Portal Fiocruz

Home Portal Fiocruz
Voltar
Publicado em 06/05/2026

Da Reforma Sanitária ao Futuro do SUS: 40 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde

Autor(a): 
Icict/Fiocruz

Um seminário de dois dias para debater o legado da 8ª Conferência Nacional de Saúde. A programação reúne pensadores e referências da área, militantes que participaram daquela edição histórica e novos pesquisadores. Dessa forma, a partir das memórias e da atualidade da 8ª CNS, a ideia é pensar os atuais e futuros desafios do SUS e do campo da Saúde Coletiva.

Inscreva-se aqui!

Programação

Quinta-feira, 7 de maio de 2026

8h30 Credenciamento
9h Cerimônia de Abertura

  • Marisa Palácios (Frente pela Vida)
  • Marília Louvinson (FSP/USP)
  • Joilda Nery (ISC/UFBA)
  • Tatiane Aneas (Associação Paulista de Saúde Pública)
  • Gabriela Leite (Outra Saúde)
  • Alexandre Santini (Fundação Casa de Rui Barbosa)
  • Adriano da Silva (Icict/Fiocruz)
  • Eliane Cruz (Ministério da Saúde)

10h: 8ª CNS - Um debate que se atualiza na luta

  • André Viana Dantas (Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana/Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Cesteh/ENSP/Fiocruz)
  • Richarlls Martins (Plano Integrado de Saúde das Favelas/146 Vezes Favela e Comissão Nacional de População e Desenvolvimento - CNPD)
  • Sonia Fleury (Centro de Estudos Estratégicos em Saúde Antonio Ivo de Carvalho- CEE/Fiocruz e Dicionário de Favelas Marielle Franco - Icict/Fiocruz)
  • Tiago Siqueira Reis (Universidade Federal de Roraima - UFRR)

14h 40 anos em perspectiva: Lutas da Saúde Coletiva

  • Paulo Amarante (Laboratório de Atenção Psicossocial - LAPS/ENSP/Fiocruz)
  • Luiz Antonio Santini (CEE/Fiocruz e Professor Emérito da Universidade Federal Fluminense - UFF)
  • Reinaldo Guimarães (Associação Brasileira de Saúde Coletiva - Abrasco)

15h30 Intervalo (coffee-break)

16h Do analógico ao pós-digital: o lugar da comunicação e da informação nas Conferências de Saúde

  • Gizele Martins (Frente de Mobilização da Maré)
  • Janine Miranda Cardoso (Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS - Icict/Fiocruz)
  • Mariana Vercesi de Albuquerque (ENSP/Fiocruz)
  • Rodrigo Murtinho (Icict/Fiocruz)

Sexta-feira, 8 de maio de 2026

9h Indústria da saúde e caminhos para a soberania sanitária

  • José Gomes Temporão (CEE/Fiocruz)
  • Paulo Henrique Rodrigues (Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - IMS/UERJ)
  • Silvia Santos (Instituto de Tecnologia em Fármacos - Farmanguinhos/Fiocruz)
  • Susana van der Ploeg (Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual - GTPI)

14h 40 anos em perspectiva: Lutas do Movimento Comunitário e Saúde

  • Itamar Silva (Liderança do Movimento Comunitário Favela Dona Marta e Jornal O ECO)
  • José Carvalho de Noronha (Fiocruz)
  • Lucia Souto (ENSP/Fiocruz e Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - Cebes)

15h30 Intervalo (coffee-break)

16h Lançamento da 2ª Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde
Organização: Frente Pela Vida

  • Carlos Fidelis (Cebes)
  • Francisco Funcia (Associação Brasileira de Economia da Saúde - ABrES)
  • Lucia Souto (Cebes)
  • Jacinta Senna (Associação Brasileira de Enfermagem - Aben)
  • Marisa Palácios (Sociedade Brasileira de Bioética - SBB)
  • Rômulo Paes (Abrasco)
  • Túlio Franco (Rede Unida)

Haverá certificados de participação, mediante inscrição prévia.

Localização

Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134
Botafogo
Rio de Janeiro - RJ

+Transmissão ao vivo no Youtube da VídeoSaúde:

 

 

 

 

#ParaTodosVerem Imagem em preto e branco e tons de laranja de um auditório, focado nas arquibancadas que estão lotadas, no centro há uma mesa e uma pessoa segurando uma câmera, por cima da imagem está escrito: Da Reforma Sanitária ao Futuro do SUS: 40 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, será no dia 7 e 8 de maio, das 09h às 19h, na Fundação Casa de Rui Barbosa, incrições através do QR CODE ou site: eventos.icict.fiocruz.br, transmissão ao vivo pelo youtube.

Publicado em 05/05/2026

Centro de Estudos debate coprodução de conhecimento e Saúde Única em territórios de fronteira

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

A próxima sessão do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) abordará o tema “Coprodução de conhecimento e Saúde Única em territórios de fronteira na América do Sul e na África: a experiência do projeto MOSAIC”. O Ceensp será realizado no dia 6 de maio, às 14h, com transmissão pelo canal da Ensp no YouTube e contará com intérprete de Libras.

A atividade terá coordenação de Angélica Baptista Silva, pesquisadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/Ensp) e docente do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz). A palestra será ministrada por Paulo Cesar Peiter, pesquisador da área de Geografia da Saúde do Laboratório de Doenças Parasitárias (LDP/IOC).

A sessão irá apresentar e discutir a experiência do projeto MOSAIC (2024–2027), uma iniciativa internacional com forte participação da Fiocruz, envolvendo unidades como a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), e a Plataforma Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (Pictis). O projeto tem como foco o fortalecimento da vigilância em saúde em comunidades ribeirinhas da Amazônia, a partir de abordagens colaborativas.

+ Saiba mais sobre o projeto internacional MOSAIC: 'Projeto Mosaic conclui primeiras atividades na Amazônia'.

Entre as estratégias adotadas, destaca-se a vigilância participativa, que promove o protagonismo das comunidades no monitoramento de mudanças ambientais e de saúde, integrando metodologias como a cartografia social e a valorização de saberes locais. A iniciativa dialoga com o conceito de Saúde Única, que reconhece a interdependência entre saúde humana, animal e ambiental, especialmente em territórios de fronteira.

A atividade é aberta ao público e poderá ser acompanhada pelo canal da Ensp no YouTube!

Acompanhe ao vivo:

 

Publicado em 05/05/2026

Fiocruz sedia Seminário Internacional sobre sustentabilidade na preservação do patrimônio cultural

Autor(a): 
COC/Fiocruz

Diante do avanço das mudanças climáticas, a preservação do patrimônio cultural passou a exigir soluções inovadoras, colaborativas e socialmente responsáveis — com novos materiais, práticas e modelos de gestão capazes de responder a um cenário de riscos cada vez mais intensos. Diante deste cenário, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove a terceira edição do Seminário Internacional de Valorização do Patrimônio Cultural, entre os dias 21 e 25 de setembro, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. 

Tendo como tema central a sustentabilidade na preservação de bens culturais, o encontro reunirá pesquisadores, estudantes e profissionais para discutir estratégias inovadoras de enfrentamento aos impactos ambientais e climáticos sobre o patrimônio. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o trabalho colaborativo, estimular a formação de redes internacionais e promover o diálogo interdisciplinar em torno da temática. A submissão de trabalhos foi prorrogada até 15 de maio. Já as inscrições para participantes serão realizadas entre 20 de julho e 15 de setembro. Saiba mais pelo site, clique aqui.  

O  evento contará com conferências e mesas temáticas voltadas à inovação em materiais e práticas de conservação; à gestão de riscos que envolvem pessoas, lugares e acervos; às mudanças climáticas e às estratégias de adaptação, resiliência e enfrentamento; além das relações entre patrimônio cultural e tecnologias sociais. A agenda inclui ainda oficinas teóricas e práticas, que acontecerão em formato remoto e presencial. Como desdobramento do encontro, será produzida uma publicação com artigos relacionados aos temas debatidos durante o evento. 

De acordo com os organizadores, ao articular patrimônio cultural e sustentabilidade, o seminário dialoga diretamente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, reforçando o papel do patrimônio como recurso estratégico para respostas resilientes e socialmente inclusivas.  

O Seminário é promovido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em parceria com Universidade de Évora, Universidad Politécnica de València, Universidade Católica de La Plata, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Campinas, International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property (ICCROM), International Council on Monuments and Sites (ICOMOS-Brasil), International Council of Museums (ICOM-Brasil) e Climate Heritage Network – Latin America & Caribe, e conta com o apoio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Crédito das fotos:

Luísa Kiefer/Divulgação CCMQ

Museu de Telecomunicações da UPV

Eduardo Brantes

J. Mendonça (COC/Fiocruz)

Publicado em 07/05/2026

Gestão de riscos em foco: desafios e lições na preservação do patrimônio é tema de palestra

Autor(a): 
COC/Fiocruz

As especialistas Andrezza Conde e Diana Bulcão serão as palestrantes do próximo Ciclo de palestras preservação do patrimônio, que discutirá o tema Gestão de riscos e preparação para emergências: desafios e lições aprendidas. Promovida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a atividade será realizada no dia 15 de maio, às 10h, exclusivamente online, com transmissão pelo canal da Casa no YouTube. Haverá acessibilidade em Libras. A palestra reunirá experiências práticas e reflexões sobre a proteção do patrimônio cultural em contextos de crise, destacando estratégias de prevenção, resposta e recuperação diante de desastres. A mediação será de Susana Cerqueira (COC/Fiocruz). 

Os interessados em receber certificado devem se inscrever previamente no Campus Virtual Fiocruz até 14 de maio e registrar presença na atividade. Clique aqui. 

Em sua apresentação, Andrezza Conde abordará os desafios e as complexidades da gestão e salvaguarda do patrimônio cultural atingido pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Sua fala destaca a gestão de acervos de bens móveis e integrados, incluindo capelas da Arquidiocese de Mariana, além da experiência na elaboração de planos de ação emergencial para patrimônios em situação de vulnerabilidade diante de cenários de risco. 

Já Diana Bulcão apresentará um panorama dos impactos das enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul, com foco em Porto Alegre. A partir de sua atuação direta na recuperação de acervos, abordará desde os primeiros resgates e ações emergenciais até estratégias de médio e longo prazo, incluindo processos de tratamento, tomada de decisão e os efeitos permanentes desses eventos sobre a memória social e material.  

O Ciclo de Palestras Preservação do Patrimônio: Gestão de Riscos é uma iniciativa do Serviço de Educação Patrimonial do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa e reúne especialistas de diferentes áreas para discutir conceitos, metodologias e experiências relacionadas à proteção dos bens culturais frente a riscos, emergências e desafios contemporâneos.

 

 

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo escuro, no topo as seguintes informações: Gestão de riscos - Prepaparação para emrgências desafios e lições aprendidas, será no dia 15 de maio, às 10 horas, a mediadora será Susana Cerqueira. Na parte inferior do banner as fotos das palestrantes em preto e branco, Diana Bulcão (UFRGS) uma mulher branca com cabelos compridos ondulados e Andrezza Conde, uma mulher branca, com cabelos escuros ondulados, sorri para a foto.

Publicado em 04/05/2026

Fiocruz divulga chamada interna do Programa de Formação em Língua Inglesa 2026. Inscrições de 6 a 26/5

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), por meio da Coordenação Geral de Educação (CGE) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulga a Chamada Interna do Programa de Formação em Língua Inglesa 2026. O programa tem o objetivo de democratizar e ampliar o conhecimento instrumental da língua, para fortalecer o desenvolvimento acadêmico em nível de pós-graduação, de modo a propiciar acesso à aprendizagem do idioma a estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Candidatos poderão se inscrever de 6 de maio até às 16h do dia 26 de maio de 2026. Confira o Edital e fique atento ao início das inscrições!

+Acesse aqui a chamada interna

O curso é destinado a estudantes de pós-graduação com hipossuficiência econômica, e será realizada por meio digital, via ensino remoto em aulas síncronas, com duração de um ano, passível de renovação.

O programa é destinado a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz em cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado acadêmico ou profissional), nas condições abaixo:

  • Estudantes com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a um salário mínimo e meio e/ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a ser avaliada pela documentação anexa preenchida e por questionário.
  • Estudantes que ingressaram na Fiocruz por meio de uma das modalidades de ações afirmativas, com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Estudantes cujo tempo de permanência em seus cursos de pós-graduação seja igual ou superior a um ano (12 meses).

São oferecidas 77 vagas, a serem distribuídas pelas turmas, sendo turmas destinadas a estudantes com nível de proficiência básico e turmas com nível de proficiência intermediário. Cada turma deverá ter no máximo 40 estudantes, quantidade proveniente de alunos ativos em fase anterior à presente chamada interna, acrescidos de novos alunos, a ingressar em 2026. A etapa de classificação ocorrerá antes do exame de nivelamento.

As aulas serão realizadas nos seguintes dias e horários, com início previsto para 30 de maio:

  • Turma 1: básico-intermediário (nível A2), aos sábados - 11h30min às 12h45min - 15 vagas;
  • Turma 2: básico iniciante (nível A1), à sextas-feiras- 10h15min às 11h30min - 40 vagas;
  • Turma 4: intermediário (nível B2), às sextas-feiras -15h30min às 16h45min - 22 vagas.

As inscrições estarão abertas de 6 até às 16h de 26 de maio de 2026 e deverão ser realizadas através do Formulário de Levantamento Socioeconômico, que será disponibilizado no dia da abertura das inscrições, com o envio da declaração de condição socioeconômica e o Termo de Responsabilidade totalmente preenchidos e assinados no local indicado, que podem ser acessados nos Anexos I e II da chamada interna.

Publicado em 05/05/2026

Inscrições abertas para especialização em Entomologia Médica 2026

Autor(a): 
Fabiano Gama

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) está com inscrições abertas para a Pós-graduação Lato sensu em Entomologia Médica 2026. A especialização é voltada a profissionais com formação em Medicina, Biologia, Medicina Veterinária, Farmácia, Química e áreas afins. Aos profissionais que se interessarem pela ampliação dos conhecimentos em Entomologia Médica, terão oportunidade de concentrar seus estudos específicos orientados por especialistas dentro da escolha pretendida pelo aluno, na oferta apresentada pelo Curso. As inscrições estão disponíveis até 26 de junho de 2026.

Confira o edital e inscreva-se já!

O objetivo do curso é a formação especializada de recursos humanos para a concepção e o desenvolvimento de projetos de pesquisa dentro da Entomologia Médica.

Serão oferecidas 10 vagas, com carga horária total de 510 horas.

O início das aulas está previsto para 3 de agosto de 2026, e serão presenciais nas dependências do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz, na Av. Brasil, 4.365, Pavilhão Arthur Neiva – Sala 1A, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ.

A duração mínima do curso será de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir do mês/ano da matrícula inicial no curso até o mês/ano da efetiva defesa do Trabalho de Conclusão de Curso.

+Acesse a chamada pública de seleção e inscreva-se já!

Dúvidas e informações:

Instituto Oswaldo Cruz - (IOC/Fiocruz)
Secretaria Acadêmica - Pavilhão Arthur Neiva
Tel:(21) 2562-1419
E-mail:  pglsem@ioc.fiocruz.br
www.ioc.fiocruz.br/e/pos_entomologia

#ParaTodosVerem Banner com uma foto da torre do Castelo Mourisco da Fiocruz, o fundo ao redor da torre é verde, branco e azul, por cima da foto está escrito: Inscrições abertas, pós-graduação, lato sensu no IOC, entomologia médica.

Publicado em 04/05/2026

Curso Gestão de Documentos está com inscrições abertas

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) oferece o curso presencial de Gestão de Documentos com 50 vagas disponíveis. O curso apresenta conceitos básicos arquivísticos, como fundamentos da disciplina arquivística, gestão de documentos e sua aplicação na Gestão de Qualidade, informação sensível, Lei de Acesso à Informação, entre outros. Interessados podem se inscrever no Campus Virtual Fiocruz até 8 de maio de 2026.

Inscreva-se já!

O curso tem como objetivo qualificar profissionais para atuarem nos setores produtores de documentos arquivísticos ou nos arquivos, demonstrar as vantagens da organização arquivística e o papel estratégico dos arquivos para a gestão eficiente e a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição.

Coordenado por Karina Veras Praxedes dos Santos (COC/Fiocruz), o período do curso será realizado de 6 a 9 de julho de 2026, das 9h às 12h e das 13h às 16h, totalizando uma carga horária de 20h.

Será emitido certificado aos que participarem de, no mínimo, 75% das aulas.

As aulas serão ministradas no Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS/COC), na Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ

Haverá tradução em Libras para garantir a acessibilidade a todos os interessados. 

Inscreva-se no Campus Virtual Fiocruz

Publicado em 04/05/2026

ISI 2026: inscreva-se online e baixe o app!

Autor(a): 
Bio-Manguinhos

As inscrições presenciais para o ISI 2026 foram encerradas, em respeito à capacidade do espaço e ao conforto dos participantes.

Mas ainda dá tempo! Garanta sua participação e inscreva-se para acompanhar toda a programação ao vivo, na modalidade online: link para inscrição.

A 10° edição marca um momento especial ao integrar as celebrações pelos 50 anos de Bio-Manguinhos/Fiocruz, referência na produção de vacinas, biofármacos e diagnósticos no Brasil e na América Latina.

Realizado por Bio-Manguinhos/Fiocruz, o simpósio reúne especialistas, pesquisadores e líderes globais dos setores público e privado para discutir os rumos da inovação, do acesso e da cooperação internacional em saúde. 

Ao longo de três dias, a programação combina painéis estratégicos e apresentações científicas, abordando desafios e oportunidades em desenvolvimento, produção e mercado de imunobiológicos.

Consolidado como uma plataforma internacional de diálogo e colaboração, o ISI promove a troca de conhecimento, conexões e parcerias em um momento decisivo para a saúde global.

Publicado em 01/05/2026

Sextas apresenta a beleza e força das flores de maio

Autor(a): 
Ana Furniel

O Sextas de Poesia, por meio da canção "Sapato velho", de Claudio Nucci, Mú Magalhaes e Paulinho Tapajós, inaugura maio, no Dia Internacional do Trabalhador, com a beleza e força das flores de maio. E que elas façam nossas jornadas mais fáceis ao caminhar.

Publicado em 30/04/2026

Inscrições prorrogadas para curso de assistência de enfermagem ao paciente com tuberculose até 7/5

Autor(a): 
Fabiano Gama

Atenção, profissionais de Enfermagem! Estão prorrogadas as inscrições para o curso presencial “Assistência de Enfermagem ao Paciente com Tuberculose: Protocolos e Diretrizes Atuais”. Voltado a profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) e rede de Tuberculose do SUS, as inscrições podem ser realizadas até 7 de maio pelo Campus Virtual Fiocruz.

Inscreva-se já!

O curso tem como objetivo capacitar profissionais de enfermagem para a atuação qualificada na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas com tuberculose, incluindo casos de tuberculose resistente. A formação é baseada nas diretrizes atualizadas do Ministério da Saúde e destaca o papel estratégico da enfermagem na Atenção Primária à Saúde e no enfrentamento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação é promovida pelo Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/Ensp/Fiocruz), unidade técnico-científica de referência nacional no enfrentamento da tuberculose, e será realizado presencialmente na Estrada de Curicica, nº 2.000, Curicica, Rio de Janeiro/RJ, nos dias 11 e 12 de maio de 2026, das 8h às 17h, totalizando 20h de carga horária.

Programação

Módulo 1 – Diagnóstico e manejo clínico: Aborda os fundamentos do diagnóstico da tuberculose (clínico, laboratorial e radiológico), fluxo de atendimento e diferenciação entre TB sensível e resistente. Serve como base para os módulos seguintes.

Módulo 2 – Tratamento e adesão terapêutica: Foca nos esquemas terapêuticos, estratégias de adesão (TDO) e monitoramento de reações adversas, com ênfase na atuação da enfermagem. Prevenção e controle da infecção: Subdivisão complementar do módulo 2, com foco nas medidas de biossegurança e prevenção da transmissão no ambiente de trabalho.

Módulo 3 –Abordagem preventiva da TB: Trata das estratégias de prevenção primária (vacinação, quimioprofilaxia) e secundária (ILTB e TPT), articulando-se com a vigilância e o cuidado longitudinal.

Módulo 4 – Papel da enfermagem no cuidado ao paciente: Aprofunda a prática da consulta de enfermagem, acompanhamento clínico, orientação ao paciente e organização da linha de cuidado.

Módulo 5 – Registro, notificação e indicadores de qualidade: Finaliza o percurso com foco nos aspectos de registro, notificação, análise de dados e articulação intersetorial, consolidando o papel estratégico da enfermagem na vigilância da TB.

Atualize seus conhecimentos com foco nos protocolos e diretrizes do SUS!

Inscreva-se já!

Páginas

Subscrever RSS - Portal Fiocruz