formação

Home formação
Voltar
Publicado em 12/05/2025

Programa de Formação em Língua Inglesa 2025 divulga classificação pós-recurso

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), por meio da Coordenação Geral de Educação (CGE) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulga, nesta segunda-feira, 12 de maio, o resultado da classificação para o Programa de Formação em Língua Inglesa 2025 pós-recurso. O programa tem o objetivo de democratizar e ampliar o conhecimento instrumental da língua, para fortalecer o desenvolvimento acadêmico em nível de pós-graduação, de modo a propiciar acesso à aprendizagem do idioma a estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Nesta etapa, foram classificados 57 candidatos. A divulgação do resultado dos candidatos selecionados está prevista para o dia 13 de maio.

+Confira aqui o resultado da classificação pós-recurso!

O curso é destinado a estudantes de pós-graduação com hipossuficiência econômica, com matrícula ativa na Fiocruz em cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado acadêmico ou profissional), e será realizado por meio digital, via ensino remoto em aulas síncronas, com duração de um ano, passível de renovação.

O programa é destinado a estudantes nas condições abaixo:

  • Estudantes com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a dois salários mínimos e/ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a ser avaliada pela documentação anexa preenchida e por questionário.
  • Estudantes que ingressaram na Fiocruz por meio de uma das modalidades de ações afirmativas, com renda familiar per capita igual ou inferior a dois salários mínimos;
  • Estudantes cujo tempo de permanência em seus cursos de pós-graduação seja igual ou superior a um ano (12 meses).

São oferecidas 54 vagas, a serem distribuídas pelas turmas, sendo turmas destinadas a estudantes com nível de proficiência básico e turmas com nível de proficiência intermediário. A etapa de classificação ocorrerá antes do exame de nivelamento.

+Confira aqui a lista de classificados!

 

 

#ParaTodosVerem banner com fundo predominantemente azul, com um quadrado amarelo no canto inferior direito. Ao centro, um círculo com fotos de quatro pessoas sorrindo, dois homens e duas mulheres. Ao topo da imagem, o nome "Programa de Formação em Língua Inglesa - Para estudantes de pós-graduação lato e stricto sensu, em situação de vulmenerabilidade econômica". Abaixo das fotos, uma caixa azul com o texto "O RESULTADO DA CLASSIFICAÇÃO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL!".

Publicado em 08/05/2025

Confira resultado da classificação do Programa de Formação em Língua Inglesa 2025: pedidos de recursos somente em 9/5

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), por meio da Coordenação Geral de Educação (CGE) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulga a lista de classificados no Programa de Formação em Língua Inglesa 2025. Nesta etapa, foram classificados 50 candidatos. Estudantes que desejam interpor recurso deverão preencher o formulário Recurso administrativo ao Programa Formação em Língua Inglesa, que estará aberto apenas nesta sexta-feira, dia 9 de maio!

+Acesse aqui a chamada interna

O programa tem o objetivo de democratizar e ampliar o conhecimento instrumental da língua, para fortalecer o desenvolvimento acadêmico em nível de pós-graduação, de modo a propiciar acesso à aprendizagem do idioma a estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

O curso é destinado a estudantes de pós-graduação com hipossuficiência econômica, com matrícula ativa na Fiocruz em cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado acadêmico ou profissional), e será realizada por meio digital, via ensino remoto em aulas síncronas, com duração de um ano, passível de renovação.

O programa é destinado a estudantes nas condições abaixo:

  • Estudantes com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a dois salários mínimos e/ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a ser avaliada pela documentação anexa preenchida e por questionário.
  • Estudantes que ingressaram na Fiocruz por meio de uma das modalidades de ações afirmativas, com renda familiar per capita igual ou inferior a dois salários mínimos;
  • Estudantes cujo tempo de permanência em seus cursos de pós-graduação seja igual ou superior a um ano (12 meses).

São oferecidas 54 vagas, a serem distribuídas pelas turmas, sendo turmas destinadas a estudantes com nível de proficiência básico e turmas com nível de proficiência intermediário. A etapa de classificação ocorrerá antes do exame de nivelamento.

+Confira aqui a lista de classificados!

ATENÇÃO! O formulário Recurso administrativo ao Programa Formação em Língua Inglesa estará disponível APENAS no dia 9 de maio! A divulgação do resultado dos recursos está previsto para 12 de maio.

 

 

#ParaTodosVerem banner com fundo predominantemente azul, com um quadrado amarelo no canto inferior direito. Ao centro, um círculo com fotos de quatro pessoas sorrindo, dois homens e duas mulheres. Ao topo da imagem, o nome "Programa de Formação em Língua Inglesa - Para estudantes de pós-graduação lato e stricto sensu, em situação de vulmenerabilidade econômica". Abaixo das fotos, uma caixa azul com o texto "O RESULTADO DA CLASSIFICAÇÃO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL!".

Publicado em 24/04/2025

Programa de Formação em Língua Inglesa 2025: inscrições prorrogadas até 2/5

Autor(a): 
Fabiano Gama

Estão prorrogadas as inscrições para o Programa de Formação em Língua Inglesa 2025. O programa tem o objetivo de democratizar e ampliar o conhecimento instrumental da língua, para fortalecer o desenvolvimento acadêmico em nível de pós-graduação, de modo a propiciar acesso à aprendizagem do idioma a estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica. De acordo com o novo cronograma, candidatos poderão se inscrever até o dia 2 de maio de 2025. Confira o Edital e acesse o Formulário de Levantamento Socioeconômico para realizar sua inscrição!

+Acesse aqui a chamada interna

O curso é destinado a estudantes de pós-graduação com hipossuficiência econômica, e será realizada por meio digital, via ensino remoto em aulas síncronas, com duração de um ano, passível de renovação.

O programa é destinado a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz em cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado acadêmico ou profissional), nas condições abaixo:

  • Estudantes com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a dois salários mínimos e/ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a ser avaliada pela documentação anexa preenchida e por questionário.
  • Estudantes que ingressaram na Fiocruz por meio de uma das modalidades de ações afirmativas, com renda familiar per capita igual ou inferior a dois salários mínimos;
  • Estudantes cujo tempo de permanência em seus cursos de pós-graduação seja igual ou superior a um ano (12 meses).

São oferecidas 54 vagas, a serem distribuídas pelas turmas, sendo turmas destinadas a estudantes com nível de proficiência básico e turmas com nível de proficiência intermediário. A etapa de classificação ocorrerá antes do exame de nivelamento.

As aulas serão realizadas nos seguintes dias e horários, com início previsto para 30 de maio:

  • Turma 1: básico-intermediário (nível A2), aos sábados - 11h30min às 12h45min;
  • Turma 2: básico iniciante (nível A1), à sextas-feiras- 10h15min às 11h30min;
  • Turma 3: básico em progresso (nível A1), às sextas-feiras - 11h45min às 13h00min;
  • Turma 4: intermediário (nível B2), às sextas-feiras -15h30min às 16h45min.

As inscrições estarão abertas até 2 de maio de 2025 e deverão ser realizadas através do Formulário de Levantamento Socioeconômico, com o envio da declaração de condição socioeconômica e o Termo de Responsabilidade totalmente preenchidos e assinados no local indicado, que podem ser acessados nos Anexos I e II da chamada interna.

 

 

#ParaTodosVerem banner com fundo em tom preto e branco. Ao centro, um círculo com fotos de quatro pessoas sorrindo, dois homens e duas mulheres. Ao topo da imagem, o nome "Programa de Formação em Língua Inglesa - Para estudantes de pós-graduação lato e stricto sensu, em situação de vulmenerabilidade econômica". Ao centro, a frase "Inscrição prorrogada até 2 de maio".

Publicado em 11/04/2025

Programa de Formação em Língua Inglesa 2025: inscrições abertas até 25/4

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), por meio da Coordenação Geral de Educação (CGE) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulga a abertura das inscrições para o Programa de Formação em Língua Inglesa 2025. O programa tem o objetivo de democratizar e ampliar o conhecimento instrumental da língua, para fortalecer o desenvolvimento acadêmico em nível de pós-graduação, de modo a propiciar acesso à aprendizagem do idioma a estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Candidatos poderão se inscrever de 11 a 25 de abril de 2025. Confira o Edital e acesse o Formulário de Levantamento Socioeconômico para realizar sua inscrição!

+Acesse aqui a chamada interna

O curso é destinado a estudantes de pós-graduação com hipossuficiência econômica, e será realizada por meio digital, via ensino remoto em aulas síncronas, com duração de um ano, passível de renovação.

O programa é destinado a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz em cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado acadêmico ou profissional), nas condições abaixo:

  • Estudantes com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a dois salários mínimos e/ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a ser avaliada pela documentação anexa preenchida e por questionário.
  • Estudantes que ingressaram na Fiocruz por meio de uma das modalidades de ações afirmativas, com renda familiar per capita igual ou inferior a dois salários mínimos;
  • Estudantes cujo tempo de permanência em seus cursos de pós-graduação seja igual ou superior a um ano (12 meses).

São oferecidas 54 vagas, a serem distribuídas pelas turmas, sendo turmas destinadas a estudantes com nível de proficiência básico e turmas com nível de proficiência intermediário. A etapa de classificação ocorrerá antes do exame de nivelamento.

As aulas serão realizadas nos seguintes dias e horários, com início previsto para 30 de maio:

  • Turma 1: básico-intermediário (nível A2), aos sábados - 11h30min às 12h45min;
  • Turma 2: básico iniciante (nível A1), à sextas-feiras- 10h15min às 11h30min;
  • Turma 3: básico em progresso (nível A1), às sextas-feiras - 11h45min às 13h00min;
  • Turma 4: intermediário (nível B2), às sextas-feiras -15h30min às 16h45min.

As inscrições estarão abertas de 11 a 25 de abril de 2025 e deverão ser realizadas através do Formulário de Levantamento Socioeconômico, com o envio da declaração de condição socioeconômica e o Termo de Responsabilidade totalmente preenchidos e assinados no local indicado, que podem ser acessados nos Anexos I e II da chamada interna.

 

 

 

 

 

 

 

#ParaTodosVerem banner com fundo predominantemente azul, com um quadrado amarelo no canto inferior direito. Ao centro, um círculo com fotos de quatro pessoas sorrindo, dois homens e duas mulheres. Ao topo da imagem, o nome "Programa de Formação em Língua Inglesa - Para estudantes de pós-graduação lato e stricto sensu, em situação de vulmenerabilidade econômica".

Publicado em 08/04/2025

Divulgada Chamada para Programa de Formação em Língua Inglesa 2025: inscrições a partir de 11/4

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), por meio da Coordenação Geral de Educação (CGE) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulga a Chamada Interna do Programa de Formação em Língua Inglesa 2025. O programa tem o objetivo de democratizar e ampliar o conhecimento instrumental da língua, para fortalecer o desenvolvimento acadêmico em nível de pós-graduação, de modo a propiciar acesso à aprendizagem do idioma a estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Candidatos poderão se inscrever de 11 a 25 de abril de 2025. Confira o Edital e fique atento ao início das inscrições!

+Acesse aqui a chamada interna

O curso é destinado a estudantes de pós-graduação com hipossuficiência econômica, e será realizada por meio digital, via ensino remoto em aulas síncronas, com duração de um ano, passível de renovação.

O programa é destinado a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz em cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado acadêmico ou profissional), nas condições abaixo:

  • Estudantes com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a dois salários mínimos e/ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a ser avaliada pela documentação anexa preenchida e por questionário.
  • Estudantes que ingressaram na Fiocruz por meio de uma das modalidades de ações afirmativas, com renda familiar per capita igual ou inferior a dois salários mínimos;
  • Estudantes cujo tempo de permanência em seus cursos de pós-graduação seja igual ou superior a um ano (12 meses).

São oferecidas 54 vagas, a serem distribuídas pelas turmas, sendo turmas destinadas a estudantes com nível de proficiência básico e turmas com nível de proficiência intermediário. A etapa de classificação ocorrerá antes do exame de nivelamento.

As aulas serão realizadas nos seguintes dias e horários, com início previsto para 30 de maio:

  • Turma 1: básico-intermediário (nível A2), aos sábados - 11h30min às 12h45min;
  • Turma 2: básico iniciante (nível A1), à sextas-feiras- 10h15min às 11h30min;
  • Turma 3: básico em progresso (nível A1), às sextas-feiras - 11h45min às 13h00min;
  • Turma 4: intermediário (nível B2), às sextas-feiras -15h30min às 16h45min.

As inscrições estarão abertas de 11 a 25 de abril de 2025 e deverão ser realizadas através do Formulário de Levantamento Socioeconômico, que será disponibilizado no dia da abertura das inscrições, com o envio da declaração de condição socioeconômica e o Termo de Responsabilidade totalmente preenchidos e assinados no local indicado, que podem ser acessados nos Anexos I e II da chamada interna.

 

#ParaTodosVerem banner com fundo predominantemente azul, com um quadrado amarelo no canto inferior direito. Ao centro, um círculo com fotos de quatro pessoas sorrindo, dois homens e duas mulheres. Ao topo da imagem, o nome "Programa de Formação em Língua Inglesa - Para estudantes de pós-graduação lato e stricto sensu, em situação de vulmenerabilidade econômica".

Publicado em 03/02/2025

Aula inaugural debate as eMulti na Atenção Primária à Saúde

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

A aula inaugural do curso eMulti em FormAção: Curso de Formação dos Profissionais das eMulti será realizada no dia 4 de fevereiro, às 13h. O evento terá como tema “As eMulti na Atenção Primária à Saúde do SUS: uma perspectiva histórica, avanço e desafios” e será transmitido ao vivo pelo canal da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) no Youtube.

+ Acompanhe ao vivo 

O curso é voltado para o desenvolvimento de competências essenciais para o trabalho dos profissionais das eMulti. A formação é centrada na prática, em discussões de casos, e no trabalho realizado pelas equipes eMulti na APS/SUS. Há, ainda, ofertas teóricas de temas considerados prioritários para o cuidado ampliado na APS, em ambiente colaborativo e com avaliações contínuas para garantir a aplicação dos conhecimentos adquiridos no ambiente de trabalho.

Publicado em 01/11/2024

Aprendizado e assistência: Fiocruz debate os rumos e desafios das residências em saúde

Autor(a): 
Fabiano Gama e Isabela Schincariol*

Atualmente, a Fiocruz oferece 35 programas de residências em saúde, 31 ofertas diretas e mais 4 iniciativas de cooperação, formando centenas de profissionais aos longo dos anos para atuarem diretamente na ponta do atendimento à população. Buscando periodicamente avaliar quais são as necessidades de saúde e os desafios da formação dos novos trabalhadores, a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), por meio da Coordenação Adjunta de Residências em Saúde (CGE) e do Fórum de Coordenadores de Residências em Saúde, realizou o III Seminário Integrado das Residências em Saúde. Com o tema "A formação que queremos para o SUS nas residências", o encontro reuniu diferentes atores da área, discentes e representantes da Fiocruz, do Ministério da Saúde e da Educação (MS e MEC); além das comissões de residências médica e multiprofissional. 

+ O evento foi transmitido pelo canal da VideoSaúde no Youtube e pode ser visto na íntegra aqui!

Durante a mesa de abertura - composta pela coordenadora-geral de Educação (CGE/VPEIC/Fiocruz), Eduarda Cesse, a coordenadora adjunta de Residências em Saúde (CGE/VPEIC/Fiocruz), Adriana Coser,  a coordenadora de Assistência da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Patrícia Canto, o secretario Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, a representante da Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa) Roseli Rocha; e o representante da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz (APG/Fiocruz-RJ) Matheus Rodrigues -, Patrícia pontuou que residência é essencialmente aprendizado e assistência; é onde se aprende, mas também onde assumem-se responsabilidades, disse a assessora da VPAAPS.

Já Roseli abordou a importância do desenvolvimento de políticas e da devolutiva dessas formações em residência à sociedade. No entanto, para ela, um ponto de grande destaque para a formação dos profissionais de saúde é a luta contra as desigualdades. "Esse deve ser um compromisso de todos nós. Defender a equidade enquanto um princípio do SUS, combater as desigualdades sociais, desigualdades ético-raciais e de gênero não é algo facultativo para quem atua na saúde. Temos que assumir isso como um dever ético", afirmou ela, com o apoio unânime dos demais integrantes da mesa quanto a essa necessidade.

A Fiocruz oferta residências desde a década de 1970, lembrou Adriana Coser, apontando que os desafios são inúmeros, especialmente no que tange a afinar essa formação para o SUS. Segundo ela, "este é o momento de identificar os processos educacionais da trajetória formativa de um futuro profissional, preparando-os para um sistema único de saúde antenado ao futuro, mas também ao presente, atentos ao que está acontecendo no contexto brasileiro". O atual secretario de saúde do RJ, Daniel Soranz, que é pesquisador da Fiocruz e já atuou como preceptor de residentes e durante anos integrou equipes de Saúde da Família, atuando nas comunidades do Complexo de Manguinhos atendidas pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CSEGSF/Ensp/Fiocruz), afirmou acreditar que a residência é o melhor modelo para formar profissionais de saúde para o SUS, apontando que a prefeitura tem uma séria política de investimentos nos programas multiprofissionais e médicos. 

"Hoje, de cada 10 médicos de família diplomados no Brasil, 7 foram formados na cidade do Rio de Janeiro. Isso não acontece à toa, é fruto de recurso, vontade política e muito planejamento. Temos a maior residência médica e multiprofissional aqui no Rio e isso se deve à parceria estabelecida com a Fiocruz, por meio da Ensp, disse ele, enaltecendo ainda a importância da Fiocruz no Centro-Oeste com a oferta de residência no Mato Grosso do Sul, que é jovem, mas já bastante relevante para a Região. "Temos que  olhar os números e valorizar o residente nas suas responsabilidades, sua formação para a sociedade e para o SUS, considerando a fixação desses profissionais, pois nos locais em que temos residência, aumentamos cobertura", defendeu ele. 

A mesa-redonda trouxe o debate em torno do tema ‘Residências em saúde: qual a formação necessária para o atual contexto do SUS?’, com a participação de Paulo Pinho, coordenador-geral de Residências em Saúde – Secretaria de Ensino Superior/MEC; Priscila Souza, coordenadora-geral de Residências – Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/MS; e Rodrigo Cariri, da Comissão Nacional de Residências Médicas.

O debate abordou os desafios e os avanços necessários para, cada vez mais, termos uma formação de excelência, no sentido de termos profissionais plenamente qualificados e seguros para todos os desafios que o Sistema Único de Saúde traz, preparando estes profissionais para as adversidades no campo da saúde coletivo e para o conceito de necessidades de saúde. Nesse sentido, a Fiocruz tem uma formação comprometida com as diretrizes e com as políticas do país.

Cariri iniciou sua apresentação com foco em demonstrar que é a residência médica no Brasil. Ele trouxe dados do Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica (SisCNRM) que apontam um total de 1.037 instituições que oferecem programas de residências, totalizando 7.294 programas (até agosto/2024), e fez um comparativo com os programas stricto sensu. Mostrou a concentração de programas por estados e falou sobre a dinâmica migratória de médicos especialistas, além de apresentar a quantidade de vagas autorizadas e ocupadas e a concorrência de acordo com as especialidades.

Priscila reforçou o papel das residências em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, que tem um padrão de excelência, sendo reconhecido como o modelo ideal na formação de especialistas. Ressaltou os desafios enfrentados pelos gestores do SUS e a centralidade do papel do preceptor durante o processo formativo. Trouxe também alguns exemplos de Projetos Pedagógicos alinhados às políticas do SUS e ações para expansão e qualificação das residências no país.

Pinho relatou também dados quantitativos de médicos registrados, totalizando mais de 428 mil registrados pelo MEC no SisCNRM, e mais de 341 mil formados em algum programa de residência médica, presentes em todo o país, elucidou os desafios, quantitativos de especialidades e a distribuição de vagas em programas de acesso direto e também a divisão por estados.

Durante a tarde do Seminário, foram apresentados relatos de experiências de residências em saúde no país, onde foi possível compartilhar experiências de formação interprofissional em rede no SUS e para o SUS nas residências. Participaram da mesa Dinaci Ranzi, das Residências em Saúde de Campo Grande (MS) e Dourados (MS), Bruno Ferrari Emerich, da Residência Multiprofissional de Saúde Mental da Unicamp, e Paulo Henrique D’Angelo Seixas, da Rede Colaborativa para Estudos Estratégicos da Força de Trabalho em Saúde no Brasil. A mesa foi moderada por Adriana Coser.

Os participantes trouxeram ao público apresentações que alavancaram ponto importantes nas parcerias da Fiocruz com as equipes das secretarias municipais de saúde. Foram debatidos pontos como gestão responsável dos processos de trabalho, contribuição com unidades pilotos, ampliando o acesso aos usuários, implantação de programas de residência, processo de avaliação na formação, teleconsulta e teleinterconsulta, atuação dos residentes nos programas de pós-graduação.

Experiências da participação dos residentes na cogestão dos departamentos através da realização de seminários clínicos, avaliação de disciplinas também foram ressaltadas como um importante movimento. Os debatedores apresentaram ainda dados relevantes das residências, como o aumento da cobertura das APS, média de resolutividade nas unidades dos projetos e quantitativo de egressos e expectativas para os próximos anos.

Assista ao III Seminário Integrado das Residências em Saúde na íntegra:

Programa de Estágio Internacional para as Residências Médica e Multiprofissional em Saúde

Uma semana antes desse encontro de integração institucional, a Fiocruz sediou ainda o Seminário 'Experiência Brasil-Cuba na Atenção Primária à Saúde', fruto de uma já antiga cooperação entre a Fundação, a Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (Ensap) e o Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia de Cuba (Inhen). O evento foi organizado pela Coordenação de Atenção à Saúde da Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), e reuniu residentes, preceptores e demais envolvidos no Programa de Estágio Internacional para as Residências Médica e Multiprofissional em Saúde. 

A oferta de intercâmbio teve início na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e, por intermédio da VPAAPS, ampliou-se para uma grande cooperação institucional da Fiocruz com a Ensap e o Inhen. Atualmente, além da Ensp, o intercâmbio envolve turmas formadas por residentes o Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco), do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). 

Sobre o estágio internacional, ainda na ocasião do III Seminário, Patrícia Canto comentou que essa tem sido uma experiência muito rica. Ela lembrou que apenas em maio de 2024 foi possível ampliar esse estágio para além da Ensp, ofertando vagas para 14 estudantes de diferentes unidades. "Foi uma grande oportunidade de mostrar um sistema de saúde que inspira a todos aqueles que acreditam em um sistema público, igualitário, universal, para todos, como temos aqui no Brasil.  Temos muito a aprender e trocar entre essas duas escolas - Fiocruz e Ensap - e pretendemos agora ampliarmos esse convênio com o Ministério da Saúde de Cuba para que possamos avançar na trocas de saberes entre essas duas nações irmãs", disse ela. 

+Saiba mais: Formação Internacional: Residentes da Ensp participarão de estágio em Cuba
 

*com informações de Ensp/Fiocruz 

Publicado em 15/08/2024

Participe da Conferência Livre “Formação e trabalho em saúde: por uma concepção ampliada dos técnicos no Sistema Único de Saúde - SUS”

Autor(a): 
EPSJV/Fiocruz

Como uma etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), marcada para dezembro deste ano, a Conferência Livre “Formação e trabalho em saúde: por uma concepção ampliada dos técnicos no Sistema Único de Saúde - SUS” acontecerá nos dias 16 e 24 de agosto de 2024, em formato híbrido: na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), no Campus Manguinhos, da Fiocruz, e também online, pela plataforma Zoom. O primeiro encontro, que seria no dia 1º de agosto, foi adiado em função da paralisação dos trabalhadores da Fiocruz na luta pela reposição das perdas salariais.

O objetivo é fortalecer a articulação entre os centros formadores públicos, os trabalhadores da saúde e suas entidades representativas, além dos movimentos sociais e populares, que devem ser atores centrais na construção do Sistema de Saúde.

Importante destacar que quando falamos de técnicos, buscamos ampliar o entendimento sobre a expressão “técnicos em saúde”. Queremos fortalecer uma perspectiva que afirme uma concepção que inclua trabalhadores com formação técnica ou saberes adquiridos no e pelo trabalho, alcançando também os tecnólogos, formados em curso superior tecnológico.

Técnicos são a maioria da força de trabalho nas mais diversas frentes do SUS! Então, vem com a gente pensar como valorizar e dar visibilidade para esses trabalhadores?

Esperamos você!

Atenção!

Se você já fez a sua inscrição para o primeiro dia, não se preocupe! Ela continua valendo, mas você precisa confirmar sua presença na nova data em https://bit.ly/conf_insc_conf.

ACESSE AQUI O DOCUMENTO BASE

Confira a programação:

DIA 16 DE AGOSTO - 13h às 17h

Mesa redonda

  • Apresentação dos eixos da Conferência
  • Divisão em grupos de trabalho

DIA 24 DE AGOSTO - 9h às 17h

Plenária

  • Apresentação do trabalho dos grupos e votação das propostas
  • Eleição dos delegados

Evento híbrido: pela plataforma Zoom e na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

Organização
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)
Fiocruz Brasília
Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco)
Fiocruz Mato Grosso do Sul
Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz Bahia)
Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (ETIS)
Escola Técnica do SUS de São Paulo (ETSUS SP)
Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG)
Escola Técnica do SUS do Pará Dr. Manuel Ayres (ETSUS Pará)
Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN)
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Publicado em 27/05/2024

Ciência de dados e informações em saúde: Campus Virtual dá início à programa de formação

Autor(a): 
Isabela Schincariol

Qualificar profissionais de saúde para atuar na gestão e análise de dados para o SUS, bem como oferecer a estudantes de graduação e pós-graduação da saúde os temas da informações e ciência de dados, relacionando e aplicando o conhecimento profissional aos princípios da análise de dados e informações em saúde. Esse é o objetivo do Programa de Formação em Ciência de Dados e Informações em Saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS), que está sendo desenvolvido pela Fiocruz — sob a coordenação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação, através do Campus Virtual — e o Ministério da Saúde, em articulação com diferentes unidades da Fundação.  A etapa inicial da produção desses cursos - cujos temas abordarão informação, ciência de dados e saúde digital - foi concluída de maneira exitosa, depois da realização de uma série de encontros e uma oficina de planejamento, que reuniu representantes de todas as áreas participantes.

+Acesse o Relatório do Programa de Formação em Ciência de Dados e Informações em Saúde para o SUS

A série de reuniões de preparação e a oficina de planejamento aconteceram no decorrer do mês de maio, sendo a última etapa, um encontro gerencial de profissionais do Campus Virtual, realizado nesta sexta-feira, 24/5, para desencadear o processo de produção, que tem caráter amplo e totalmente transversal. 

Pela Fiocruz, participam do Programa a Coordenação de Informação e Comunicação (Cinco/VPEIC/Fiocruz), o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde, do Instituto Aggeu Magalhães (Cidacs/IAM/Fiocruz Bahia), a Fiocruz Ceará, o Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). 

Já pelo Ministério, quem integra a iniciativa é a Coordenação-Geral de Inovação e Informática em Saúde da Secretaria de Informação e Saúde Digital (DataSUS/Seidigi/MS), sob a responsabilidade de Paula Xavier, que, durante a oficina, ressaltou a enorme capilaridade da Fiocruz, dando destaque para a riqueza das experiências e conteúdos trazidos e debatidos durante o encontro. "Foi um encontro riquíssimo, tivemos o grande desafio de articular tudo isso, mas tenho certeza que avançaremos muito juntos, pois no Ministério, com DataSUS, sem exagero, posso dizer que temos um verdadeiro patrimônio em termos de informação e saúde", disse ela. 

Mapeamento de parceiros e temáticas

Antes da oficina de planejamento, realizada na sede da Fiocruz no Rio de Janeiro, nos dias 9 e 10 de maio, a equipe do Campus Virtual Fiocruz esteve em unidades e levantou áreas e parceiros-chave para a construção do Programa de Formação. Esse processo aconteceu entre os meses de janeiro e abril. Depois disso, foram desenhados mapas conceituais temáticos, compostos de mais de 70 temas, como guias para o desenvolvimento dos cursos que vão compor o programa de formação. Segundo Ana Furniel, a oficina foi um momento de validação desses mapas — que na ocasião foram analisados, trabalhos e até alterados pelos participantes —, resultando em um novo mapa conceitual temático que servirá de norte para os próximos passos. "Conseguimos sair da oficina com o desenho prévio dos três primeiros cursos: informação, ciência de dados e saúde digital. Agora, vamos avaliar tudo que foi construído e proposto durante o evento para, internamente, realinhar e reagrupar os temas, cruzar os conteúdos, ver o que é consensual e seguir os processos de desenvolvimento das formações", detalhou ela.

Integração de experiências e temas transversais

A ideia de articulação entre as diferentes unidades e institutos da Fundação é integrar experiências distintas e temas transversais, pois a instituição possui centros de excelência em ciência de dados, além de ações coordenadas sobre tal temática em várias de suas unidades. Como um grande desafio para este programa de formação, a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado, colocou os vários grupos de profissionais que hoje atuam no país e precisam ser preparados para lidar com as informação em saúde, informações tais que serão utilizadas não só nos processos de trabalho, mas também na formulação das políticas públicas. 

Assista ao vídeo da oficina:

#ParaTodosVerem: Banner com fundo vermelho, há uma colagem com sete fotos diferentes de pessoas posando para a câmera e trabalhando, grupos só de mulheres e grupos de homens e mulheres, pessoas brancas e pretas juntas e sorrindo. No meio do banner, os dizeres: Programa de Formação em Ciência de Dados e Informações em Saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicado em 02/05/2024

Programa de Formação em Língua Inglesa 2024: confira resultado final

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), por meio da Coordenação Geral de Educação (CGE) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulga o resultado final da classificação para o Programa de Formação em Língua Inglesa 2024. Ao todo, 81 candidatos foram considerados aptos; outros 46 candidatos aptos compõem a lista de espera. A próxima etapa é a prova de nivelamento, que ocorre de 2 a 6 de maio de 2024, a fim de identificar se o estudante é classificado em nível básico ou intermediário; a divulgação do resultado da prova de nivelamento está prevista para 13 de maio. O início das aulas será em 17 de maio.

+Acesse aqui a chamada e confira a relação de classificados após o recurso!

O programa tem o objetivo de democratizar e ampliar o conhecimento instrumental da língua, para fortalecer o desenvolvimento acadêmico em nível de pós-graduação, de modo a propiciar acesso à aprendizagem do idioma a estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica. O curso é destinado a estudantes de pós-graduação com hipossuficiência econômica, com duração de um ano, passível de renovação, e será realizada por meio digital, via ensino remoto em aulas síncronas.

O programa é destinado a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz em cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado acadêmico ou profissional), nas condições abaixo:

  • Estudantes com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a dois salários mínimos e/ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a ser avaliada pela documentação anexa preenchida e por questionário.
  • Estudantes que ingressaram na Fiocruz por meio de uma das modalidades de ações afirmativas, com renda familiar per capita igual ou inferior a dois salários mínimos;
  • Estudantes cujo tempo de permanência em seus cursos de pós-graduação seja igual ou superior a um ano (12 meses).

As vagas serão distribuídas pelas turmas, sendo turmas destinadas a estudantes com nível de proficiência básico e turmas com nível de proficiência intermediário.

As aulas serão realizadas nos seguintes dias e horários, com início previsto para 17 de maio:

  • Turma 1: básico em progresso (nível A1), às sextas-feiras - 10h15 às 11h30;
  • Turma 2: básico intermediário (nível A2), aos sábados - 11h30 às 12h45;
  • Turma 3: básico iniciante (nível A1), às sextas-feiras - 11h45 às 13h;
  • Turma 4: intermediário (nível B1), às sextas-feiras -15h30 às 16h45.

+Acesse aqui o Resultado Final da classificação!

 

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo verde, no topo está escrito: Programa de Formação em Língua Inglesa. Para estudantes de pós-graduação lato e stricto sensu, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Resultado final. Abra a lista de classificados usando o QR Code.

Páginas

Subscrever RSS - formação