A linguagem é elemento essencial para promover a inclusão e garantir direitos. Imagine que você trabalha numa instituição pública, por exemplo. Quanto mais claro e objetivo você for, ao se comunicar com seu público, mais pessoas poderão compreender as informações que está transmitindo. E, assim, terão mais condições de acesso ao serviço que está promovendo.
Não à toa, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, 5/12, projeto de lei que institui uma política nacional de linguagem simples, com procedimentos que devem ser adotados por órgãos e entidades da administração pública para a comunicação com a população. A matéria será enviada ao Senado. Após a aprovação da lei, as instituições terão 90 dias para se adaptarem.
O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já está há alguns anos assumindo a linguagem simples como parâmetro para suas atividades. E, agora, lança seu Guia de Linguagem Simples, como forma de estimular ainda mais a consciência a respeito do tema.
+Acesse o Guia de Linguagem Simples do Icict.
Os leitores como bússola
A publicação — disponível online, de forma gratuita — reúne dicas para tornar a escrita mais objetiva, chamando atenção para chavões e vícios muito comuns na comunicação de instituições. Convida seus leitores a refletirem sobre como podem tornar sua comunicação mais eficiente. E, também, a adotarem práticas que levam em conta os diferentes públicos que podem ter como foco, direcionando sua linguagem às características de cada um.
“Não podemos falar em linguagem simples sem levar em conta a busca por uma comunicação mais acessível, que contemple por exemplo a leitura de pessoas com deficiência”, explica Valéria Machado, profissional do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (CTIC), do Icict, e uma das autoras do Guia. “Essa preocupação deve integrar não apenas o ato da escrita, mas também a produção de imagens, websites e formulários, por exemplo. Ou seja: a ideia de linguagem simples não diz respeito apenas ao texto escrito, mas às diferentes formas de comunicação.”
O conceito de “linguagem simples” surgiu no bojo do movimento por direitos civis, nos Estados Unidos. Linguagem simples é um conjunto de técnicas que ajudam a tornar a comunicação mais objetiva e inclusiva, ao levar em conta as necessidades dos diferentes leitores. Adotar a linguagem simples nas práticas cotidianas de instituições públicas é, também, um passo muito importante para assegurar os direitos da população. E, por isso, é uma ferramenta que fortalece as próprias instituições.
O Guia de Linguagem Simples do Icict é dirigido não só a jornalistas e redatores, mas também a cientistas, gestores e profissionais de saúde em geral.
Divulgação científica
“Não são apenas os textos jornalísticos que podem ser escritos em linguagem simples. Mesmo artigos científicos ou relatórios de pesquisa podem se beneficiar de suas técnicas”, esclarece Liana Paraguassu, linguista pesquisadora das áreas de Comunicação Acessível em Saúde e Letramento em Saúde e uma das autoras do guia. “É perfeitamente possível manter os termos técnicos, essenciais a esse tipo de publicação, mas buscar uma construção textual e um vocabulário mais amigáveis. A linguagem simples é muito importante para a divulgação científica, por exemplo. E a pandemia nos mostrou como fortalecer a divulgação científica é uma questão urgente.”
O Guia de Linguagem Simples do Icict/Fiocruz é um dos resultados do projeto “Criação da Rede Integrada de Relacionamento com o Cidadão (RIRC) para apoio à comunicação integrada da Fiocruz com o cidadão” – do Edital Inova Gestão (2020/2021), coordenado pela Ouvidoria em parceria com a equipe do Fale Conosco do Portal Fiocruz. E está integrado também a outras iniciativas, como o projeto de reformulação do site do Icict e os projetos de desenvolvimento de chatbots. Todos esses projetos fazem parte do Programa Inova, da Fiocruz, lançado em 2018, que tem como objetivo fomentar a pesquisa e a inovação, resultando na entrega de produtos, conhecimento e serviços para a sociedade.
O Sextas de Poesia faz sua homenagem a Antonio Bispo dos Santos, que hoje completaria 64 anos. Nêgo Bispo, como também é conhecido, nasceu no Vale do rio Berlengas, no Piauí, e morreu nesta semana, 3 de dezembro. Formou-se pelos ensinamentos de mestras e mestres de ofício do quilombo Saco-Curtume, município de São João do Piauí; completou o ensino fundamental, tornando-se o primeiro de sua família a ter acesso à alfabetização. Nêgo Bispo é autor de artigos, poemas e dos livros Quilombos, modos e significados (2007) e Colonização, Quilombos: modos e significados (2015).
Seus pensamentos vêm despertando debates dentro e fora da academia, sobretudo a partir do conceito de “contracolonização”, que postula uma relação entre regimes sociopolíticos e cosmológicos. O autor compreende a colonização como um processo etnocêntrico que busca substituir uma cultura pela outra, por meio de práticas de invasão, expropriação e etnocídio. Autodenominado "lavrador de palavras", traduzia pela escrita e pela voz o olhar de quem nasceu e viveu quilombola. E como afirmava, "mesmo que queimem a escrita, não queimarão a oralidade... a ancestralidade..."
*Com informações da Enciclopédia de Antropologia da USP
Foram prorrogadas até 15 de janeiro de 2024 as inscrições para o Curso de Especialização em direitos humanos, participação social e promoção da saúde das mulheres, promovido pelo Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT). Ao todo, são 60 vagas destinadas à formação de mulheres trabalhadoras do serviço público, pesquisadoras e lideranças dos movimentos sociais. Destas, 12 são para candidatas que se autodeclararem negras, quatro para pessoa com deficiência e duas para indígenas.
O edital de seleção pode ser acessado na aba do curso em nosso site. Para se inscrever, as interessadas devem enviar a documentação digital até o dia 15 de janeiro de 2024 (data prorrogada no dia 06/12/2023). Todas as informações sobre a documentação necessária e os prazos estão disponíveis no edital.
A Especialização está diretamente ligada a promoção da saúde das mulheres, na perspectiva dos direitos humanos, a participação social das mulheres, a equidade como forma de garantir a igualdade de condições para o acesso aos Direitos, abordando as temáticas de forma intersetorial e buscando a organização e participação das mulheres nos espaços de participação, decisão e gestão.
A Formação-ação irá trabalhar à saúde por meio de um olhar ampliado, na qual dialoga e é influenciada diretamente pela determinação social e os determinantes ambientais, culturais, econômicos e sociais. O curso tem como temas centrais o debate da saúde e o modo de produzir e reproduzir a vida nos territórios, estando as questões de gênero, raça e classe como temas transversais.
Organizado em quatro módulos de aprendizagem e a escrita do trabalho final (TCC), o curso presencial tem início no dia 14 de março de 2024, com finalização prevista para o dia 22 de março de 2025, totalizando 390h. As aulas presenciais serão realizadas na Escola de Governo Fiocruz-Brasília, situada na Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro.
O processo seletivo consiste na avaliação da carta de intenções e do currículo. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho pelo e-mail: psat@fiocruz.br.
https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/inscricoes-abertas-especializacao-voltada-para-mulheres/
Estão abertas as inscrições para o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (Sesau-CG/MS) e a Fiocruz por meio do projeto Territórios Integrados de Atenção à Saúde de Campo Grande (Teias). Para a Residência Multiprofissional estão disponíveis 47 vagas, distribuídas entre graduados em Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Já a Residência Médica a seleção dispõe de 39 vagas. Ambos os editais preveem vagas destinadas a ações afirmativas. As inscrições vão até 5 de janeiro de 2024! O edital pode ser conferido no site da Sesau-CG/MS.
Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade: edital
Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família : edital
As atividades dos Programa Multiprofissional serão realizadas na Atenção Primária à Saúde e nos demais pontos da rede de atenção à saúde da Secretaria. Já as atividades do Programa de Residência Médica serão realizadas na rede municipal da Sesau. O início das aulas está previsto para março de 2024.
Em defesa da ciência, da democracia e da vida, o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) Marcelo Fornazin foi eleito um dos integrantes do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Candidato indicado pela Abrasco, Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e Rede Unida, todas entidades da Frente Pela Vida, o pesquisador da Escola foi um dos três escolhidos para representar a comunidade científica e tecnológica no CGI.br. Com oito votos, Fornazin foi o segundo mais votado entre os seis candidatos do colégio eleitoral setorial, composto 28 entidades - cada uma com direito a um voto. Esta é a primeira vez que um pesquisador da Fiocruz integra o Comitê Gestor da Internet, que acaba de realizar seu sétimo processo eleitoral.
Também professor no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Fornazin atua com ensino e pesquisa, articulando conhecimentos de computação e ciências sociais para compreender as mudanças associadas às tecnologias digitais na saúde e na gestão social. O candidato mais votado para representar a comunidade científica foi o pesquisador da Unicamp Rafael Evangelista, que já é conselheiro e participou de atividades da saúde pública nos últimos anos. Lisandro Zambenedetti Granville, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi o terceiro mais votado e completa o trio.
“Eu tenho excelentes expectativas. O processo que levou à minha eleição é coletivo, envolve várias entidades de saúde pública e de outros campos que sempre dialogaram e foram parceiros nossos. Isso se intensificou muito durante a pandemia, com criação da Frente Pela Vida e com a defesa da ciência, da democracia e da vida”, explica Fornazin. Uma das agendas que propôs durante sua campanha ao cargo foi a criação de uma Câmara Técnica de Internet, Saúde e Sociedade para pensar as questões da Internet no SUS, por exemplo. “Hoje a internet por não estar disponível com qualidade em diversos locais do brasil pode ser uma barreira de acesso a informações e serviços de saúde. Uma ideia é pensar como universalizar a internet pública e de qualidade no Brasil para fortalecer o SUS. É preciso discutir também a questão do enfrentamento à desinformação e infraestrutura de internet como parte disso também”.
Há anos, as pesquisas de Fornazin são focadas nos sistemas de informação em saúde, nas tecnologias digitais e na Internet. Portanto, integrar o CGI.br também é uma oportunidade de compartilhar os estudos que tem desenvolvido na Fiocruz e “também poder aprender com os colegas que lá estarão”, como disse o pesquisador. Ele afirma que representa uma confluência de forças que viabilizaram sua candidatura e que buscará atuar para fortalecer a relação da comunidade científica, da saúde pública, das ciências sociais, da educação com o Comitê Gestor da Internet e também para fomentar esse diálogo com as demais entidades que compõem o grupo.
Agradecido pelo apoio que recebeu, Fornazin fez questão de registrar a importância da Fiocruz e da ENSP no processo que o elegeu. “Eu também não posso deixar de falar sobre a importância da Fiocruz e da ENSP nesse processo. Desde o começo, quando nós começamos a pensar na ideia de credenciar as entidades, antes mesmo de ter chegado ao meu nome ali como candidato, vários colegas da ENSP e da Fiocruz como um todo se mobilizaram para sensibilizar as entidades da saúde pública nessa mobilização. Fico muito contente de poder estar nessa representação nos próximos três anos”.
O CGI.br é formado por 21 integrantes, sendo onze deles os representantes da sociedade civil eleitos para um mandato de três anos. Além dos três representantes da comunidade científica e tecnológica, o comitê elege quatro membros do terceiro setor e quatro do setor empresarial. Completam o grupo nove representantes de órgãos de governo, como ministérios, Anatel, CNPq e CONSECTI, além de um representante de notório saber em assuntos de Internet, que atualmente é Demi Getschko, engenheiro pioneiro da Internet no Brasil.
Estão abertas, entre os dias 7 e 12 de dezembro, as inscrições para as duas disciplinas de verão que o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) está oferecendo. São elas:
- ‘Análise das Desigualdades em Saúde Utilizando Dados de Inquéritos Populacionais’, 15 vagas, ministrada por Paulo Roberto Borges e Ana Karine Macedo Teixeira (pós-doc PPGICS), entre os dias 22/01 a 02/02/2024; e
- ‘Publicidade, Propaganda e Saúde’, 30 vagas, com Sandro Tôrres de Azevedo, de 29/01 a 02/02/2024.
As aulas serão ministradas no formato remoto, pela plataforma Zoom.
As candidatas e os candidatos interessados devem consultar a Grade de Disciplinas disponível no site do PPGICS e também no site da Plataforma Siga.
Serão aceitas inscrições de candidatos ou candidatas nas seguintes situações:
- Graduados ou Graduadas;
- Matriculados ou Matriculadas em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu;
- Matriculados ou Matriculadas em cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.
Leia atentamente a chamada pública das disciplinas de verão para mais informações.
Para realizar a inscrição, candidatos ou candidatas devem preencher o formulário de inscrição, anexo à chamada pública e encaminhá-lo junto com o Currículo Lattes, dentro do prazo estabelecido, para o e-mail de inscrição de disciplinas da Secretaria Acadêmica: externo.ppgics@icict.fiocruz.br (assunto do e-mail: Inscrição Disciplina de Verão (nome da disciplina) – (nome do candidato ou candidata).
Outras informações podem ser obtidas na Secretaria do Ensino pelo e-mail externo.ppgics@icict.fiocruz.br.
A sessão do Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desta sexta-feira, dia 8 de dezembro, abordará o tema ‘Doença, filosofia e destino na Montanha Mágica de Thomas Mann’ com o professor de teoria literária e literatura comparada da Universidade de São Paulo (USP), Jorge de Almeida.
Na ocasião, a médica pneumologista da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, atuará como mediadora.
A atividade será transmitida pelo Canal do IOC no YouTube a partir das 10h. Acompanhe!
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).
A Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação, por meio da Coordenação-Geral de Educação (CGE/VPEIC), torna pública a nova chamada destinada à seleção de candidatos ao Programa de Professor Visitante no Exterior Junior/Sênior (PVEJS), oferecida no âmbito do Projeto Coopbrass – Edital n°05/2019 da Capes – Rede de Pesquisa e Formação em Saúde: Cooperação Sul-Sul entre a Fiocruz e Instituições Moçambicanas. As inscrições para as chamadas começam nesta terça-feira, 5 de dezembro, e vão até 13 de janeiro de 2024. A seleção é para saídas de maio a setembro de 2024. Ao todo, estão sendo oferecidas 2 bolsas, sendo1 bolsa para Professor Visitante Júnior e 1 bolsa para Professor Visitante Sênior.
+Acesse aqui o edital e confira todas as informações na íntegra!
O Projeto Coopbrass prevê atuação em parceria entre a Fiocruz, o Instituto Nacional de Saúde de Moçambique (INS) e a Universidade Lúrio (UniLúrio) no desenvolvimento de pesquisas e na formação de gestores, pesquisadores e estudantes em duas áreas estratégicas: doenças infecciosas, negligenciadas e emergências sanitárias; e fortalecimento dos sistemas públicos de saúde. O projeto pretende contribuir ainda para a consolidação de redes de pesquisa já existentes e para a formação de pessoal qualificado.
Todas as bolsas são destinadas para a ida de pesquisadores a Moçambique para desenvolver suas atividades no Instituto Nacional de Saúde de Moçambique (INS) e/ou na Universidade Lúrio (UniLúrio) não sendo aceitas solicitações referentes à ida a outros países ou instituições. A Coordenação-Geral de Educação será responsável pela coordenação do processo de seleção, divulgação do resultado, gerenciamento e execução dos recursos, segundo as regras do projeto Coopbrass.
O Programa PVEJS tem como público-alvo professores que possuam inserção nos meios acadêmicos ou de pesquisa nacionais e internacionais, com reconhecida produtividade científica e tecnológica na sua área do conhecimento. Ele visa oferecer bolsas em Moçambique (África) para a realização de estudos avançados e destina-se a pesquisadores com doutorado que possuam vínculo empregatício com a Fiocruz, e sejam credenciados e em efetivo exercício como docentes de um dos Programas de Pós-Graduação da instituição. As inscrições das propostas vão de 5 de dezembro a 13 de janeiro de 2024.
A seleção destina-se a pesquisadores, servidores efetivos e ativos da Fiocruz com titulação obtida há mais de dez anos(Sênior) e no máximo dez anos (Júnior), tendo como referência o último dia de inscrição, com os objetivos de proporcionar oportunidade de aprofundamento de estudos e pesquisas para pesquisadores(as) em fase de consolidação acadêmica e de atender pesquisadores que possuam comprovada liderança nos meios acadêmicos ou de pesquisa nacionais e internacionais, com reconhecida produtividade científica e tecnológica na sua área do conhecimento.
Ao todo, são oferecidas duas bolsas, uma para cada categoria da seleção com a duração de quatro meses. Vale ressaltar que não serão aceitos, no âmbito desta Chamada, pedidos de permanência adicionais ou inferiores aos solicitados.
Dúvidas e solicitações de informação devem ser encaminhadas para o endereço eletrônico: edu.internacional@fiocruz.br com o assunto "Chamada nº 03/2024 - Professor(a) Visitante no Exterior – Categoria Júnior (PVEJ) ou Sênior (PVES)".
*imagem fundo da montagem: Freepik
O Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) comemora, no mês de dezembro, sete anos de atuação. Neste ano, uma série de atividades em celebração ao aniversário do Centro estão programadas.
Na quarta-feira, 6 de dezembro, data oficial de inauguração do Centro, acontece o principal evento de comemoração, aberto ao público. Dessa vez, o aniversário do Cidacs será celebrado no auditório do Instituto Gonçalo Moniz – Fiocruz Bahia, das 9h às 12h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Cidacs no Youtube.
Com o tema “Clima, Desigualdades e Saúde”, a programação inclui a mesa de abertura, com convidados especiais, entre pesquisadores e autoridades. Logo em seguida, o coordenador do Cidacs, Mauricio Barreto, fará a conferência inicial, abordando a trajetória da instituição, os projetos atuais e as suas principais contribuições.
Às 10h30, começa o painel “Quais os desafios da questão climática global no Brasil?”. A discussão será conduzida pelos palestrantes Augusto Galvão (Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz), Agnes Soares (Ministério da Saúde) e Danilo Tupinikim (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – Apib – e Comitê de Engajamento da Unidade de Pesquisa Sedhi).
Às 12h será iniciada a palestra “Perspectivas Globais sobre Mudanças Climáticas e Saúde”, apresentada por Andy Haines, professor da London School of Hygiene &Tropical Medicine (LSHTM).
Science Slam
No dia seguinte, 7 de dezembro, ainda como parte das celebrações de aniversário, acontece o Festival de Divulgação Científica do Cidacs – Science Slam 2023. Os integrantes do Centro, entre pesquisadores e nucleados, participam apresentando seus trabalhos e pesquisas. Este ano, a ideia é elaborar uma exposição de divulgação científica, que pode ser feita em diversos formatos (vídeo, podcast, slide, etc), a partir da técnica de contação de histórias storytelling. As melhores apresentações serão premiadas.
A Secretaria Acadêmica do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fiocruz (Icict/Fiocruz) vai abrir as inscrições, a partir do dia 2 de janeiro de 2024, para a especialização em Sistemas de Informação, Monitoramento e Análise de Saúde Pública, voltada para candidatos com graduação em Saúde Coletiva, Ciências Sociais ou áreas correlatas.
Serão oferecidas 20 vagas, destas 30% são para candidatos e candidatas com deficiência, autodeclarados negros ou indígenas. As demais vagas serão de livre concorrência. O curso tem carga horária de 378 horas, com as aulas sendo ministradas presencialmente às terças-feiras, das 9h às 17h, no período de 19 de março a 10 de dezembro de 2024.
Com coordenação das pesquisadoras do Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict), Renata Gracie (coordenadora e Observatório de Clima e Saúde), Aline Pinto Marques (Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento - Gise) e Carolina de Campos Carvalho (Projeto Avaliação do Desempenho do Sistema Saúde - Proadess), a especialização tem como objetivo qualificar os alunos no manejo, produção, análise e utilização das informações em saúde no campo da saúde pública.
As inscrições estarão abertas até 2 de fevereiro de 2024. Para saber mais, acesse aqui a chamada pública e fique atento à data de abertura das inscrições: 2 de janeiro de 2024!
#ParaTodosVerem Imagem com uma foto ao fundo de um tablet mostrando na tela trabalhadores em um corredor de hospital e, ao lado, um papel com gráficos. No plano frontal, o nome do curso "Curso de Especialização 2024 - Sistemas de Informação, Monitoramento e Análise de Saúde Pública" e o período de inscrições "2/1 a 2/2/2024 - 20 vagas".