Destaques

Home Destaques
Voltar
Publicado em 09/04/2026

Ao vivo: participe do Ciclo Carlos Chagas de Palestras 2026

Autor(a): 
Jornalismo IOC/Fiocruz

Começa hoje, 9 de abril, a 14ª edição do Ciclo Carlos Chagas de Palestras (CCCP-26).

A programação reúne pesquisadores, estudantes e profissionais interessados nos avanços científicos sobre a doença de Chagas. 

Com o tema ‘100+17 anos da descoberta da doença de Chagas: o tempo não para’, o CCCP-26 homenageia o pesquisador João Carlos Pinto Dias, referência internacional na área.  

As atividades desta quinta-feira acontecem em formato virtual, com transmissão pelo Canal IOC no YouTube.

Na sexta, 10 de abril, o evento será presencial no auditório Emmanuel Dias, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (RJ), incluindo apresentações de trabalhos científicos e sessão conjunta ao Centro de Estudos do Instituto. 

A programação contempla palestras e mesas de discussão sobre legado científico, descobertas contemporâneas e desafios futuros da pesquisa sobre o agravo. 

Confira a programação e participe!

Edição: 

Vinicius Ferreira

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Publicado em 08/04/2026

Especialistas debatem desafios do controle da tuberculose em simpósio

Autor(a): 
Tatiane Vargas (Ensp/Fiocruz)

Como parte das mobilizações em torno do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), da Fundação Oswaldo Cruz, promoverá no dia 9 de abril o Simpósio comemorativo ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. O encontro será realizado das 8h às 16h, na sede do centro, no Rio de Janeiro, em formato presencial e híbrido. 

As vagas para participação presencial já foram preenchidas. Os interessados podem acompanhar o evento pelo canal da Ensp no YouTube.

+ Assista ao vivo! 

Organizado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o simpósio terá como tema central “A integração estratégica entre Referência e Atenção Primária para o cuidado integral em Tuberculose”. A iniciativa pretende fortalecer o diálogo entre profissionais da assistência, pesquisadores e gestores envolvidos nas ações de controle da doença.

Mesmo com avanços no diagnóstico e no tratamento, a tuberculose segue como um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Nesse contexto, a articulação entre diferentes níveis da rede de atenção à saúde é considerada fundamental para garantir acompanhamento contínuo, adesão ao tratamento e maior efetividade das estratégias de controle da doença. 

“O fortalecimento da articulação entre serviços especializados e a Atenção Primária é essencial para garantir o acompanhamento adequado das pessoas com tuberculose e melhorar os desfechos do tratamento”, destaca Jorge Rocha, chefe do CRPHF/Ensp/Fiocruz. 

Desafios atuais no enfrentamento da tuberculose 

A programação do simpósio reunirá especialistas que atuam na assistência, na pesquisa e na gestão das ações de controle da tuberculose, promovendo a troca de experiências entre profissionais da rede de saúde. 

Entre os temas em debate estão os desafios relacionados à tuberculose drogarresistente, estratégias para ampliação do diagnóstico rápido de resistência bacilar, além do fortalecimento do vínculo entre pacientes e serviços de saúde. 

Também serão discutidas formas de qualificar os fluxos de referência e contrarreferência, reduzindo o risco de perda de seguimento e contribuindo para a continuidade do cuidado ao longo do tratamento. 

Destaques da programação 

O simpósio contará com apresentações e debates sobre temas estratégicos para o enfrentamento da doença, entre eles: 

Tuberculose drogarresistente: desafio para o controle da doença; 

Integração entre ambulatório e laboratório para diagnóstico rápido de resistência bacilar; 

Fortalecimento do vínculo entre paciente e sistema de saúde, com foco no acolhimento e na atenção multidisciplinar; 

Tratamento diretamente observado, com debate sobre desafios para sua implementação e sustentabilidade; 

Estratégias de cuidado para populações em situação de vulnerabilidade, como pessoas em situação de rua; 

Hospitalização em tuberculose e micobactérias não tuberculosas: indicações e continuidade do tratamento; 

Boas práticas na gestão de medicamentos e transição do cuidado. 

Além das apresentações, o evento contará com momentos de debate entre especialistas e participantes, ampliando o intercâmbio de experiências entre profissionais que atuam nas diferentes frentes de enfrentamento da tuberculose. Acesse a programação completa nos arquivos anexos.

Serviço:

Simpósio comemorativo ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose  

Data: 9 de abril de 2026  

Horário: 8h às 16h  

Local: Centro de Referência Professor Hélio Fraga – Estrada de Curicica, 2.000 – Rio de Janeiro  

Modalidade: presencial e híbrida  

Público-alvo: profissionais de saúde que atuam nas ações de controle da tuberculose

Publicado em 08/04/2026

Inscrições abertas para editais do Programa de Fomento à Pesquisa

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), por meio da Coordenação de Fomento à Pesquisa, informa que os editais do Programa de Fomento à Pesquisa e as inscrições e/ou renovações podem ser feitas até 24 de abril.

As ações desse concentram-se em programas de incentivo como o Pós-Doutorado Júnior (PDJ), Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (Pibiti) . O financiamento é feito por meio de editais de concorrência pública e seleção de projetos por mérito.

Clique aqui e confira os editais.

Acesse fomentoapesquisa.fiocruz.br e saiba mais!

Programas de Iniciação Científica

Pibic

O objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é desenvolver o pensamento crítico e a iniciação cientifica de estudantes de graduação do ensino superior para a formação em recursos humano em pesquisa.

Pibiti

Este programa visa à formação de recursos humanos para atividades de pesquisa diretamente relacionada ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, fortalecendo a capacidade inovadora de pesquisa no País. Assim como o PIBIC, os bolsistas PIBITI são orientados por pesquisadores qualificados.

IC Maré

Possibilidade de estimular doutores produtivos das Unidades do Rio de Janeiro que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa, a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional, artística e cultural da Fiocruz.

IC Manguinhos

A iniciativa de promover o Programa de Iniciação Científica para Favelas e Periferias visa estimular a integração com territórios e ampliar o acesso à Fiocruz de forma dinâmica.

IC Mata Atlântica

Proporcionar ao bolsista orientado por doutor(a) qualificado(a), a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade.

Clique aqui e confira os editais.

Acesse fomentoapesquisa.fiocruz.br e saiba mais!

Publicado em 08/04/2026

ISI 2026 acontece de 6 a 9 de maio

Autor(a): 
Bio-Manguinhos

O 10th International Symposium on Immunobiologicals (ISI) chega à sua décima edição em 2026, consolidando-se como um dos principais fóruns internacionais dedicados aos imunobiológicos. Organizado por Bio-Manguinhos/Fiocruz, o evento será realizado nos dias 6, 7 e 8 de maio, no Rio de Janeiro.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 6 de maio, das 8h às 11h, no Auditório do Centro Administrativo Vinicius Fonseca, em Bio-Manguinhos. Nos dias 7 e 8 de maio, o simpósio segue com a programação de palestras e apresentações de trabalhos científicos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, das 8h às 19h.

Integrando as comemorações pelos 50 anos do Instituto, o ISI 2026 será também uma oportunidade para pesquisadores da Fiocruz apresentarem estudos nas áreas de vacinas, imunobiológicos e temas correlatos, além de promover o intercâmbio científico com especialistas nacionais e internacionais.

As inscrições para acompanhar o evento estão abertas até o dia 5 de maio.

Para participar e conferir a programação completa, acesse: www.isi.bio.fiocruz.br

Inscreva-se já!

Publicado em 08/04/2026

Próximo seminário do Nethis discute doenças tropicais e turismo em estuários brasileiros

Autor(a): 
André Freire (Nethis/Fiocruz Brasília)

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fiocruz Brasília realiza, no dia 9 de abril, das 14h às 16h, o segundo seminário do 33º Ciclo de Debates, com transmissão online. O encontro discutirá como o turismo em estuários (regiões de transição entre rios e mar) pode afetar a saúde pública, influenciar o desenvolvimento regional e transformar o modo de vida de comunidades tradicionais e ribeirinhas.

O aumento da mobilidade humana e as mudanças nos padrões de consumo nessas áreas podem repercutir diretamente nas dinâmicas sociais e ambientais locais, com impactos sobre o cotidiano das comunidades e a gestão territorial da região. O Delta do Parnaíba será o foco desta edição.

Confira a composição da mesa.

– Jacenir Mallet, coordenadora da Fiocruz Piauí

Tema: Riscos Epidêmicos em Estuários Turísticos

– Maxim Repetto, professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Tema: Comunidades do Delta do Parnaíba: desafios e perspectivas

Moderação:

– Rodrigo Gurgel, professor da Universidade de Brasília (UnB)

A atividade é gratuita e será transmitida ao vivo pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube. Para receber certificado da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, é necessário se inscrever previamente.

Faça sua inscrição aqui

Essa atividade integra a programação do Observatório sobre Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde (Observatório Armagedom), iniciativa que promove reflexões sobre temas estratégicos para a saúde pública, com objetivo de contribuir para a formulação de políticas públicas, em especial, quanto ao enfrentamento de doenças infecciosas.

Mais informações: (61) 3329-4661 | nethis@fiocruz.br

 

Publicado em 07/04/2026

Fiocruz divulga classificação do Auxílio à Permanência 2026. Recursos até 9/4

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Presidência da Fiocruz, por intermédio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), divulga, nesta terça-feira, 7 de abril, o resultado da fase de classificação da Chamada Interna Auxílio à Permanência - 2026.1. O resultado pode ser conferido no Campus Virtual Fiocruz. Os estudantes que constarem como "não classificado" no resultado poderão interpor recurso até às 16h do dia 9 de abril de 2026. O Centro de Apoio ao Discente (CAD) encaminhará um e-mail informando o motivo da não classificação, juntamente com as orientações para a solicitação de recurso. 

Aos candidatos que constarem como classificado no resultado, orientamos que acompanhem as próximas etapas do processo seletivo, conforme cronograma previamente divulgado.

Acesse aqui o resultado da fase de classificação da Chamada Interna Auxílio à Permanência - 2026.1

+Acesse aqui a chamada APE-PG 2026.1

A iniciativa é voltada a alunos de baixa renda da Fiocruz em situação de vulnerabilidade social ligados aos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado acadêmicos da instituição, visa promover a permanência destes estudantes nos PPGs, favorecendo a continuidade de seus estudos e desempenho acadêmico, e, assim, contribuir para a redução das desigualdades na educação de pós-graduação e na ciência em nosso país.  Acesse o edital, confira todas as informações e critérios de elegibilidade.

Ao todo, poderão ser atendidos até 400 estudantes regularmente matriculados em programas Stricto sensu da Fiocruz e que atendam aos critérios de elegibilidade descritos no Artigo 4 da Chamada (baixa renda, sem atividade remunerada e em dedicação exclusiva ao curso), de acordo com a disponibilidade orçamentária de cada ano.

Concorrem estudantes com renda familiar mensal igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio (correspondente a R$ 2.431,50, de acordo com o valor do salário mínimo nacional vigente no ano de 2026).

O APE-PG consistirá em ofertar aos estudantes que preencham os requisitos de elegibilidade um auxílio financeiro mensal no valor R$ 800,00 (oitocentos reais). Destina-se a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz, dedicação exclusiva a cursos de pós-graduação, com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a 1,5 (um e meio) salário mínimo, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou ainda se forem membros de família de baixa renda, também nos termos do mesmo Decreto, em condição de vulnerabilidade social que prejudique o desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso da Fiocruz em que está matriculado, mediante autodeclaração.

O recebimento do Auxílio acontecerá por até 12 (doze) meses consecutivos, enquanto o estudante estiver em situação de matrícula ativa e dentro dos prazos regimentais de conclusão do curso em questão, com duração máxima equivalente ao período do curso (até o 24º mês no mestrado e até o 48º mês no doutorado), e desde que mantidas ao longo de todo o período as condições de elegibilidade ao recebimento do auxílio. Além disso, a qualquer momento, caso o aluno supere a situação de vulnerabilidade que o levou ao recebimento do auxílio ou passe a exercer atividade remunerada, ele deverá solicitar à coordenação do Programa, em sua unidade, a suspensão do benefício.

+Acesse aqui a chamada interna APE-PG 2026.1

Em caso de dúvidas, solicitamos que o contato seja realizado exclusivamente por meio do endereço eletrônico: cad@fiocruz.br ou pelo telefone: (21) 3882-9066

Publicado em 07/04/2026

Inscrições abertas: Mestrado e Doutorado em Biodiversidade e Saúde

Autor(a): 
Fabiano Gama

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) recebe inscrições para mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Saúde 2026. São oferecidas até dez vagas para mestrado e dez vaga para doutorado. Interessados podem se inscrever até 12 de abril pelo Campus Virtual Fiocruz.

Confira os editais e link de inscrição:

Mestrado

Doutorado

+Acesse aqui mais informações e a chamada de seleção

O Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Saúde (PPG-BS) tem por objetivo a formação de mestres e doutores qualificados atuar em pesquisa, docência e atividades técnicas sobre a parcela da biodiversidade relacionada à saúde. Esses profissionais poderão atuar no desenvolvimento de projetos de pesquisa que envolvam: a) taxonomia, sistemática e biogeografia; b) caracterização morfológica, bioquímica e molecular; c) relações ecológicas e etológicas dos organismos e suas relações com os seres humanos, animais e ambiente, no contexto da saúde global; d) pesquisa e curadoria em coleções biológicas.

A chamada visa selecionar e classificar candidatos(as) para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado nas áreas de concentração abaixo:

  • Saúde Ambiental;
  • Taxonomia e Sistemática.

O Curso de Doutorado do PPGBS é destinado a portadores de Diploma de Graduação e Diploma de Mestrado emitidos por instituições reconhecidas por órgãos responsáveis pelo credenciamento e regulação das instituições de educação. Alternativamente ao Diploma de Mestrado, será aceita Ata de Defesa de Dissertação de Mestrado.

A carga horária total mínima de dedicação ao curso de doutorado é de 2.880 horas, distribuída da seguinte forma: Disciplinas - 36 créditos (equivalente a 480 horas) e trabalho de tese - 160 créditos (equivalente a 2.400 horas) para o trabalho de tese. O curso é ministrado em tempo integral, em regime de 40 horas semanais para alunos contemplados com bolsa. Para alunos com atividade remunerada, a dedicação mínima é de 20 horas semanais, desde que apresentem documento comprovando autorização por sua chefia imediata para realização do curso.

O Curso de Mestrado do PPGBS é destinado a portadores de diploma de graduação (ou ata de colação de grau emitida há, no máximo, 12 meses) de instituições reconhecidas por órgãos de credenciamento e regulação educacional.

A carga horária total mínima do curso de mestrado é de 1.440 horas, distribuída da seguinte forma: Disciplinas - 20 créditos (equivalente a 240 horas) e trabalho de dissertação - 80 créditos (equivalente a 1.200 horas). O curso é ministrado em tempo integral, em regime de 40 horas semanais para alunos contemplados com bolsa. Para alunos com atividade remunerada, a dedicação mínima é de 20 horas semanais, desde que apresentem documento comprovando autorização por sua chefia imediata para realização do curso.

Confira os editais e link de inscrição:

Mestrado

Doutorado

+Acesse aqui mais informações e a chamada de seleção

Publicado em 07/04/2026

Dia Mundial da Saúde: Campus Virtual Fiocruz destaca-se como braço estratégico na democratização do saber em saúde

Autor(a): 
Fabiano Gama

Celebrado em 7 de abril em homenagem à fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, o Dia Mundial da Saúde é uma campanha global para conscientizar sobre temas urgentes de saúde pública e um chamado à reflexão sobre o acesso universal ao bem-estar e à informação em saúde de qualidade. Em 2026, o tema é "Juntos pela ciência", destacando a importância de evidências e da abordagem "Uma Só Saúde" (saúde humana, animal e ambiental).

Em um cenário onde a desinformação pode ser tão prejudicial quanto um vírus, o acesso à educação científica torna-se um direito fundamental. É nesse contexto que o Campus Virtual Fiocruz se destaca como um braço estratégico para democratizar o saber em saúde no Brasil. Com foco na formação de profissionais de saúde para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), estamos presentes em todos os estados brasileiros, além de diversos países, com mais de 1 milhão de alunos inscritos em nossa plataforma, nos nossos cursos online, gratuitos e autoinstrucionais, desenvolvidos em parceria com diferentes unidades da Fiocruz e institutos de ensino e pesquisa de todo o país.

+Acesse agora o nosso catálogo de cursos, conheça nossas formações e inscreva-se já!

 

Publicado em 06/04/2026

Articulação para fortalecer a equidade: Nota técnica orienta elaboração de chamadas públicas dos cursos de qualificação profissional e programas de pós-graduação lato e stricto sensu da Fiocruz

Autor(a): 
Isabela Schincariol

A Fiocruz dá mais um passo estratégico na consolidação das políticas afirmativas em sua oferta educacional. Acaba de ser publicada a nota técnica Nº 01/2026/CGE/VPEIC/Fiocruz, de 2 de abril de 2026, que orienta a elaboração de chamadas públicas dos cursos de qualificação profissional e programas de pós-graduação lato e stricto sensu oferecidos pela instituição. Seu objetivo é garantir a aplicação da reserva de vagas no âmbito das ações afirmativas nos processos seletivos, respeitando a legislação vigente e atual no que se refere ao acesso e à inclusão de grupos historicamente excluídos e discriminados. A nota é fruto de um trabalho coletivo que vem sendo desenvolvido por diferentes instâncias da educação na Fiocruz, sob coordenação da Vice-Presidência de Educação Informação e Cominação (VPEIC) e no âmbito da Comissão de acompanhamento de afirmativas na educação da Fiocruz. 

Ao longo dos últimos anos, a Fiocruz vem fazendo esforços voltados ao desenvolvimento de políticas nessa área e ao fortalecimento de tais princípios na instituição, como a publicação da Política para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, em 2019, e da Política de Equidade Étnico-Racial e de Gênero da Fiocruz e a consolidação da Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa), em 2023.

A proposta da Comissão de acompanhamento de ações afirmativas na educação é enfrentar lacunas ainda existentes na operacionalização das ações afirmativas, oferecendo subsídios para gestores educacionais, docentes e equipes técnicas, especialmente diante de dúvidas recorrentes mesmo após a institucionalização dessas políticas por meio de normativas internas.

Expansão, aperfeiçoamento e fortalecimento das políticas afirmativas na promoção da equidade e enfrentamento das desigualdades no campo da saúde

Segundo a coordenadora-geral de Educação da Fiocruz, Isabella Delgado, este documento inaugura um novo ciclo de orientações práticas para apoiar cursos, programas e unidades na implementação qualificada dessas políticas. "Este é um movimento que traduz, na prática, diretrizes institucionais já estabelecidas e responde a demandas concretas da nossa comunidade acadêmica", disse ela, detalhando ainda que a construção dessa primeira nota técnica é resultado direto do trabalho da comissão responsável pelo acompanhamento das ações afirmativas na educação, que reúne representantes da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), da Coordenação-Geral de Educação (CGE), da Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa), do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça e do Comitê de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, e pesquisadores da Fiocruz.

A composição da Comissão de acompanhamento das ações afirmativas na educação da Fiocruz e seus próximos passos

A atuação do grupo apresenta uma dinâmica de trabalho colaborativa e contínua, baseada na criação de subgrupos temáticos que aprofundam aspectos específicos das políticas da área. Essa organização permite avançar simultaneamente em diferentes dimensões — normativa, pedagógica, comunicacional e de gestão — consolidando uma abordagem sistêmica das ações afirmativas. São autores da nota: Ana Lúcia Pontes, Bárbara Aires, Diádiney Helena de Almeida, Francisco Silva Pinto, Hilda Gomes, Ionara Garcia, Isabella Delgado, Luciana Lindemmayer, Lucilene Freitas, Mariana Souza, Paula Bevilacqua, Rosane Marques de Souza, Roseli Rocha, Tatiane Nunes e Ynaê Lotito.

O intuito é divulgar amplamente as ações da comissão, bem como as notas técnicas elaboradas entre todos os atores da educação na Fiocruz. "Mais do que um produto isolado, a nota técnica integra um conjunto amplo de iniciativas que vêm sendo estruturadas pela Fiocruz nos últimos anos, consolidando um campo estratégico da política educacional institucional", disse Isabella.

No âmbito da comissão, foram definidos grupos de trabalho responsáveis por avançar em frentes prioritárias. Entre elas, destacam-se a atualização da portaria institucional sobre ações afirmativas; a formulação de estratégias de comunicação e captação de novos estudantes de pós-graduação, com foco em populações indígenas e pessoas trans e travestis; e a criação de uma disciplina transversal sobre diversidade e equidade, voltada à formação de discentes, docentes e profissionais que atuam na gestão acadêmica. 

Outras ações em curso incluem a elaboração de um documento orientador para diplomação de pessoas trans, o desenvolvimento de ações e iniciativas específicas em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) voltada à ampliação do acesso de pessoas trans e travestis, e a organização de comissões e bancas de heteroidentificação. Soma-se a isso a construção de um plano de acessibilidade — requisito fundamental, inclusive, para o processo de recredenciamento da Fiocruz como Escola de Governo — reforçando o compromisso com a inclusão de pessoas com deficiência em todos os níveis da educação institucional.

Como próximo passo, está prevista a realização de um seminário que reunirá representantes da pós-graduação stricto sensu, lato sensu e das residências em saúde, com o objetivo de debater avanços e desafios das ações afirmativas na instituição. A iniciativa reforça o compromisso da Fiocruz com a construção coletiva e permanente de políticas educacionais mais inclusivas, alinhadas às demandas sociais e aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Ao consolidar instrumentos orientadores e fortalecer sua governança na área, a Fiocruz reafirma sua trajetória histórica na promoção de uma educação pública comprometida com a justiça social, a diversidade e o direito à saúde — transformando diretrizes em práticas concretas e ampliando o acesso de grupos historicamente sub-representados à formação em saúde", concluiu Isabella.

Acesse aqui a nota técnica Nº 01/2026/CGE/VPEIC/Fiocruz, de 2 de abril de 2026

Publicado em 06/04/2026

2º Abril Indígena promove diversas atividades no campus Manguinhos

Autor(a): 
COC/Fiocruz

Em celebração ao mês de resistência dos povos originários, a Fiocruz promove o 2º Abril Indígena. O Museu da Vida Fiocruz e a Cátedra Oswaldo Cruz, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), também participam desta iniciativa, com a ação ‘Saúde indígena: trocas de saberes por uma aliança pelo bem viver’.

Ao longo de todo o mês de abril, o campus Manguinhos (RJ) será palco de diversas atividades voltadas para a temática indígena. A ação busca fortalecer o diálogo, com protagonismo indígena, sobre saúde indígena. Na programação, estão mostra de filmes, rodas de conversa, lançamento de podcast e cobertura especial do Acampamento Terra Livre (ATL).

As ações do Museu da Vida Fiocruz/COC e da Cátedra Oswaldo Cruz de Ciência, Saúde e Cultura, cujo objetivo é fortalecer uma cultura científica e ampliar a compreensão da saúde como construção social e cultural, integram o 2º Abril Indígena. A atividade conta com financiamento da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz.

Mostra de filmes

A mostra de filmes promove o encontro entre o cinema documental, o ativismo socioambiental e a ciência, trazendo produções premiadas que lançam luz sobre a cosmologia Guarani, a crise do mercúrio no território Munduruku e a memória ancestral da Amazônia. O evento tem entrada gratuita e será realizado na Tenda da Ciência Virgínia Schall.

Com uma programação dividida em três sessões especiais, a mostra contará com a presença de convidados ilustres, como o escritor e imortal da ABL Ailton Krenak, o realizador indígena Alberto Alvares e a coordenadora do Coletivo Audiovisual Munduruku, Aldira Akai. As exibições serão seguidas de debates mediados por pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz e documentaristas, aprofundando temas como o Antropoceno, saúde pública e o direito ao território.

Rodas de conversa

Saberes ancestrais, territórios, direitos e desafios são alguns dos temas que serão discutidos nas rodas de conversa promovidas no campus de Manguinhos. A partir de falas de lideranças indígenas, pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e convidados promoverão debates potentes que têm como foco a promoção da saúde das populações indígenas.

Lançamento de podcast

Comunicadores indígenas e divulgadores científicos se reunirão para o lançamento do podcast Matsia Peemaka, uma iniciativa dedicada ao fortalecimento do “bem viver” e à promoção da saúde mental indígena.

Em Baniwa, Matsia Peemaka significa “bem viver”. A série é composta por quatro episódios que discutem como o conceito ocidental de saúde mental se conecta — ou diverge — das práticas tradicionais dos povos indígenas, nas quais o bem-estar está profundamente ligado ao território, à espiritualidade e à vida comunitária.

O podcast é resultado de uma parceria entre o Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a Organização Baniwa e Koripako NADZOERI e a Rádio Wayuri, da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN).

A iniciativa conta com recursos do Inova Fiocruz (VPAAPS) e do CNPq, com foco no aprimoramento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) e no enfrentamento à desinformação científica.

Cobertura do ATL

O Acampamento Terra Livre (ATL), maior Assembleia dos Povos e Organizações Indígenas do Brasil, acontece desde 2004. Em 2026, o evento será realizado entre os dias 5 e 11 de abril em Brasília (DF). O Museu da Vida Fiocruz estará lá, com os comunicadores indígenas Jannah Guató e João Ticuna.

Guapó e Ticuna farão uma cobertura especial do ATL para o site do Museu e para o Invivo, site de ciências do MVF. Acompanhe também as redes sociais do Museu para ficar por dentro dos principais debates que vão acontecer no ATL.

Confira abaixo a programação completa do ‘II Abril Indígena – ‘Saúde indígena: trocas de saberes por uma aliança pelo bem viver’!

Programação ‘II Abril Indígena – ‘Saúde indígena: trocas de saberes por uma aliança pelo bem viver’

Mostra de Filmes

O Coração da Terra e a Resistência Guarani
Quando: 01/04 (quarta), das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall

Filme: Yvy Pyte – Coração Da Terra (direção de Alberto Alvares e José Cury, 2023, 110 min)

Sinopse: Através de cantos e sonhos, o filme revela a busca coletiva pelo tekoha (lugar de ser), desafiando o mapa colonial sob a perspectiva indígena.

Debate: Presença do diretor Alberto Alvares (Guarani Nhandeva)

Mediação: Stella Oswaldo Cruz Penido (documentarista e mestre pela UFRJ)

Memória Ancestral e o Olhar de Ailton Krenak
Quando: 07/04 (terça), das 09h30 às 13h
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall

Filme: O Abraço da Serpente (direção de Ciro Guerra, 2015, 125 min)

Sinopse: Indicado ao Oscar, o longa narra a jornada de um xamã, último sobrevivente de seu povo, e sua relação com um etnobotânico em busca de uma planta sagrada.

Debate: Participação de Ailton Krenak (escritor, filósofo e imortal da ABL)

Mediação: André Felipe Cândido da Silva (historiador e pesquisador da COC/Fiocruz)

Alerta na Amazônia – O Legado de Minamata e a Luta Munduruku
Quando: 07/04 (terça), das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall

Filmes:

Mensageiras da Amazônia (Coletivo Munduruku e Joana Moncau, 2022, 17 min)

Amazônia, a Nova Minamata? (direção de Jorge Bodanzky, 2022, 76 min)

Sinopse: As obras denunciam o avanço destrutivo do garimpo e os impactos fatais da contaminação por mercúrio na Terra Indígena Sawré Muybu.

Debate: Aldira Akai Munduruku (coordenadora do coletivo audiovisual Munduruku), Paulo Basta (médico e pesquisador da Ensp/Fiocruz) e Tiago Carvalho (Documentarista e roteirista do filme ‘Amazônia, a Nova Minamata?’).

Mediação: Ana Claudia Santiago de Vasconcellos (pesquisadora da EPSJV/Fiocruz)

Podcast

Lançamento do Podcast ‘Matsia Peemaka’ + roda de conversa
Quando: 13/04, às 14h
Onde: Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira do prédio do Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS/COC)

Comunicadores indígenas e divulgadores científicos se reúnem para a roda de conversa “Como comunicar temas de saúde mental e povos indígenas?”, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz em Manguinhos. O encontro marca o lançamento do podcast Matsia Peemaka, uma iniciativa dedicada ao fortalecimento do “bem viver” e à promoção da saúde mental indígena.

Participantes da roda de conversa:
Ray Baniwa – Comunicador indígena, doutorando em Comunicação e Cultura (UFRJ)

Cláudia Ferraz (participação remota) – Comunicadora Wanano, representante da Rádio Wayuri (Rio Negro)

Luisa Massarani – Pesquisadora e divulgadora científica (INCT-CPCT / COC)

Julia Noia – Pesquisadora e divulgadora científica (INCT-CPCT)

Rodas de Conversa

Saúde das Populações Indígenas: Bem viver, Saberes, Direitos e Desafios
Quando: 28/04/, às 14h
Onde: Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz
Público-alvo: Público Geral

A roda de conversa se propõe a debater, a partir da fala de três lideranças indígenas, o tema da saúde, considerando o conceito de Bem Viver, saberes ancestrais, territórios, políticas públicas e os principais desafios enfrentados na atualidade pelas populações indígenas. O evento faz parte do projeto da Cátedra Oswaldo Cruz de Ciência, Saúde e Cultura.

Convidados:
Deusimar Cruz Sarmento Fernandes (Uaho): Mestranda em História das Ciências e da Saúde na casa de Oswaldo Cruz- Fiocruz

Pedro Eduardo Pereira – Ka’aguasu Potiguara – Professor da escola indígena no município de Marcação – PB, Subsecretário de Educação e doutorando em Antropologia pela UFPB

Durvalino (Kumü Kisib): Intelectual indígena e liderança indígena do povo Desana, na região de São Gabriel da Cachoeira (AM), no Alto Rio Negro

Proponentes: Kaori Kodama e Carolina Arouca G. de Brito / COC-Fiocruz

Páginas

Subscrever RSS - Destaques