Portal Fiocruz

Home Portal Fiocruz
Voltar
Publicado em 26/02/2024

Ceensp discute 'metodologias sensíveis co-labor-ativas' para 'coracionar' a saúde coletiva

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

Os desafios e avanços para unir a objetividade científica à subjetividade na produção e transmissão de conhecimentos serão tema do próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Coordenado pelo pesquisador Marcelo Firpo, o evento discutirá Metodologias sensíveis co-labor-ativas: encontros entre ciência, arte e transformação social para coracionar a saúde coletiva. O Ceensp ocorrerá no dia 28 de fevereiro, às 14h na sala 410 da Ensp e contará também com transmissão ao vivo pelo canal da Escola no Youtube, além de tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os palestrantes serão o pesquisador Paulo Amarante, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/Ensp); Marina Fasanello, do Núcleo Ecologias e Encontros de Saberes para a Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes/Ensp); e Marcelo Tingui-Botó, da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) e mestrando na Ufal.  

A proposta deste Ceensp é refletir sobre como o campo científico pode compreender formas de ser, viver e se relacionar com o mundo que transcendem a objetividade. Para isso, é preciso pensar metodologias interdisciplinares e coletivas que valorizem a sensibilidade dos saberes do senso comum, da arte e da consciência, presentes nos territórios indígenas, quilombolas, camponeses ou nas periferias urbanas. Nesse sentido, o desafio é estabelecer pontes, flexíveis e sutis entre a objetividade e a subjetividade num trabalho conjunto com os territórios e as pessoas. 

Ao Informe Ensp, a pesquisadora e o coordenador do Neepes/Ensp, Marina Fasanello e Marcelo Firpo, explicaram que as metodologias sensíveis co-labor-ativas, que estão desenvolvendo, buscam reconhecer o conhecimento sensível como episteme. “São centradas em encontros e confluências e buscam integrar dimensões epistemológicas, dimensões éticas, ontológicas e afetivas na produção de conhecimentos emancipatórios”, disseram. “Nós entendemos que os critérios de qualidade e objetividade científica na produção de conhecimento dos últimos séculos acabou gerando um afastamento entre ciência e os objetivos de transformação social. E esses afastamentos costumam se expressar por paradoxos mal enfrentados por modelos intelectuais da ciência que priorizam uma perspectiva em detrimento da outra, como por exemplo: pensar-sentir, exterior-interior, análise científica-consciência, desenvolvimento-envolvimento, razão especializada-senso comum, ciência-arte, e vários outras”, completaram os pesquisadores. 

Ainda de acordo com Marina Fasanello e Marcelo Firpo, o termo ‘sensível’ que caracteriza as metodologias que estão propondo estabelece “pontes, flexíveis e sutis, entre esses polos que marcam esses paradoxos”. Já o co-labor-ativo, propositalmente com hifens, “transcende a ideia de participação quando enfatiza a co-presença, com trabalho e ação conjuntos integrando a produção de conhecimentos com transformação social.  Esse movimento implica um esforço teórico e político de descolonizar e coracionar a academia”. Uma pergunta estratégica para a transição paradigmática da saúde coletiva, segundo os pesquisadores, seria: “como podemos compreender o papel da ciência e a dimensão metodológica em termos de limites, necessidades, desafios e avanços que têm sido feitos para se trabalhar com os territórios, as organizações comunitárias e os movimentos sociais voltados à transformação social?” 

Por que colocar esse tema em debate no Centro de Estudos? Os pesquisadores explicam: 

Temos uma crise planetária com múltiplas dimensões que esgarçam os limites da modernidade e seus projetos utópicos, e que se concretizam de diferentes maneiras: crise da democracia, concentração de renda e poder político, crise do Estado Moderno de Direito, crises socioambientais como a climática e a destruição dos ecossistemas.  

No caso do Sul Global e de nosso país, temos a emergência das vozes, conhecimentos e lutas cada vez mais visíveis de povos originários, quilombolas, de matriz africana, das mulheres e da juventude em periferias urbanas que apresentam outras reivindicações e alternativas. Criticá-las por serem questões identitárias e fragmentadoras implica num certo reducionismo que não enxerga que temos pela frente uma crise mais ampla de uma era que exige processos de transição paradigmática e civilizatória. A crítica à ciência moderna feita por escolas pós-coloniais e vários movimentos sociais têm a ver com falta de sensibilidade da ciência e dos cientistas de lidar com diferentes temas, populações, culturas e sistemas de conhecimentos. Ou seja, busca-se outra objetividade para pensar o conhecimento e a transformação social, os processos de desenvolvimento e “crescimento econômico”, mais voltados à ética, à política e à vida. Não se trata de pedir apenas por mais ciência dita objetiva, mas que continue desconectada da vida, das pessoas e das lutas sociais por dignidade. 

Para enfrentar tudo, acreditamos que o desafio atual do conhecimento passa pelo resgate da epistemologia com sabedoria. Para isso, precisamos aliar dimensões ontológicas, metodológicas, pedagógicas, artísticas e afetivas. Nesse sentido, a dimensão metodológica impulsionada por pesquisas interdisciplinares e qualitativas, obviamente vinculadas a dimensões também quantitativas da realidade, passa a ter uma nova centralidade no desafio de apoiar movimentos de transição paradigmática, seja no âmbito da saúde coletiva ou de outros campos interdisciplinares do conhecimento, como as ciências ambientais e sociais. 

Assista à transmissão abaixo:

Publicado em 20/02/2024

Cris/Fiocruz dá início a série de seminários sobre Agenda da Saúde Global

Autor(a): 
Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)

A Agenda da Saúde Global é o tema que abre, na próxima quarta-feira, 21/2, às 10h, os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde. Embora seja de acesso ao público em geral, o webinário promovido pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) marca também o início das atividades do curso de Atualidades em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, com mais de 750 participantes espalhados pelo mundo, que acompanham as aulas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvido e apoiado pelo Campus Virtual Fiocruz. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Videosaúde da Fiocruz em português, inglês e espanhol.

O embaixador Santiago Alcázar, pesquisador honorário do Cris/Fiocruz, debaterá a questão As Nações Unidas em crise?, enquanto a pesquisadora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) Paula Reges abordará a Agenda da Saúde Global na Organização Mundial de Saúde e as agências da ONU. Coordenadora do Grupo de Trabalho Fiocruz-Universidade de São Paulo (USP), Deisy Ventura analisará o Tratado sobre Pandemias e a revisão do Regulamento Sanitário Internacional.

Caberá a Armando de Negri Filho, pesquisador visitante do Cris/Fiocruz, falar sobre A Agenda da Saúde ampliada no Conselho de Direitos Humanos da ONU. Já o chefe da Divisão de Saúde Global, do Ministério das Relações Exteriores, Igor Barbosa, trará a visão do governo. O seminário será mediado por Guto Galvão, pesquisador sênior do Cris/Fiocruz e também coordenador do GT Fiocruz-USP. 

“O seminário vai discutir os grandes desafios enfrentados hoje pelas Nações Unidas, enquanto grande assembleia do mundo. Vai falar sobre a presença da saúde também nas agências da ONU”, explicou o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde, Paulo Buss. “É uma discussão que parte do geral para o específico, trazendo, a partir do conceito ampliado de saúde, os determinantes que estão fora do sistema de saúde propriamente dito. O seminário seguinte será sobre a situação demográfica e epidemiológica do mundo, e o terceiro sobre a resposta dada pelos sistemas de saúde a isso, seguindo uma abordagem lógica”.

Parte integrante do curso, os 25 seminários quinzenais online têm 750 alunos inscritos. Embora a maioria seja do Brasil, há também estudantes de países latino-americanos, asiáticos, africanos e europeus. O curso busca discutir e refletir sobre os principais desafios políticos, sociais, econômicos e ambientais que afetam a saúde em nível global e regional.

Acompanhe a transmissão:

Em português:

Em espanhol:

Em inglês:

 

 

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo azul escuro, no topo o nome do seminário: Seminários Avançados Cris em Saúde Global e Diplomacia da Saúde 2024 - Agenda da Saúde Global. Abaixo, fotos e nomes dos participantes dos seminários, data e horário do evento: 21/2, das 10h às 13h.

Publicado em 22/02/2024

Inscrições abertas para curso de atualização em Comunicação e Saúde

Autor(a): 
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Oferecido em formato remoto, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) abre 20 vagas para profissionais, comunicadores populares e pessoas com interesses acadêmicos de todo o Brasil que queiram fazer o curso de atualização em Comunicação e Saúde, com inscrições até 28 de fevereiro de 2024. As aulas serão ministradas por plataforma digital.

Inscreva-se já!

O curso gratuito possui carga horária de 36 horas, com aulas ministradas às terças-feiras, das 9h às 12h, de 9 de abril a 11 de junho de 2024. O curso é coordenado pelas pesquisadoras do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) do Icict, Márcia Lisboa e Kátia Lerner (coordenadora adjunta).

Os interessados devem possuir graduação completa e conhecer todas as regras contidas na Chamada Pública e se certificar de efetivamente preencher todos os requisitos exigidos. Para se inscrever, o candidato deve efetuar o pedido de inscrição através do envio de documentação para o e-mail processoseletivo@icict.fiocruz.br. As inscrições podem ser realizadas através do Campus Virtual Fiocruz.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail da Secretaria Acadêmica do Icict: seca.icict@icict.fiocruz.br – informando no assunto o nome do curso. Exemplo: Atualização em Comunicação e Saúde 2024.

+ Confira a chamada pública do curso remoto de atualização em Comunicação e Saúde

Publicado em 19/02/2024

Chamada interna: inscrições abertas para Programas de auxílio para artigo e professores visitantes

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Coordenação-Geral de Educação, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (CGE/VPEIC), torna pública a abertura das chamadas internas 2024 do Programa Institucional de Internacionalização – Capes/PrInt-Fiocruz. As oportunidades são para os seguintes programas: Seleção para concessão de auxílio para artigo em periódico científico; Seleção de Professor Visitante no Exterior Júnior/Sênior; Seleção de Professor Visitante no Brasil para estadia de curta duração. A Coordenação-Geral de Educação será responsável pela coordenação do processo de seleção, divulgação do resultado, gerenciamento e execução dos recursos, segundo as regras do Capes/PrInt-Fiocruz.

Confira as oportunidades:

Chamada 06/2024: Seleção para concessão de auxílio para artigo em periódico científico

Visa pagar a taxa de publicação de artigos científicos já aceitos e/ou serviços de revisão técnica e revisão do manuscrito, realizados por empresa especializada, em outro idioma. O auxílio será concedido a artigos científicos que sejam produtos diretos da mobilidade promovida por bolsas do Programa Capes/Print-Fiocruz ou de parceria internacional. Um dos coautores do texto deve ser afiliado a instituição de ensino superior estrangeira.

A solicitação pode ser feita até 15/6/2024 ou até o término dos recursos financeiros disponibilizados, no Campus Virtual Fiocruz.

Chamada 07/2024 - Seleção de Professor Visitante no Exterior Júnior/Sênior

Selecionará servidores efetivos e ativos da Fiocruz, que sejam credenciados como orientadores dos Programas de Pós-Graduação que participam do Programa Capes/Print-Fiocruz. A chamada divide-se nas categorias Júnior, voltada a pesquisadores com titulação de doutorado obtida há, no máximo, 10 anos, e Sênior, com titulação obtida há mais de 10 anos.

Serão ofertadas três bolsas para Júnior e cinco para Sênior, com vigência de três meses, impreterivelmente, de agosto a outubro de 2024, quando se encerra o Programa Capes PrInt. As inscrições podem ser feitas até 31/3/2024 pelo Campus Virtual Fiocruz.

Chamada 08/2024 - Seleção de Professor Visitante no Brasil para estadia de curta duração

Selecionará professores estrangeiros para ministrar cursos de curta duração nos Programas de Pós-Graduação vinculados ao Programa Capes/Print-Fiocruz. A proposta de participação do professor visitante no Brasil deverá ser encaminhada por servidor ativo, em efetivo exercício na Fiocruz, com atuação como docente em um dos Programas de Pós-Graduação da Fiocruz que integram o Programa Capes/PrInt-Fiocruz.

Oito bolsas serão ofertadas, com vigência de 15 ou 30 dias, para atividades em agosto ou setembro de 2024. As inscrições vão até 31/3/2024 pelo Campus Virtual Fiocruz.

Publicado em 19/02/2024

Auxílio à Permanência do Estudante 2024: inscrições até 26/2

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Presidência da Fiocruz, por intermédio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), divulga a abertura das inscrições para o Auxílio à Permanência do Estudante na Pós-Graduação (APE-PG) 2024. Voltada a alunos de baixa renda da Fiocruz em situação de vulnerabilidade social ligados aos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado acadêmicos da instituição, a iniciativa visa promover a permanência desses estudantes nos PPGs, favorecendo a continuidade de seus estudos e desempenho acadêmico, e, assim, contribuir para a redução das desigualdades na educação de pós-graduação e na ciência em nosso país. Acesse o edital, confira todas as informações e critérios de elegibilidade e inscreva-se já através do Formulário de Inscrições! Candidatos podem se inscrever até 26 de fevereiro.

+Acesse aqui a chamada interna APE-PG 2024

Ao todo, poderão ser atendidos até 280 estudantes regularmente matriculados em programas Stricto sensu da Fiocruz e que atendam aos critérios de elegibilidade descritos no Artigo 4 da Chamada.

No momento da inscrição, se o aluno perceber alguma inconsistência de dados no preenchimento do cadastro, será necessário entrar em contato diretamente com a secretaria acadêmica do curso ao qual o aluno está vinculado.

 APE-PG destina-se a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz, dedicação exclusiva a cursos de pós-graduação, com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a 2,0 (dois) salários mínimos, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou ainda se forem membros de família de baixa renda, também nos termos do mesmo Decreto, em condição de vulnerabilidade social que prejudique o desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso da Fiocruz em que está matriculado, mediante autodeclaração.

O recebimento do Auxílio acontecerá por até 12 (doze) meses consecutivos, enquanto o estudante estiver em situação de matrícula ativa e dentro dos prazos regimentais de conclusão do curso em questão, com duração máxima equivalente ao período do curso (até o 24º mês no mestrado e até o 48º mês no doutorado), e desde que mantidas ao longo de todo o período as condições de elegibilidade ao recebimento do auxílio. Além disso, a qualquer momento, caso o aluno supere a situação de vulnerabilidade que o levou ao recebimento do auxílio ou passe a exercer atividade remunerada, ele deverá solicitar à coordenação do Programa, em sua unidade, a suspensão do benefício.

 

 

 

 

 

 

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo branco, no topo está escrito: Auxílio à Permanência do Estudante 2024. Abaixo, as informações à quem se destina o Programa. Como fundo do banner, uma foto de vários jovens, meninos e meninas, brancos e negros em grupo sorrindo para a foto.

Publicado em 16/02/2024

Curso voltado à redução de danos e política de drogas recebe inscrições

Autor(a): 
Fabiano Gama

Com o objetivo de proporcionar acesso aos debates mais recentes de temas ligados à redução de danos e políticas de drogas, com vistas à qualificação da promoção de saúde dirigida a pessoas que usam álcool e outras drogas, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) recebe inscrições para o Curso de Atualização Profissional em Redução de Danos. Interessados podem se inscrever até 19 de fevereiro pelo Campus Virtual Fiocruz.

Inscreva-se já!

A formação é destinada aos trabalhadores que atuam na saúde, assistência social e educação que tenham interesse na área de álcool e outras drogas em uma perspectiva antimanicomial e antiproibicionista, bem como a lideranças comunitárias e de movimentos sociais e pessoas usuárias dos serviços da rede de atenção psicossocial.

São oferecidas 35 vagas. O curso tem carga horária total de 112 horas em aulas teórico-práticas, distribuídas em 3 módulos:

Módulo 1 – Políticas de Drogas, Saúde e Direitos Humanos;

Apresentar aos alunos as bases históricas e filosóficas das políticas de drogas e de cuidado em saúde dirigido a pessoas que usam álcool e outras drogas no Brasil e no Mundo, na perspectiva dos princípios do SUS, dos Direitos Humanos e da Redução de Danos. Carga horária: 40 horas

Módulo 2 – Agravos e Vulnerabilidades Associadas ao Uso de Álcool e Outras Drogas;

Apresentar aos alunos os principais agravos e vulnerabilidades sociais e de saúde associadas ao uso de álcool e outras drogas, bem como estratégias de promoção de saúde, Redução de Danos e políticas públicas relacionadas. Carga horária: 40 horas

Módulo 3 – Experiências em Redução de Danos nos Territórios e Serviços de Saúde.

Planejar com os alunos a organização de experiências coletivas de promoção de saúde dirigidas a pessoas que usam álcool e outras drogas, orientadas por princípios de Redução de Danos, nos serviços e territórios. Carga horária: 32 horas

As aulas ocorrerão de 14 de março a 13 de junho, presencialmente na Escola Politécnica, no Campus Manguinhos, da Fiocruz, no Rio de Janeiro, sempre às quintas-feiras, das 8h às 17h.

Confira a Chamada completa e inscreva-se até 19 de fevereiro!

 

Publicado em 20/02/2024

Fiocruz divulga aulas inaugurais 2024

Autor(a): 
CCS/Fiocruz

Confira as informações da Aula Inaugural da Fiocruz e de suas unidades. A relação foi elaborada pela Coordenação de Comunicação Social da Fiocruz (CCS), em parceria com a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) e as assessorias de comunicação das unidades.

4 de março
Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
Horário: 9h
Palestra: Perspectivas da Educação Superior Brasileira e sua inserção internacional
Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ - Av. Rui Barbosa, 762 - Flamengo (ao lado do IFF/Fiocruz)
Palestrante: Denise Pires de Carvalho, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), integrante titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ)

Instituto de Tecnologia em Fármacos​ (Farmanguinhos)
Horário: 9h30
Palestra: Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis) no país da reconstrução
Local: Salão de Conferência (4º andar) do Prédio do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS/COC), no Campus Manguinhos
Palestrante: Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde (SECTICS/MS)

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz)
Horário: 11h
Palestra: Mesa de abertura
Local: Salas 401/402, campus Maré Fiocruz, Av. Brasil, 4036
Palestrantes: Rodrigo Murtinho, diretor do Icict; Mel Bonfim, vice-diretora de Ensino do Icict; Igor Sacramento, coordenador do PPGICS; e Kizi Araújo, coordenadora adjunta do PPGICS

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

5 de março
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)
Horário: 9h
Palestra: Políticas públicas para o enfrentamento à invisibilidade do trabalho do cuidado realizado pelas mulheres no Brasil
Local: EPSJV
Palestrante: Talíria Petrone, deputada federal (PSOL-RJ)
Transmissão: canal da EPSJV no YouTube 

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

Fiocruz Amazônia
Horário: 14h30
Palestra: O papel da pesquisa no fortalecimento dos direitos da mulher na saúde sexual e reprodutiva
Local: Salão Canoas - Fiocruz Amazônia
Transmissão: canal da Fiocruz Amazônia no YouTube
Palestrante: Maria do Carmo Leal, pesquisadora da Fiocruz

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

6 de março
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz)
Horário: 9h
Palestra: Os desafios das Políticas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Local: auditório térreo da Ensp
Transmissão: canal da Ensp no YouTube
Palestrante: Isabela Cardoso de Matos Pinto, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde (SGTES/MS)

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

8 de março
Fiocruz Minas
Horário: 14h
Palestra: "Inteligências" Artificiais: oportunidades, desafios e perigos
Local: Auditório da Fiocruz Minas
Palestrante: Anderson de Resende Rocha, professor da Unicamp

11 a 15 de março
Instituto Oswaldo Cruz (IOC)
Semana de Abertura do Ano Acadêmico 2024
Local: Auditório Emmanuel Dias, Pavilhão Arthur Neiva, Campus Manguinhos

11 de março | 9h às 12h
Evento: Conversa com docentes: diversidade, inclusão e acolhimento
Lançamento da ação Escuta docente nas relações de Ensino
Palestrantes: Wania Santiago, vice-diretora de Desenvolvimento Institucional e Gestão do IOC; Norma Brandão, assessora da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação (VDEIC) e coordenadora da Secretaria Acadêmica (SEAC/IOC); Tiago Regis, psicólogo da SEAC/IOC

Apresentação da Plataforma CHA para Educadores
Palestrante: Clélia Christina Mello Silva, coordenadora da Plataforma e pesquisadora do IOC

12 de março | 9h às 12h
Evento: 10 anos do Programa de Estágio em Docência do IOC
Palestrantes: Margareth Queiroz, Vanessa Salete de Paula, Anunciata Sawada, Pedro Paulo de Abreu Manso, Paulo Renato Totino – coordenadores do Programa e pesquisadores do IOC

14 de março | 9h às 12h
Evento: Sou aluno, Sou IOC! Boas-vindas: experiências dos alunos e egressos e acolhimento institucional
Lançamento da ação ‘Acolhimento Discente – psicossocial e pedagógico’
Palestrantes: Norma Brandão, assessora da VDEIC/IOC e coordenadora da SEAC; Tiago Regis, psicólogo da SEAC/IOC; representantes dos Programas de Pós-graduação stricto sensu do IOC

Lançamento da edição 2024 do Guia do Aluno

15 de março | 9h às 12h
Evento: Sessão especial do Centro de Estudos do IOC
Abertura: Maria Cristina Guilam, coordenadora-geral de Pós-graduação da Fiocruz; Tania Araujo-Jorge, diretora do IOC; Paulo Sérgio D’Andrea, vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC

Impactos esperados pelo uso das ferramentas generativas de lA na produção de textos e imagens na formação de jovens cientistas
Debatedores: Camila Indiani de Oliveira (Fiocruz Bahia), coordenadora da área CBIII da CAPES; Olival Freire Jr (Instituto de Física da UFBA), diretor científico do CNPq; Helder Takashi Imoto Nakaya (Hospital Israelita Albert Einstein), membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências; Taissa Vila – editora-chefe da revista The Lancet Regional Health/Américas

Moderação: Paulo Sérgio D'Andrea, vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC; Ana Carolina Guimarães, coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas do lOC

14 de março
Fiocruz Brasília
Horário: 17h
Palestra: Abertura do curso Direitos Humanos, Participação Social e Promoção da Saúde das Mulheres 
Palestrante: Profª Drª Rosane Borges, jornalista e escritora, doutora em Ciências da Comunicação e professora da USP e PUC-SP.

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

15 de março
Fiocruz Bahia
Horário: 14h
Palestra: Impacto da desinformação na ciência em saúde: algumas reflexões
Palestrante: Ana Maria Caetano, Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Saúde 

A palestra abordará o tema “Impacto da desinformação na ciência em saúde: algumas reflexões” e será ministrada por Ana Maria Caetano, Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Saúde. O evento é gratuito e aberto ao público.

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

18 de março
Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz)
Horário: 14h
Palestra: Experiência da Capes na área da Medicina Veterinária
Transmissão via Zoom 
Palestrante: Vanessa Peripolli, coordenadora-adjunta de área dos Programas de Pós-graduação profissionais em Medicina Veterinária na Capes

20 de março
Aula Inaugural Fiocruz
Horário: 9h30
Local: auditório térreo da Ensp
Palestra: C&T e educação: desafios do SUS e da sociedade brasileira
Transmissão pelo canal da Fiocruz no YouTube
Palestrante: Gulnar Azevedo e Silva, reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

26 de março
Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz)
Horário: 14h
Tema: Inteligência Artificial na educação, pesquisa e divulgação científica
Local: auditório Sérgio Arouca do INCQS
Palestrante: André Pimentel, professor do Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

1 de abril
Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)
Horário: 10h
Palestra: 1964: história e historiografia de um projeto modernizador-autoritário
Local: Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS)
Palestrante: Rodrigo Patto, Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP) e professor titular do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

5 de abril
Fiocruz Pernambuco
Horário: 9h
Palestra: "Inteligências" Artificiais: oportunidades, desafios e perigos
Local: Auditório do IAM/Fiocruz Pernambuco
Palestrante: Anderson Resende Rocha, professor de Inteligência Artificial e Forense Digital da Unicamp

8 de abril
Fiocruz Paraná
Horário: 10h30
Tema: Da dengue ao oroupuche: chegaremos a 50 anos de negligência social?
Local: auditório da Fiocruz Paraná
Transmissão pelo canal do PPGBB no YouTube
Palestrante: Rivaldo Venâncio, pesquisador da Fiocruz

11 de abril
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict)
Horário: 14h
Tema: A potência dos afetos: pequenas relações entre amor e aprendizagem
Palestrante: Renato Noguera, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro)
Local: Biblioteca de Manguinhos
Transmissão: canal da VideoSaúde no YouTube

22 de abril
Unidade: Fiocruz Ceará
Horário: 14h
Tema: Reflexões sobre as atuais epidemias de arboviroses no Brasil
Palestrante: Rivaldo V. da Cunha, infectologista e pesquisador
Local: Auditório da Fiocruz Ceará
Transmissão pelo canal da Fiocruz Ceará no YouTube

Publicado em 09/02/2024

Secretaria de Vigilância em Saúde do MS realiza webinário sobre manejo da dengue

Autor(a): 
Isabela Schincariol

Diante da situação epidemiológica da dengue no Brasil, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS) vai promover nesta sexta-feira, 9/2, a partir das 15h, o webinário 'Manejo clínico da dengue em adultos e crianças'. O debate é voltado a profissionais de saúde da atenção primária e de atenção especializada à saúde que atuem no enfrentamento da dengue, e será transmitido ao vivo no canal da SVSA no youtube. Acompanhe! 

+ Conheça curso do Campus Virtual sobre estratégia para controle de arboviroses e inscreva-se! 

O objetivo do encontro é promover atualização técnica dos profissionais da saúde de estados e município nas atividades voltadas para a assistência dos pacientes com suspeita de dengue. Ao todo, serão quatro palestras: Manejo clínico de dengue em adultos; Manejo clínico de dengue em crianças; Manejo clínico de dengue na urgência e emergência e organização dos serviços; e Manejo clínico de dengue na Atenção Primária à Saúde que atuem no enfrentamento da dengue. Uma delas será proferida pelo assessor especial da presidência da Fiocruz Rivaldo Venâncio Cunha. 

Acompanhe ao vivo a transmissão do webinário pelo canal da SVSA/MS no youtube, às 15h:

 

Publicado em 09/02/2024

Sextas celebra o carnaval trazendo a alegria baiana

Autor(a): 
Ana Furniel

Com a alegria contagiante dos Novos Baianos em 'Swing de Campo Grande', o Sextas de Poesia faz sua homenagem ao carnaval! A composição é uma evocação da festa de rua, uma espécie de declaração de amor ao carnaval. E esse refrão “Eu não marco toca, eu viro toca, eu viro moita” é toda a magia da festa.

Bom Carnaval e vamos botar o bloco na rua!

 

 

#ParaTodosVerem Banner com diversas cores, no topo está escrito carnaval, no centro uma foto de diversas pessoas batucando em tambores, um homem está de costas com os braços levantados e uma baqueta em cada mão. No centro do banner a música Swing de Campo Grande, de Luís Galvão, Moraes Moreira e Paulinho Boca de Cantor:
Minha carne é de carnaval 
O meu coração é igual
Aqueles que têm uma seta 
E quatro letras de amor
Por isso onde quer que
Eu ande em qualquer pedaço 
Eu faço 
Um Campo Grande
Eu não marco toca
Eu viro toca 
Eu viro moita

Publicado em 09/02/2024

Fiocruz divulga edital do Auxílio à Permanência do Estudante 2024. Inscrições a partir de 19/2

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Presidência da Fiocruz, por intermédio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), torna público o edital da chamada interna do Auxílio à Permanência do Estudante na Pós-Graduação (APE-PG) 2024. Voltada a alunos de baixa renda da Fiocruz em situação de vulnerabilidade social ligados aos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado acadêmicos da instituição, a iniciativa visa promover a permanência desses estudantes nos PPGs, favorecendo a continuidade de seus estudos e desempenho acadêmico, e, assim, contribuir para a redução das desigualdades na educação de pós-graduação e na ciência em nosso país. Atenção: o link para o formulário de inscrições somente será divulgado em 19 de fevereiro. Acesse o edital e confira todas as informações e critérios de elegibilidade!

+Acesse aqui a chamada interna APE-PG 2024

Ao todo, poderão ser atendidos até 280 estudantes regularmente matriculados em programas Stricto sensu da Fiocruz e que atendam aos critérios de elegibilidade descritos no Artigo 4 da Chamada.

No momento da inscrição, se o aluno perceber alguma inconsistência de dados no preenchimento do cadastro, será necessário entrar em contato diretamente com a secretaria acadêmica do curso ao qual o aluno está vinculado.

 APE-PG destina-se a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz, dedicação exclusiva a cursos de pós-graduação, com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a 2,0 (dois) salários mínimos, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou ainda se forem membros de família de baixa renda, também nos termos do mesmo Decreto, em condição de vulnerabilidade social que prejudique o desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso da Fiocruz em que está matriculado, mediante autodeclaração.

O recebimento do Auxílio acontecerá por até 12 (doze) meses consecutivos, enquanto o estudante estiver em situação de matrícula ativa e dentro dos prazos regimentais de conclusão do curso em questão, com duração máxima equivalente ao período do curso (até o 24º mês no mestrado e até o 48º mês no doutorado), e desde que mantidas ao longo de todo o período as condições de elegibilidade ao recebimento do auxílio. Além disso, a qualquer momento, caso o aluno supere a situação de vulnerabilidade que o levou ao recebimento do auxílio ou passe a exercer atividade remunerada, ele deverá solicitar à coordenação do Programa, em sua unidade, a suspensão do benefício.

 

 

 

 

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo branco, no topo está escrito: Vem aí o Auxílio à Permanência do Estudante 2024. Abaixo, o período e local de inscrição: de 19 a 26/2, no Campus Virtual Fiocruz. No centro do banner, uma foto de vários jovens, meninos e meninas, brancos e negros em grupo sorrindo para a foto.

Páginas

Subscrever RSS - Portal Fiocruz