A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove, no dia 10 de abril de 2026, a primeira palestra do ciclo Preservação do Patrimônio: Gestão de Riscos. A atividade será realizada a partir das 10h, em modalidade exclusivamente online, com transmissão pelo canal da Casa no YouTube. Os interessados em receber certificado devem se inscrever previamente no Campus Virtual até 9 de abril e registrar presença na atividade. Clique aqui.
Com o tema Diagnóstico de Riscos em Acervos: experiências em instituições de Minas Gerais, a palestra será ministrada por Yacy Ara Froner, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e terá mediação de Juliana Albuquerque, da Casa. A atividade contará com intérprete de Libras.
Na ocasião, Yacy Ara Froner fará uma reflexão crítica sobre a terminologia empregada na área, discutindo conceitos como diagnóstico, risco, vulnerabilidade, agente de dano, fator de degradação e gestão de conservação, buscando maior padronização e precisão conceitual no campo.
Além da revisão terminológica, serão apresentados relatos de experiências práticas em instituições mineiras, como a Rede de Museus da UFMG, a Rede de Museus da UFOP, o Museu da Lapinha do IEF-MG e o Museu Bi Moreira da UFLA. As iniciativas destacam metodologias de diagnóstico de riscos e ações de mitigação em diferentes contextos, evidenciando a importância da integração entre teoria e prática, de instrumentos adaptáveis e do trabalho colaborativo entre equipes técnicas.
O ciclo de palestras Preservação do Patrimônio: Gestão de Riscos é uma iniciativa do Serviço de Educação Patrimonial do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa, e reunirá especialistas de diferentes áreas para discutir conceitos, metodologias e experiências relacionadas à proteção dos bens culturais frente a riscos, emergências e desafios contemporâneos. Ao longo de 2026, serão abordados temas como políticas de segurança, preparação para desastres, incêndios, ilícitos contra o patrimônio, mudanças climáticas e riscos ambientais, fortalecendo a atuação de profissionais, estudantes e instituições na preservação do patrimônio cultural. As próximas palestras estão previstas para os dias 24 de abril e 15 de maio de 2026.
Serviço
Ciclo Preservação do Patrimônio: Gestão de Riscos
Tema: Diagnóstico de Riscos na Gestão de Conservação Preventiva em Acervos: relatos de experiências em instituições de Minas Gerais
Data: 10 de abril de 2026
Horário: 10h às 12h
Modalidade: Online
Transmissão: Canal YouTube da Casa de Oswaldo Cruz
Acessibilidade: Intérprete de Libras
Certificados: Mediante inscrição prévia no Campus Virtual e assinarem a lista de confirmação de presença que será disponibilizada no chat do youtube.
Inscrições: Campus Virtual
Atualmente, a Editora Fiocruz disponibiliza em acesso aberto 250 títulos no portal SciELO Livros, além de 282 no ARCA - Repositório Institucional da Fiocruz. São obras de temáticas variadas que reúnem pesquisas, análises e reflexões de autores que atuam na interface entre saúde, ciência e sociedade.
Criada em 1993, a Editora Fiocruz surgiu a partir da necessidade de tornar público e ampliar o acesso ao conhecimento científico nas áreas da saúde, criando um espaço para dar visibilidade aos resultados de pesquisas. Desde o seu primeiro lançamento, sempre teve como objetivo difundir livros em saúde pública, ciências biológicas e biomédicas, pesquisa clínica, ciências sociais e humanas em saúde. Hoje, a Editora contabiliza mais de 400 títulos. Obras que disseminam não só a produção acadêmica da Fiocruz, mas qualquer estudo de importância e impacto para a saúde em âmbito nacional e internacional.
A Presidência da Fiocruz, por intermédio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), divulga, nesta segunda-feira, 6 de abril, a abertura das inscrições para o Auxílio à Moradia do Estudante na Pós-Graduação (AME-PG). Estudantes de Mestrado e Doutorado, acadêmicos ou profissionais, devem acessar a Chamada Interna para conferir as normas, rotinas e procedimentos necessários à realização do processo seletivo para o recebimento do benefício Auxílio à Moradia do Estudante na Pós-Graduação (AME-PG). As inscrições estão disponíveis até às 16h do dia 30 de abril de 2026 pelo Campus Virtual Fiocruz.
+Acesse aqui a Chamada e confira todas as informações detalhadas!
+Acesse aqui o formulário de inscrição!
O Auxílio à Moradia do Estudante tem o objetivo de ampliar as condições de permanência dos estudantes de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social, nos programas de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz, acadêmicos e profissionais, no que se refere, exclusivamente, à questão da moradia para os estudantes em cursos presenciais.
O benefício consistirá em ofertar aos estudantes que preencham os requisitos de elegibilidade um auxílio financeiro mensal no valor R$ 800,00 (oitocentos reais mensais), que será concedido por até 12 (doze) meses consecutivos e destinado exclusivamente para apoiar despesas com moradia, condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira da Fundação Oswaldo Cruz, bem como às demais condições previstas nesta Chamada.
O AME-PG destina-se a estudantes, brasileiros ou estrangeiros, cujas residências de origem estejam localizadas a mais de 100 km da unidade em que cursam a pós-graduação, e renda familiar per capita mensal inferior ou igual a 1 salário mínimo e meio (correspondente a R$2.431,50, de acordo com o valor do salário mínimo vigente no ano de 2026), com matrícula ativa na Fiocruz, cadastrados na Plataforma Sucupira como tal, e com dedicação exclusiva a cursos de pós-graduação stricto sensu, acadêmicos ou profissionais.
Poderão ser atendidos até 50 estudantes matriculados em cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Fiocruz, que atendam aos critérios de elegibilidade descritos na Chamada.
+Acesse aqui a Chamada e confira todas as informações detalhadas!
Dúvidas e informações: (21) 3882-9066 | E-mail: cad@fiocruz.br
Na sexta-feira, dia 10 de abril, a Fiocruz Mata Atlântica (FMA), vinculada à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) irá promover a mesa Inaugural do Centro de Estudos FMA/VPAAPS, com o tema “Pontes entre Ottawa e o Futuro da Promoção da Saúde na Construção de Ambientes e Relações Saudáveis”, ministrada por Maria de Fátima Lobato (Ensp/Fiocruz) e Maria Lucia Freitas (VPAAPS/Fiocruz), em alusão aos 40 anos da Carta de Ottawa. O evento será no campus Fiocruz Mata Atlântica – Rua Sampaio Côrrea, Jacarepaguá, Rio de Janeiro, com transmissão pelo Canal da Fiocruz Mata Atlântica no Youtube
A abertura da cerimônia de Inauguração contará com a presença do Vice-Presidente Valcler Rangel (VPAAPS), da Vice-Presidente Marly Cruz (VPEIC) e do Coordenador Executivo da FMA, Ricardo Moratelli. O evento faz parte da programação da comemoração dos 20 anos do Programa de Desenvolvimento do Campus da Fiocruz Mata Atlântica.
A mediação da mesa de convidados será realizada por Valber Frutuoso, da Coordenação de Promoção da Saúde da VPAAPS/Fiocruz. O evento terá início com um café de acolhida às 9h30 e a palestra às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Fiocruz Mata Atlântica.
A Carta de Ottawa é um documento apresentado na Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizado em Ottawa, Canadá, em novembro de 1986. Trata-se de uma Carta de Intenções que busca contribuir com as políticas de saúde em todos os países, de forma equânime e universal.
O Centro de Estudos FMA/VPAAPS é iniciativa de integração das temáticas desenvolvidas pela VPAAPS sob a expertise do formato promovido pela FMA através dos seminários, que agora passam a ser Centro de Estudos. A edição de março inaugura o calendário do ano com edições mensais.
Serviço:
Centro de Estudos FMA/VPAAPS
Quando: 10/4, a partir das 10h
Onde: campus Fiocruz Mata Atlântica – Rua Sampaio Côrrea, Jacarepaguá, Rio de Janeiro.
Abertura da inauguração: Valcler Rangel (VPAAPS), Marly Cruz (VPEIC) e Ricardo Moratelli (FMA)
Mesa: Pontes entre Ottawa e o Futuro da Promoção da Saúde na Construção de Ambientes e Relações Saudáveis
Convidados: Maria de Fátima Lobato (ENSP/Fiocruz) e Maria Lucia Freitas (VPAAPS/Fiocruz)
Mediação: Valber Frutuoso (VPAAPS/Fiocruz)
Transmissão pelo Canal da Fiocruz Mata Atlântica no Youtube
A Presidência da Fiocruz, por intermédio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), divulga, nesta quinta-feira, 2 de abril, a Chamada Interna contendo as normas, rotinas e procedimentos necessários à realização do processo seletivo de estudantes de Mestrado e Doutorado, acadêmicos ou profissionais, para o recebimento do benefício Auxílio à Moradia do Estudante na Pós-Graduação (AME-PG). As inscrições estarão disponíveis de 6 a 30 de abril de 2026 pelo Campus Virtual Fiocruz.
+Acesse aqui a Chamada e confira todas as informações detalhadas!
O Auxílio à Moradia do Estudante tem o objetivo de ampliar as condições de permanência dos estudantes de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social, nos programas de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz, acadêmicos e profissionais, no que se refere, exclusivamente, à questão da moradia para os estudantes em cursos presenciais.
O benefício consistirá em ofertar aos estudantes que preencham os requisitos de elegibilidade um auxílio financeiro mensal no valor R$ 800,00 (oitocentos reais mensais), que será concedido por até 12 (doze) meses consecutivos e destinado exclusivamente para apoiar despesas com moradia, condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira da Fundação Oswaldo Cruz, bem como às demais condições previstas nesta Chamada.
O AME-PG destina-se a estudantes, brasileiros ou estrangeiros, cujas residências de origem estejam localizadas a mais de 100 km da unidade em que cursam a pós-graduação, e renda familiar per capita mensal inferior ou igual a 1 salário mínimo e meio (correspondente a R$2.431,50, de acordo com o valor do salário mínimo vigente no ano de 2026), com matrícula ativa na Fiocruz, cadastrados na Plataforma Sucupira como tal, e com dedicação exclusiva a cursos de pós-graduação stricto sensu, acadêmicos ou profissionais.
Poderão ser atendidos até 50 estudantes matriculados em cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Fiocruz, que atendam aos critérios de elegibilidade descritos na Chamada.
+Acesse aqui a Chamada e confira todas as informações detalhadas!
Atenção, profissionais de Enfermagem! Estão abertas as inscrições para o curso presencial “Assistência de Enfermagem ao Paciente com Tuberculose: Protocolos e Diretrizes Atuais”. Voltado a profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) e rede de Tuberculose do SUS, as inscrições estão abertas até 24 de abril pelo Campus Virtual Fiocruz.
O curso tem como objetivo capacitar profissionais de enfermagem para a atuação qualificada na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas com tuberculose, incluindo casos de tuberculose resistente. A formação é baseada nas diretrizes atualizadas do Ministério da Saúde e destaca o papel estratégico da enfermagem na Atenção Primária à Saúde e no enfrentamento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS).
A capacitação é promovida pelo Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/Ensp/Fiocruz), unidade técnico-científica de referência nacional no enfrentamento da tuberculose, e será realizado presencialmente na Estrada de Curicica, nº 2.000, Curicica, Rio de Janeiro/RJ, nos dias 11 e 12 de maio de 2026, das 8h às 17h, totalizando 20h de carga horária.
Programação
Módulo 1 – Diagnóstico e manejo clínico: Aborda os fundamentos do diagnóstico da tuberculose (clínico, laboratorial e radiológico), fluxo de atendimento e diferenciação entre TB sensível e resistente. Serve como base para os módulos seguintes.
Módulo 2 – Tratamento e adesão terapêutica: Foca nos esquemas terapêuticos, estratégias de adesão (TDO) e monitoramento de reações adversas, com ênfase na atuação da enfermagem. Prevenção e controle da infecção: Subdivisão complementar do módulo 2, com foco nas medidas de biossegurança e prevenção da transmissão no ambiente de trabalho.
Módulo 3 –Abordagem preventiva da TB: Trata das estratégias de prevenção primária (vacinação, quimioprofilaxia) e secundária (ILTB e TPT), articulando-se com a vigilância e o cuidado longitudinal.
Módulo 4 – Papel da enfermagem no cuidado ao paciente: Aprofunda a prática da consulta de enfermagem, acompanhamento clínico, orientação ao paciente e organização da linha de cuidado.
Módulo 5 – Registro, notificação e indicadores de qualidade: Finaliza o percurso com foco nos aspectos de registro, notificação, análise de dados e articulação intersetorial, consolidando o papel estratégico da enfermagem na vigilância da TB.
Atualize seus conhecimentos com foco nos protocolos e diretrizes do SUS!
Em 2026, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) realiza a aula inaugural, na quinta-feira, 16 de abril, às 9h, no contexto de celebrações do seu aniversário de 40 anos, no Salão de Referência - Biblioteca de Manguinhos. Como convidada, a antropóloga, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e autora de O Mundo do Avesso, Leticia Cesarino, com a aula 'Entre dados, narrativas e inteligência artificial: integridade informacional como fundamento para a saúde'.
9h – Café de boas-vindas
9h30 – Mesa de abertura
Mario Moreira – presidente da Fiocruz
Marly Marques da Cruz – vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz
Adriano da Silva – diretor do Icict
Kizi Araújo – vice-diretora de Ensino do Icict
10h – Aula inaugural
12h – Encerramento (previsão)
*A atividade contará com intérprete de Libras.
O Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS), da Casa de Oswaldo Cruz, realiza, no próximo 15 de abril, às 14h, sua aula inaugural de 2026. O convidado é o historiador Leonardo Marques, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), que ministrará a palestra Braudel Selvagem: observações historiográficas sobre capitalismo colonial e o colapso ambiental de nossa época.
A atividade será realizada no Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira (CDHS), no campus Fiocruz Manguinhos e propõe uma reflexão sobre as conexões entre história, colonialismo, capitalismo e crise ambiental, a partir de um olhar historiográfico.
Leonardo Marques é professor de História da América Colonial na Universidade Federal Fluminense (UFF) e desenvolve pesquisas sobre escravidão, tráfico transatlântico de pessoas escravizadas, colonialismo, capitalismo e história do mundo atlântico. Doutor em História pela Emory University, nos Estados Unidos, é autor de trabalhos com foco na relação entre escravidão, circulação de mercadorias e capitalismo. Entre suas publicações recentes, consta a coorganização do livro Colonial Commodities in Historical Capitalism: Brazil for Export, publicado pela editora Routledge.
Aula inaugural do PPGHCS/COC/Fiocruz
Braudel Selvagem: observações historiográficas sobre capitalismo colonial e o colapso ambiental de nossa época
Expositor: Leonardo Marques (UFF)
Data: 15/04/2026
Horário: 14h
Local: Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira, CDHS,Campus Fiocruz Manguinhos, Rio de Janeiro.
Diante do avanço das mudanças climáticas, a preservação do patrimônio cultural passou a exigir soluções inovadoras, colaborativas e socialmente responsáveis — com novos materiais, práticas e modelos de gestão capazes de responder a um cenário de riscos cada vez mais intensos. Diante deste cenário, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove a terceira edição do Seminário Internacional de Valorização do Patrimônio Cultural, entre os dias 21 e 25 de setembro, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro.
Tendo como tema central a sustentabilidade na preservação de bens culturais, o encontro reunirá pesquisadores, estudantes e profissionais para discutir estratégias inovadoras de enfrentamento aos impactos ambientais e climáticos sobre o patrimônio. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o trabalho colaborativo, estimular a formação de redes internacionais e promover o diálogo interdisciplinar em torno da temática. Os interessados podem submeter trabalhos entre 1º e 30 de abril. Já as inscrições para participantes serão realizadas entre 20 de julho e 15 de setembro. Saiba mais pelo site, clique aqui.
O evento contará com conferências e mesas temáticas voltadas à inovação em materiais e práticas de conservação; à gestão de riscos que envolvem pessoas, lugares e acervos; às mudanças climáticas e às estratégias de adaptação, resiliência e enfrentamento; além das relações entre patrimônio cultural e tecnologias sociais. A agenda inclui ainda oficinas teóricas e práticas, que acontecerão em formato remoto e presencial. Como desdobramento do encontro, será produzida uma publicação com artigos relacionados aos temas debatidos durante o evento.
De acordo com os organizadores, ao articular patrimônio cultural e sustentabilidade, o seminário dialoga diretamente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, reforçando o papel do patrimônio como recurso estratégico para respostas resilientes e socialmente inclusivas.
O Seminário é promovido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em parceria com Universidade de Évora, Universidad Politécnica de València, Universidade Católica de La Plata, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Campinas, International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property (ICCROM), International Council on Monuments and Sites (ICOMOS-Brasil), International Council of Museums (ICOM-Brasil) e Climate Heritage Network – Latin America & Caribe, e conta com o apoio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
Crédito das fotos:
Luísa Kiefer/Divulgação CCMQ
Museu de Telecomunicações da UPV
Eduardo Brantes
J. Mendonça (COC/Fiocruz)
A primeira edição do Fiocruz Acolhe 2026 foi realizada nesta terça-feira, 31 de março, com a participação de 73 pessoas (60 presencialmente e 13 remotamente), estudantes estrangeiros e de diversos estados do Brasil que receberam as boas-vindas da Fundação. O evento tem o objetivo de proporcionar um ambiente acolhedor, promover a integração entre os ingressantes nos programas de pós-graduação e facilitar a adaptação dos recém-chegados, que vieram para estudar nas unidades da instituição, seja no Rio de Janeiro ou nas unidades regionais. Além disso, colabora com adaptações culturais e oferece as orientações necessárias para que saibam a qual instância ou profissional podem recorrer em qualquer eventualidade, disponibilizando orientações essenciais e informações necessárias e relevantes sobre os recursos disponíveis e auxiliando-os a iniciar sua jornada acadêmica da melhor forma possível. Para favorecer a participação de alunos por todo o Brasil que não puderam comparecer presencialmente, o encontro também foi transmitido remotamente via plataforma Zoom.
A mesa de abertura foi formada pela vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Marly Cruz, a coordenadora-geral de Educação, Isabella Delgado, o coordenador-geral da Associação de Pós-Graduandos (APG-Rio/Fiocruz), Pablo González, a assessora da Vice-Presidência de Saúde Global e Relações Internacionais, Liliane Menezes, e a coordenadora do Centro de Apoio ao Discente (CAD), Etinete Nascimento.
A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Marly Cruz, expressou alegria e satisfação ao falar sobre a Fiocruz, destacando a importância do acolhimento aos novos alunos: "Isso tem feito uma diferença para nós quando queremos aperfeiçoar mais esse nosso diálogo, esta nossa interlocução, porque assim, a gente reconhece todas as nossas potencialidades, mas a gente reconhece também os nossos problemas e nos colocamos à disposição para enfrentá-los. Então, por isso é importante, para quem chega nessa instituição, conhecê-la, interagir mais para vocês poderem ouvir e fazer também as escolhas de vocês".
Além das potencialidades da Fiocruz, Marly enfatizou seu reconhecimento mundial e o crescimento da instituição, impulsionado pela internacionalização: "A nossa tendência é cada vez essa sala estar mais cheia, porque a Fiocruz está trabalhando muito na sua política de internacionalização, que passa também pela educação", e concluiu citando o apoio à estruturação da Escola de Saúde Pública de Moçambique e o projeto para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): "Recentemente nós recebemos uma delegação de Moçambique, estamos ajudando na estruturação da Escola de Saúde Pública de Moçambique. Nós já estamos formando muitos moçambicanos, tanto no mestrado quanto no doutorado, então é uma expectativa nossa que Moçambique tenha a sua Escola de Saúde Pública. Isso vai ser muito bom para o Moçambique e também para o Fiocruz. E uma outra coisa é que já temos um grupo de trabalho formado para a Escola de Saúde Pública da CPLP, isso significa que vai se estender para outros países que fazem parte da CPLP, pois hoje são vocês que estão aqui, mas talvez, mais adiante, a gente vai ter um número muito maior de pessoas com oportunidade de fazerem mestrado e doutorado que hoje não teriam condições de estarem aqui no país".
A vice de Educação deu as boas-vindas aos novos alunos da Fiocruz, ressaltou a importância da diversidade e da troca de conhecimentos trazidos por eles e destacou o compromisso da instituição com a atualização constante, a sociedade e os sistemas de saúde: "Vocês, que chegam de diferentes partes, vêm para agregar, para trazer novos saberes, novos conhecimentos, novas formas de pensar e de fazer pesquisa também. Porque é isso, a Fiocruz, a gente busca estar sempre se atualizando, porque o nosso compromisso é com a sociedade, com os sistemas de saúde". Ela também mencionou, em seu discurso, a criação de relações próximas, o apoio às ações afirmativas para garantir a permanência e conclusão dos alunos, e a importância de enfrentar os desafios com apoio e parceria. Por fim, ela desejou sucesso aos alunos, encorajando-os a compartilhar suas experiências e navegar pela jornada acadêmica com o suporte da Fiocruz.
A coordenadora-geral de Educação, Isabella Delgado, ressaltou a diversidade e riqueza da Fiocruz e a importância da participação dos estudantes: "Procurem conhecer a Fiocruz na sua plenitude. A Fiocruz é muito rica, não fiquem só nas suas unidades, nos seus programas, nos seus cursos. Conheçam todas as políticas apresentadas pelo CAD, engajem na luta da APG, a gente teve bons avanços recentemente, então é importante que vocês conheçam. Aproveitem ao máximo esse tempo na Fiocruz, que é muito diversa, é muito rica e vocês trazem mais riqueza, a Fiocruz tem certeza disso, por isso vocês são tão esperados, porque vocês é que trazem essa diversidade, essa riqueza à nossa instituição".
Centro de Apoio ao Discente (CAD)
O Centro de Apoio ao Discente (CAD) é uma instância de diálogo e acolhimento da Fiocruz com todos os seus estudantes, vinculado à Vice-Presidência de Educação Informação e Comunicação (VPEIC), responsável por propor e realizar ações que favoreçam o bem-estar e a integração entre estudantes e apoio em situações que possam interferir no desempenho acadêmico e profissional dos alunos. Destacam-se ações como orientação de alunos e docentes para a resolução de problemas, escuta qualificada e encaminhamento para suporte psicológico e/ou social, participação no Grupo de Acolhimento a estudantes estrangeiros e brasileiros de fora do Rio de Janeiro, realização de pesquisas sobre expectativas e satisfação dos alunos em relação às necessidades acadêmicas, comunicação ativa com estudantes por meio de debates, rodas de conversa, redes sociais e outras estratégias, entre outras muitas ações.
A coordenadora do Centro de Apoio ao Discente, Etinete Nascimento, explicou o que é o CAD, e fortaleceu a informação que a Fiocruz oferece suporte abrangente aos estudantes, incluindo auxílio em diversas áreas, como permanência, moradia, cursos de inglês, apoio acadêmico e pedagógico. Etinete reforçou que instituição incentiva a integração e o aproveitamento de todas as oportunidades, buscando uma formação completa e duradoura, e falou sobre a importância da participação dos estudantes para que se sintam acolhidos: "O mais importante é vocês saberem que existe um lugar dentro da Fiocruz que, a qualquer momento que vocês sentirem qualquer desconforto, qualquer tipo de questionamento, qualquer dúvida em relação ao futuro, em relação ao seu curso de pós-graduação, algum tipo de dificuldade acadêmica pedagógica, problema com a língua portuguesa, tudo isso a gente trabalha com vocês, entre outras coisas, que são muitas".
Embalados ao som de funk, novos estudantes da Fiocruz interagem em dinâmica
Para finalizar o evento, representantes do corpo discente da Fiocruz compuseram uma roda de conversa sobre suas trajetórias estudantis, compartilhando as sensações e vivências, tanto dentro da Fundação quanto na cidade, assim como suas adaptações a uma nova cultura. Eles destacaram dicas de como aproveitar o Rio de Janeiro e tornar o ambiente da pós-graduação mais proveitosa para seus aprendizados.
Em seguida, a Dinâmica de Integração dos Estudantes serviu como um momento para os novos estudantes contarem suas histórias de vida. À frente de um painel com um mapa, os ingressantes se apresentaram falando seus nomes, cursos e estado do Brasil ou outro país do qual vieram, indicando no mapa a sua região de origem. Encerrando a dinâmica, uma alegre e divertida aula de dança ensinou os novos estudantes a dançarem funk, estilo musical popular no Brasil e, principalmente, no Rio de Janeiro.