Destaques

Home Destaques
Voltar
Publicado em 06/02/2025

Brasil intensifica combate à dengue com casos em alta em 2025. Confira cursos do Campus Virtual sobre a doença

Autor(a): 
Fabiano Gama*

Após registros recordes de dengue no ano passado, o Brasil inicia 2025 em estado de atenção para a possibilidade de novo crescimento da doença. Nas primeiras semanas do ano, já foram registrados mais de 90 mil casos prováveis e o número de mortes por suspeita de dengue passa de 100 em todo o território nacional. A preocupação se intensifica com a confirmação da circulação do sorotipo 3 da dengue, que não era observado no país desde 2007. Essa nova variante do vírus representa um desafio para a saúde pública, já que grande parte da população, principalmente as pessoas mais jovens, não possui imunidade contra ela. 

Para ampliar o monitoramento do avanço da doença, o Ministério da Saúde anunciou a distribuição de 6,5 milhões de testes rápidos para diagnóstico da dengue em todo o país. A medida visa agilizar a identificação dos casos e permitir que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível. O controle também exige da população medidas que são velhas conhecidas e empenho do governo para relembrar e fiscalizar essas ações. A eliminação dos criadouros é a principal delas, com a extinção de qualquer recipiente que possa conter água parada. Isso também vale para terrenos baldios e locais de depósito de lixo, o que exige políticas públicas.

Em entrevista ao podcast Repórter SUS, o pesquisador da Fiocruz Antônio Sérgio Fonseca explicou que a volta do sorotipo pode representar um aumento na capacidade de transmissão da doença.

+Confira aqui a entrevista completa

Fiocruz oferece cursos de combate à dengue

Campus Virtual Fiocruz oferece dois cursos que tratam da temática da dengue e são voltados a profissionais de saúde: Estratégia de Disseminação de Larvicida para combate ao mosquito Aedes e InfoDengue e InfoGripe: Vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis, ambos online e gratuitos. Conheça e inscreva-se!

Estratégia de Disseminação de Larvicida para combate ao mosquito Aedes

O curso tem foco numa tática muito promissora no combate aos mosquitos, que é a disseminação de larvicidas pelos próprios mosquitos. A Estratégia de Disseminação de Larvicida (EDL) é diferenciada, pois algumas espécies de mosquitos Aedes usam, de forma frequente, criadouros crípticos, ou seja, de difícil acesso, situados em locais inacessíveis ou ainda visualmente indetectáveis até pelos agentes de combate às endemias (ACE).

O objetivo do curso, que é composto de 2 módulos, 10 aulas e 40h de carga horária, é oferecer um conjunto de conhecimentos, além da prática na gestão e operacionalização dos procedimentos de montagem, impregnação, instalação, e manutenção das Estações Disseminadoras de larvicida (ED’s) para o controle de arboviroses através da dispersão de larvicida por mosquitos urbanos nos diferentes contextos e realidades do Brasil.

A formação é online, gratuita e autoinstrucional e busca qualificar agentes de saúde, estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde que atuam ou pretendem atuar no combate aos mosquitos Aedes.

Confira aqui a divisão dos módulos e inscreva-se!

InfoDengue e InfoGripe: Vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis

O curso é voltado a profissionais da vigilância em saúde que atuam nas secretarias municipais e estaduais de Saúde, e é aberto também a interessados no tema.

O objetivo é promover a compreensão de conceitos teóricos do monitoramento de doenças transmissíveis e proporcionar aos profissionais conhecimentos e instrumentos para auxiliar na tomada de decisão em situações dedicadas à vigilância de arboviroses urbanas (dengue, Zika e chikungunya) e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG).

A carga horária é de até 40h, divididas em dois módulos: módulo base e módulo aplicado, em que o aluno pode optar por estudar um dos sistemas (InfoDengue e InfoGripe) ou ambos. Os módulos trazem apresentações das doenças como problemas de saúde pública e sua epidemiologia no país, seguido de uma introdução ao processo de coleta e organização de dados feitos pelas secretarias de saúde.

Os alunos serão apresentados a conceitos teóricos do monitoramento de doenças transmissíveis, métodos e práticas específicos do Infodengue e do Infogripe, para que sejam capazes de atuar em cenários de risco e a leitura-interpretação dos boletins em diferentes contextos.

A formação é totalmente online, gratuita e autoinstrucional.

Confira aqui como estão divididos os módulos e inscreva-se!

 

*Com informações da EPSJV/Fiocruz.

Publicado em 07/02/2025

Pesquisadora da Fiocruz fala sobre vigilância de casos de febre amarela no Brasil. Confira cursos do Campus Virtual de prevenção à doença

Autor(a): 
Fabiano Gama*

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, o estado de São Paulo ultrapassou em menos de um mês, em janeiro, o número de casos de febre amarela e mortes notificados em 2024 (quando foram confirmados dois casos, com um óbito). Ao todo, em 2025, já são sete casos da doença em humanos, todos no interior paulista. 

Este já é o maior número de casos desde 2019, quando foram registrados 64 casos autóctones (contraído na própria região onde a pessoa vive) e 12 óbitos em todo o estado de São Paulo. A única forma de prevenção contra a febre amarela é a vacinação. No entanto, a vigilância da doença no país é contínua. É o que explica a bióloga e pesquisadora da Fiocruz Marcia Chame, coordenadora da Centro de Informação em Saúde Silvestre (CISS/Fiocruz) e da Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre (Pibss/Fiocruz). Em entrevista, ela aborda como a Fiocruz vem contribuindo na contenção da expansão de circulação do vírus e na prevenção de ocorrência de surtos.

+Confira aqui a entrevista completa

Diante dos dados que vêm apresentando um crescente número de casos de febre amarela, o Campus Virtual Fiocruz reforça a oferta de dois cursos, totalmente online, gratuitos e que seguem com inscrições abertas: Transmissão, vigilância, controle e prevenção da Febre Amarela e Vacinação contra Febre Amarela.

Transmissão, vigilância, controle e prevenção da Febre Amarela

O curso apresenta os conceitos gerais sobre febre amarela, sendo indicado para os profissionais de saúde que atuam na atenção básica e em postos de vacinação, mas é aberto a qualquer pessoa interessada. Ao final da formação, o participante vai ser capaz de: reconhecer áreas de risco de transmissão da doença; identificar ciclos urbanos e silvestres; rever procedimentos de vigilância; definir os diferentes tipos de caso de febre amarela nos diferentes cenários epidemiológicos; encontrar informações atualizadas sobre a situação epidemiológica da doença; e rever as medidas gerais de controle da febre amarela e formas de prevenção adicionais à vacina.

Inscreva-se já!

Vacinação contra Febre Amarela

A formação foi produzida pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Campus Virtual Fiocruz, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Nele, são apresentadas situações diversas sobre vacinação para febre amarela, trazendo orientações e reflexões para qualificar a recomendação de vacina e outras condutas associadas. É indicado para profissionais de saúde que atuam na atenção básica e em postos de vacinação. Porém, qualquer pessoa pode se matricular. Ao final desse curso, o participante vai ser capaz de: identificar as pessoas para as quais a vacina é recomendada; orientar os usuários nos casos controversos; orientar sobre eventos adversos; e identificar casos de eventos adversos.

Inscreva-se já!

 

 

*Com informações do CISS/Fiocruz.

Publicado em 12/02/2025

Divulgada chamada do Auxílio à Permanência do Estudante Fiocruz 2025: inscrições a partir de 13/2

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Presidência da Fiocruz, por intermédio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), torna público o edital da chamada interna do Auxílio à Permanência do Estudante na Pós-Graduação (APE-PG) 2025. Voltada a alunos de baixa renda da Fiocruz em situação de vulnerabilidade social ligados aos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado acadêmicos da instituição, a iniciativa visa promover a permanência desses estudantes nos PPGs, favorecendo a continuidade de seus estudos e desempenho acadêmico, e, assim, contribuir para a redução das desigualdades na educação de pós-graduação e na ciência em nosso país. Atenção: o link para o formulário de inscrições será divulgado somente em 13 de fevereiro. Acesse o edital e confira todas as informações e critérios de elegibilidade!

+Acesse aqui a chamada interna APE-PG 2025

Ao todo, poderão ser atendidos até 280 estudantes regularmente matriculados em programas Stricto sensu da Fiocruz e que atendam aos critérios de elegibilidade descritos no Artigo 4 da Chamada, de acordo com a disponibilidade orçamentária de cada ano.

No momento da inscrição, se o aluno perceber alguma inconsistência de dados no preenchimento do cadastro, será necessário entrar em contato diretamente com a secretaria acadêmica do curso ao qual o aluno está vinculado.

O Auxílio à Permanência do Estudante Fiocruz 2025 consistirá em ofertar aos estudantes que preencham os requisitos de elegibilidade um auxílio financeiro mensal no valor R$ 700,00 (setecentos reais mensais). Destina-se a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz, dedicação exclusiva a cursos de pós-graduação, com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a 2,0 (dois) salários mínimos, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou ainda se forem membros de família de baixa renda, também nos termos do mesmo Decreto, em condição de vulnerabilidade social que prejudique o desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso da Fiocruz em que está matriculado, mediante autodeclaração.

O recebimento do Auxílio acontecerá por até 12 (doze) meses consecutivos, enquanto o estudante estiver em situação de matrícula ativa e dentro dos prazos regimentais de conclusão do curso em questão, com duração máxima equivalente ao período do curso (até o 24º mês no mestrado e até o 48º mês no doutorado), e desde que mantidas ao longo de todo o período as condições de elegibilidade ao recebimento do auxílio. Além disso, a qualquer momento, caso o aluno supere a situação de vulnerabilidade que o levou ao recebimento do auxílio ou passe a exercer atividade remunerada, ele deverá solicitar à coordenação do Programa, em sua unidade, a suspensão do benefício.

+Acesse aqui a chamada interna APE-PG 2025

 

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo branco e bege. No topo está escrito: Auxílio à Permanência do Estudante, inscrições de 13 a 28 de fevereiro, no Campus Virtual Fiocruz.
Na parte inferior do banner há uma colagem de fotos de diversas pessoas, começando pela esquerda, há uma mulher branca com blusa cinza e cabelos claros, ela segura em suas mãos um bebê branco com casaco azul, na frente há uma mulher branca com cabelos escuros e óculos, ela veste uma blusa cinza claro com listras branca e abraça dois livros, ao lado um homem negro, ele está com os braços cruzados, uma blusa azul e fones de ouvido pendurados no seu pescoço, ao lado uma mulher loira com casaco cinza e calça jeans, ela está sentada em uma cadeira de rodas segurando um notebook e fones de ouvido do tipo headphone, ao seu lado uma jovem branca, com cabelos castanhos e casaco vermelho, ela segura dois livros nas mãos, ao seu lado um rapaz negro, com cabelo escuro black power, ele veste uma blusa branca, uma camisa branca por cima e calça jeans, ao seu lado e por último, um homem negro com uma blusa azul, todos estão sorrindo.

Publicado em 04/02/2025

Mais meninas na Fiocruz - Imersão Verão 2025: iniciativa seleciona 200 estudantes para atividades científicas

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Fundação Oswaldo Cruz divulga, nesta terça-feira, 4 de fevereiro, o resultado com a relação das estudantes selecionadas na chamada para o programa Mais meninas na Fiocruz - Imersão Verão 2025. A iniciativa - voltada exclusivamente a estudantes que se identifiquem com o gênero feminino, residentes no Rio de Janeiro e regularmente matriculadas em 2025 no ensino médio em escolas públicas - selecionou 200 meninas para vivenciarem atividades de pesquisa científica e tecnológica em saúde durante cinco dias na sede da Fiocruz-RJ. O projeto se baseia em um movimento que vem se fortalecendo ao longo dos anos em busca da igualdade de gênero para as mulheres, que ainda enfrentam tantos obstáculos na sociedade. A Fiocruz é uma referência também em mulheres pesquisadoras que se destacam. Na Fiocruz, temos muitas mulheres de referência, que trabalham e incentivam outras mulheres a estudarem, crescerem e conquistarem seus espaços. Para participarem das atividades, é necessário que as estudantes menores de idade selecionadas enviem para o e-mail mulheres.ciencia@fiocruz.br e tragam no dia do evento a autorização do responsável, a autorização do uso de imagem e som (ambas assinadas pelo responsável), e a autorização do uso de imagem e som assinada pela própria estudante.

+Acesse a chamada: Mais meninas na Fiocruz - Imersão Verão 2025

A atividade tem como principal objetivo estimular e promover a participação de jovens na pesquisa ligada à saúde pública, despertando o interesse nas áreas de ciência, tecnologia e inovação em saúde pública; incentivando o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico; possibilitando o acesso das participantes aos espaços culturais e científicos da Fiocruz-RJ; além de destacar trajetórias de mulheres cientistas na Fiocruz.

Além de conhecerem os espaços históricos da Fiocruz, as alunas selecionadas serão acompanhadas por cientistas mulheres da instituição, que irão apresentar a rotina da profissão.

As estudantes selecionadas participarão de atividades relacionadas ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência de 2025, ligado ao Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência, e vivenciarão diversas atividades de pesquisa, no período de 10 a 14 de fevereiro de 2025. 

Comemorada em 11 de fevereiro, a data foi instituída em 22 de dezembro de 2015 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas da Organização das Nações Unidas (ONU) e passou a integrar o calendário de eventos da Fiocruz em 2019. Sob a liderança da Unesco e da ONU Mulheres, o evento acontece em diversos países, com a colaboração de instituições e parceiros da sociedade civil, e dá visibilidade ao papel e às contribuições das mulheres na ciência e tecnologia, reafirmando e fortalecendo a participação do gênero no âmbito científico. Na Fiocruz, essa iniciativa se desenvolve no âmbito da Coordenação de Divulgação Científica da Instituição, sob a coordenação de Cristina Araripe.

Confira no documento anexado abaixo a relação de estudantes selecionadas.

 

 

#ParaTodosVerem Banner amarelo com a torre do Castelo Mourisco da Fiocruz no canto inferior esquerdo do banner, envolta da torre há um círculo lilás. No centro do banner está escrito: Imersão no Verão, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Confira aqui a lista das estudantes selecionadas.

  • resultado_selecionadas_mais_meninas_fiocruz_2025.pdf

    Download
Publicado em 03/02/2025

Últimos dias de inscrição para Curso de Especialização em Direitos Humanos e Saúde: até 4/2

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

Até 4 de fevereiro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) recebe inscrições para o processo seletivo do Curso de Especialização em Direitos Humanos e Saúde. Serão ofertadas 20 vagas para a formação de Pós-graduação Lato Sensu, que será realizada na modalidade presencial com atividades em formato remoto. Interessados podem se inscrever pelo Campus Virtual Fiocruz.

Inscreva-se já!

O curso se destina a profissionais graduados vinculados a órgãos públicos e privados na área do Direito e da Saúde. O objetivo da formação é promover a construção do conhecimento no campo dos Direitos Humanos e da Saúde, desenvolvendo competências gerais e especificas que poderão ser aplicadas em suas atuações profissionais.

A carga horária total do curso é de 560 horas: 460 horas de aulas presenciais e 100 horas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. As aulas iniciam em 7 de abril e terminam em 27 de outubro de 2025, sendo ministradas  às segundas e terças-feiras, das 8h às 17 horas, e às quartas-feiras, das 8h às 12 horas. Os alunos terão até 30 de maio de 2026 para elaborar o TCC.  

Todas as informações referentes ao processo seletivo poderão ser obtidas na Chamada do processo seletivo.

A pesquisadora Maria Helena Barros de Oliveira é coordenadora do curso, que tem o pesquisador Gabriel Eduardo Schutz como coordenador adjunto.  

Dúvidas e solicitações devem ser encaminhadas para o email pseletivo.ensp@fiocruz.br  

Publicado em 13/02/2025

Painéis temáticos do Seminário Nacional de Consórcios de Saúde reúnem especialistas da área

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

Os especialistas, gestores e pesquisadores que integrarão os painéis temáticos do Seminário Nacional de Consórcios Públicos e Regionalização do SUS já estão confirmados. O evento, que acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2025, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), no Rio de Janeiro, tem como objetivo promover reflexões sobre o papel dos consórcios públicos de saúde como instrumentos de apoio à gestão e organização regional de ações e serviços de atenção especializada, além de discutir os desafios dos arranjos consorciais existentes para a governança do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação conta com dois dias de atividades: a 1ª Mostra Nacional de Experiências e Estudos, no dia 24 de fevereiro, e painéis temáticos no dia 25 de fevereiro, com a presença de especialistas, gestores e pesquisadores da área. Haverá emissão de certificado para os participantes que comparecerem presencialmente ao evento.

Mostra Nacional de Experiências e Estudos | 24 de fevereiro

No primeiro dia do seminário, será realizada a 1ª Mostra Nacional de Experiências e Estudos sobre Consórcios Públicos de Saúde e Regionalização do SUS.

Painéis Temáticos | 25 de fevereiro 

No segundo dia, dois painéis temáticos com conferências de especialistas abordarão aspectos essenciais dos consórcios públicos de saúde, seguidos por debates com a plateia.

Painel I (09h30) | Consórcios Públicos de Saúde: evolução e contribuições para a gestão e organização regional de serviços de saúde

O primeiro painel abordará como os consórcios públicos podem contribuir para a reduzir as desigualdades regionais no acesso aos serviços de saúde, explorando inovações organizacionais, modelos de gestão e tipos de serviços prestados. A sessão contará com a participação de Simone Affonso da Silva, professora Adjunta no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas (IGDEMA/ UFAL); Daniela Cavalcante, secretária executiva da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar/PR); Madeline Amorim, diretora de Unidade Consorciada no Estado do Ceará; e Silvia Karla Azevedo Vieira Andrade, professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina (Desc/UEL) . O painel será coordenado por Ana Luiza D’Avila Viana, coordenadora da Plataforma Região e Redes. 

Painel II (14h) | Consórcios Públicos no processo de governança regional de saúde

Na parte da tarde, o segundo painel será dedicado à governança regional, com foco em como os consórcios públicos podem fortalecer a gestão cooperativa e integrada do SUS. Os debates abordarão temas como descentralização, cooperação entre diferentes esferas de governo e desafios políticos e financeiros. Entre os palestrantes estarão Luciana Dias de Lima, pesquisadora e vice-diretora de Pesquisa e Inovação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz); Maria da Conceição de Souza Rocha, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS/RJ); Lizandro Lui, professor da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV/DF); e Luis Eugênio Portela Fernandes de Souza, diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). A mediação será conduzida por Fernanda de Freitas Mendonça, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina. 

Os painéis serão transmitidos ao vivo pelo canal da Ensp no YouTube, garantindo ampla participação e acesso ao público.

Programação detalhada | 25/02

08h00 - Credenciamento 

08h30 - Cerimônia de Abertura 

09h30 - Painel I | Consórcios Públicos de Saúde – evolução e contribuições para a gestão e organização regional de serviços de saúde 

12h30 - Intervalo 

14h00 - Painel II | Consórcios Públicos no processo de governança regional de saúde 

16h30 - Encerramento

Trabalhos Selecionados  

O resultado dos trabalhos selecionados já está disponível! Confira a lista completa dos trabalhos aprovados, com a indicação da sala onde cada apresentação será realizada. As apresentações seguirão a ordem em que os trabalhos estão listados em cada sala. 

Acesse a lista completa aqui. 

Template para Apresentação  

Para facilitar a elaboração das apresentações, orientamos que o tempo de apresentação será de até 6 (seis) minutos por trabalho e ao final haverá um tempo reservado para a discussão de todos os trabalhos apresentados em sala. Disponibilizamos o template oficial do evento para a preparação dos slides. Não há número mínimo ou máximo de slides para a apresentação e seu uso não é obrigatório. Clique nos links abaixo para acessar as versões disponíveis: 

Envio das Apresentações  

As apresentações deverão ser enviadas previamente até 17 de fevereiro de 2025, no formato PDF, por meio deste formulário. Caso não sejam enviadas no prazo estabelecido, estas não poderão ser utilizadas no momento da apresentação.  

Normas para Trabalhos e Apresentações  

Para garantir que todos os participantes estejam alinhados com os critérios de avaliação, modalidades de seleção e orientações para envio das apresentações, consulte os itens 3, 4, 5 e 6 do documento com normas gerais para trabalhos. Nesse documento, também estão disponíveis informações sobre a emissão de certificados e o cronograma completo do evento. 

Serviço

Seminário Nacional de Consórcios Públicos de Saúde e Regionalização do SUS

Programação:

24 de fevereiro (segunda-feira): 13h às 16h30 (Presencial).

25 de fevereiro (terça-feira): 8h30 às 16h30 (Presencial com transmissão ao vivo).

Local: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no Rio de Janeiro (EPSJV/Fiocruz)

Transmissão: Canal da Ensp no YouTube.

Instituições promotoras: Observatório do SUS (Ensp/Fiocruz), Plataforma Região e Redes, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina e Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Ensp.

Apoio: Capes | Programa Inova Fiocruz | Faperj

Contato: seminarioconsorcios@gmail.com

 

 

Publicado em 06/02/2025

Especialização em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade está com inscrições abertas

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

Até 10 de fevereiro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) recebe inscrições para o processo seletivo do curso de Especialização em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. A Pós-Graduação Lato Sensu promove uma abordagem reflexiva sobre questões relativas às desigualdades sociais marcadas pelo viés de gênero e sexualidade, abrangendo recortes interseccionais.

Inscreva-se já pelo Campus Virtual Fiocruz!

O curso se destina aos profissionais de nível superior de áreas como Ciências Sociais, Direito, Saúde, Gestão Pública, Psicologia, assim como de movimentos sociais e outras áreas que, em suas atividades, necessitem ampliar a compreensão sobre Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Ao total, são ofertadas 25 vagas, das quais 48% são reservadas para Ações Afirmativas. 

+ Confira o edital na íntegra 

O curso tem carga horária total de 480 horas, dentre as quais são 380 horas para participação nas Unidades de Aprendizagem e 100 horas para elaboração do TCC. As aulas se iniciam em 13 de maio e terminam em 22 de outubro, enquanto o período de elaboração do TCC se dará entre 23 de outubro e 31 de março de 2026.

O curso será ministrado da seguinte forma:

• Às segundas e terças-feiras, das 8h às 17h;

• Às quartas-feiras, das 8h às 12h;

• Os dois momentos virtuais de interação (obrigatórios) se darão pela plataforma zoom, podendo haver atividades presenciais e a possibilidade de aulas ministradas no formato híbrido (presencial e remoto).

Todas as informações referentes ao processo seletivo poderão ser obtidas na Chamada Pública.

Caso tenha dificuldade no preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição, entre em contato com o e-mail: pseletivo.ensp@fiocruz.br.

O curso é coordenado pelas pesquisadoras Angélica Baptista Silva, Jaqueline Gomes de Jesus e Patrícia da Silva Von Der Way. 

Publicado em 05/02/2025

Especialista do Japão ministra seminário sobre metagenômica

Autor(a): 
Jornalismo IOC

Estão abertas as inscrições para o Seminário 'Clinical Metagenomic NGS for Infectious Diseases', que será realizado em formato remoto pela plataforma Zoom, no dia 6 de fevereiro, das 8h às 9h30. O link será enviado para o e-mail informado no momento da inscrição. A iniciativa tem como objetivo introduzir os conceitos de metagenômica e sua aplicação na investigação de doenças infecciosas.

Inscreva-se já!

A palestra será ministrada pelo pesquisador Kazuhiro Horiba, chefe do Laboratório de Genômica Bacteriana do Instituto de Doenças Infecciosas do Japão (NIID, na sigla em inglês).

O especialista abordará a experiência da equipe que lidera no uso de plataformas de sequenciamento como Illumina e Nanopore, além de ferramentas como Python e R para análise de dados. Serão discutidos aspectos como coleta de amostras, desenvolvimento de pipelines bioinformáticos e interpretação de resultados, destacando sua aplicação no avanço da saúde pública.

A apresentação será em inglês, com tradução Japonês-Português-Japonês no momento da discussão.

A realização do seminário é fruto de parceria do Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do IOC com a RGF e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), no escopo do projeto Findings.

Mais informações em NIID - Laboratory of Bacterial Genomics.

 

 

Imagem de capa gerada por IA

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Publicado em 03/02/2025

Inscrições abertas: Curso Técnico em Biotecnologia

Autor(a): 
Max Gomes (IOC/Fiocruz)

Estão abertas as inscrições para o Curso Técnico em Biotecnologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A formação é uma oportunidade para estudantes que concluíram o Ensino Médio e desejam atuar em laboratório na área de biotecnologia. As inscrições podem ser realizadas pelo Campus Virtual Fiocruz até 7 de fevereiro.

Inscreva-se já!

Inicialmente, serão disponibilizadas 30 vagas, porém, apenas os 25 alunos aprovados com notas iguais ou superiores a 6 na primeira disciplina (Introdução ao Laboratório) serão classificados para continuar no curso.

Será oferecida bolsa-auxílio de R$ 700, destinada a despesas de transporte e alimentação.

As inscrições devem ser realizadas até 7 de fevereiro de 2025 mediante o pagamento da taxa no valor de R$ 75.

O curso será realizado em período integral, das 8h às 17h, de 10 de março de 2025 a 11 de fevereiro de 2026, presencialmente no campus Manguinhos-Maré da Fiocruz, localizado na Av. Brasil, 4.365 – RJ.

A grade inclui aulas teóricas e práticas, além de estágio supervisionado, capacitando os alunos para atuar em áreas como pesquisa, diagnóstico, controle de parasitos e vetores, e inovação em saúde.

Para mais informações, acesse a chamada de seleção ou entre em contato com a Secretaria Acadêmica do Curso pelo e-mail ctb@ioc.fiocruz.br, pelos telefones (21) 2562-1322 / 2562-1370 ou visite a página do curso.

 

 

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Publicado em 03/02/2025

Aula inaugural debate as eMulti na Atenção Primária à Saúde

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

A aula inaugural do curso eMulti em FormAção: Curso de Formação dos Profissionais das eMulti será realizada no dia 4 de fevereiro, às 13h. O evento terá como tema “As eMulti na Atenção Primária à Saúde do SUS: uma perspectiva histórica, avanço e desafios” e será transmitido ao vivo pelo canal da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) no Youtube.

+ Acompanhe ao vivo 

O curso é voltado para o desenvolvimento de competências essenciais para o trabalho dos profissionais das eMulti. A formação é centrada na prática, em discussões de casos, e no trabalho realizado pelas equipes eMulti na APS/SUS. Há, ainda, ofertas teóricas de temas considerados prioritários para o cuidado ampliado na APS, em ambiente colaborativo e com avaliações contínuas para garantir a aplicação dos conhecimentos adquiridos no ambiente de trabalho.

Páginas

Subscrever RSS - Destaques