Educação para formar, incentivar e reconhecer. Que abre diálogo, promove a diversidade de saberes, experiências e integra. Educação como aprendizado, legado e perspectiva de futuro. É assim que o campo terá destaque na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de 15 a 19 de outubro, quando será realizada a Semana de Educação.
Neste período, professores, alunos, gestores e profissionais vão participar de diversas atividades: entrega de prêmios, lançamento de publicações, encontro da Câmara Técnica, e de um seminário — no qual as unidades vão compartilhar experiências e conhecer tendências sobre metodologias e tecnologias educacionais (acesse aqui a programação completa).
Promovido pela Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação, o grande evento será aberto pela presidente Nísia Trindade Lima, no Dia do Mestre (15/10), às 14h, na Tenda da Ciência. O local leva o nome da psicóloga e pesquisadora Virgínia Schall (1954-2015), pioneira na articulação dos campos da educação, saúde e divulgação científica no Brasil. É ela que também nomeia a medalha que a Fundação concederá, pela primeira vez, reconhecendo o conjunto da obra de um servidor. Em 2018, a médica, patologista e professora Euzenir Nunes Sarno, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), será laureada por sua reconhecida atuação no campo da biomedicina (saiba mais sobre a Medalha Virgínia Schall).
Nesta tarde, haverá também homenagem aos professores, entrega do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses e o lançamento do livro Ciência, saúde e educação, legado de Virgínia Schall, organizado por Simone Monteiro e Denise Pimenta.
Uma semana que vale por duas!
E nesta semana tem atividades em dobro! É que, na terça (16/10), a Fiocruz também abre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 (SNCT), desta vez, no Auditório do Museu da Vida. De manhã, o público da Semana de Educação poderá participar das discussões em torno do tema da 15ª edição da SNCT: Ciência para redução das desigualdades. A Editora Fiocruz lançará e-book Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde, organizado pela autora Rita Barradas Barata, que fará também a abertura da Câmara Técnica de Educação. Em seguida, serão realizados colóquios relacionados ao assunto.
Câmara Técnica integra a comunidade acadêmica
Terça à tarde, os membros da Câmara Técnica de Educação se reúnem, das 13h30 às 16h30, no Auditório Emmanuel Dia, no Pavilhão Arthur Neiva (IOC). Eles darão continuidade aos trabalhos iniciados no encontro de abril deste ano. Na ocasião, ficou definido que era necessário fazer um diagnóstico da oferta educacional e levantar expectativas para elaborar o Planejamento Integrado da Educação na Fiocruz (Pief). O documento preliminar a partir das visitas será, então, apresentado aos integrantes da CTE. Na quarta-feira (18/10), todo o dia será dedicado aos debates da Câmara.
Seminário promove troca de experiências sobre novas metodologias e tecnologias educacionais
Nos dois últimos dias (18/10 e 19/10), a Fiocruz promove o Seminário de Educação. Os participantes poderão conhecer experiências que as unidades desenvolvem em diferentes níveis e modalidades. Serão apresentados relatórios de dois levantamentos sobre tendências para a educação, incluindo novas metodologias e o uso de tecnologias educacionais. Um realizado a partir de uma parceria entre o Centro de Estudos Estratégicos (CEE/Fiocruz) e a VPEIC/Fiocruz, o outro produzido pela Fiocruz Brasília (confira os horário e locais na programação).
A Semana da Educação será um momento importante de interlocução e alinhamento entre a comunidade acadêmica da Fiocruz, afirma o vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Manoel Barral: “A programação reflete bem as várias frentes em que temos trabalhado para fortalecer a área. Buscamos a convergência de iniciativas, agregando experiências, e respeitando a riqueza e diversidade da instituição. A discussão e construção do Pief tem sido um exemplo deste processo colaborativo e pactuado com as unidades”.
Flávia Lobato (Campus Virtual Fiocruz) | Imagem: Unsplash
Nos dias 28 e 29 de maio, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) comemora seus 118 anos com uma programação para toda a comunidade, afirmando o direito à saúde, à cidadania, ao desenvolvimento, e ao acesso ao conhecimento. Nosso time da educação, claro, vai estar no Campus, informando, comunicando e trocando experiências com o público. Diversas atividades e serviços serão oferecidos. Confira os destaques da nossa programação:
Na área, uma seleção de "figuras tarimbadas" compartilhará experiências
Festa boa é aquela em que vêm os velhos e queridos amigos, né? Abrindo as comemorações da educação, a Fiocruz recebe alunos que se formaram na instituição, de diferentes unidades e níveis do ensino, para compartilhar suas experiências. O Encontro de Egressos acontecerá às 10h de segunda-feira (28/5), no Museu da Vida (COC/Fiocruz). O evento será conduzido pelo vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Manoel Barral, e pelo coordenador-adjunto da Educação, Milton Ozório Moraes.
CVF faz bate-bola presencial
Quem visitar a Feira Fiocruz Saudável, poderá conhecer o time do Campus Virtual Fiocruz (CVF), presencialmente. Profissionais do CVF vão apresentar aos interessados os principais serviços e funcionalidades do portal, que integra diferentes iniciativas na área da educação, como acesso aos cursos, editais, videoaulas, recursos educacionais abertos e notícias, entre outras.
Equipe olimpíca em ação
A equipe da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente (Obsama) — projeto educativo para professores e alunos da educação básica de todo o Brasil — também apresentará as ações pedagógicas que desenvolve, a fim de estimular a produção de trabalhos interdisciplinares sobre saúde e meio ambiente em salas de aula de escolas públicas e privadas.
Prepare-se para jogar, porque vai ter teste de conhecimentos!
O Grupo de Acolhimento da Fiocruz, que tão bem recebe estudantes, pesquisadores e professores de dentro e fora do Rio de Janeiro, vai interagir com o público através de um quizz. E todo mundo que participar do teste vai ganhar um brinde. Passe lá e aceite o desafio.
Programação completa do aniversário
A programação completa do aniversário de 118 anos da Fiocruz, inclui a apresentação do balanço da gestão 2017/2018 pela presidente,Nísia Trindade Lima; debates sobre o atual cenário do direito ao desenvolvimento, à saúde e à ciência, tecnologia e inovação; e atividades culturais gratuitas.
Em comemoração aos seus 118 anos, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promoverá diversas atividades. Na abertura do evento, na próxima segunda-feira (28/5), a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, fará um balanço da gestão durante os anos de 2017 e 2018, no qual vai apresentar resultados da atuação institucional no Brasil e falar também sobre os desafios a enfrentar e as perspectivas para o futuro.
Essa iniciativa, que já é uma prática anual durante as comemorações do aniversário, este ano terá transmissão ao vivo pelas redes sociais. Segundo a presidente, embora sempre tenha sido um evento público, é importante reforçar o diálogo com a sociedade. “O balanço da gestão é uma oportunidade de mostrarmos à sociedade o trabalho que desenvolvemos aqui. Ampliando o diálogo e a participação da população, reforçamos o controle social e a transparência pública, que são valores muito caros a essa instituição”, explica.
Celebração com reflexão sobre direito à saúde
No dia 29 de maio, a Fiocruz, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) debaterão juntas o atual cenário do direito ao desenvolvimento, à saúde e à ciência, tecnologia e inovação durante seminário que acontece de 9h às 17h no auditório do Museu da Vida.
Para Carlos Gadelha, responsável pela Coordenação das Ações de Prospecção da Fiocruz e um dos debatedores do evento, o seminário será um marco para a concepção de propostas para um projeto nacional que considere o desenvolvimento, a saúde e a pesquisa e a inovação como direitos essenciais na sociedade contemporânea: “O seminário será aberto com a palestra de Luiz Gonzaga Belluzzo, um dos maiores pensadores sobre o desenvolvimento nacional. Reafirmaremos a perspectiva política de que a CT&I e a saúde devem fazer parte de uma estratégia nacional que seja dinâmica, soberana e democrática. A ruptura com paradigmas tradicionais apresenta-se como uma necessidade para nortear as ações do presente e a retomada das energias por nossa sociedade na luta pelo desenvolvimento e a democracia”, destaca.
O debate também celebra os 70 anos da SBPC, e é uma das etapas preparatórias para o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018). Constitui-se ainda como um dos oito seminários temáticos que a SBPC está organizando na série Políticas Públicas para o Brasil que queremos na comemoração de seus 70 anos. Como resultado, será produzido um documento pelas três instituições envolvidas para ser entregue como subsídio aos candidatos à Presidência da República.
Fiocruz Saudável e programação cultural
Durante os dois dias de comemorações, os trabalhadores e o público visitante poderão participar de ampla programação e de várias atividades da Feira Fiocruz Saudável, como: apresentações culturais, exibição de documentários, massagem laboral, exposições, troca de resíduo reciclável por mudas de plantas, mostra de tecnologias sociais, artesanato e medição de glicose. Quem for a esses espaços também terá oportunidade de conhecer atividades das diversas unidades e setores da Fiocruz, incluindo — é claro — as várias iniciativas no campo da educação.
A feira funcionará das 9h às 16h30, no dia 28/5, e das 9h às 15h, no dia 29/5. Confira a programação completa na nossa agenda!
Fonte: Fiocruz
Em maio, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) completa 118 anos de história. A instituição segue na missão de promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico e ser um agente da cidadania.
Para comemorar a data, a Presidência convida todos para participarem da Audiência Pública de Balanço da Gestão 2017-2018, no dia 28 de maio, às 14h. O evento, aberto à comunidade e às entidades de representação da sociedade civil organizada, será no Auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro.
No dia seguinte, no mesmo local, será realizado o Seminário Direito ao Desenvolvimento, à Saúde e à Ciência, Tecnologia e Inovação, promovido pela Fiocruz, em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
Confira a programação!
Por Valentina Leite (Campus Virtual Fiocruz) | Foto: Flávia Lobato
Em maio de 2018, dentre as iniciativas em comemoração dos 25 anos da Editora Fiocruz, será realizado o 1º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e a 31ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). Com o tema central Edição acadêmica em perspectiva de diálogos, os eventos têm por objetivo promover reflexões, encontros e, principalmente, intercâmbios de saberes e práticas entre casas editoriais de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa.
Serão debatidos temas como:
A programação começará no dia 22 de maio, no campus sede da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ). Após os Diálogos de abertura, que trarão visões contemporâneas sobre os papéis do livro, os participantes vão subir a serra até Petrópolis, conhecida como Cidade Imperial. Com variadas rodas de conversa e atividades culturais, a programação seguirá até o dia 25 de maio no Palácio Itaboraí.
Confira a programação completa aqui.
Por Fernanda Marques (Editora Fiocruz)
A importância do investimento e da proteção das meninas brasileiras será tema do seminário “10 meninas na construção dos amanhãs”, realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) – com o qual a Fiocruz coopera – e pelo Museu do Amanhã. O evento acontecerá no dia 26/5 (sexta-feira), das 9h às 18h, no auditório do museu, no Rio de Janeiro.
Inspirado no relatório do Fundo (“10 – Como nosso futuro depende de meninas nessa idade decisiva”), que mostra como a vida das meninas é radicalmente transformada a partir dos 10 anos de idade, o seminário reunirá especialistas da agência da ONU, de organizações e universidades brasileiras. Eles vão debater a situação das meninas hoje, o lugar ocupado por elas nas políticas públicas e seu papel fundamental para que o Brasil possa alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a chamada Agenda 2030.
Além disso, professoras e líderes comunitárias compartilharão suas experiências nas áreas de educação e saúde envolvendo meninas em diferentes situações econômicas, sociais e familiares.
O seminário também será uma oportunidade de diálogo entre diferentes gerações de mulheres brasileiras. Dez meninas de realidades distintas, de favelas a bairros nobres do Rio, convidadas pela equipe de Educação do Museu do Amanhã, contarão suas expectativas para o futuro e falarão sobre os obstáculos à sua plena realização — que depende das decisões tomadas pela sociedade no presente.
Ao mesmo tempo, um grupo de jovens compartilhará os problemas enfrentados cotidianamente, que poderão continuar afetando as jovens brasileiras se nada mudar.
A astrônoma Duília de Mello também participará do seminário para abordar sua trajetória desde menina, passando pela decisão de ser cientista, e os desafios que enfrentou até se tornar uma pesquisadora da Nasa.
O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site do Museu do Amanhã. Jornalistas interessados podem se credenciar pelo e-mail imprensa@museudoamanha.org.br.
Seminário “10 Meninas na Construção dos Amanhãs”, uma parceria do Fundo de População da ONU (UNFPA) e do Museu do Amanhã
Dia 26/5 (sexta-feira), das 9h às 18h, no Auditório do Museu do Amanhã (Praça Mauá, nº 1, Centro – Rio de Janeiro)
Mais informações
Ulisses Bigaton (UNFPA)
Tel.: (61) 3038-9259 / (61) 99181-1000
E-mail: bigaton@unfpa.org
Nesta quarta-feira, 11 de março, os seminários avançados do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) vão debater os Sistemas de saúde no mundo: políticas, modelos, práticas. O webinário começa às 10h e com transmissão em português, inglês e espanhol, pelo canal da VideoSaúde no Youtube.
O evento conta com quatro palestrantes:
Kumanan Rasanathan
Tema: Tendências globais nas reformas atuais do sistema de saúde.
Diretor-executivo da Aliança para Pesquisas em Políticas e Sistemas de Saúde (AHPSR).
Mario Dal Poz
Tema: Recursos humanos em saúde.
Professor titular e diretor do Instituto de Medicina Social da Uerj.
Ligia Giovanella
Tema: Atenção primária em saúde.
Pesquisadora Sênior da Ensp/Fiocruz e CEE/Fiocruz.
Carlos Gadelha
Tema: Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
Pesquisador Sênior da Ensp/Fiocruz e CEE/Fiocruz.
Introdução e mediação
Cristiani Vieira Machado: Pesquisadora Sênior da Ensp/Fiocruz.
Informações do Evento
Data: Quarta-feira, 11 de março.
Horário: 10h às 13h (Horário de Brasília).
O envolvimento da sociedade civil nos processos de formulação de políticas internacionais em saúde será discutido, no dia 6 de novembro, às 14h, no quarto seminário do 31º Ciclo de Debates do Nethis. O evento será realizado de forma online, com transmissão ao vivo no canal da Fiocruz Brasília no YouTube.
Dois atores de destaque no cenário da saúde pública brasileira discutirão, sob a moderação de um ex-ministro da Saúde, a participação social nas negociações em torno do novo Acordo sobre Pandemias da OMS e quais os impactos esperados dessa resolução na prevenção e na resposta a futuras emergências de saúde de impacto mundial.
Confira a composição da mesa de debate:
- Ana Maria Costa, diretora executiva do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes);
- Fernando Pigatto, ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS);
- José Agenor Álvares da Silva, assessor especial da Fiocruz Brasília.
Somente participantes com inscrição prévia terão direito ao certificado emitido pela Escola de Governo Fiocruz – Brasília. Não perca!
Faça sua inscrição no Campus Virtual Fiocruz
Mais informações: (61) 3329-4661 | nethis@fiocruz.br
Desigualdades e mudanças dos processos educacionais no Brasil: desafios para o futuro da Fiocruz. Este é o tema do Seminário de Educação que será realizado no dia 19 de novembro, sexta-feira, das 10h às 12h, com transmissão ao vivo pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube. Organizado pela Escola de Governo Fiocruz – Brasília (EGF-Brasília), pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), o seminário é um evento preparatório para o IX Congresso Interno da Fiocruz.
Convocado a cada quatro anos desde 1988, o Congresso Interno é o órgão máximo de representação da comunidade Fiocruz, em que se delibera sobre assuntos estratégicos relacionados aos rumos da instituição.
Para debater os desafios da educação, o seminário preparatório receberá como convidados os professores Márcia Abrahão, reitora da Universidade de Brasília (UnB), e Ladislau Dowbor, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O encontro terá como debatedora a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado.
Professora da UnB desde 1995, Márcia Abrahão é a primeira mulher a exercer o cargo de reitora na instituição. Com atuação no ensino e na pesquisa, possui graduação, mestrado e doutorado em Geologia pela UnB, com período sanduíche na Université d’Orleans e BRGM, na França. É também pós-doutora pela Queen’s University, no Canadá. Foi coordenadora de Extensão e também coordenou o Reuni, programa de reestruturação das universidades federais.
Ladislau Dowbor é formado em economia política pela Universidade de Lausanne (Suíça) e doutor em ciências econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia (Polônia). Atualmente, é professor de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi consultor de agências das Nações Unidas e governos, e atua como conselheiro em diversas instituições. Sua área principal de atuação é o ensino e a organização de sistemas de planejamento.
Os diretores Fabiana Damásio (Fiocruz Brasília), Marco Menezes (Ensp) e Anamaria Corbo (EPSJV) estarão na mesa de abertura do seminário. A mediação do debate será feita pela vice-diretora de Ensino da Ensp, Enirtes Caetano Prates Melo.
A Fiocruz é uma “casa” que acolhe grandes debates em saúde. O 1º Seminário de Residências em Saúde da Fiocruz é mais um exemplo de espaços de construção coletiva de políticas e ações instituicionais. O encontro foi celebrado como um marco entre os participantes, que discutiram temas como: perfil dos programas de residência, visando a formação e a valorização de estudantes, docentes, preceptores e profissionais para atuação no território; capacidade de articulação entre as diversas esferas e agentes do campo da saúde pública para combater ameaças e retrocessos no SUS; defesa e inclusão das populações vulneráveis nos processos decisórios; e a necessidade de elaborar uma Política Nacional de Residências em Saúde.
Luiz Montenegro, tutor na Residência Multiprofissional em Saúde da Família (Ensp/Fiocruz) sintetizou estas questões, ao pedir a palavra no debate com o público no dia 5 de dezembro: “Precisamos ter sempre em mente os Princípios do SUS. Isso quer dizer que os processos de formação também devem ser mais inclusivos e representativos das minorias. Ou seja, a formação não pode ser colonizadora, deve ser tão diversa quanto o Brasil, que é multicultural”.
Além da formação dos residentes, é preciso pensar nos preceptores — responsáveis por acompanhar a formação destes profissionais para que estejam aptos a atuar nos serviços públicos de saúde. Este foi um dos pontos destacados pelo professor Gideon Borges, responsável pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador na Ensp/Fiocruz (que aguarda aprovação do Ministério da Educação).
Ele disse que, ao realizar este evento, a Fundação dá visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido no Fórum de Residências em Saúde, e expande ações para articular os diversos atores envolvidos nessa modalidade. Além disso, Gideon contou que grupo de que participou sugeriu que o Seminário passe a ser um encontro permanente. Eles também propuseram que questões prioritárias para os programas sejam sistematizadas, aprofundadas e levadas para dicussão no Congresso Interno da Fiocruz.
Essa institucionalização do debate de políticas dentro e fora da Fundação também foi um ponto alto para Sophia Rosa — que em 2019 foi uma das representantes da Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais, no Fórum Nacional de Residentes (MEC). Segundo ela, o 1º Seminário da Fiocruz é um marco. “As residências estão crescendo no país. Mais do que reconhecer a importância desta modalidade de ensino, a Fundação tem muito a contribuir para um debate amplo junto a outras instituições”, afirmou.
Quanto às oficinas, Sophia destacou a oportunidade de conhecer e trocar experiências com quem atua em outros programas para tratar das seguintes dimensões: “Pensamos juntos no perfil, na formação e na matriz de competências dos preceptores; na gestão dos programas de residência da Fiocruz; e nos aspectos político-pedagógicos dos programas".
André Guerrero atua na Fiocruz Brasília e está à frente do Programa de Residência em Saúde Mental — a primeira da Fundação. Para ele, foi muito importante se aproximar de gestores e colegas. "Além de questões que também me desafiam, conheci outras práticas e voltei com algumas respostas. Esse encontro me fez ver que estamos no caminho certo: precisamos nos unir e trocar informações para crescermos juntos". Nas oficinas, ele participou da do grupo de gestão e contribuiu com a discussão sobre recursos. "Uma das propostas que surgiu foi a de atrelar uma meta institucional ao orçamento para as residências", contou. "Outra foi a criação de uma plataforma para organizar e integrar informações dos programas de residência", acrescentou.