O processo de seleção para as turmas de Residência Multiprofissional em Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) 2025 do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) já está aberto. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de outubro. O curso tem como público-alvo profissionais graduados em enfermagem, farmácia, fisioterapia e nutrição registrados nos seus Conselhos Profissionais correspondentes. Os estudantes selecionados receberão bolsa-auxílio.
O curso é uma pós-graduação Lato sensu, na modalidade presencial (ensino em serviço), coordenado pelas professoras Marlete Pereira e Patrícia Nunes.
O Programa de Residência Multiprofissional em Doenças Infecciosas e Parasitárias do INI tem como objetivo especializar profissionais através da formação em serviço para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), em seus diferentes níveis de complexidade (promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação dos agravos à saúde).
*Editor: Karina Burini
As inscrições para o processo seletivo do Programa de Residência Médica em Infectologia 2025 do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), em parceria com o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), estão abertas e vão até 8 de novembro.
As aulas começam em 1º de março de 2025. A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação Lato sensu, sob a forma de curso de especialização, destinada a médicos com situação regularizada junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), e caracterizada por treinamento em serviço, em regime de tempo integral, com carga horária de 60 horas semanais.
O programa de Residência Médica do INI é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
*Editor: Karina Burini
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) oral vem se consolidando, desde 2017, como uma das principais ferramentas de prevenção ao HIV em nosso país. Voltada aos grupos de maior vulnerabilidade à infecção pelo HIV, essa estratégia tem demonstrado elevada eficácia e deve ser amplamente conhecida e recomendada pelos profissionais de saúde da rede pública. Nesse sentido, o Campus Virtual lança hoje o curso online e autoinstrucional “Profilaxia pré-exposição de risco à infecção pelo HIV oral”. A formação é uma iniciativa do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (Dathi/SVSA/MS) em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) e a Fiocruz.
A PrEP consiste no uso de antirretrovirais - tenofovir e entricitabina - por qualquer pessoa com risco acrescido ao HIV, e quando tomados corretamente, evitam a infecção caso aconteça uma eventual exposição ao vírus. Desde 2022, a PrEP é recomendada para os adolescentes acima de 15 anos, com peso corporal igual ou superior a 35kg, sexualmente ativos e sob risco aumentado de infecção pelo HIV. Algumas situações podem indicar o uso da PrEP com prioridade: o não uso frequente de camisinha nas relações sexuais (anais ou vaginais); uso repetido de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP); histórico de episódios de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); contextos de relações sexuais em troca de dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia etc.; e chemsex: prática sexual sob a influência de drogas psicoativas (metanfetaminas, Gama-hidroxibutirato (GHB), MDMA, cocaína, poppers).
A ideia é que o curso atualize profissionais de saúde para estarem melhor preparados e atentos para recomendar de forma assertiva a PrEP, identificando quem pode se beneficiar dessa estratégia de prevenção e garantindo o acesso adequado à medicação, além de fornecer acompanhamento e suporte contínuos.
Para o diretor adjunto do Dathi/SVSA/MS, Artur Kalichman, a melhor estratégia de prevenção é aquela que se adapta às necessidades e realidades das pessoas. "Uma dessas estratégias é a PrEP. Nossa intenção com o novo curso é oferecer aos profissionais de saúde que prescrevem essa profilaxia – médicos, enfermeiros e farmacêuticos – , orientações sobre quando e como ofertá-la. A intenção é ampliar a oferta da PrEP nos serviços de saúde para impactar diretamente na redução de novos casos no Brasil, considerando, principalmente, as pessoas que encontram-se em situação de maior vulnerabilidade ao HIV", detalhou ele.
Pela Fiocruz, coordenam o curso as pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) Vanda Cota e Marly Cruz. Ambas destacaram o entusiasmo em contribuir para a ampliação do conhecimento e melhoria da oferta dos serviços de saúde. De acordo com Marly Cruz, o grande desafio do MS tem sido ampliar e oportunizar o acesso à profilaxia de forma universal em toda rede de atenção ao HIV/Aids do SUS, tanto pela tele PrEP como em ações extramuros.
"A efetivação desta estratégia requer maior investimento na capilaridade da formação para a atualização e qualificação dos profissionais de saúde que estão aptos a recomendar e prescrever a PrEP. Assim, esta oferta visa, sobretudo, ampliar o acesso a um conteúdo atualizado sobre PrEP para alunos de todo o Brasil e outros países, oferecendo ainda a possibilidade de construção de capacidades e habilidades que visem a redução das vulnerabilidades e dos novos casos de HIV, não só da população-chave, mas a tod@s que dela necessitar. Espero que tod@s sejam muito bem vind@s ao curso e possam de fato fazer diferença no campo da prevenção do HIV do país", disse Marly esperançosa.
Vanda contou que este curso ofertado pela Fiocruz, por meio do Campus Virtual, é uma revisão, tradução e adaptação de uma formação originalmente feita pela Opas em sua plataforma. Esta versão lançada agora foi desenvolvida pelo Dathi/SVSA/MS em parceria com a Ensp/Fiocruz.
"A realização desse curso é crucial para a capacitação, atualização e melhoria da qualidade do atendimento, além de promover a disseminação de informações essenciais para a prevenção do HIV. O curso também contribuirá para a redução do estigma associado ao HIV e à sexualidade, ampliando os conhecimentos dos profissionais sobre prevenção e a importância do acesso à saúde", disse ela, reforçando também que a oferta a distância possibilita que profissionais de saúde, de diferentes regiões, incluindo áreas remotas, tenham acesso a informações atualizadas sobre a PrEP, sem a necessidade de deslocamento, permitindo a conciliação da capacitação com a rotina de trabalho.
PrEP como estratégia de prevenção fundamental no controle do HIV no país
A implementação da PrEP no SUS representa um marco importante na resposta ao HIV/aids no Brasil, pois oferece mais uma estratégia de prevenção para qualquer pessoa com risco significativo de infecção pelo HIV e/ou que manifestem desejo de usar a profilaxia. Implementada no final de 2017, a PrEP é uma ferramenta fundamental no esforço para o controle da epidemia de HIV, e deve ser usada em conjunto com outras práticas preventivas, reforçando a importância de uma abordagem integrada para a saúde sexual. Dados do Ministério apontam que cerca de 100 mil pessoas no Brasil fazem uso da PrEP, sendo mais de 90% delas de forma gratuita pelo SUS. O objetivo do MS é, até 2027, aumentar em 142% o número de usuários de PrEP com foco naquelas pessoas sob maior risco de infecção ao HIV
Conheça a estrutura do curso “Profilaxia pré-exposição de risco à infecção pelo HIV oral”, com 18h de carga horária, organizadas em três módulos independentes:
Módulo 1 - Identificar os candidatos à PrEP
Aula 1: Critérios necessários para iniciar a PrEP
Aula 2: Contraindicações para o uso da PrEP
Módulo 2 - Iniciar a PrEP oral
Aula 1: Avaliação do uso da PrEP
Aula 2: Introdução às modalidades da PrEP
Aula 3: Procedimentos para as consultas inicial e de acompanhamento da PrEP
Aula 4: Dispensa do medicamento
Módulo 3 - Orientações e mensagens sobre PrEP
Aula 1: Análise de situações especiais da PrEP
Aula 2: Mensagem de orientação sobre a eficácia da PrEP
Aula 3: Mensagem de orientação sobre a segurança da PrEP
Aula 4: Mensagem de orientação para reduzir o estigma dos usuários da PrEP
No dia 20 de setembro, acontecerá na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) o Seminário Aspectos históricos e legais da Educação - Perspectivas para uma Educação Híbrida. O evento discutirá abordagens pedagógicas híbridas na busca de novos caminhos para a reorganização das dinâmicas de ensino e aprendizagem na educação brasileira, integrando processos acadêmicos diferenciados, professores, estudantes e famílias, em tempos e espaços modificados, desiguais e variados. Os interessados em participar presencialmente devem se inscrever pelo formulário online. As vagas são limitadas. A atividade também será transmitida, ao vivo, pelo Youtube, aberta aos interessados.
+ Clique aqui para se inscrever!
Segundo a coordenação, o seminário oportunizará elementos que contribuam com a caracterização da educação híbrida como uma abordagem educacional que combina diferentes estratégias pedagógicas e ferramentas tecnológicas, lançando mão de diversos recursos e ferramentas digitais. "Estes recursos podem favorecer uma maior interação entre alunos, professores e os temas de aprendizagem, desde que sejam usados de forma intencional, flexível e planejada".
A atividade contará com a participação de Nelson De Lucca Pretto, professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Roberto Leher, professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Sônia Cristina Vermelho, professora adjunta do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (Nutes) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será a debatedora.
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) vai realizar, nesta sexta-feira, 20 de setembro, dois centros de estudos. Ambos terão transmissão ao vivo pelo canal do IOC no Youtube.
O primeiro, com o título "Desafios e percalços no diagnóstico e tratamento da leishmaniose", será a partir das 10h. A palestra será com o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Aloísio Falqueto, mediada pela vice-diretora adjunta de Laboratórios de Referência, Ambulatórios e Coleções Biológicas do IOC, Elizabeth Rangel.
A sessão extraordinária será um evento híbrido, a partir das 14h, com o tema "Predicting the trajectory of replacements of SARS-CoV-2 variants using relative reproduction numbers". O evento acontece no Auditório Maria Deane - Pavilhão Leônidas Deane - Campus Fiocruz Manguinhos-Maré (Av. Brasil - 4.365 - Rio de Janeiro), e terá como palestrante o professor do International Institute for Zoonosis Control, da Hokkaido University/Japão, Kimihito Ito, e mediação da chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do IOC, Marilda Siqueira.
Estão abertas, até 30 de setembro, as inscrições para o processo seletivo das turmas 2025 da Pós-Graduação em Saúde Pública do Instituto Aggeu Magalhaes (Fiocruz Pernambuco), na modalidade acadêmica. São disponibilizadas 20 vagas para o mestrado e 15 para o doutorado, com vagas reservadas para ações afirmativas. O curso será em regime de tempo integral e em formato presencial. Podem se candidatar profissionais de nível superior da área da saúde e afins.
Mestrado Acadêmico em Saúde Pública
O Mestrado Acadêmico em Saúde Pública tem por objetivo a formação de pesquisadores(as) com habilidades para docência no ensino superior e para conduzir pesquisas em áreas específicas.
As 20 vagas estão distribuídas por Área de Concentração, da seguinte forma: Epidemiologia e Controle de Agravos à Saúde, 10 vagas; Políticas de Saúde, 6 vagas; Saúde, Ambiente e Trabalho, 4 vagas.
Doutorado Acadêmico em Saúde Pública
O Doutorado Acadêmico em Saúde Pública tem por objetivo a formação de pesquisadores(as) com habilidades para docência no ensino superior e para conduzir pesquisas em áreas específicas.
As 15 vagas estão distribuídas por Área de Concentração, da seguinte forma: Epidemiologia e Controle de Agravos à Saúde, 8 vagas; Políticas de Saúde, 4 vagas; Saúde, Ambiente e Trabalho, 3 vagas.
A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o evento ‘Museus e sociedade: aproximação com diversos públicos’, tema da 6ª edição do Seminário de Pesquisa em Museus organizado pelo Núcleo de Estudo de Público e Avaliação em Museus (Nepam). O encontro será em 23 de setembro no Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio. Além de pesquisadores da COC/Fiocruz, estarão presentes Jessica Norberto (Fundação Cecierj), Andrea Costa (Museu Nacional) e Monica Dahmouche (Fundação Cecierj).
Evento presencial e sem necessidade de inscrição, tem como objetivo apresentar pesquisas diversas sobre os públicos dos museus de ciência, abrangendo assuntos como visitante, potencial digital, professores, escolas, pesquisas com pessoas com deficiência (PCD), educação museal e metodologias abordando as memórias de visita a museus.
Programação
9h – 9h30: Recepção/Café
9h30 – 10h: Mesa de abertura
. Marcos José Pinheiro, Diretor da Casa de Oswaldo Cruz – COC
. Magali Romero Sá, Vice-Diretora de Pesquisa e Educação da COC
. Diego Bevilaqua, Vice-Diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC e Presidente ICOM Brasil
. Ana Carolina Gonzalez, Chefe do Museu da Vida Fiocruz
. Marcus Soares, Coordenador do Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus – Nepam
Cerimonial: Denise Studart
10h – 12h: Pesquisa de público: memórias, inclusão e acessibilidade
. Jessica Norberto, Fundação Cecierj/Consórcio Cederj. Desafios metodológicos da pesquisa com pessoas com deficiência
. Andrea Costa, Museu Nacional, Unirio, ABCMC e CECA-Br. Pesquisando as lembranças dos visitantes de museus: o caso do Museu Nacional
Mediação: Marcus Soares
Intervalo para almoço: 12h às 13h30
Brunch no Solarium (CDHS)
13h30 – 14h45: Olhares sobre os públicos dos museus de ciência
. Monica Dahmouche (Tecendo a rede de capitais cultural e de ciência entre os museus de ciência do OMCC&T)
. Diego Bevilaqua (Público Potencial)
. Vanessa Guimarães (O Público Digital do Museu da Vida Fiocruz)
Mediação: Ana Carolina Gonzalez
15h – 16h20: Diferentes perspectivas da pesquisa em educação museal
. Ozias Soares (Pesquisa em educação museal como plataforma de diálogos com professores em visita ao Museu da Vida Fiocruz)
. Carla Gruzman (Como se formam educadores museais? Narrativas da experiência)
. Denise Studart (Percepção de professores e alunos sobre a peça teatral Curumim quer Música/Ciência em Cena)
Mediação: Andrea Costa
A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove em 25 de setembro, a partir das 9h, o seminário 'A importância da saúde na vida da pessoa com deficiência'. A atividade, que marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, busca promover o compartilhamento de práticas mais inclusivas nas organizações. O evento terá participação remota, através da plataforma Zoom, mediante inscrição.
O evento acontece no Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio, com possibilidade de participação remota. As solicitações de inscrição deverão ser submetidas por e-mail para rejane.tavares@fiocruz.br ou presencialmente na sala 204 do CDHS. No total, serão abertas 53 vagas. Depois de inscrito, para ter acesso à plataforma de transmissão (Zoom), use o ID da reunião 819 0749 0874 e a senha 953755.
Coordenado pelo Serviço de Gestão de Pessoas da Casa de Oswaldo Cruz, o seminário terá mediação da educadora Bianca Reis, coordenadora das Ações Educativas do Museu da Vida Fiocruz.
Os palestrantes do seminário serão a vice-presidente do Instituto Circuito Funcional Adaptado (CFA), Victoria Broad, que abordará a atuação da instituição na promoção da saúde das pessoas com deficiência física; a educadora e especialista em direitos humanos Cristiane Muñoz, cujo tema será Acessibilidade e capacitismo: o que são e onde a arte pode atuar; e a especialista em inclusão e mestranda do instituto Benjamin Constant Natacha Ruback, que falará sobre a mulher com deficiência no esporte.
No âmbito do Programa de Excelência no Ensino e do Programa Institucional de Internacionalização da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), visando apoiar os cursos internacionais dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu da Fiocruz com instituições estrangeiras, a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação, por meio da Coordenação Geral de Educação, torna pública a chamada para Apoio à Realização de Cursos de Curta Duração com Abrangência Internacional - 2024/2025, que concederá recursos para apoiar a realização de cursos internacionais promovidos por PPGs stricto sensu da Fiocruz.
A chamada objetiva atrair professores de renome, atuantes e residentes no exterior, para ministrar cursos de curta duração com abrangência internacional no âmbito dos PPGs stricto sensu, transformando a carga horária do curso em créditos para os alunos; incentivar a atração de lideranças internacionais, que tenham destacada produção científica e tecnológica para contribuir com a inovação dos PPGs, intensificar o desenvolvimento da internacionalização e a excelência da educação na Fiocruz; e contribuir para o processo de internacionalização da pós-graduação stricto sensu e da ciência, tecnologia e inovação.
O curso deverá ser destinado aos alunos matriculados nos PPGs stricto sensu da Fiocruz e registrados na Plataforma Sucupira.
A proposta do curso deverá ser apresentada contendo:
a) Docente proponente, que deverá ser servidor(a) em efetivo exercício na Fiocruz, com atuação como docente permanente em um dos PPGs stricto sensu da Fiocruz cadastrado na Plataforma Sucupira, ter perfil internacional e estar em sintonia com a Política de Internacionalização da Fiocruz. O docente proponente e organizador será o coordenador responsável pelo envio da proposta do curso, nos termos dessa chamada;
b) Programa Principal: PPG da Fiocruz, com alunos registrados como discentes da Fiocruz na Plataforma Sucupira, que promoverá a realização do curso proposto (pelo docente proponente vinculado a este PPG,) aos seus discentes;
c) Programas Participantes(caso haja): outros PPG(s) da Fiocruz, que apoiam a oferta do curso que será destina aos seus discentes.
O(A) professor(a) visitante deverá ser um(a) pesquisador(a) estrangeiro(a) que atenda aos seguintes requisitos:
a) Ser estrangeiro(a) ou brasileiro(a) atuando e residindo no exterior;
b) Possuir título de doutor(a) há pelo menos 1(um) ano, com reconhecida competência em sua área de atuação e ter produção acadêmica relevante no período de 2019 a 2024.
Serão financiados 12 (doze) cursos por calendário, sendo:
►1º Calendário:
Envio das propostas até 20/10/2024
Realização dos cursos – de fevereiro a junho/2025
►2º Calendário:
Envio das propostas até 6/5/2025
Realização dos cursos – de agosto a dezembro/2025
Só serão consideradas as propostas enviadas, exclusivamente, através do formulário eletrônico com uso do email institucional que tenha acesso à conta Microsoft, podendo ser do docente proponente, da Secretaria Acadêmica ou da Coordenação do PPG, anexando todos os documentos em PDF obrigatórios à candidatura, até a data limite prevista no cronograma.
O envio da proposta pressupõe o conhecimento e a aceitação das condições da chamada, das quais não poderá alegar desconhecimento.
Em caso de dúvidas, entrar em contato através do email edu.internacional@fiocruz.br.
#ParaTodosVerem Foto de um globo terrestre giratório, o fundo está desfocado, no centro da foto está escrito: Progama de Excelência no Ensino, Programa Institucional de Internacionalização da Fiocruz. Fiocruz divulga chamada em apoio à realização de cursos de curta duração com abrangência internacional. Envio de propostas: 1ª chamada até 20/10/2024 e a 2ª chamada até 6/5/2025. Confira a chamada no Campus Virtual Fiocruz.
O Centro de Apoio ao Discente (CAD) e as Associação dos Pós-Graduandos (APG) da Fiocruz vão realizar uma roda de conversa com o tema 'A relação orientando-orientador'. Trata-se de um evento solicitado pelos próprios estudantes. O público-alvo será composto de alunos e alunas de Programas de Pós-Graduação (PPG), bem como de docentes e orientadores. O objetivo é estabelecer diálogo sobre os desafios e as possibilidades desse vínculo docente-discente.
O evento será no dia 10 e outubro, às 13h30, no espaço de convivência da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), no 2º andar.
Contamos com vocês! Participem!
*Com informações do CAD/Fiocruz.