Destaques

Home Destaques
Voltar
Publicado em 14/03/2024

Centro de Estudos apresenta debate sobre "Translação do Conhecimento no Setor Saúde"

Autor(a): 
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Na sexta-feira, 15 de março, às 14 horas, o Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) estará recebendo as pesquisadoras Érica Miranda, da École de Santé Publique de L'Université de Montréal (Canadá) e Maria de Fátima Ebole, do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Licts), do Icict, para debater o tema “Translação do Conhecimento no Setor Saúde: Uma Perspectiva da Democratização do Conhecimento Científico”. Este é o primeiro seminário do Centro de Estudos em 2024 e será on-line, não havendo necessidade de inscrição. A transmissão será feita pela VideoSaúde Distribuidora em seu canal no Youtube.

Resumo

Nos últimos tempos, o setor de saúde encontra-se sob enorme pressão devido às mudanças tecnológicas que estão afetando o sistema como um todo. Em todo o mundo, os tomadores de decisão na área de saúde lutam com a absorção de conhecimento científico em rápida evolução na prática de saúde, organização e política. Preencher a lacuna do “saber-fazer” é um dos mais importantes desafios para a saúde pública neste século. Há uma sensação de que a ciência não fez o suficiente, especialmente pela saúde pública, e há uma lacuna entre os avanços científicos de hoje e sua aplicação: entre o que sabemos e o que realmente está sendo feito. Neste sentido, esse seminário se propõe abordar a questão da translação do conhecimento como um dos eixos norteadores para democratização do conhecimento científico para a sociedade, na perspectiva de ser um processo colaborativo entre produtores de conhecimento (principalmente pesquisadores) e usuários do conhecimento (comunidade, tomadores de decisão, profissionais de saúde e partes interessadas), envolvendo muitos elementos como síntese, disseminação e compartilhamento.

Paralelamente, a palestrante trará sua expertise na Teoria Ator-Rede e os movimentos de translação do conhecimento sobre a rede de atenção e tratamento às pessoas com doença renal crônica, abordando tanto a reflexão teórica quanto o uso da teoria no desenvolvimento de uma pesquisa na área de saúde coletiva.

Sobre os debatedores

Érica da Silva Miranda

Bióloga com mestrado em ensino de biociências e saúde (M.Sc.) pelo IOC/Fiocruz e doutorado em saúde pública (Ph.D.) pela École de Santé Publique de L'Université de Montréal. Atualmente é analista de políticas no Canadá, sendo responsável pelo engajamento com as partes interessadas em questões de violência de gênero. Ela tem como principais temas de estudo a promoção da saúde, a translação do conhecimento e a igualdade de gênero. 

Maria de Fátima Ebole

Engenheira Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestre em Gestão e Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ (2004), aluna do curso de Doutorado do PPGICS/Icict (2021) e desde novembro de 2022 é integrante na equipe de pesquisadores do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Licts) como Analista de Pesquisa. Tem experiência nas áreas de Engenharia Química, Meio Ambiente, Vigilância em Saúde e Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e inovação tecnológica, prospectiva científica e tecnológica, meio ambiente, saúde ambiental e translação do conhecimento. Seu tema de doutorado aborda a translação do conhecimento no campo da saúde com ênfase no desfecho Zika e doenças correlatas, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Cristina Guimarães (PPGICS/Icict).

Publicado em 12/03/2024

Seminário da Escola Politécnica debate a educação profissional em saúde de jovens e adultos

Autor(a): 
EPSJV/Fiocruz

Quais são os desafios e as possibilidades de integração entre a Educação Profissional em Saúde e a Educação de Jovens e Adultos na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)? Nos dias 13 de março e 03 de abril de 2024, vamos nos reunir na sala 116 da Escola Politécnica, no Campus Manguinhos, Av. Brasil, 4365, para debater sobre essa temática. Serão três mesas com diversos convidados ao longo dos dois dias de evento!

No dia 13 de março, ao longo de todo o dia, teremos duas atividades. Durante a manhã, o debate “Políticas nacionais e locais: caminhos para a profissionalização em saúde na Educação Jovens e Adultos” e, na parte da tarde, o tema em discussão é “Qual educação profissional defendemos para a classe trabalhadora? Lições e experiências da EJA integrada à educação profissional em saúde”.

No dia 03 de abril, teremos o debate “Lições e experiências da EJA integrada à educação profissional em saúde na perspectiva politécnica” e, durante a tarde, será realizada a síntese do Seminário e os encaminhamentos finais do encontro.

Publicado em 08/03/2024

Rede de Bibliotecas Fiocruz realiza comemoração do Dia do Bibliotecário e os 10 anos da Política de Acesso Aberto da Fiocruz

Autor(a): 
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Entre os dias 11 e 13 de março, a Rede de Bibliotecas Fiocruz realiza um evento especial para celebrar o Dia do Bibliotecário (12/3), que tem como tema “Modernização de bibliotecas e acesso aberto: inovação de serviços e recursos”. O primeiro dia de atividades será realizado no Salão de Periódicos Lobato Paraense, na Biblioteca de Manguinhos, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro e contará com transmissão da VideoSaúde Distribuidora.

O evento, que é aberto a bibliotecários, profissionais da área de informação e do campo da saúde e alunos de Biblioteconomia, está dividido em palestras e cursos e contará com a presença de Isadora Cristal, diretora da regional sudeste, da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições – Febab; Fábio Cordeiro, presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, que estarão na mesa de abertura, juntamente com Tania Santos, vice-diretora de Informação e Comunicação do Icict, e Viviane Veiga, coordenadora da Rede de Bibliotecas Fiocruz. 

Nas palestras, Ana Lígia, da Fundação Casa de Rui Barbosa; Flávia Bastos, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Caterina Groposo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abordarão ângulos diferentes e complementares do tema central.  

Na parte de ensino, a Rede está oferecendo dois cursos gratuitos: “Catalogação: RDA e MARC21”, com Vinicius Tolentino, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio, e “Indexação”, com Sueli Mitiko, do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido como BIREME, que é ligado à Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Haverá também visitas guiadas ao Castelo Mourisco, à Seção de Obras Raras e à Biblioteca de Manguinhos. 

Publicado em 07/03/2024

Centro de Estudos aborda o tema ‘Mulheres na ciência e na sociedade: papel e lutas’

Autor(a): 
Jornalismo IOC

A sessão do Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desta sexta-feira, 08 de março, aborda o tema ‘Mulheres na ciência e na sociedade: papel e lutas’, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

A temática está sendo debatida por Denise Pires de Carvalho, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Gulnar Azevedo e Silva, reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e Alda Maria da Cruz, pesquisadora do IOC e diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS).

Na ocasião, a diretora do Instituto, Tania Araujo-Jorge, atua como mediadora. 

Acompanhe por aqui a transmissão:

 

Publicado em 14/03/2024

Aula inaugural da Fiocruz Bahia vai debater desinformação na ciência em saúde

Autor(a): 
Fiocruz Bahia

A aula inaugural do ano letivo 2024 da Fiocruz Bahia será realizada no dia 15 de março, às 14h, no Auditório Aluízio Prata. A palestra abordará o tema “Impacto da desinformação na ciência em saúde: algumas reflexões” e será ministrada por Ana Maria Caetano, Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Saúde. O evento é gratuito e aberto ao público.

A palestra marca o início das atividades acadêmicas dos programas de pós-graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI), em Patologia Humana e Experimental (PgPAT/ UFBA-Fiocruz Bahia) e em Pesquisa Clínica (PPgPCT).

Publicado em 06/03/2024

Auxílio à Permanência dos Estudantes 2024: confira classificação. Recursos até 7/3

Autor(a): 
Fabiano Gama

Está disponível a lista de classificação após o recurso do resultado da validação das inscrições para o Auxílio à Permanência do Estudante na Pós-Graduação (APE-PG) 2024. A iniciativa da Presidência da Fiocruz, por intermédio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), é voltada a alunos de baixa renda da Fiocruz em situação de vulnerabilidade social ligados aos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado acadêmicos da instituição e visa promover a permanência desses estudantes nos PPGs, favorecendo a continuidade de seus estudos e desempenho acadêmico, e, assim, contribuir para a redução das desigualdades na educação de pós-graduação e na ciência em nosso país. O resultado do recurso foi divulgado nesta quarta-feira, 6 de março.

+Confira aqui a lista dos classificados pós-recurso do resultado da validação das inscrições!

No total, foram classificados 278 estudantes que atendem aos critérios de elegibilidade descritos na Chamada. O candidato que desejar interpor recurso deverá enviar e-mail para cad@fiocruz.br até 7 de março. O resultado final dos recursos à classificação está previsto para ser divulgado em 11 de março.

O APE-PG destina-se a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz, dedicação exclusiva a cursos de pós-graduação, com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a 2,0 (dois) salários mínimos, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou ainda se forem membros de família de baixa renda, também nos termos do mesmo Decreto, em condição de vulnerabilidade social que prejudique o desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso da Fiocruz em que está matriculado, mediante autodeclaração.

O recebimento do Auxílio acontecerá por até 12 (doze) meses consecutivos, enquanto o estudante estiver em situação de matrícula ativa e dentro dos prazos regimentais de conclusão do curso em questão, com duração máxima equivalente ao período do curso (até o 24º mês no mestrado e até o 48º mês no doutorado), e desde que mantidas ao longo de todo o período as condições de elegibilidade ao recebimento do auxílio. Além disso, a qualquer momento, caso o aluno supere a situação de vulnerabilidade que o levou ao recebimento do auxílio ou passe a exercer atividade remunerada, ele deverá solicitar à coordenação do Programa, em sua unidade, a suspensão do benefício.

+Acesse aqui a chamada interna APE-PG 2024

 

 

 

 

 

#ParaTodosVerem banner com fundo bege. No alto está escrito "Auxílio à Permanência do Estudante - O resultado da classificação já está on-line". Do lado superior esquerdo, a foto de alguns jovens, homens e mulheres, negros e brancos, sorrindo. Mais abaixo, o QR Code para acessar o resultado, e a frase: Interposição de recurso: 7 de março.

Publicado em 13/03/2024

Escola Politécnica abre ano letivo com palestra sobre redução de danos

Autor(a): 
Lucas Leal*

No dia 14 de março, às 8h30, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) realiza a Aula Inaugural de seu Curso de Atualização Profissional em Redução de Danos. A aula “Histórias e Causos da Redução de Danos Brasileira” vai receber o diretor do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Paulo Telles-Dias, e a pesquisadora e redutora de danos, Andrea Domanico. O evento acontecerá no auditório da Escola, no campus Manguinhos Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Rio de Janeiro. 

Redução de Danos é um conjunto de diferentes estratégias que têm como objetivo reduzir riscos e danos sociais, econômicos e à saúde das pessoas que não querem ou não conseguem deixar de usar drogas. Uma estratégia pautada nos direitos humanos que chegou ao Brasil no contexto de enfrentamento à epidemia de HIV/Aids, em 1989.

 

*Com informações da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

*Lucas Leal é estagiário sob supervisão de Isabela Schincariol

Publicado em 14/03/2024

Aula de abertura discute repressão na ditadura

Autor(a): 
Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

Intelectuais, ditadura, repressão e convivência: o caso de Manguinhos e outros casos é o tema da aula de abertura do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a ser apresentada pelo historiador Carlos Fico, dia 15 de março, às 10h, no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro. A atividade é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
 
Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), Fico é professor titular de História do Brasil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dedicado ao ensino de teoria e metodologia da História e de História do Brasil republicano, desenvolve pesquisas sobre ditadura militar no Brasil e na Argentina, historiografia brasileira, rebeliões populares o Brasil republicano e história política dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. No período entre 2011 e 2018, foi coordenador da área de História da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Fico escreveu, entre outras obras, O golpe de 64: momentos decisivos (Editora FGV, 2014); O grande irmão: da Operação Brother Sam aos anos de chumbo. O governo dos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira (Civilização Brasileira, 2008); Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar (Record, 2004); Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil (1969-1977) (Editora FGV, 1997). Em 2008, foi reconhecido com o Prêmio Sergio Buarque de Holanda de Ensaio Social da Biblioteca Nacional.  
 
Aula de Abertura do PPGHCS
Tema: Intelectuais, ditadura, repressão e convivência: o caso de Manguinhos e outros casos
Convidado: Carlos Fico (UFRJ - CNPq)
Dia: 15 de março 2024
Horário: 10h
Local: Salão de Conferência do CDHS (Manguinhos/RJ)

Publicado em 05/03/2024

Aula inaugural da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz convida secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

A Semana de Abertura do Ano Letivo tem movimentado a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) com debates sobre temáticas atuais e uma programação cultural variada. Nesta quarta-feira, 6 de março, acontece a aula inaugural, que terá como tema Os desafios das Políticas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. A palestrante convidada é a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto. A atividade será realizada no Auditório Térreo, às 9h, e transmitida ao vivo pelo canal da Ensp no Youtube

A aula inaugural é aberta a toda a comunidade da Ensp. Participe!

+ Assista à aula inaugural ao vivo 

No período da tarde, a pauta será Saúde Mental Global: conflitos armados e intervenções, com a participação de Liliana de Abreu (University of Konstanz - Alemanhã), Fernanda Serpeloni (Ensp/Fiocruz), Glaucia Mayara Niedermeyer (Ensp/Fiocruz) e Marcello Queiroz (PUC-Rio). A moderação da atividade ficará a cargo da coordenadora da modalidade stricto sensu da Ensp, Joviana Avanci.

+ Assista ao vivo 

Já no Espaço de Alimentação e Cultura, no pátio da Ensp, será realizada oferta de culinária agroecológica e afro-brasileira, de 9h às 16h.

+ Acesse a programação completa do dia 6/3

+ Confira a programação dos próximos dias da Semana de Abertura do Ano Letivo da Ensp.

Acompanhe abaixo a aula inaugural Os desafios das Políticas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, com a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto:

 

Publicado em 06/03/2024

Dia Internacional da Mulher na Fiocruz: confira a programação completa

Autor(a): 
Carín Nuru (Cedipa/Fiocruz)

A Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa) da Fiocruz e o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da instituição apresentam a agenda institucional para celebrar o Dia Internacional da Mulher, reunindo atividades desenvolvidas pelas unidades, escritórios e outros setores ao longo do mês para marcar o 8 de março. A mobilização representa o compromisso da Fundação com a promoção da equidade de gênero, a valorização das mulheres e a luta contra as diversas formas de discriminação e violências.

A divulgação da agenda evidencia a atuação da Fiocruz diante de pautas pelos direitos das mulheres, e visa chamar a atenção sobre a importância do mês de março para reconhecer as conquistas e os desafios enfrentados pelas mulheres. Ao mesmo tempo, reforça a presença das mulheres no cotidiano de trabalho da Fundação como fundamental, criando espaços de diálogo e reflexão sobre as desigualdades de gênero que ainda persistem na instituição e na sociedade amplamente.  

Coordenadora do eixo de Gênero da Cedipa, Marina Maria destacou a importância da coletividade para a consolidação de uma agenda institucional mais efetiva diante das desigualdades de gênero: “temos buscado, pelo Comitê e pela Cedipa, fortalecer a construção de processos participativos para encarar as iniquidades com base em gênero na nossa instituição, sobretudo diante das situações de violência e sofrimento vivenciadas pelas mulheres, em sua pluralidade. Mobilizar as unidades e escritórios para organizar ações, assim como reunir e divulgar de forma integrada essas iniciativas, é possível a partir de construções coletivas. Que geraram, por exemplo, a nossa Política de Equidade Étnico-Racial e de Gênero da Fiocruz e seguirão impulsionando mudanças urgentes para nós, mulheres, independentemente dos nossos vínculos institucionais”, ressalta Marina.  

A Fiocruz tem um compromisso político com as pautas de enfrentamento às desigualdades de gênero, reconhecendo a defesa dos direitos das mulheres como fundamental, conforme reforçado na Política de Equidade.  

Veja a seguir a programação de atividades organizadas pela Presidência, unidades e escritórios da Fiocruz, assim como para outros setores, visando aumentar a representatividade das mulheres: 

Programação 

Dia: 4 a 10 de março 
Evento: Promoção de livros com temas relacionadas à saúde da mulher. 
Local: Presencial na Livraria Editora Fiocruz ou pelo site da editora  
Realização: Editora Fiocruz 

Dia: 7 de março 
Evento: O retorno ao trabalho após a licença-maternidade   
Horário: 10 horas
Local: sala de treinamento da Coordenação de Saúde do Trabalhador (Pavilhão Carlos Augusto da Silva, ao lado da Asfoc). Transmissão pelo teams 
Realização: Projeto "Diálogos com a enfermagem: vivenciando a maternidade no trabalho" 

Evento em Comemoração ao Dia Internacional Mulheres e Meninas na Ciência - Serão realizadas atividades integrativas de Divulgação Científica com jovens que construíram sua carreira na ciência e egressas de programas da Fiocruz. Mais informações
Horário: 9 horas
Local: Auditório de Bio-Manguinhos (RJ) 
Transmissão: canal da Fiocruz no YouTube 
Realização: Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC)

Dia: 8 de março 
Evento: Foto das mulheres da Fiocruz 
Horário: 8h30 
Local: Castelo Mourisco, campus Manguinhos 
Realização: Gabinete da Presidência, com apoio da Cogepe e Cedipa 

Evento: Roda de conversa Fiocruz pela equidade de gênero: mulheres nos espaços de poder institucional
Horário: 10 horas
Local: Auditório do Museu da Vida, campus Manguinhos 
Transmissão: canal da Fiocruz no YouTube
Realização: Gabinete da Presidência, com apoio da Cogepe e Cedipa 

Dia: 13 de março 
Evento: Caminhada Circuito Saudável pela Dia Internacional da Mulher 
Horário: 8h30 
Local: Castelo Mourisco 
Realização: Cogepe e Fiocruz Saudável 

Páginas

Subscrever RSS - Destaques