agenda desse aniversário: ‘solidariedade a gente não agradece, a gente celebra’. É isso que a gente precisa. Viva a vida, viva a Ensp, e seus trabalhadores, e seus trabalhadoras!”, celebrou Fátima.

#ParaTodosVerem Banner com fundo amarelo e azul escuro, no topo o mapa do Brasil com diversos ícones, entre eles uma vacina, a palavra SUS e o cocar de um índio. Na parte esquerda do banner o tema do evento, “O amanhã é hoje: construção de um país justo e democrático.”

Publicado em 04/09/2023

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde celebra 42 anos com programação especial

Autor(a): 
Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) completa 42 anos no dia 4 de setembro e celebrará a data com palestras, apresentações de projetos, música e bolo. Os destaques da programação são as exposições sobre inovação científica, na terça-feira, 5 de setembro, às 10h, e sobre Saúde Digital, na quarta-feira, 6 de setembro, às 9h30, ministrada por Ana Estela Haddad, da Secretaria de Informação e Saúde Digital, do Ministério da Saúde.

Os eventos comemorativos são gratuitos, abertos ao público geral, sem necessidade de inscrição prévia e contarão com intérpretes de libras.

Confira a programação:

Programa Inova Fiocruz – Construindo pontes para a Ciência
Palestrante: Márcia de Oliveira Teixeira, da Coordenação do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação
Dia: 5/9 (terça-feira)
Horário: 10h
Local: auditório Sérgio Arouca, do INCQS
* A palestra será seguida pelas apresentações dos projetos do INCQS que foram contemplados no Programa Inova Fiocruz

Temas:
- Desenvolvimento de um sistema de identificação e genotipagem de Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae em material clínico, por PCR em Tempo Real (High Resolution Melting - HRM), por Ivano de Filippis Capasso
- Método para preservação de córneas para avaliação de segurança de produtos de uso oftalmológico, por Izabela Gimenes Lopes
- Projeto Rede Conecta Conhecimento, por Elaine Lúcia da Silva
- Avaliação da aplicabilidade do modelo zebrafish (Danio rerio) na investigação da toxicidade in vivo de nanomateriais, por Magno Maciel Magalhães

A Saúde Pública no Brasil: o avanço necessário para termos a Saúde Digital voltada para a melhoria da Vigilância Sanitária
Palestrantes: Ana Estela Haddad (Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde) e Arlindo Fábio Gómez de Sousa (Presidência da Fiocruz)
Dia: 6/9 (quarta-feira)
Horário: 9h30
Local: auditório Sérgio Arouca, do INCQS

* A palestra será antecedida pela cerimônia de aniversário, que contará com as presenças do presidente da Fiocruz, Mario Moreira, e da presidente do sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Mychelle Alves.

Publicado em 05/09/2023

Fiocruz lança Guia de Acessibilidade para Ações Educativas

Autor(a): 
Leonardo Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)

Está disponível no Portal Fiocruz a versão em linguagem simples do Guia de Acessibilidade para as Ações Educativas da Fiocruz. O documento foi produzido pelo Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência e contou com o apoio do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC) e da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação à Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp). A linguagem simples é uma técnica de comunicação que facilita a leitura e a compreensão das informações pelo leitor, de maneira objetiva e inclusiva, sem o uso de jargão ou termos desconhecidos pela maior parte da população, por exemplo.

+Acesse aqui para download do Guia

O guia é voltado para educadores, docentes, profissionais da área de educação e alunos, que podem ser atores importantes na promoção da acessibilidade. O objetivo é apoiar as unidades técnico-científicas da Fiocruz na implementação de uma política interna de promoção da acessibilidade em seus cursos e iniciativas de educação. O documento pode servir também de modelo para outras instituições educacionais, pois apresenta explicações sobre como enfrentar as barreiras vivenciadas por estudantes com deficiência.

“O documento traz informações importantes para promoção da acessibilidade na educação, seja com o uso de tecnologia assistiva, na adequação de materiais didáticos e de estratégias pedagógicas, abordadas para cada tipo de deficiência e considerando a diversidade existente”, ressalta uma das autoras do guia e integrante do Comitê de Acessibilidade, a servidora Tatiane Nunes, coordenadora da Equipe de Tecnologia Educacional da Ensp. Também participaram da elaboração: Hilda Gomes, coordenadora de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas da Fiocruz; Bianca Reis, da COC; e Walkiria Pontes, do Centro de Vida Independente (CVI).

Conteúdo

O guia tem orientações referentes à legislação e às normas vigentes sobre acessibilidade. A publicação conta com um glossário inclusivo, elaborado com base na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e em outros referenciais de acessibilidade. Também apresenta informações que precisam ser contempladas em editais, a fim de garantir a todos os estudantes o pleno acesso às ações educativas, com autonomia e segurança. O grupo espera agora disponibilizar o conteúdo em outras versões acessíveis, como na Língua Brasileira de Sinas (Libras).

Publicado em 01/09/2023

Auxílio à permanência de estudantes de pós-graduação de baixa renda 2023: confira resultado preliminar da segunda chamada

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Presidência da Fiocruz, por intermédio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), divulga nesta sexta-feira, 1º de setembro, o resultado preliminar da segunda chamada 2023 do Auxílio à Permanência do Estudante na Pós-Graduação (APE-PG). A iniciativa visa promover a permanência de estudantes de baixa renda da Fiocruz, em situação de vulnerabilidade social, ligados aos programas de mestrado e doutorado acadêmicos da instituição, favorecendo a continuidade de seus estudos e desempenho acadêmico, e, assim, contribuir para a redução das desigualdades na educação de pós-graduação e na ciência em nosso país. Confira aqui o resultado preliminar das inscrições validadas!

+Acesse aqui a segunda chamada 2023 do Auxílio à Permanência do Estudante na Pós-Graduação (APE-PG)

O estudante que desejar interpor recurso deverá enviar e-mail para cad@fiocruz.br, conforme o cronograma disponível na Chamada, até 4 de setembro.

Ao todo, poderão ser atendidos até 50 estudantes regularmente matriculados em programas Stricto sensu da Fiocruz e que atendam aos critérios de elegibilidade descritos no Artigo 4 da Chamada.

O APE-PG destina-se a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz, dedicação exclusiva a cursos de pós-graduação, com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a 2,0 (dois) salários mínimos, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou ainda se forem membros de família de baixa renda, também nos termos do mesmo Decreto, em condição de vulnerabilidade social que prejudique o desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso da Fiocruz em que está matriculado, mediante autodeclaração.

 O recebimento do Auxílio acontecerá por até 12 (doze) meses consecutivos, enquanto o estudante estiver em situação de matrícula ativa e dentro dos prazos regimentais de conclusão do curso em questão, com duração máxima equivalente ao período do curso (até o 24º mês no mestrado e até o 48º mês no doutorado), e desde que mantidas ao longo de todo o período as condições de elegibilidade ao recebimento do auxílio. Além disso, a qualquer momento, caso o aluno supere a situação de vulnerabilidade que o levou ao recebimento do auxílio ou passe a exercer atividade remunerada, ele deverá solicitar à coordenação do Programa, em sua unidade, a suspensão do benefício. 

Páginas

Subscrever RSS - Portal Fiocruz